Gilson Faria
As obras do projeto de Macrodrenagem da Bacia do Paracuri, no distrito de Icoaraci estão em ritmo acelerado. O trabalho, que iniciou em agosto do ano passado, é executado pela Prefeitura de Belém para benefício direto de mais de três mil famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social na área. O projeto tem investimento de cerca de R$ 65 milhões do Governo Federal com contrapartida do município de Belém e está 50% concluído.
É o maior projeto de urbanização da história do Distrito de Icoaraci e prevê a implantação de vias sanitárias ao longo das margens do Igarapé do Paracuri, a ampliação e melhoria da rede de abastecimento de água potável, implantação de sistema de esgotamento sanitário, ampliação e melhoria da coleta de resíduos sólidos e construção de rede de microdrenagem para eliminar pontos de alagamento, alem de proporcionar a melhoria das condições ambientais e sanitárias da região. “Só com esse trabalho serão solucionados de forma definitiva problemas históricos em Icoaraci, como alagamentos, que todos os anos, que só traz sofrimento para as famílias daquela área. Esse trabalho, além de tirar o povo da lama, traz junto melhorias sanitárias que impedem a proliferação de doenças ”, detalhou Duciomar Costa.
Segundo o Engenheiro da Seurb, Miênides Santos. Uma etapa importante está sendo concluída na travessa 08 de Maio, esquina com a Soledade, no Paracuri II. Lá estão sendo executados os serviços de implantação de redes de drenagem e esgoto, abastecimento de água, perfuração de poços, poços de visita e construção de reservatório apoiado. "Os projetos de canal e das habitações já estão em fase de conclusão para em breve serem entregues. Estamos executando uma galeria em concreto armado de 112 metros sendo já executado 48 metros. Contudo, estamos também esperando que o tempo melhore para voltarmos a pavimentar as ruas contempladas", explica o engenheiro.
Novo conjunto habitacional- O projeto prevê o remanejamento das famílias que residem às margens do leito do igarapé, para 376 unidades habitacionais, que vão garantir melhores condições de vida à população beneficiada.
É o caso da família de Maria dos Anjos Corrêa dos Santos, de 71 anos, que mora com mais três filhas numa vila de casas de madeiras. Ela veio da ilha das Onças e mora na Rua Berredos há 32 anos. Desde então, sonha com a mudança de vida para ela e os 11 filhos, todos residentes de Icoaraci. "Durante todo esse tempo nunca se falou em melhorias por aqui", lamenta a idosa. As moradias da área foram construídas de maneira precária sobre o igarapé do Paracurí e quando chove ficam totalmente alagadas. "Não tem nem como sair de casa", diz uma das filhas de dona Maria dos Anjos.
A prefeitura de Belém realizou na semana passada a demolição de 13 casas situadas na Rua Berredos, onde serão executadas obras do projeto. Com isso, cerca de 200 metros do trecho do canal Santa Izabel foram liberados para o prosseguimento dos trabalhos no mesmo trecho da vila onde mora a família de Dona Maria dos Anjos, que espera ansiosa pela sua vez. "Isso aqui não é um local digno. Alguma coisa tinha que ser feita e agora estou vendo o povo trabalhando", alegra-se a mulher que diz não aguentar mais morar em cima da lama.
Bem próximo também fica o comércio de Estevam Assunção, que vive com a família no lugar desde 1974. Ele diz que há 21 anos ouviu falar em melhorias para a área, mas, tudo ficou na promessa e sem a interferência do poder público, a situação se agravou. Agora Estevam se diz otimista. "A ansiedade é muito grande. Mas, para quem vive no lugar desde 1974, esperar mais um pouco não é nada", diz.
Mais de 80 casas já foram retiradas de cima do igarapé pela Seurb e mais 70 devem ser demolidas nos próximos meses, tanto na Berredos quanto 08 de Maio. Atualmente, na Berredos, na área do canal Santa Izabel, estão sendo edificados seis, dos 28 blocos habitacionais previstos para serem construídos na via. Cada bloco tem oito apartamentos. Os seis blocos estão em fase de acabamento e têm previsão de serem entregues em julho.
Na Oito de Maio com a Soledade, estão sendo construídos nove blocos habitacionais, dos 19 que estão previstos para a via. Eles estão ainda na alvenaria do 1º pavimento. Após o período chuvoso devem iniciar obras de drenagem e esgoto na área dos blocos habitacionais.
A macrodrenagem da Bacia do Paracuri vai melhorar as condições de moradia de cerca de 150 mil pessoas que vivem nas quase 70 áreas de invasão de Icoaraci. São obras que vão beneficiar famílias que sofrem com problemas de abastecimento e saneamento.
Serviços a serem executados:
1.085m de canal, 33km de rede de drenagem pluvial;
17km de rede coletora (esgoto);
16km de rede de abastecimento de água;
32km de passeio em concreto;
9 mil toneladas de asfalto para pavimentação;
640 unidades habitacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário