Total de visualizações de página

quarta-feira, maio 25, 2011

Sespa distribui Caderneta de Saúde do Adolescente

Profissionais de saúde e de educação de três municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB) estão sendo capacitados desde segunda-feira (23) para servirem de interlocutores no repasse de informações sobre o conteúdo da Caderneta de Saúde do Adolescente, que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) está distribuindo nos estabelecimentos de ensino de todos os municípios paraenses nos próximos quatro anos. O documento visa esclarecer mais os jovens sobre três importantes eixos: violência; crescimento e desenvolvimento e educação sexual e reprodutiva.
A capacitação está sendo feita até esta quarta-feira (25), no município de Benevides, por profissionais graduados integrantes da Coordenação Estadual da Saúde do Adolescente e Jovem, da Sespa, mas a caderneta, que é um instrumento criado pelo Ministério da Saúde, que visa à promoção da saúde integral do adolescente, vai ser distribuída posteriormente a esta ação inicial que envolve 30 representantes da Saúde e da Educação dos municípios de Benevides, Marituba e Santa Bárbara.
Vera Canto Bertagnoli, coordenadora estadual da Saúde do Adolescente e Jovem, lembrou que a capacitação discute também diretrizes nacionais e que somente dez municípios já tiveram profissionais capacitados e estão distribuindo as cadernetas, mas que a meta, agora, é avançar para todas as regiões paraenses para que os adolescentes e jovens possam ter garantidas suas cadernetas que foram impressas distintamente para os adolescentes.
Antonio Edson (15), estudante da Escola Nossa Senhora da Paz, em Marituba, participa também da capacitação, na certeza de que pode contribuir muito com orientações básicas para os adolescentes de seu município. “Esta capacitação é uma forma da gente conhecer mais sobre nossos próprios direitos, e a Caderneta vai tirar as dúvidas de muitos jovens”, observou o representante estudantil.
Saúde bucal, imunização, tabagismo e outras drogas, crescimento e desenvolvimento, alimentação saudável, direitos sexuais e direitos reprodutivos, gravidez da adolescência, DST/Aids e seus impactos na vida dos adolescentes e o programa Saúde nas Escolas, são temas abordados durante a capacitação feita por profissionais de várias áreas de atuação da Sespa.
Demétrio Beltrão - Ascom Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...