Total de visualizações de página

terça-feira, abril 19, 2011

Comerciantes da Bernardo Sayão participam de palestra sobre Empreendedorismo

Por Ana Cláudia Martins
Os comerciantes da Bernardo Sayão participaram de uma palestra sobre empreendedorismo, nesta segunda-feira (18), oferecida pelo Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova (Promaben). O tema “Empreendedorismo Individual” foi abordado pelo o analista do Sebrae/PA, Roberto Belluci. O evento aconteceu no Escritório de Gestão Participativa (EGP) por meio de uma parceria da Prefeitura de Belém (PMB) e do Sebrae (PA). .
Segundo Belluci, o tema empreendedorismo é sempre muito procurado, principalmente por pessoas que já tem um negócio próprio e querem aprender mais sobre como empreender. “As pessoas da comunidade, quando participam de palestra sobre esse tema geralmente ficam tímidas, mas ao final da explicação, se interessam e fazem muitas perguntas. Hoje falamos sobre as principais dificuldades e também as vantagens de ter seu próprio negócio”, explicou Roberto.
O Sebrae tem como objetivo o desenvolvimento sustentável, a competitividade das micro e pequenas empresas e o fomento ao empreendedorismo nos municípios paraenses. Atualmente, são mais de 38 mil empresas paraenses gerando emprego e renda no setor de comércio, 11,5 mil no setor de serviços e 8,7 mil no setor da indústria. Do percentual de empregos gerados na região Norte de 1996 a 2002, mais de 58% foram gerados por micro e pequenas empresas.
A comerciante Marina Cruz ficou muito satisfeita com a palestra, disse que sempre participa de todas as reuniões que a área social do Promaben promove porque acredita nas melhorias que virão com a conclusão da obra. “Acho importante acreditar no projeto, afinal vai trazer melhoria não só para os moradores, mas também para os comerciantes da área. Eles estão preocupados com a gente, em ensinar todos nós a melhorar o nosso negócio”, disse Marina.
Os temas dos cursos para os comerciantes da Bernardo Sayão foram definidos após reunião na área. “A equipe do EGP reuniu com os comerciantes para saber quais as principais dificuldades deles, e eles sugeriram cursos e palestras sobre administração e empreendedorismo. Fechamos parceria com o Sebrae/PA e trouxemos a palestra de hoje como a primeira amostra dos muitos outros cursos de capacitação e palestras que haverão aqui no EGP para a comunidade”, disse Sônia Moura, assistente social do Promaben.
Promaben - As obras na Sub-Bacia 1, na Bacia da Estrada Nova, fazem parte de um grande projeto da Prefeitura de Belém (PMB), com recursos municipal e parte financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio de empréstimo contraído pela PMB.
Serão executadas obras de recuperação e implantação dos sistemas de drenagem, abastecimentos de água, coleta e disposição de águas servidas, construção de vias, educação sanitária e ambiental.  O programa prevê ainda ações de melhoria das condições de moradia, através de ordenamento urbano, regularização da posse da terra e implementação de áreas de recreação, além das ações voltadas para a sustentabilidade social e institucional do programa. Será construída também uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
 EGP - O Escritório de Gestão Participativa (EGP) tem como objetivo aproximar a comunidade do projeto, tornando público todas as ações realizadas na área. O EGP realiza reunião com moradores, cursos e oficinas sobre meio ambiente, ações sociais, etc. Para quem tiver qualquer dúvida sobre o programa, basta procurar as assistentes sociais na sede do EGP, que fica na TV de Breves, n° 787, entre Cesário Alvin e Oswaldo de Caldas Brito, telefone: 3272-3509.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...