Total de visualizações de página

quarta-feira, maio 25, 2011

Navegapará se expande através das novas redes metropolitanas

Nos dias 18, 19 e 20 de maio realizou-se no Centro Integrado de Governo uma reunião com as principais instituições que participam do Navegapará, para tratar da expansão deste programa, através da criação das Novas Redes Metropolitanas em Santarém, Altamira, Marabá e Castanhal. Essa iniciativa está prevista no convênio de cooperação entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Governo do Estado do Pará, através da Prodepa, e tem por objetivo criar infraestruturas de fibra óptica nestes municípios para atender aos interesses acadêmicos da RNP e ao Estado do Pará. No período entre o final do mês de maio e o início do mês de junho, esta mesma reunião se repetirá nos quatro municípios.
Este projeto define e cria condições para a implantação de redes de computadores heterogêneas e multiserviços de alta capacidade e velocidade, dentre os quais se destacam o serviço de conectividade e acesso a internet. As Novas Redes Metropolitanas serão infraestruturas de comunicação capazes de prover diversos serviços de TIC, todos em alta capacidade e em alta velocidade, através de redes de comunicação de dados, voz e imagem dedicadas a atender a Região Metropolitana dos municípios com velocidades escaláveis e baseadas em tecnologia avançada e de alto desempenho.
Elas serão infraestruturas importantes para essas cidades, pois através delas será possível estabelecer a comunicação entre as instituições, e destas com a internet, de forma muito mais confiável, maior velocidade e baixas taxas de erros. Desta forma, o Governo do Estado do Pará responde às demandas históricas nas regiões de Santarém, Altamira, Marabá e Castanhal, possibilitando o acesso universal à informação pelo cidadão. Além disso, promove um novo ciclo de desenvolvimento destas regiões, fomentando o uso de TIC não apenas nelas, mas em todo o Estado, com o incentivo às demais Prefeituras a também realizarem suas Redes Metro através de parcerias com o Governo do Estado.
Esses municípios passarão a utilizar o Navegapará através de uma infovia em fibra óptica, com taxa de 1Gbps. Atualmente, já são atendidos pelo programa através de enlaces de rádio frequência, com velocidades médias na ordem de 4Mbps. É importante observar que o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) prevê uma velocidade para seus usuários na ordem de 1Mbps. Esta expansão do Programa Navegapará levará qualidade para o interior do Estado, que será servido dentro dos mesmos padrões da capital, que hoje já possui sua Rede Metropolitana (MetroBel) em fibra óptica funcionando em plena operação.
No Convênio firmado com a RNP, compete à Prodepa:
1.       Articular entre as Instituições que participarão da Rede;
2.       Promover a constituição dos Comitês Gestor e Técnico;
3.       Apresentar para aprovação da RNP os 4 Projetos Técnicos;
4.       Obter licenças e autorizações de construção, assim como providenciar eventuais alterações nos 4 Projetos;
5.       Supervisionar a construção das 4 Redes ópticas;
Compete à RNP:
1.       Disponibilizar os recursos financeiros para a implantação das redes ópticas;
2.       Contratar os serviços e adquirir os equipamentos e materiais (cabos) para as 4 Redes;
3.       Apoiar as atividades técnicas e administrativas que competem à Prodepa;
4.       Realizar a inspeção das redes ópticas implantadas e a sua certificação para a entrada em operação e conexão ao PoP-RNP.
Antonio Mozkarzel – Prodepa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...