A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou a 53ª versão dos Jogos Estudantis Paraenses (Jep's), com as etapas disputadas, nos dias 21 e 22 deste mês, nas modalidades futsal e voleibol, na quadra do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), com alunos das escolas Madre Celeste e Colégio Moderno, na seletiva para a segunda fase dos jogos, que acontecerá em setembro, em Belém. Nesta quarta- feira, 25, inicia a etapa regional no interior do estado, pelo município de Ourilândia do Norte, com a participação de 800 alunos nas modalidades de vôlei, basquete, futsal, handebol e xadrez.
De Ourilândia, os jogos seguirão para a Regional III, que reunirá, no município de Tailândia, as escolas que fazem parte da 3ª Unidade Regional de Educação (URE), sediada em Abaetetuba, no período de 8 a 12 de junho. O município de Santarém sediará a IV Regional dos Jep's. A seletiva será no período de 22 a 26 de junho, congregando alunos da rede de seis municípios da região.
Na Ilha do Marajó, Breves vai sediar a V Regional, no período de 28 de junho a 3 de julho, com alunos de nove municípios. Os municípios de Castanhal e Curionópolis realizarão também suas etapas regionais neste mesmo período, reunindo mais de 1.500 alunos de 22 municípios das regiões sul e sudeste. Para a coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer, Ana Glória Guerreiro, a realização de mais uma versão do Jep's é um desafio para a Seduc, que através do esporte, visa diminuir a ocorrência de violência nas escolas.
Formação: Também no município de Ourilândia do Norte, 50 professores das redes estadual, municipal e particular estão recebendo formação sobre o sistema de grade curricular. Iniciativa que visa fortalecer o ensino da disciplina Educação Física no Estado e, ao mesmo tempo, retirar da região proposta sobre o tema para ser apresentado no mês de novembro em Belém, durante o Seminário sobre Educação Física no Pará. No evento também será apresentado o planejamento que está sendo construído pelo NEL para os próximos três anos. A formação está sendo ministradas por Roseana Oliveira e Adriana Pacheco.
Nos dias 25 e 26, professores e técnicos da rede estadual participam do curso de capacitação do projeto xadrez escolar. No dia 27, acontecerá o torneio entre os alunos dos municípios que estarão disputando o Jep's.
Izabel Cunha - Ascom/Seduc
Nenhum comentário:
Postar um comentário