Por Thiago Melo
Belém é uma das maiores cidades da Amazônia e cada vez mais o cidadão tem a sensação de se distanciar da resolução de seus problemas, principalmente daqueles mais cotidianos, na porta de casa, na sua rua, no quarteirão, no seu bairro.
Mas a história poderia ser diferente se as pessoas soubessem utilizar melhor os canais de comunicação com a Prefeitura e os órgãos que compõem a administração municipal. De acordo com a Prefeitura de Belém, a população não utiliza tanto os serviços de atendimento municipal como deveria. As reclamações não chegam em grande volume aos órgãos responsáveis,pelos canais adequados.
Um canal importante fornecido pela Prefeitura é o “Fale com o Prefeito”, no portal da prefeitura. Por meio deste espaço, o cidadão consegue encaminhar várias demandas, que podem ser solicitações, sugestões de melhorias e reclamações ligadas a qualquer área da administração da capital (saúde, urbanismo, cultura etc). Apesar de o espaço estar disponível, de janeiro até a primeira quinzena de abril, apenas 76 solicitações foram feitas.
As solicitações mais costumeiras, de acordo com a central de atendimento do “Fale com o Prefeito”, é o asfaltamento de ruas e a fiscalização contra a Dengue. A demanda chega e logo é atendida. Segundo informações os atendimentos ocorrem, em média, entre uma e quatro semanas, prazo considerado eficiente quando se trata de atender as solicitações e manter normalmente o cronograma de serviços diários.
Secretarias dão resposta às
solicitações do público
A Prefeitura dispõe de outros canais oficiais, entre eles o Disque Lixo e Entulho, da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), o Disque Iluminação Pública, da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), e o Disque Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
Entre os telefones mais solicitados da Prefeitura está o Disque Iluminação Pública. Por dia a Seurb chega a atender mais de 100 ligações, e, em média, são 3.600 atendimentos mensais.
Outro telefone útil bem solicitado é o do Departamento de Vigilância em Saúde (Devs), da Sesma, mais conhecido como o Disque Dengue. No ano de 2010, a central recebeu 1.918 denúncias de possíveis focos do mosquito. Já neste ano, até a primeira quinzena, 1.138 denúncias foram feitas. Segundo informações da secretaria, todas as solicitações são atendidas.
As demandas repassadas pela população por meio dos canais oficiais colaboram com o trabalho da Prefeitura, que consegue prestar os serviços com mais eficácia.
Confira os telefones úteis da
Prefeitura e solicite a sua demanda:
Disque Lixo e Entulho - 0800-0953560
Disque Dengue - 0800 091 3622
Disque Iluminação Pública - 0800 726 1037
Atendimento à Mulher 180
Disque denúncia 181
Fale com a Guarda Municipal 153
SAMU 192
Ouvidoria Geral do Município - 0800-0913622
Zoonoses (91) 3227-2088
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