Total de visualizações de página

sexta-feira, maio 20, 2011

MERCADO DE SÃO BRAZ SEGUE COM PROGRAMAÇÃO DOS 100 ANOS

As comemorações pelos cem anos do Mercado de São Braz, a serem completados no próximo sábado, 21, seguem durante toda a semana. Amanhã, 19, o dia o espaço será destinado à recreação e cultura com a promoção de oficinas e apresentações culturais desenvolvidas pela Fumbel e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a partir das oito horas da manhã até ao meio-dia. Na sexta-feira, 20, a Policia Civil e a Delegacia Regional do Trabalho farão a emissão da 1ª via de carteiras de identidade e Profissional durante toda a manhã.
 Entre os feirantes e trabalhadores do Mercado o clima é de comemoração. “Estamos muito emocionados com esse trabalho. Há necessidade desses trabalhadores terem esses serviços. Somos privilegiados por estar aqui e aguardando os cem anos desse mercado tão bonito”, afirma a presidente da Associação dos Empreendedores do Complexo de São Braz (AECOM), Rosana Martins.    
A festa encerrará no sábado com uma cerimônia inter-religiosa, abraço simbólico dos feirantes no Mercado, os parabéns com um bolo comemorativo e apresentações musicais. A programação do centenário do Mercado acontece desde segunda-feira, 16, com ações sociais prestadas aos trabalhadores do complexo. Os serviços são oferecidos por vários órgãos públicos em parceria com a Secretaria Municipal de Economia. Para o desenvolvimento da programação, o mercado ganhou de presente uma logomarca criada pela Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), utilizada para a divulgação e projetos econômicos em São Braz.
 A programação começou com uma ação ambiental da Secretaria Municipal de Saneamento em que os trabalhadores foram orientados sobre a utilização dos resíduos sólidos e aproveitamento sustentável da mercadoria de trabalho. A ação também contou com o desentupimento dos esgotos e a lavagem geral do mercado feita na terça-feira, 17.
 Ações educativas de saúde também fizeram parte da programação. Na quarta-feira, 18, houve campanhas sobre combate à dengue, hanseníase, tuberculose, tabagismo, violência contra a mulher, criança e idosos. A coordenadora de referência técnica em humanização da Secretaria Municipal de Saúde, Salenild Pinheiro, ressaltou a importância de levar esses serviços à comunidade de São Brás. “Essa ações que realizamos objetiva chegar onde o público está. É voltado para as pessoas que trabalham o dia inteiro e não têm tempo para fazer esses exames. É importante que eles tenham consciência que a solução é sempre a prevenção”, disse. 
 Além de campanhas, os trabalhadores e os consumidores puderam fazer exames de verificação de pressão arterial e triagem oftalmológica. Dona Josefa da Costa, de 62 anos, chegou cedo no mercado e garantiu a consulta. “É muito bom para quem não tem condições de ir e pagar por uma consulta. Nunca conseguia um encaminhamento para ter óculos agora já consegui.”, comemorou.
Texto: Célia Fernanda - Ascom / Secon

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...