Total de visualizações de página

terça-feira, abril 19, 2011

Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado com espetáculo e leitura

Por Ronaldo Quadros / Fotos: Oswaldo Forte
O escritor Luis Peixoto animou os alunos do Centro Educacional Novo Mundo e das escolas Avertano Rocha e Feliz Lusitânia, com o personagem Jabutigão, o protetor da floresta amazônica, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, nesta segunda-feira (18), no prédio da Biblioteca Avertano Rocha, em Icoaraci.
Antes da apresentação do espetáculo "Jabutigão no mundo amazônico", as crianças, com idades entre três e 14 anos, receberam revistas em quadrinhos para treinar a leitura. Em seguida, foi servido um lanche reforçado para a meninada que recebeu o escritor com muitas palmas e participou ativamente das brincadeiras e danças junto com o personagem Jabutigão. O evento teve o apoio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic).
  A aluna Geizilete Monteiro, de 10 anos, tentava se concentrar na leitura em meio ao alvoroço das crianças menores que se divertiam com os livros e revistinhas da Turma da Mônica. Ela disse que gosta muito de ler e é incentivada, tanto na escola quanto em casa. Seu pai sempre que pode compra livros para ela e os três irmãos. "Eu achei muito bom conhecer a biblioteca, pois no colégio a gente não vê tantos livros, e também gostei muito de conhecer o escritor", contou.
 No dia em que se comemora também o aniversário de nascimento de Monteiro Lobato, fato que deu origem ao Dia Nacional do Livro Infantil, Geizilete contou que conheceu a obra do escritor pela TV. “Eu sempre assistia o Sítio do Pica Pau Amarelo", conta.
 "É importante a gente trazer os alunos para conhecer novos espaços de leitura, como a Biblioteca Avertano Rocha e fazer com que eles conheçam os nossos escritores” atestou a professora da escola Feliz Lusitânia, que fica no conjunto Eduardo Angelim,  Aurinete Barbosa. Ela aposta nessa interação como forma de estimular o hábito da leitura entre as crianças.
 Luis Peixoto, que tem 11 livros publicados e seis CDs, completa 13 anos do personagem Jabutigão e 25 anos como escritor, informou que no próximo mês estará lançando mais um livro intitulado "A felicidade e outros contos". O escritor de 70 anos, disse que gosta muito de estar juntos aos seus pequenos e futuros leitores. “As crianças ficam fascinadas de ver de perto os personagens que elas lêem nos livros”, disse. “A Biblioteca Avertano Rocha está de parabéns por dar essa oportunidade dos escritores paraenses interagirem com os alunos, que podem se tornar futuros leitores de autores paraenses”, concluiu.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...