As áreas da educação e da saúde foram os alvos da visita que o prefeito de Belém, Duciomar Costa, realizou nesta sexta-feira (20), no bairro Sideral, periferia da cidade. A intenção do prefeito é verificar a qualidade dos serviços prestados à população, a fim de continuar os investimentos nas principais demandas da sociedade.
Logo cedo, Duciomar Costa esteve na Escola Municipal Alana de Souza Barbosa, no conjunto Ariri Bolonha, onde foi recebido por cerca de 200 crianças da educação infantil. Ele aproveitou para conversar com os alunos, professores, pais e outros funcionários da escola.
Durante a visita, o prefeito também avaliou as instalações físicas e a qualidade da merenda escolar oferecida aos pequenos. Ele gostou do que viu. “Vemos aqui uma escola limpa, com a infraestrutura bem preservada, com merenda escolar de qualidade, professores capacitados. Todos aqui estão de parabéns, pois estão seguindo corretamente a proposta educacional implantada pelo município”, disse Duciomar.
A Escola Alana de Souza Barbosa foi construída há três anos e atualmente atende a 450 alunos do maternal até o 1º ano do ensino fundamental (antiga Alfabetização). A escola segue o projeto modelo de Ecoescola, pelo qual os alunos recebem educação voltada para o meio ambiente e também para múltiplos aprendizados. Na opinião da diretora Bernadete Santos, a Ecoescola proporciona uma nova experiência educacional às crianças. “Os alunos têm várias salas de aula aqui, entre elas a sala de música, de arte, de expressão e produção, de ecologia, jogos e brinquedoteca. Nessas salas elas desenvolvem inúmeros conhecimentos”, ressalta a diretora.
De acordo com o prefeito, a educação é uma prioridade em seu governo, que já construiu 12 escolas e investiu na reforma e manutenção de outras. “A comunidade não acreditava na escola pública, mas nós revertemos essa situação investindo em infraestrutura, capacitação e remuneração dos professores, e na qualidade da merenda escolar. A educação é isso, um conjunto de fatores”, afirmou Duciomar.
Saúde – A Unidade Municipal de Saúde do Sideral (UMS-Sideral) também estava no itinerário do prefeito nesta sexta-feira. Durante a visita, Duciomar verificou as instalações do posto, conversou com a direção da unidade e ouviu a opinião dos usuários sobre a qualidade do serviço prestado.
Em resumo, as principais demandas dos usuários da UMS-Sideral foram: ampliação do espaço físico do posto, que está pequeno para o número de atendimentos diários, e a disponibilidade de médicos. Segundo o prefeito, concursos já foram realizados, mas o número de vagas não foi preenchido. Além disso, informou Duciomar, a Prefeitura contrata médicos de várias especialidades, mas os profissionais não permanecem muito tempo nos cargos, pois recebem propostas de outras instituições.
"O município contrata os médicos com o salário que a Lei determina. Infelizmente não podemos bancar as propostas que a rede privada de saúde faz a esses profissionais, principalmente por questões orçamentárias do município. Mas estamos buscando alternativas para combater a falta de médicos que há em algumas unidades e a população tem consciência desse trabalho que a Prefeitura vem realizando”, assegurou o prefeito.
Duciomar Costa ouviu a aposentada Cláudia Moreira, de 60 anos. Ela disse que a receita prescrita pelos médicos é ilegível e que por vezes não conseguiu entender o medicamento que lhe foi receitado. Segundo o prefeito, foi por situações como estas que está em fase de implantação um software na rede municipal de saúde, com o qual os médicos poderão digitar e imprimir as receitas, facilitando o entendimento dos pacientes.
Texto: Thiago Melo
Fotos: João Gomes
Edição: Comus
Nenhum comentário:
Postar um comentário