Total de visualizações de página

sexta-feira, maio 20, 2011

Prefeitura limpa áreas do entorno de aeroportos de Belém

A Estrada do Bagé, no bairro do Bengui, é considerada um dos pontos críticos de descarga clandestina de entulho em Belém. O local recebia ações de limpeza regularmente, segundo a Secretaria Municipal de Saneamento, mas devido ao intenso despejo de resíduos, sempre foi um desafio para o serviço de limpeza pública da cidade.
Agora, a Sesan deu início a uma grande ação de limpeza acompanhada de campanha de educação ambiental envolvendo mais de 70 profissionais que já estão atuando na roçagem, capinação, coleta de entulho, além de sensibilização dos moradores e dos chamados “carrinheiros”, como são chamadas as pessoas que usam carrinho de mão para joga entulho na área em troca de dinheiro, tornando o local um lixão. Quatro caçambas, uma pá mecânica e três roçadeiras serão utilizadas nos serviços.
A medida é mais uma maneira da prefeitura manter limpas as áreas de entorno dos aeroportos da capital, como determinou a Justiça Federal. Por isso, a educação ambiental também será feita nos conjuntos Xavante 1, 2 e 3 e Xingu e o trabalho de limpeza nas ruas Yamada e Jonh Engelhard, também pontos de descargas clandestinas de entulho.
Os trabalhos começaram na manhã desta quinta-feira, 19, quando os agentes de educação ambiental percorreram o conjunto Catalina, e deram orientações aos moradores. A coleta de lixo domiciliar nessa região do Benguí ocorre sempre nas segundas, quartas e sextas-feiras à noite. Já a coleta de entulho, a partir de junho, será feita uma vez por mês, sempre no dia 6.
A agente de educação ambiental Priscila Brandão pediu aos moradores que coloquem o lixo domiciliar quando o carro coletor estiver perto do horário de passar para recolher esses resíduos. Ela disse que muitos moradores depositam o lixo muito antes desse horário, e que animais, como cachorros, rasgam os sacos plásticos, espalhando lixo pelas ruas.
Os agentes ambientais também ouviram os relatos dos moradores sobre a coleta de lixo domiciliar e de entulho. E deram aos moradores o número da Sesan, que serve para fazer solicitações e reclamações sobre a coleta de lixo domiciliar e de entulho: 0800-095-3560.
Os moradores aprovaram a iniciativa da Prefeitura, por meio da Sesan. Dona Maria do Socorro Nogueira, que há 16 anos mora no conjunto Catalina, disse que é importante receber essas orientações e, também, saber para onde ligar para solicitar esses serviços. Ela disse que sempre se preocupa com o horário em que coloca o lixo domiciliar na porta de sua casa. “Se a gente colocar mais cedo, os animais rasgam os sacos, e o lixo fica espalhado pela rua”, disse ela.
Além dos "carrinheiros" - que depositam o entulho lentamente, a Sesan enfrenta outro problema: os resíduos jogados por caminhões, que despejam uma quantidade muito grande em certos locais. Isso ocorre, por exemplo, em áreas como Val-de-cães, CDP, Estrada do Bagé, rua da Yamada e nos canais São Joaquim e Jacaré.
Nesses casos, e ao flagrar a prática ilegal, os técnicos da Sesan abrem processo administrativo e o encaminham à Divisão Especializada de Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil, para que seja instaurado o devido procedimento, por se tratar de crime ambiental.
As equipes da Sesan também fiscalizam esses pontos. Mas os agentes ambientais são, muitas vezes, ameaçados pelas pessoas que, de forma irregular, depositam o lixo e o entulho nessas áreas. Às vezes, eles puxam terçados para os funcionários e os ameaçam. Por isso, a Secretaria sempre pede a colaboração dos moradores, para que, assim, possa manter a cidade limpa.
 
Texto: Dilson Pimentel – Assessoria de Imprensa da Sesan
Fotos: Comus
Edição: Comus

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...