Total de visualizações de página

terça-feira, agosto 18, 2015

Governo entrega nova Delegacia de Polícia à comunidade do Jurunas em Belém






Delegacia do Jurunas totalmente reformada



Secretário Jeannot Jansen

O Governo do Estado inaugurou, nesta segunda-feira, 17, as novas instalações da Delegacia de Polícia do Jurunas, um dos maiores e mais populosos bairros de Belém. Localizada na Avenida Roberto Camelier, entre ruas dos Pariquis e dos Caripunas, a Delegacia passou uma reforma completa em sua estrutura física e instalações elétricas, e ganhou ambientes climatizados, novos equipamentos de trabalho e móveis, em um investimento superior a R$ 121 mil. Com a reforma, que durou quatro meses, a unidade policial já está reaberta para atendimento ao público, agora, com novos espaços, como sala de espera para registros de boletins de ocorrência, sala de reconhecimento, cela para presos temporários, acesso interno exclusivo para presos, sala da PM e da Chefia-de-Operações, e sala para atendimento social.

 
Inauguração

A Delegacia do Jurunas atende ocorrências do Jurunas e Batista Campos, bairros com população superior a 200 mil moradores, dentro da 4ª Área de Integração de Segurança Pública (4ª AISP). A solenidade realizada pela manhã mobilizou lideranças comunitárias, autoridades policiais e moradores, que assistiram à apresentação da bateria da agremiação carnavalesca "Rancho Não Posso Me Amofiná", que entoou o Hino Nacional Brasileiro, ao ritmo de samba. Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino de Sousa, a inauguração fecha um ciclo de reformas iniciadas em 2011, em todas as 17 unidades policiais, entre Delegacias e Seccionais Urbanas, na Região Metropolitana de Belém.


Visita às instalações da Delegacia

Ele citou ainda as construções de três novas unidades policiais já inauguradas, as Unidades Integradas Pro Paz do Tapanã, do Icuí e do Tenoné, totalizando 20 novas obras em pouco mais de quatro anos. Firmino anunciou ainda novas reformas em unidades da Polícia Civil. Uma delas é a da Seccional Urbana da Cidade Nova, em Ananindeua, cujas obras estão em andamento, e as reformas das Seccionais Urbanas da Pedreira e da Cremação, previstas para iniciar no próximo mês. Ainda, segundo Rilmar, já estão em projeto as reformas de outras Delegacias, como as Seccionais Urbanas do Paar e de Ananindeua, e a Seccional de Marituba, na Grande Belém.
O delegado destacou que, atualmente, a Polícia Civil do Pará não deixa a desejar a nenhuma outra Polícia Civil dos Estados brasileiros, em termos de condições de trabalho aos policiais civis. Quanto à contratação de novos policiais civis, destacou o delegado-geral, o processo do concurso público está em andamento. O secretário Jeannot Jansen desejou que todo o investimento na melhoria das instalações da Delegacia do Jurunas seja um estímulo aos policiais que ali trabalharem em prol da comunidade, para que as pessoas sejam cada vez mais bem atendidas no local.



Nilton Atayde foi supervisor da Delegacia

Um dos presentes na inauguração foi o ex-delegado-geral Nilton Atayde, atual diretor-geral do Departamento de Trânsito do Pará (Detran). Nascido no Jurunas, ele foi o primeiro diretor da Delegacia de Polícia do Jurunas, quando a unidade foi reinaugurada por volta de 1997. "Cresci neste bairro e quando criança passava aqui em frente a este prédio. Jamais imaginava que um dia eu seria diretor dessa Delegacia", lembrou. Ele lembra que o antigo prédio da Delegacia do Jurunas também sediou, na década de 1990, a Delegacia do Consumidor, antes de a Decon ser transferida para a atual sede na Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE).


Sala para registro de boletins de ocorrências

Na época em que foi inaugurada a Seccional Urbana da Cremação, lembra Atayde, o prédio da Delegacia do Jurunas foi fechado e a Polícia Civil passou a atender na nova Seccional.
"Aqui ficou fechado durante muito tempo e a comunidade reclamava muito porque já estava acostumada a ter a Delegacia aqui, e a Seccional ficava longe. Com o tempo, foi feita uma reforma na Delegacia e eu, que trabalhava nessa época na Seccional da Cremação, assumi a supervisão da Delegacia do Jurunas", conta Atayde, lembrando com muito orgulho sua passagem pelo bairro.
Para o representante da comunidade do bairro do Jurunas, Izael Cardoso Rodrigues, a nova Delegacia de Polícia representa um avanço para os moradores do bairro e um motivo de muita comemoração. "Só tenho a agradecer, em nome dessa comunidade jurunense, por mais este investimento do Governo do Estado", festejou o morador. Outro jurunense é o investigador aposentado Reginaldo Serrão, mais conhecido como Rafa, que trabalhou 25 dos seus 33 anos de carreira na Delegacia do Jurunas. Atualmente diretor de segurança do "Rancho Não Posso Me Amofiná", Rafa lembra com muito orgulho desse tempo. "Vejo que o Governo está investindo no bem-estar do policial para que ele possa trabalhar cada vez mais motivado", celebra.
NOVAS DELEGACIAS A nova Delegacia do Jurunas é uma das obras que integram a política de investimentos do Governo do Estado na Segurança Pública do Pará voltados às reformas e construções de novas unidades policiais em todo Estado. Outras inaugurações estão previstas ainda este ano, em todo Estado, como as novas unidades policiais de Almeirim e Parauapebas; Terra Santa, São João de Ponta e Bagre; e as Unidades Integradas Pro Paz (UIPPs) de Quatipuru, Nova Esperança do Piriá, Brasil Novo e Santarenzinho, em Santarém. Na quinta-feira passada, foi inaugurada a nova Unidade Integrada Pro Paz do Tenoné, bairro de Icoaraci, em Belém. Também, no início do mês, foi inaugurada a Seccional Urbana e o Hotel de Trânsito para policiais civis em Altamira.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...