Total de visualizações de página

terça-feira, junho 07, 2011

IMPORTANTE: ATENÇÃO MÃES....

IMPOVacinação contra paralisia infantil começa na próxima semanaRTANTE!
A partir do dia 13 de junho todas as crianças menores de cinco anos têm compromisso marcado com a prevenção. É quando terá início a I Etapa da Campanha Nacional de Multivacinação 2011. O dia 18 de junho (sábado) foi escolhido como “Dia D” de vacinação da campanha, que pretende imunizar crianças com idade até cinco anos contra a Poliomielite.
A poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, é uma doença causada por um enterovírus, denominado polivírus. Apesar de ter sido mais comum em crianças, já foram notificados casos em adultos.
 Em Belém a vacinação acontecerá em todas as Unidades Municipais de Saúde, Unidades do Programa Saúde da Família, nos 25 postos volantes que funcionarão no dia D em shoppings, supermercados e museus e mais 16 postos fluviais que vão atender a população ribeirinha e das ilhas.
Ao todo serão 476 postos e 3888 profissionais envolvidos em toda a I Etapa da Campanha, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém e que vai até o dia 24 de junho.
A meta de vacinação para I etapa da campanha deste ano é de imunizar 106.148 crianças até cincos. A vacina oral contra a Poliomielite, a famosa gotinha é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única vacina capaz de viabilizar a erradicação global da doença.
Dados do Ministério da Saúde indicam que os últimos casos de paralisia infantil foram registrados em 1989. Porém em algumas regiões da África, Ásia e Mediterrâneo ainda podem ser observados indícios da circulação do vírus, o que torna possível, o risco da doença ser trazida ao Brasil, tornando necessária a realização constante de campanhas de vacinação para bloquear a Poliomielite.
Durante o período de campanha, de 13 a 24 de junho, também será disponibilizada a Vacina Dupla Adulta, que previne contra tétano neonatal, voltada a população a partir de sete anos de idade e recomendada para mulheres em idade fértil.
Em continuidade a campanha de vacinação iniciada em abril passado, crianças menores de dois anos poderão tomar a segunda dose da vacina contra gripe.
“Nos últimos anos, sempre que iniciamos a primeira etapa da nossa campanha, logo nos primeiros dias alcançamos mais de 50% da meta de vacinação. E para a primeira etapa de 2011 a Secretaria Municipal de Saúde está mobilizando mais de 400 postos e três mil profissionais para garantir atendimento adequado à população, mas também contamos com a cooperação de todos para que não deixem para ir aos postos na última hora e que não esqueçam de vacinar as crianças, pois essas vacinas significam a saúde de todos”, afirma Carlene Castro, diretora do departamento de Vigilância em Saúde da Sesma.
O Ministério da saúde recomenda ainda aos pais, que crianças que estejam com febre ou algum tipo de infecção, procurem atendimento médico antes de a criança receber a gotinha, pois sob orientação profissional, a vacinação da criança pode ser adiada para quando ela estiver melhor.

Texto: Fernando Rodrigo Diniz / Ascom Sesma.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...