Vinte e seis crianças de comunidades de Belém participam esta noite, 26, da abertura do Projeto Socorrista Jr, promovido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para orientar crianças e adolescentes sobre como agir em situações de emergência.
Os participantes do Socorrista Jr. serão capacitados a realizar socorros básicos em urgência e emergência, identificar fraturas, desmaios, engasgos e outros males, além de acionar o Samu para realizar resgate.
A aula inaugural, sobre fraturas, será ministrada pelo Dr. José Guataçara, diretor geral do Samu. As aulas continuam até do dia 03 de junho, sempre das 19h até as 21h.
Durante o curso, os alunos vão aprender noções básicas de anatomia, sinais vitais, imobilizações, queimaduras, hemorragias, obstrução de vias aéreas, reanimação cardiopulmonar, transportes e outros procedimentos em casos de emergências médicas.
A Coordenação do Núcleo de Educação Permanente do Samu 192, Dra. Giana Gonçalves, afirma que o projeto também é importante porque vai formar multiplicadores. “A partir do momento em que as crianças entendem o que é o trabalho do Samu, estamos educando a população para que haja uma maior integração entre o Samu e a comunidade”, explica.
Ascom / Sesma
Nenhum comentário:
Postar um comentário