Presidente de Cuba concentrará todos os cargos na cúpula do poder.
Na véspera, Fidel pediu sua exclusão do Comitê Central do PCC.
Do G1, com agências internacionais
O presidente de Cuba, Raúl Castro, substitui a partir desta terça-feira (19) o irmão Fidel na liderança do Partido Comunista de Cuba (PCC), concentrando todos os cargos da cúpula do poder, segundo a eleição do partido, exibida ao vivo pela televisão local.
O primeiro vice-presidente cubano José Ramón Machado, de 80 anos, foi eleito número dois de Raúl Castro no PCC, no lugar do próprio
"Assumo minha última tarefa com a firme convicção e o compromisso de honra que o primeiro secretário tem como missão principal e sentido de sua vida defender, preservar e seguir aperfeiçoando o socialismo e não permitir jamais o regresso do regime capitalista", disse no discurso de encerramento.
Ele também pediu à cúpula do PCC que se dedique, "imediatamente", a colocar em funcionamento seu ambicioso plano de reformas econômicas, com 313 medidas previstas.
Fidel Castro confirmou sua renúncia à direção do PCC na segunda, ao pedir sua exclusão do Comitê Central, seu último alto cargo político no país. O anúncio foi feito em um artigo difundido nesta terça-feira (19) pelo portal oficial “Cubadebate”.
“Raúl (o presidente Raúl Castro, seu irmão) conhecia que eu não aceitaria na atualidade cargo algum no Partido”, escreveu Fidel, ao explicar sua ausência no novo Comitê Central do PCC, eleito nesta segunda-feira (18) durante o 6º Congresso do partido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário