O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Belém (Saeeb) vai realizar, entre os dias 5 de junho e 16 de julho, o cadastramento de todos os usuários da rede de abastecimento de água mantida em Cotijuba pela prefeitura de Belém. A notícia foi dada por técnicos do Saaeb durante uma reunião com lideranças comunitárias da ilha, na manhã desta quinta-feira, 19.
“Não existe um cadastro de usuários da ilha. Isso dificulta a manutenção, ampliação e melhoria no sistema de abastecimento daqui”, explica Glória Albuquerque, presidente do Saaeb. Segundo Glória, o sistema de abastecimento de água de Cotijuba foi construído há muitos anos para atender 240 casas.
Hoje a realidade de Cotijuba é muito diferente. A população atual é de aproximadamente 6.500 habitantes e a rede de água também atende ilhas vizinhas, ultrapassando muito a sua capacidade.
Para resolver o problema, o Saaeb já enviou ao Ministério das Cidades um projeto para construção de um poço com 270 metros de profundidade na ilha, para conduzir água para uma unidade de tratamento e depois para um reservatório com capacidade para 660 mil litros de água.
Mas, segundo Glória Albuquerque, a falta de um cadastro dos usuários, a inexistência de um controle de consumidores prejudica a arrecadação do Saaeb e consequentemente, a realização de manutenção e investimentos na estrutura e serviços oferecidos.
“Explicamos para os moradores a situação. Todos foram conscientes e entenderam a necessidade do cadastramento e de pagarem pela água consumida, o que é justo”, defende a presidente do Saaeb.
“E a população quer pagar para ter melhoria nos serviços. Da mesma forma, o Saaeb é uma autarquia e precisa lucrar para ampliar e manter seus serviços, visando a qualidade do atendimento ao usuário”, destacou Glória na reunião com a população de Cotijuba.
Irregularidades: Durante a visita dos técnicos do Saaeb à ilha de Cotijuba foi realizada uma vistoria no sistema de abastecimento de água. “Encontramos muitas irregularidades. A quantidade de ‘gatos’ é grande”, informou Glória Albuquerque. O cadastramento também será usado para evitar essas irregularidades. Agora, com um decreto assinado pelo Prefeito Duciomar Costa, a Saaeb possui autonomia para cortar a ligação de água do usuário que estiver com 90 dias de atraso em sua conta.
--
Texto: Liandro Brito
Edição: Comus
Nenhum comentário:
Postar um comentário