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Abertura da Feira do Pescado em Belém | ||||||||||
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Para assegurar o abastecimento de pescado durante o período da Semana
  Santa e evitar o aumento exagerado de preços, a Secretaria de Desenvolvimento
  Agropecuário e da Pesca (Sedap) promove, nesta quarta (23) e quinta-feira
  (24), a Feira do Pescado em oito pontos da Região Metropolitana de Belém. 
A feira ocorrerá nos seguintes locais: estacionamento da Fundação
  Cultural do Pará, na Avenida Gentil Bittencourt; ginásio de esportes da Uepa,
  na Travessa Perebebuí; Aldeia Amazônica, na Avenida Pedro Miranda; Parque de
  Exposições Agropecuárias, no Entroncamento; Paróquia de São Domingos Gusmão,
  na Avenida Celso Malcher, Terra Firme; segundo portão da UFPA, no Guamá;
  ginásio de esportes de Ananindeua, no Conjunto Cidade Nova VII, e Praça
  Matriz de Ananindeua. 
A Sedap também apoia a organização de feiras do pescado no interior do
  Estado. A expectativa é que sejam colocadas à venda na capital e no interior
  mais de 200 toneladas de peixes e derivados. Além de peixes vendidos
  diretamente das indústrias de pesca para o consumidor, a preços mais em
  conta, a Feira do Pescado na Região Metropolitana também contará com pontos
  de venda de caranguejo, comercializado diretamente pelas comunidades
  extrativistas do nordeste paraense, e com um ponto de venda de peixe vivo, no
  parque de exposições do Entroncamento. 
Em 2015, a Sedap apoiou as Feiras do Pescado em 31 municípios
  paraenses, ajudando a garantir o abastecimento, estimulando o crescimento da
  produção dos piscicultores locais e colaborando para manter o equilíbrio de
  preços durante o período de maior demanda. Este ano são mais de 40 municípios
  recebendo apoio do governo. 
O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hildegardo
  Nunes, estará às 7 horas desta quarta-feira (23) acompanhando
  a  abertura da feira no estacionamento da Fundação Cultural do
  Pará. Em seguida se deslocará para o ponto de venda no Parque de
  Exposições Agropecuárias, no Entrocamento, onde também estará disponível para
  entrevistas. | ||||||||||
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Texto: Simone Romero | 
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Operação Semana Santa reúne 3 mil agentes de segurança no feriado
  prolongado | 
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A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup)
  inicia nesta quarta-feira (23) a Operação Semana Santa 2016 em várias regiões
  do Estado, em cidades como Salinópolis, Bragança, Marapanim e Salvaterra e
  distritos como Mosqueiro, Outeiro Icoaraci. Os trabalhos seguem até segunda
  (28). 
Estarão em ação cerca de três mil agentes de segurança das polícias
  Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Estado
  (Detran), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Centro Integrado de
  Operações (Ciop) e grupamentos Aéreo (Graesp) e Fluvial (Gflu). A Segup
  atuará em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal
  de Belém e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). 
A Polícia Militar vai atuar com o tradicional policiamento ostensivo
  em atividades de prevenção e de repressão de práticas delituosas. A PM agirá
  com outros órgãos pertencentes ao Sistema de Segurança Pública nas esferas
  municipal, estadual e federal. No total, 362 policiais militares serão
  empregados como reforço aos contingentes já existentes nos municípios. 
Os municípios que receberão contingente de reforço são Colares, Maracanã
  (Algodoal), Marapanim (Marudá), São Caetano de Odivelas, São Domingos do
  Capim, Vigia de Nazaré, Bragança (Ajuruteua), Bragança, Ourém, Salinópolis,
  Abaetetuba (praia de beja), Barcarena, Limoeiro do Ajuru, Oeiras do Pará,
  Ponta de Pedras, Salva Terra e Soure, Breu Branco, Jacundá, Afuá, Portel e
  São Sebastião da Boa Vista. 
Na capital, as ilhas de Outeiro, Cotijuba e Mosqueiro receberão
  atenção especial em razão da grande movimentação de pessoas. 
A Polícia Civil montou planejamento para atender a demanda de
  ocorrências nos principais balneários do Estado durante o feriado prolongado
  da Semana Santa. A operação começa na quinta-feira (24), com deslocamento de
  policiais civis para reforçar as equipes policiais que atuam nas delegacias
  situadas nas localidades mais frequentadas em épocas de feriados. A ação se
  estende até segunda-feira, com o retorno dos reforços para a capital
  paraense. 
Ao todo, serão 74 policiais civis mobilizados durante a operação. Eles
  vão atuar nos balneários de Mosqueiro e Outeiro, em Belém; distrito de
  Marudá, em Marapanim; e nas cidades de Marapanim, São Caetano de Odivelas,
  Barcarena, Igarapé-Miri, Bragança, Ourém, Peixe-Boi, Salinópolis e Ponta de
  Pedras no Marajó. 
Nos balneários de Salinópolis e Mosqueiro estão previstas atuações de
  policiais civis da Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema) para
  reprimir a poluição sonora e a perturbação do sossego alheio. Em Belém,
  estão previstas as programações da “Malhação de Judas”, entre elas a
  tradicional que ocorre na Avenida Fernando Guilhon. Neste e em outros pontos
  da capital, a operação vai acompanhar as atividades culturais no bairro da
  Cremação e em outros bairros. 
Trabalho preventivo 
A operação do Corpo de Bombeiros começa no fim da tarde desta
  quarta-feira (23). As equipes estarão a postos em pontos da BR-316 e em
  deslocamento para áreas do interior e da Grande Belém. O trabalho da
  corporação termina na manhã da segunda-feira. A atuação terá foco a prevenção
  de sinistros durante o feriado prolongado, oferecendo à população paraense
  serviços de proteção balneária, entrega de pulseirinhas de identificação aos
  banhistas, salvamento terrestre, resgate e atendimento pré-hospitalar. 
O Corpo de Bombeiros vai atuar no período religioso com um efetivo de
  367 homens nas regiões da capital e interior do Estado. Bombeiros socorristas
  farão os serviços de atendimento pré-hospitalar, usando as viaturas
  resgate da operação. Os 334 guarda-vidas que estarão empenhados na
  operação atuarão nos principais balneários do Estado a fim de atender as
  necessidades de segurança dos banhistas. 
Nas praias serão distribuídas pulseiras de identificação às crianças,
  para facilitar possíveis buscas. Ainda nas praias, o Corpo de Bombeiros
  contará com apoio logístico de oito lanchas, três3 jet-skis, cinco botes e um
  flexboat. O aparato será empregado em Salinas, Mosqueiro e Outeiro. Serão
  usados ainda três ônibus, um micro-ônibus, veículos operacionais, nadadeiras
  e tubo de resgate para salvamento (recue tube, barracas e kit de primeiros-
  socorros). 
O efetivo do Corpo de Bombeiros do Pará estará de prontidão para
  atender 24 localidades, na região metropolitana e distritos de Belém
  (Outeiro, Cruzeiro, Cotijuba e Mosqueiro), mas também em municípios como
  Salinas; Barcarena (Vila do Conde e Caripi); Abaetetuba (Guajará de Beja e
  Beja); São Miguel do Guamá (Rio Guamá e São Domingos do Capim); Marapanim
  (Crispim, Algodoal e Marudá), Bragança (Ajuruteua), Santa Izabel (Caraparu);
  Vigia (Balneário de Santa Rosa); Colares; Cametá (Aldeia e Tapera);
  Peixe-Boi; Ourém; Soure; Salva terra; Joanes; Portel; Conceição do Araguaia;
  Santarém (Maracanã, Alter do Chão, Ponta de Pedras, e Pindobal); Breu Branco
  (Queiroz Galvão); Ponta de Pedras; Praia do Leme e Praia da Chácara e Mojú
  (Balneário do Levy). 
O Corpo de Bombeiros programou ainda a Operação Estrada. Um efetivo de
  21 militares socorristas estará atento ao serviço de atendimento
  pré-hospitalar. Os bombeiros militares estarão em viaturas de resgate em
  pontos estratégicos nas barreiras de Santa Maria, Marudá e Salinas com o
  apoio do Grupamento Aéreo. 
Fiscalização nas estradas 
O Detran vai deflagrar ações integradas e articuladas com os demais
  componentes do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social. As atividades
  serão desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação e pelas operações de
  Trânsito, com um efetivo de 120 agentes de fiscalização e 30 agentes de
  educação. Os municípios que receberão as ações do Detran são Salinópolis,
  Santa Bárbara do Pará, Bragança, Marapanim, Soure, Salvaterra, Santa Izabel,
  Capanema, Castanhal, Itaituba, Marabá, Parauapebas, Redenção e Santarém, além
  dos distritos de Outeiro e Mosqueiro e dos balneários de Ajuruteua e Marudá. 
Além das fiscalizações de rotina, com a verificação da documentação do
  veículo e do condutor e dos equipamentos de segurança, estão previstas
  operações de combate à direção sob o efeito de álcool. A equipe de educação
  fará interações pedagógicas, com a finalidade de orientar a comunidade local
  e visitantes sobre os comportamentos seguros que visam à redução dos índices
  de acidentalidade no trânsito, investindo em processos de conscientização e
  sensibilização. 
Plantão e videomonitoramento 
O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves vai mobilizar equipes
  compostas por peritos criminais, médicos legistas, auxiliares técnicos,
  motoristas e remocistas, disponíveis 24 horas, para eventuais ocorrências nos
  municípios de Salinópolis, Marudá, Cametá e Salvaterra, e no Distrito
  Mosqueiro. Os peritos estarão equipados com as maletas CSI, as quais dão
  suporte para realização de exames para a constatação de drogas, dosagem
  alcoólica, coleta de impressão digital em local de crime, crime contra o
  patrimônio, perícia veicular, entre outras perícias.  
 Os municípios de Castanhal, Altamira, Marabá, Santarém,
  Bragança, Abaetetuba, Paragominas, Parauapebas, Itaituba e Tucuruí, onde há
  Unidades Regionais e Núcleos Avançados do CPC, continuarão com equipes de
  plantão 24h, com remoção e liberação de corpos funcionando normalmente, assim
  como a sede do Centro em Belém, onde não haverá alteração do
  atendimento.  O Centro de Perícias fornece o número 99100-4007 para os
  usuários que venham a ter qualquer tipo de problema em uma de suas
  dependências. 
O Centro Integrado de Operações vai colocar mais sete militares, entre
  policiais e bombeiros, para reforçar o efetivo no Centro de Atendimento
  e Despacho de Salinópolis, para atender com excelência às demandas de
  ocorrências de urgência e emergência, na área de segurança pública, naquela
  cidade. Na Região Metropolitana de Belém, o Ciop continua com a missão
  de atendimento pelo call center 190, com o despacho e o serviço de
  videomonitoramento. Em caso de ser verificada atitude suspeita, a orientação
  é ligar para o 190. | 
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Texto: Sérgio Chêne | 
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Internos da Fasepa recebem certificados de curso de primeiros socorros | 
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A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), em parceria
  com a Cruz Vermelha do Pará, entregou na manhã desta terça-feira (22) os
  certificados de conclusão do curso de primeiros socorros, para adolescentes
  internos e servidores da instituição. A solenidade aconteceu no auditório da
  Fundação. O objetivo do curso foi promover o exercício da cidadania, com
  ênfase na reinserção social e qualificação profissional para o mercado de
  trabalho. 
Alguns dos participantes manifestaram interesse em seguir carreira na
  área de saúde, entre eles um interno de 18 anos. “Eu tive a oportunidade de
  aprender muita coisa, e isso fez com que eu me interessasse em seguir por
  esse caminho. Tem coisas que acontecem no nosso dia a dia, com nossos
  familiares, que se a gente não souber como agir em determinadas situações,
  não vamos conseguir salvar uma vida. O curso nos ajudou a lidar com essas
  situações”, destacou o jovem, que está há seis cumprindo medida
  socioeducativa no Centro de Internação Jovem Adulto Masculino (Cijam). 
O curso foi iniciado em janeiro, no Centro Socioeducativo Masculino
  (Cesem), e contou com a participação de internos do Cijam. Trinta e três
  pessoas receberam certificados, entre servidores, socioeducandos e seus
  familiares. Cada módulo teve carga horária de 20 horas, e abrangeu temas como
  noções básicas de primeiros socorros, parada cardiorrespiratória e
  atendimento emergencial. 
Novos caminhos - O presidente da Fasepa, Simão Bastos,
  ressaltou que a ação integra o projeto Ressignificando Caminhos na
  Socioeducação. E acrescentou que “a importância de um momento como este é,
  principalmente, a participação e o envolvimento dos socioeducandos na
  aceitação dessa proposta, e estarem imbuídos nesse processo de transformação
  pessoal”. 
A expectativa, segundo os organizadores, é estender esse tipo de ação
  às demais unidades socioeducativas da Fasepa ainda neste semestre, incluindo
  aquelas localizadas nos municípios de Santarém, na região oeste, e em Marabá,
  no sudeste. 
Segundo Carlos Moraes, gestor operacional do Departamento de Socorro
  da Cruz Vermelha, a solenidade marcou a parceria entre as duas instituições,
  visando o fortalecimento das atividades em favor dos adolescentes. “Foi uma
  troca de experiências muito positiva entre todos os participantes do curso. A
  gente não veio apenas deixar o conhecimento, mas também aprendemos muito com
  eles na superação das adversidades. A receptividade e o interesse que os
  jovens demonstraram fizeram com que estivéssemos buscando meios para
  direcioná-los a conseguir trilhar essa carreira”, declarou Carlos Moraes. 
“Nós percebemos como eles estão motivados em dar continuidade aos
  ensinamentos nessa área e se desenvolverem cada vez mais, para que possam
  buscar a qualificação para o mercado de trabalho”, disse Maggie Lisboa, uma
  das idealizadoras do projeto e coordenadora do setor de Enfermagem do Csem. | 
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Texto: Alberto Passos | 
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Estado e município fortalecem a escolarização no sistema
  socioeducativo | 
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Buscando fortalecer a escolarização de adolescentes e jovens em
  cumprimento de medidas socioeducativas, representantes do Estado e do
  município de Belém reuniram-se nesta terça-feira (22), no auditório do
  Ministério Público do Estado, no seminário Desafios da Escolarização nas
  Medidas Socioeducativas no Pará, promovido pela 7ª Promotoria de Justiça da
  Infância e Juventude da Capital. No evento, representantes de diversas
  instituições assinaram um termo de garantia de direitos humanos juvenis na
  socioeducação, comprometendo-se em fortalecer e expandir a escolarização para
  jovens privados de liberdade e egressos do sistema socioeducativo. 
O termo foi firmado pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do
  Pará (Fasepa), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Municipal
  de Educação de Belém (Semec) e Fundação Papa João XXIII (Funpapa). A
  promotora de Justiça da infância e Juventude da Capital, Leane Fiuza de
  Mello, destacou a escolarização de adolescentes internos como fundamental
  para o funcionamento do sistema socioeducativo. “Sem uma educação de
  qualidade e a inserção dos adolescentes no ambiente escolar, a medida
  socioeducativa simplesmente perde o objetivo. A ideia é que o caminho do
  êxito da medida seja a efetiva inserção do socioeducando na escola, para que
  assim ele possa encerrar o processo judicial e o cumprimento da medida”,
  disse. 
A secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Hage, afirmou que a
  Seduc está empenhada em tornar prioridade a educação voltada aos
  socioeducandos. Ela ressaltou que em 2011 o Governo do Estado regularizou a
  escolarização de adolescentes e jovens privados de liberdade, o que
  possibilitou a criação de uma escola especifica para os socioeducandos, a
  Escola Estadual Antônio Carlos Gomes da Costa, além de voltar a atenção aos
  egressos da socioeducação. 
“Estamos discutindo a especificidade dessa área e hoje temos uma
  escola específica e regularizada para atender os alunos. A Seduc tem uma
  portaria de lotação em que o egresso do sistema socioeducativo pode solicitar
  a matrícula na rede estadual para dar continuidade à escolarização. Com a
  assinatura do termo de garantia, todo o Pará sai ganhando com uma parceria
  que busca a melhoria desse atendimento, sem deixar de trabalhar a formação de
  professores e técnicos em uma linha interdisciplinar”, afirmou. 
O presidente da Fasepa, Simão Bastos, reforçou que as atividades de
  escolaridade refletem diretamente no processo de ressocialização. “A
  escolarização na Fasepa é um procedimento que se desdobra em ações efetivas.
  Acompanhamos o jovem desde a medida de internação até a semiliberdade,
  observando o desempenho dele na rede escolar sempre em convergência com as
  diferentes instituições do município e Estado, além do próprio Ministério
  Público”, explicou, destacando também a assinatura do termo de ajuste, que
  vai de encontro com o trabalho que é feito atualmente entre Fasepa e Seduc.
  “Esse termo de ajuste é uma pactuação dentro da metodologia de trabalho e
  procedimento estratégico político e institucional que desenvolvemos. Ele
  complementa o convênio já existente entre Fasepa e Seduc para a escolarização
  dentro das unidades socioeducativas”, finalizou. | 
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Texto: Tiago Furtado | 
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Encontro destaca importância do trabalho das merendeiras nas escolas | 
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Mais de 300 profissionais responsáveis pelo preparo da merenda em
  escolas públicas da Região Metropolitana de Belém
  (RMB) participaram do I Encontro de Merendeiras,
  promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio
  da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE). O objetivo foi enfatizar o
  papel e a importância desse profissional nas escolas públicas estaduais. O
  evento foi realizado no auditório da Escola de Ensino Técnico Anísio
  Teixeira, na tarde desta terça-feira (22). 
As merendeiras receberam rosas, entregues pelas alunas do curso
  técnico de Secretariado. Durante o evento, todas foram homenageadas pela
  aluna Jhemily Gonçalves, que destacou a importância da participação delas na
  vida dos alunos. “É um momento especial para elas. Hoje vamos falar de
  pessoas que estão sempre presentes nas nossas vidas e cuidam da gente. Elas
  não são apenas merendeiras. Acabam sendo mães, professoras e amigas”,
  destacou Jhemily. 
Presença masculina - Em meio a tantas mulheres – a maioria nessa
  profissão -, estava Joaquim Farias, que trabalha na Escola Estadual Marilda
  Nunes, no bairro do Benguí. Único homem a participar do evento, Joaquim disse
  não se importar por viver rodeado de mulheres, pois gosta muito do que
  faz. 
“Trabalho cozinhando há vários anos, e como merendeiro estou
  trabalhando há seis anos. Me orgulho muito do meu trabalho. Gosto de
  atender as crianças e faço isso com muito amor. Não me importo de trabalhar
  somente com mulheres. Elas são excelentes companheiras de trabalho”, afirmou. 
Durante o encontro foi ministrada a palestra “A importância do papel
  das merendeiras como agentes na busca constante pela qualidade de vida,
  nutrição e bem estar das nossas crianças”, pelas nutricionistas Flávia Lira e
  Nelly Diógenes, da CAE. 
Elas enfatizaram a busca constante pela qualidade de vida, nutrição e
  bem estar das crianças e jovens, frisando que a alimentação é responsável
  pelo desenvolvimento dos estudantes, tanto física quanto intelectualmente. 
Mudança de hábitos - A mudança nos hábitos alimentares foi outro
  tema destacado no encontro. “Trabalho há quatro anos como merendeira, e
  adoro as crianças. Logo quando chegam, perguntam o que vai ser a merenda.
  Sempre gostam muito do que a gente faz”, disse Célia Regina Lima, merendeira
  na Escola Estadual Américo de Souza. 
Joseana Monteiro, da Coordenadoria de Apoio ao Estudante, informou que
  o evento foi organizado para homenagear aqueles que trabalham com a
  alimentação dos estudantes. “Nosso maior objetivo é integrar e valorizar as
  nossas merendeiras, e posteriormente promover projetos de capacitação e
  incentivo para elas e as escolas”, adiantou Joseana. | 
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Texto: Eliane Cardoso | 
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Governadores ampliam discussão sobre projeto do governo para rolagem
  de dívidas | 
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A quarta reunião do Fórum de Governadores para debater o projeto de
  rolagem das dívidas dos Estados foi muito além do tema principal do encontro. Quinze
  dos 27 governadores de unidades da federação, além de vice-governadores e
  representantes, consolidaram um fórum de debates sobre questões de interesse
  coletivo que tem a ver com a gestão pública dos estados e do país. 
A opinião é do governador do Pará, Simão Jatene, um dos participantes
  do encontro desta terça-feira (23), na residência oficial do governo do
  Distrito Federal em Águas Claras, a 25 quilômetros do centro de Brasília. 
Além da rolagem das dívidas, tema de um projeto de lei que o governo
  federal pretende levar ao Congresso Nacional, os governadores discutiram
  pontos comuns na difícil situação econômica que atravessam os estados e a
  União. “As medidas tomadas num Estado, respeitando suas diferenças, são
  medidas que favorecem a todos. O momento hoje é de encolhimento da economia e
  quando a economia encolhe as receitas também se reduzem”, disse Simão Jatene.
  “Se essa base econômica diminui, os impostos, tributos e taxas diminuem. A
  renda dos trabalhadores diminui e o recolhimento dos Estados cai. Já as
  despesas, essas só aumentam”, afirmou o governador. 
Contrapartidas – Quanto ao alongamento do prazo para o pagamento
  das dívidas a opinião unanime entre os governadores foi de que a folga de 20
  anos prevista no projeto permitiria diminuir as parcelas mensais dos Estados
  e do DF pagas ao governo federal, garantindo um caixa maior para
  investimentos em projetos de infraestrutura e sociais, entre outros. Outra
  proposta debatida é a que permite aos chefes do Executivo usarem até 40% dos
  depósitos judiciais privados para pagamento de precatórios (débitos do
  governo em face de condenações na Justiça).  
Os débitos que as unidades da Federação acumulam com a União são
  referentes a empréstimos acordados ao longo das últimas décadas para
  financiamentos de obras e projetos. O projeto de lei de autoria do Executivo
  federal a ser encaminhado para a Câmara dos Deputados deve exigir algumas
  contrapartidas dos governadores, como um controle maior na folha de pagamento
  de pessoal. 
Vários pontos do projeto ainda serão discutidos pelos governadores,
  entre eles mesmos e com suas bancadas no Congresso Nacional, além de
  suscitarem discussões internas nas secretarias de Fazenda, mas dois pontos
  foram acordados na reunião desta terça-feira: a redução nos incentivos
  fiscais para equilibrar a correlação de forças entre os Estados; e a posição
  única em relação aos reajustes salariais, despesas e manutenção da máquina
  estatal, uniformemente entre os Estados. 
Segundo o governador, uma nova consciência começa a se consolidar a
  partir do encontro de Águas Claras. “Criamos uma consciência de que só vamos
  sair dessa crise com a cooperação de todos e de que não é possível
  fisicamente, se o país, encolhe, se a economia reduz, se a arrecadação cai,
  você ter aumento de gastos”, disse. | 
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Texto: Pascoal Gemaque | 
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olícia Civil prende na Paraíba acusados de roubo a joalheria em Belém | 
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A Polícia Civil anunciou nesta terça-feira (22) a prisão de todos os envolvidos
  no arrombamento seguido de furto em uma joalheria no shopping Pátio Belém,
  ocorrido em 20 de novembro do ano passado. Quatro pessoas envolvidas no crime
  foram presas por policiais civis da Divisão de Repressão a Furtos e Roubos
  (DRFR) do Pará no Estado da Paraíba. Três delas foram transferidas para a
  capital paraense, na tarde de segunda-feira (21). Marilene Vieira do
  Nascimento, Paula Sayonara da Silva Santos e Marcelo Nascimento dos Santos
  são da mesma família. 
Os presos são apontados como integrantes de uma associação
  especializada em furtos com arrombamentos em joalherias em todo país. O
  quarto envolvido com o grupo, Welyson Wilker de Oliveira, está preso em João
  Pessoa (PB). Ele foi flagrado furtando um carro na praia do Bessa, ponto turístico
  da capital paraibana. As informações foram repassadas pelo delegado Thiago
  Dias, da DRFR, responsável pelas investigações. Os três primeiros acusados
  foram presos cerca de dez dias depois do crime, em Campina Grande, no
  interior paraibano, e desde então permaneciam presos no aguardo da
  transferência para Belém. 
Todos os envolvidos no furto já estão presos. Uma menina de 11 anos
  está na Paraíba à disposição do Conselho Tutelar. Ao todo, cerca de R$ 5 milhões
  em joias foram furtados de uma joalheria da rede Princess Joias, que fica no
  segundo piso do shopping Pátio Belém. Marilene Vieira tem mandados de prisão
  por envolvimento em furtos em joalherias nos Estados da Paraíba, Pernambuco,
  Rio Grande do Norte e Pará, e também é investigada sob suspeita de participar
  de outro furto na Bahia. 
Imagens das câmeras de segurança da loja e do shopping ajudaram na
  identificação dos acusados. O furto ocorreu por volta de 23 horas, quando as
  lojas já estavam fechadas. Duas mulheres e a menina de 11 anos aparecem na
  filmagem. Uma delas usou um alicate para arrombar o cadeado e a outra abriu a
  porta da loja com uma chave-mestra. Depois elas retiraram as correntes e
  entraram no local, onde observaram primeiro os mostruários das joias. Uma
  delas saiu da loja e voltou com uma mala. Em seguida, as duas colocaram
  rapidamente as joias na mala e saíram da loja, fechando a porta. 
Em outra imagem cedida pelo shopping, o quarto envolvido no furto é
  filmado no momento em que levava a mala com as joias pela escadaria que dá
  acesso à garagem, onde estava o carro usado para fuga. Foi o próprio Welyson
  quem dirigiu o carro até a Paraíba. Até o momento, nenhuma joia foi
  recuperada. "Eles se desfazem muito rápido das joias", explicou o
  delegado. Com os presos, os policiais civis apreenderam um carro modelo Eco
  Sport adquirido após o crime. Os presos vão responder pelos crimes de furto e
  associação criminosa. | 
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Texto: Walrimar Santos | 
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Fundação Santa Casa registra diminuição na mortalidade de mães e bebês | 
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A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará conseguiu reduzir os
  índices de mortalidade de recém nascidos e mães na instituição durante o ano
  de 2015. O resultado completo ainda será divulgado neste ano, no relatório da
  atual gestão da instituição, mas já é possível determinar que a maternidade
  alcançou um índice inédito. Entre os anos de 2010 e 2014, a taxa de
  mortalidade de bebês na unidade neonatal variou entre
  14% e 16% ao mês, assim como a de mães. Até então, não existia
  tendência de queda neste índice. No entanto, em 2015, o percentual foi a
  11% ao mês, ou seja, a cada 100 pacientes atendidos, apenas 11
  vieram a óbito. 
Houve também redução da mortalidade na UTI pediátrica, que apresentou
  ao longo dos anos uma mortalidade de 20% a cada mês. No ano de 2015 este
  índice caiu para 11%/mês. Ou seja, a cada 100 crianças atendidas, 11
  faleceram. 
De acordo com a presidente da Fundação Santa Casa, Rosângela Monteiro,
  este resultado deve-se à instalação e atualização de novas práticas em
  diversas áreas envolvendo os servidores. A partir dos dados coletados até
  2014 foi possível montar um plano de estratégia para investigar as principais
  causas da mortalidade entre bebês e mães e, desta forma, o hospital pode
  tomar medidas preventivas mais rígidas para evitar que este resultado se
  repetisse. 
“Desde 2014, nós apresentamos à Secretaria de Estado de Saúde e ao
  Ministério da Saúde uma estratégia para diminuir o número de óbitos após o
  parto na Santa Casa. Fizemos um longo trabalho, principalmente com o
  servidor, e desta forma conseguimos melhorar o tratamento, diminuir o risco
  de infecções e reforçar ações como o aleitamento materno e o 'Mãe Canguru'
  (projeto voltado especialmente para crianças de baixo peso), que ajudam a
  reforçar a saúde do bebê. Este resultado é comemorado por nós e em 2016
  pretendemos diminuir ainda mais esta taxa de mortalidade”, explica
  a presidente. 
Nos índices apresentados pela Santa Casa estão incluídos casos que
  chegam com frequência ao hospital, com bebês em estado grave ou que não
  tiveram acompanhamento na instituição durante o pré-natal. “Nós temos
  diversas situações dentro da grande demanda que temos aqui, mas nos
  esforçamos para atender a todos que precisam da Santa Casa. Nós
  precisamos que os municípios ofereçam mais leitos obstétricos para que também
  possam receber a sua própria demanda”, diz a presidente. 
Saldo de 2015 registra 800 partos por mês. Mesmo com demanda
  crescente, resultado ainda é positivo 
Outro dado positivo é que a mortalidade diminuiu ao mesmo tempo em que
  a demanda de mães atendidas aumentou. Houve uma redução de 64% na
  mortalidade materna entre anos de 2012 e 2015. Foram registradas
  respectivamente 41 mortes em 2012, 36 em 2013, 33 em 2014 e 25 em
  2015. Em 2014 foram registrados aproximadamente 640 partos por
  mês e em 2015 este número chegou a 800 por mês. Mesmo assim, o
  número de óbitos de mães durante o parto diminuiu de 33 para 25 por ano,
  sendo que entre as mulheres que fizeram o pré-natal na Santa Casa ele foi
  zero. 
Com estes dados, a Santa Casa contribui para duas metas dos Objetivos
  de Desenvolvimento do Milênio: a redução da mortalidade infantil e a melhoria
  da saúde das gestantes. As metas do milênio foram estabelecidas pela
  Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e
  ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). No
  caso das mães, a meta prevista pela ONU e pela Secretaria de Vigilância em
  Saúde do Ministério da Saúde era de atingir o mínimo de 35 óbitos por 100 mil
  nascidos vivos no País até 2015. 
A médica obstetra Marília Gabriela explica sobre os esforços para
  diminuir a mortalidade das mães. De acordo com ela, a equipe médica tem a
  prática de analisar e investigar os casos para avaliar quais procedimentos
  poderiam evitar novos casos de morte. As sugestões desta avaliação são
  enviadas para a gestão do hospital, que toma as decisões necessárias. Uma
  destas avaliações melhorou, por exemplo, o tempo de espera pelo leito de UTI
  adulto. 
“Nós investimos aqui em educação com os nossos cursos de
  aprimoramento, além da avaliação dos casos clínicos. Temos uma grande demanda
  da capital e do interior, devido a deficiência do atendimento básico em
  muitos municípios. Por isso, em uma das nossas avaliações percebemos a
  necessidade de diminuir o tempo de espera da UTI adulta, que em 2013 poderia
  chegar a 80 horas e, hoje, a paciente não espera mais de duas horas após o
  pedido”, explica a médica. 
Este desempenho se deu por uma soma de fatores, como a melhor gestão
  dos leitos, o novo prédio, que ampliou os serviços oferecidos, incluindo o
  Banco de Leite e projeto Mãe Canguru, mas também a dedicação dos
  profissionais para lidar com as mais diversas situações. 
Dedicação que salva vidas - Dentre as maiores causas de
  mortalidade materna registradas na Santa Casa estão: infecção, hemorragia e
  complicações da hipertensão arterial. Estes três temas têm sido
  constantemente debatidos nos cursos de aprimoramento da redução de
  mortalidade materna. O curso é uma forma de alinhar e capacitar a equipe para
  a prevenção destes casos. O resultado já pode ser visto nos índices de 2015. 
Um destes exemplos foi o caso de Mônica Braga, 32. Ela foi mãe pela
  segunda vez na maternidade da Santa Casa. A jovem teve uma gravidez arriscada
  e seu filho nasceu prematuro. Mônica e seu filho correram risco de vida
  durante a gravidez e o parto, mas  agora, após o tratamento recebido, se
  preparam para ter alta. “Eu tive problemas desde janeiro deste ano. Fui
  internada duas vezes, uma por descolamento da placenta e a última com um
  sangramento muito forte. Quando cheguei aqui fui atendida rapidamente. Fomos
  direto para a sala de cirurgia, pois a prioridade era salvar a minha vida e a
  do meu filho, que nasceu prematuro. Nós tivemos todo o apoio e orientação da
  Santa Casa e eu devo a minha vida aos médicos que nos salvaram e nos
  orientaram antes e depois do parto, pois o meu filho nasceu prematuro e hoje
  já estamos saindo de alta”, recordou. 
Enzo, o filho de Mônica, nasceu com baixo peso e passou pelo método
  Mãe Canguru, além de ter a sua alimentação complementada pelo banco de leite.
  Após 15 dias de internação, Enzo agora tem 1,745 gramas, está forte e
  liberado para ser recebido em casa. Antes de ir, a mãe recebeu orientações
  dos médicos e enfermeiras para lidar com a criança e evitar possíveis doenças
  e infecções. 
Ainda em 2016 estão previstas na Santa Casa a inauguração de mais 10
  leitos de UTI obstétrico para gestantes de alto risco no prédio materno
  infantil Dr. Almir Gabriel. O que deve melhorar ainda mais o atendimento e
  contribuir ainda para a redução da mortalidade das mães e a melhoria do
  atendimento. | 
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Texto: Diego Andrade | 
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Cosanpa monta exposição para incentivar o uso racional de água | 
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Reduzir o tempo de atividades comuns no dia a dia, como lavar o
  pátio ou a calçada, evita desperdício de água e dinheiro. Ao agir de forma
  consciente e sustentável, o consumidor diminui o valor da conta e ajuda
  a manter o equilíbrio ambiental no planeta. Buscar essa conscientização é o
  objetivo da exposição “Água pra usar, não pra desperdiçar”, promovida pela
  Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). 
O evento, que integra a programação da Semana da Água, é alusivo ao
  Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22 de março). Aberta no
  último domingo (20), a exposição pode ser visitada até o próximo sábado (26),
  no Parque Shopping, localizado na Avenida Augusto Montenegro, em Belém. 
“A exposição traz certas curiosidades, como a informação de que o cidadão
  pode economizar até 80 litros de água se fechar a torneira quando estiver
  escovando os dentes”, informa Lene Oliveira, assessora de Programas Sociais
  da Cosanpa e coordenadora da mostra. 
Uma equipe formada por quatro técnicos da Cosanpa atende o público no
  local da exposição. O visitante recebe material com informações sobre como
  evitar desperdício de água, e ainda sobre leitura do hidrômetro
  (equipamento que mede o consumo). Também são distribuídas mudas de
  plantas e água envasada na Estação de Tratamento da Cosanpa, no Parque do
  Utinga. 
Um pequeno caminhão de hidrojato integra a exposição. O veículo é
  usado para desobstrução da rede de água ou esgoto, e nos reparos de
  vazamentos. 
Combate ao desperdício - Nós incentivamos o nosso cliente a
  participar de forma efetiva, tanto em ações de combate ao desperdício de água
  dentro de casa, como evitar o desperdício denunciando furtos de água, e
  informando sobre vazamentos na rede de distribuição. Ter o usuário como
  parceiro dá muito certo”, afirma Lene Oliveira. 
Para o aposentado João Damasceno, usar a água com responsabilidade
  resulta em economia. “Eu controlo até o chuveiro na hora que vou tomar banho,
  e a minha conta de água reduz quanto mais eu economizo”, conta. 
Em 2015, a Cosanpa fez 10.626 reparos em vazamentos, nos 55 municípios
  onde atua. A média de serviços realizados no mesmo mês em que foi verificado
  o vazamento chega a 95% dos total de chamados dos usuários. A
  Cosanpa atende todas as reclamações de vazamentos, até nos feriados e finais
  de semana. 
As denúncias de vazamentos de água podem ser feitas ao call
  center 0800
  7071195, ou pelo aplicativo Governo Digital, disponível para
  Androids e I Phones. | 
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Texto: Andrea Cunha | 
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Batalhão de Polícia Ambiental resgata em Outeiro exemplar de
  Uiraçu-Falso | 
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O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), da Polícia Militar, resgatou na
  última segunda-feira (21), após receber denúncia anônima, uma ave da espécie
  Uiraçu-Falso, conhecida como Falso Gavião-Real. O animal neotropical raro, de
  menos de 1 ano de vida, que era mantido ilegalmente em uma residência na ilha
  de Outeiro, já passou por atendimento veterinário. 
Nos últimos dez anos, o Programa de Conservação do Gavião-Real (PCGR),
  do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), mapeou no Brasil mais
  de 60 ninhos de harpia, mas apenas seis de Uiraçu-Falso. A espécie encontrada
  em Outeiro será encaminhada para a sede do PCGR, no Rio Grande do Sul. 
O tenente coronel Mauro Barbas ressalta a importância de se
  denunciar os crimes ambientais como forma de auxiliar na preservação da
  natureza e punição aos criminosos. “Ao se deparar com um animal silvestre
  perdido, seja dentro de uma casa ou na rua, o correto é ligar imediatamente
  para o Centro Integrado de Operações (Ciop), número 190, para que o BPA seja
  acionado para o resgate adequado”, reforça. O dono da propriedade onde a
  ave era mantida vai responder a inquérito na Delegacia de Meio Ambiente
  (Dema). 
Somente em 2015, o Batalhão de Polícia Ambiental, responsável por
  coibir crimes ligados ao meio ambiente, resgatou 1.467 animais da fauna
  amazônica em situação de vulnerabilidade na capital paraense e proximidades –
  media de 115 ocorrências por mês. Em janeiro de 2016, foram registrados 108 casos.
  Neste período chuvoso, é alto o número de animais silvestres em migração para
  as imediações urbanas, principalmente répteis, por conta do período de
  cópula. | 
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Texto: Cristiani Sousa | 
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Arcon inicia Operação Semana Santa com fiscalização intensiva no
  Estado | 
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A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do
  Pará (Arcon-PA) dá início nesta quarta-feira (23), à Operação Semana Santa,
  por meio de seus Grupos Técnicos de Transporte Rodoviário (GTT) e Hidroviário
  (GTH). Ao todo, cerca de 60 servidores, entre gerente, supervisores,
  controladores, técnicos e fiscais, estarão em atividades para garantir um
  transporte com segurança e conforto aos que irão se deslocar de Belém para o
  interior do Estado no feriado. A operação se prolonga até o dia 28 deste mês. 
No modal rodoviário, as equipes de fiscalização estarão atuando nas
  principais áreas de maior movimento de saída de veículos para o interior do
  Estado por meio de transporte regulados por esta Agência, dando segurança e o
  conforto aos passageiros que irão utilizar este meio de transporte. 
“A operação visa a segurança dos usuários, coibir atrasos advindos dos
  operadores do transporte intermunicipal, excesso de lotação e outras avarias;
  bem como, fazer fluir o atendimento da demanda atípica deste período e conter
  o transporte não regularizado por esta Agência. A Arcon alerta para que os
  usuários procurem utilizar somente os veículos que são regulamentados junto à
  Agência”, explicou o diretor geral da Arcon, Bruno Guedes.   
O trabalho no modal rodoviário será composto por sete viaturas,
  trabalhando em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária
  Estadual e Polícia Militar. Haverá equipes de plantão no Terminal Rodoviário
  de Belém, onde o fluxo de passageiros neste período aumenta
  significativamente. 
A fiscalização nas estradas se intensificará em corredores de maior
  fluxo como Santa Izabel do Pará, Santo Antônio do Tauá e Vigia; Marudá, Apéu
  e Castanhal; Santa Maria do Pará; Alça Viária e Barcarena; Santarém e Marabá. 
Hidroviário – No modal hidroviário, a parceria da Arcon-PA será com os órgãos
  do Corpo de Bombeiros, Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), Grupamento de
  Polícia Fluvial (GFLU), além da Capitania dos Portos, que darão um importante
  apoio às ações de fiscalização da Arcon-PA. 
Na Operação Semana Santa, no setor hidroviário, estarão envolvidos
  cerca de 20 agentes, distribuídos entre a capital e o interior do Estado, em
  cidades como Soure, Salvaterra, Santarém e Itaituba. A Agência manterá uma
  equipe de plantão, durante toda a operação, no Terminal Hidroviário de Belém. 
As travessias de Belém – com saída por Icoaraci - ao porto de Camará,
  em Salvaterra, que dá acesso aos municípios do arquipélago do Marajó, também
  terão reforço na fiscalização. Assim como nas travessias para os municípios
  de Colares, São Domingos do Capim e Igarapé Miri, a presença dos fiscais será
  uma constante. 
Agilidade – Na Operação Semana Santa, equipes de fiscalização do transporte
  rodoviário vão utilizar tablets e impressoras portáteis para lavrar multas em
  tempo real, ligados diretamente ao Sistema de Informações da
  Arcon-PA (SIARC). Esses mesmos equipamentos já em estão em uso, desde o
  início deste ano pelo modal hidroviário. Desde o início de 2016, e depois da
  Operação Carnaval, 30% das multas geradas do modal hidroviário foram
  executadas por meio de tablets. Isso implica na redução do erro humano e em
  uma maior agilidade nos serviços prestados pela Arcon-PA. 
A Arcon, como em toda época de grande demanda de viagens,
  disponibiliza um telefone celular, com o aplicativo de mensagens
  instantâneas, cujo número é (91) 98887-6148, para as
  pessoas que queiram fazer denúncias ou reclamações sobre ao atendimento aos
  usuários. 
Serviço: Operação Semana Santa da Arcon-PA, de 23 a 28 de março, nos modais
  rodoviário e hidroviário, com equipes de plantão nos Terminais Rodoviário e
  Hidroviário de Belém e equipes volantes das estradas. Denúncias e reclamações
  podem ser feitas pelo número (91) 98887-6148 (também
  WhatsApp). | 
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Texto: Dedé Mesquita | 
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Detran remarca exames devido ao ponto facultativo na quinta-feira | 
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Em função do Decreto nº 1.512, publicado no Diário Oficial do Estado
  na segunda-feira (21), que faculta o expediente nos órgãos públicos estaduais
  na próxima quinta-feira (24), véspera da Sexta-Feira Santa, o
  Departamento de Trânsito do Estado (Detran) remarcou os exames de biometria
  que seriam feitos na quinta-feira no Posto Avançado, localizado na Rua
  Antônio Barreto (Paab) e na sede, na Avenida Augusto Montenegro. De acordo
  com o calendário divulgado, os exames remarcados serão feitos apenas na sede
  do órgão. 
Segundo informações da Coordenadoria de Habilitação de Condutores da
  instituição, usuários que fariam o teste no Posto da Rua Antonio Barreto e
  não querem remarcar para a sede do Detran – ou que optarem por uma data que
  não consta do novo calendário - podem remarcar o exame pelo site www.detran.pa.gov.br,
  em qualquer data disponível no sistema. 
Novas datas e horários de exames marcados para o dia 24/03/2016, no
  Paab e na sede do Detran: 
Exames marcados para o período entre 8h30 e 09h40: transferidos para o
  dia 28/03/2016, das 8 às 14 h, na sede do Detran. 
Exames marcados para o período entre 09h50 e 10h50: transferidos para
  o dia 29/03/2016, das 8 às 14 h, na sede. 
Exames marcados para o período entre 11 e 12 h: transferidos para o
  dia 30/03/2016, das 8 às 14 h, na sede. 
Exames marcados para o período entre 12h10 e 13h10h: transferidos para
  o dia 31/03/2016, das 8 às 14 h, na sede. 
Exames marcados para o período entre 13h10 e 15 h: transferidos
  para o dia 1º de abril de 2016, das 8 às 14 h, na sede do Detran. | 
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Texto: Aldirene Gama | 
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Hemopa aguarda novas doações no feriado prolongado da Páscoa | 
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Com capacidade de atendimento transfusional de apenas 60%, a Fundação
  Hemopa vai funcionar durante o feriado prolongado da Páscoa. A Unidade de
  Coleta do Castanheira e a sede do Hemopa abrem de segunda a quarta-feira, das
  7h30 às 18h; na quinta-feira (24), das 7h30 às 17h; no sábado (26), das 7h30
  às 17h. O serviço de coleta nas unidades do interior será até quarta-feira
  (23), retornando normalmente na segunda-feira (28). No entanto, o serviço de
  atendimento transfusional à rede hospitalar é ininterrupto. Somente na
  sexta-feira (25), o expediente será facultado. 
A gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias,
  convoca a população potencialmente doadora para exercitar o voluntariado.
  “Doe sangue antes de sair da capital ou nas localidades que têm posto de
  coleta de sangue. Comemore a Páscoa salvando vidas, doando sangue. Isso
  significa o renascimento de muitas pessoas que dependem desse gesto para
  sobreviver”, observou. O hemocentro está presente em Castanhal, Marabá,
  Santarém, Altamira, Abaetetuba, Tucuruí, Redenção e Capanema. 
Juciara Farias informa que neste sábado de Páscoa a sede do hemocentro
  receberá novamente os voluntários do grupo “Juntos Somos Fortes”, de Tomé-Açu/Quatro
  Bocas (PA), que está promovendo campanha nos sábados de março. “As parcerias
  são de fundamental importância para o êxito de nossas ações que beneficiam
  diretamente os usuários do serviço”, ressaltou, contando com o voluntariado
  da doação de sangue no feriado prolongado da Páscoa. 
Quem pode doar: Podem doar sangue pessoas com boa saúde,
  que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menores de 18 anos
  podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. É
  necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa
  estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três
  meses. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, o candidato deve
  estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e portar documento de identidade
  original e com foto. 
Serviço: A Fundação Hemopa fica na Trav. Padre Eutíquio, 2.109, Batista
  Campos e a Estação de Coleta Hemopa-Castanheira, no térreo do Pórtico
  Metrópole (BR-316, km 1) e realizam coletas de segunda a sexta-feira, das
  7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Alô Hemopa: 0800 280 8118. | 
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Texto: Vera Rojas | 
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Família e escola unidas em nova edição do projeto Bem Conviver | 
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Para coibir a violência na escola em todas as suas vertentes - do
  bullying até violência contra a mulher, assaltos ou roubos, depredação do
  patrimônio público, homofobia, entre outros - a Secretaria de Estado de
  Educação (Seduc) aposta numa ação integrada entre a escola e a família. A
  edição 2016 do projeto Bem Conviver foi lançada nesta terça-feira (22), no
  auditório da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do
  Pará (Prodepa). O projeto passou por mudanças, para melhor atender as
  escolas. 
Desde 2014 o órgão estadual desenvolve o projeto, sob responsabilidade
  da Coordenadoria de Ações Educativas Complementares (CAEC). A partir deste
  ano, segundo informou a coordenadora do Bem Conviver, Rosemary Nogueira,
  serão trabalhados dentro do projeto três eixos temáticos: Direitos Humanos,
  Educação Ambiental e Saúde. 
A coordenadora explica que houve a necessidade de fazer alterações em
  função dos resultados obtidos nos fóruns realizados com os gestores. “Nós
  identificamos quais as situações mais evidentes de cada bairro. Vimos que
  essas temáticas estavam distribuídas nesses três eixos. No caso dos Direitos
  Humanos, por exemplo, trabalha a questões dos gêneros, o que resvala na
  questão do bullying, homofobia e violência sexual”, informa. A coordenadora
  diz que as famílias dos alunos, mais do que nunca, são peças importantes
  nesse processo. 
Parcerias - Rosemary Nogueira ressaltou que a relação com os parceiros do
  projeto Bem Conviver foi fortalecida. Um deles é a Polícia Militar, através
  da Companhia Independente de Policiamento Escolar (Cipoe), que atua com
  policiais distribuídos em sete viaturas e três motocicletas que fazem rondas
  ostensivas nas escolas estaduais. O trabalho conta, ainda, com a parceria da
  Polícia Civil. Semanalmente, a Cipoe em conjunto com a CAEC, realiza reuniões
  sistemáticas com os gestores das Unidades Seduc na Escola (Uses), com o
  objetivo de repassar aos diretores das unidades educacionais as orientações
  de como agir em caso de assaltos ou outras situações que envolvam violência
  na escola. 
O Bem Conviver integra os projetos desenvolvidos por órgãos,
  instituições, entidades e lideranças comunitárias no combate a violência
  dentro e fora da escola, com a parceria do Ministério Público Estadual e
  Federal, Fundação Pro Paz, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos
  (SEJUDH), Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Fórum Paraense de
  Erradicação do Trabalho Infantil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e
  Polícia Militar. | 
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Texto: Rose Barbosa | 
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Oficinas do Biizu ajudam a fomentar o turismo em Ananindeua e Marituba | 
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"Hoje em dia as mídias digitais facilitam a comunicação
  comunitária e diminuem bastante o custo, porque fazer um blog
  ou uma fan page é grátis, e isso colabora para a difusão da
  comunicação como um todo". A análise do publicitário Pedro Hiraoka, da
  Secretaria de Comunicação do Pará (Secom), resume uma das funções das
  oficinas do Projeto Biizu. 
E foi baseado no princípio de democratização da comunicação
  que o Projeto Biizu trabalhou a oficina de mídias digitais, que
  atendeu 30 profissionais e estudantes da área do turismo em Marituba. A
  oficina foi realizada na Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário e durante
  uma semana trabalhou a construção de blogs e as melhores forma de
  utilizar as ferramentas das redes sociais, como as fan pages
  disponibilizadas pelo Facebook. 
"A oficina abordou as mídias digitais, redes sociais e
  finalizou com a construção de um blog sobre assuntos que eles gostam e
  já trabalham", explicou Pedro, enfatizando que o objetivo é que cada
  blog tenha continuidade e seja útil aos participantes da oficina. 
Para o turismólogo Rosenildo Ferreira, morador de Marituba, a
  continuidade de seu blog já está assegurada. "Essa oficina foi
  muito importante, especialmente por isso, pois nós já queríamos muito
  fazer um blog para divulgar a nossa agência de turismo, que está
  começando as atividades, mas não sabíamos como e nem tínhamos dinheiro para
  contratar um profissional. Agora já vamos conseguir trabalhar, além de melhorar
  a nossa fan page", informou. 
A servidora pública Tiziane Matos, diretora da Secretaria de Turismo
  de Marituba, é outra que também garante a prática do aprendizado da oficina.
  "Somos responsáveis pela fan page da Secretaria e tínhamos uma série de
  dúvidas. Agora já sei como resolver. Foi muito útil trazerem essa
  oficina pra cá", afirmou. 
Além de Tiziane e Rosenildo, a oficina contou com a participação de
  diversos profissionais da área do turismo que já se utilizavam das
  plataformas digitais no cotidiano e que agora poderão aperfeiçar o trabalho.
  "Essa oficina era uma das demandas que mais tinhamos dificuldade de
  atender, por isso fomos buscá-la. Foi muito interessante e útil, pois além de
  colocar em prática, poderemos repassar essas informações", acrescentou a
  diretora. 
A oficina de mídias digitais foi realizada em parceria com o Programa
  Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur,) da Secretaria de
  Turismo, e o Projeto Biizu, da Secom. A parceria pretende circular por
  todos os municípios que compõem a Rota Turística Belém-Bragança, resgatando a
  importância do turismo em cada região e se utilizando da comunicação
  comunitária para divulgar e melhorar as ações voltadas ao setor nessas
  localidades. | 
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Texto: Danielle Franco | 
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Aplicação dos Planos de Educação será monitorada por estados e
  municípios | 
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Durante a abertura da Formação de Coordenadores e Avaliadores
  Estaduais, na manhã desta terça-feira, 22, cerca de 40 técnicos educacionais
  dos estados da região Norte ouviram dos representantes do Ministério da
  Educação (MEC) que terão a tarefa de avaliar e monitorar a aplicação dos
  Planos de Educação de seus estados e municípios. A programação aconteceu no
  auditório do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado
  do Pará (Sinepe). A formação voltada aos técnicos prossegue até o dia
  24.  
A diretora de Ensino do município de Belém, Socorro Aquino, que
  representou a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semec), saudou os
  presentes e ressaltou a importância da ação para a implementação dos planos.
  O coordenador do Fórum Estadual de Educação (FEE) e atual secretário  de
  Ensino da Seduc, José Roberto Lima, elogiou a proposta de integração entre as
  secretarias estaduais e municipais de educação, feita pelo MEC. 
Para a promotora de Justiça, Maria da Graça Cunha, do Ministério
  Público, “a educação precisa ser encarada como política de Estado, por que é
  ela que consegue transformar e garantir direitos a todos os cidadãos”.
  Representando a Secretaria de Educação do Pará, a União dos Conselhos
  Municipais de Educação (Uncme) e o Conselho Municipal de Belém, a secretária
  de Logística Escolar, Beatriz Padovani, agradeceu a participação dos técnicos
  da região Norte e destacou a importância da formação. “Após a aprovação dos Planos, passaremos a trabalhar a sua aplicação efetiva em cada estado e município, a partir das 20 metas definidas nas diretrizes. Só assim teremos um país diferente, que reduza as desigualdades sociais”, defendeu. 
Encerrando os pronunciamentos, o representante da Secretaria de
  Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase/MEC), Geraldo Grossi, informou
  que 22 estados já estão com seus planos aprovados e que, dos 5.568
  municípios, 5.493 já conseguiram aprovação nas Câmaras Municipais. Segundo
  ele, em apenas três municípios da região Norte os processos ainda
  encontram-se em tramitação. “Esse é um esforço que o MEC está fazendo para
  que toda a sociedade possa acompanhar a execução dos planos que definirão a educação
  nos próximos 10 anos”, concluiu. 
A reunião técnica prossegue nesta quarta-feira, 23, na sede do
  Conselho Municipal de Educação de Belém, com a participação de representantes
  do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins e Pará. 
(Com informações do Conselho Estadual de Educação) | 
| 
Texto: Eduardo Rocha | 
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Portal de Serviços da Sefa tem novo layout que facilita o atendimento
  ao usuário | 
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O Portal de Serviços da Secretaria da Fazenda (Sefa), na internet,
  está com um novo layout para facilitar o acesso dos usuários. A mudança marca
  uma série de melhorias que serão apresentadas nos próximos meses. O Portal da
  Secretaria possui cerca de 80 serviços on-line, sendo que 40 destas
  aplicações são de acesso privado, ou seja, exigem cadastramento prévio junto
  à Sefa, e as demais são de acesso público. 
Segundo a diretora de Tecnologia da Informação da Sefa, a auditora de
  receitas estaduais Claudia Brito, uma das metas da Secretaria é ampliar o
  atendimento pela internet, pois ele não exige deslocamento do contribuinte e
  pode ser feito em qualquer horário. Ela conta que há uma equipe estudando as
  melhorias no Portal, para oferecer um acesso personalizado de maneira mais
  simples. “Será feita a migração de todos os serviços para uma nova
  plataforma. Também vamos mudar o modo de acesso. Hoje, o nosso usuário tem
  que fazer o login para cada um dos serviços que for acessar, mas daqui a
  alguns meses ele poderá fazer um único login e vai acessar qualquer um dos 40
  serviços disponíveis”, explicou.   
O acesso ao Portal Sefa é determinado por perfis: órgão público,
  pessoa física, servidor público, sócio de empresa, contador, etc. Com as
  mudanças que serão implementadas, o acesso se dará a partir do número do CPF
  do usuário. “Por meio dele serão reconhecidas as informações referentes
  aquele CPF, e ele poderá acessar os serviços com mais facilidade”, informa
  Claudia Brito. 
Em abril, serão disponibilizados aos usuários os primeiros quatro
  serviços on-line já na nova plataforma, e a migração vai ser feita
  progressivamente. A ideia é que até julho todos os serviços estejam
  disponíveis. “O usuário pode ficar tranquilo que não haverá interrupção no
  atendimento on-line. Durante os acessos ele vai começar a perceber as
  alterações, desde a mudança do visual do Portal, até chegar aos serviços. Em
  caso de dúvidas ele pode acionar o call center da Secretaria”, afirma a
  coordenadora do Atendimento da Secretaria, Tânia Braga. 
Senhas – Atualmente, o usuário dos serviços do Portal pode ter várias senhas de
  acesso, dependendo dos perfis que possui. A partir de abril, quando os
  serviços forem disponibilizados na nova plataforma, ele terá que optar por
  uma única senha. “Será tudo mais simples para o usuário. Ele não vai precisar
  fazer um cadastro novo, basta escolher uma única senha, entre as que possui,
  para fazer o login”, informa o auditor de receitas estaduais Eduardo Iketani. 
Outra novidade é que, com a migração, o Portal da Sefa vai aceitar a
  certificado digital via e-CPF, para os serviços privados, sem necessidade de
  fazer cadastro prévio. Hoje, o Portal só aceita certificado digital para o
  serviço Consulta a Obrigações. 
Para fazer o cadastro a pessoa deve acessar o site da Secretaria.
  Depois, por medida de segurança, será necessário ir até uma unidade
  fazendária para validar o cadastramento. Para maiores informações é só
  acessar o site www.sefa.pa.gov.br, na área do Manual do
  Atendimento, ou telefonar para o Call Center (0800
  725 5533). 
Alguns serviços disponíveis 
- Consulta e Antecipação de IPVA 
- Consulta a pagamentos realizados 
- Confirmação de Autenticidade das Certidões 
- Emissão de Documento de Arrecadação Estadual (DAE) 
- Entrega de Declaração de Informações Econômico Fiscais (DIEF) 
- Nota Fiscal Avulsa (NFA) 
- Pedido de Autorização de documentos fiscais e Pedido de uso de ECF | 
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Texto: Ana M. Pantoja | 
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Deputados aprovam projetos nas área de segurança, saúde e cultura  | 
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A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), aprovou vários
  projetos em discussão na Ordem do Dia, na manhã desta terça–feira
  (22/03), realizada no Plenário Newton Miranda.   
Ao todo, quatro projetos de autoria dos deputados estaduais foram
  aprovados. Dentre eles destaca–se o Projeto de Lei de Indicação 35/2015
  que institui o Sistema de Identificação Balística para a elucidação de crimes
  no Estado do Pará (SIBEC). De autoria do deputado Coronel Neil, o PL possui
  entre outros objetivos, a criação e manutenção de um banco de dados
  automatizado e integrado para identificar e rastrear as armas de fogo. 
“É preciso estabelecer mecanismos por meio da criação de um cadastro
  único que consiga dotar as polícias do Pará com meios mais eficazes para
  ajudar na elucidação de crimes envolvendo o disparo com armas de fogo”,
  justificou Neil.  O parlamentar informaou ainda que o projeto vai
  contribuir com o trabalho dos peritos criminais do Instituto Médico Legal
  (IML). O projeto segue, agora, para a sanção do governador, sendo
  que o SIBEC será administrado pela Polícia Judiciária, designado pela Polícia
  Civil do Pará.   
Outro destaque, em redação final, foi a aprovação do projeto
  de Lei 36/2105 que declara como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do
  Pará, o "RE X PA", de autoria do deputado Soldado
  Técio.  O projeto será enviado ao governador Simão Jatene para
  apreciação. Em sua justificativa, o parlamentar destaca que o
  "RE x PA" é considerado um dos maiores clássicos da região Norte e
  também do país. “Temos que nos render a essa manifestação cultural do
  esporte no Pará, valorizando e reconhecendo”, ressaltou.  
OBESIDADE -  Em segundo turno, foi aprovado o projeto 059/2015
  de autoria do deputado Eduardo Costa, que institui no âmbito do Estado do
  Pará, a Semana da Mobilização Contra a Obesidade Infantil, a ser realizada na
  semana do dia 11 de outubro, Dia Mundial de combate à obesidade.   
UTILIDADE PÚBLICA - Outro projeto apreciado, que recebeu
  aprovação foi o PL  284/2015, que declara a Associação Quilombola
  São Jorge, do Município de Moju, como Utilidade Pública do Estado do Pará. A
  proposição é do deputado Airton Faleiro.  | 
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Texto: Mara Barcellos | 
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Afixação de cartazes sobre omissão de socorro em hospitais pode se
  tornar obrigatória | 
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Todos os dias, centenas de pacientes batem na porta dos hospitais e
  não conseguem ser atendidos. Muitos acabam voltando pra casa com a doença
  ainda mais grave e até falecendo por falta de um atendimento médico que
  poderia resolver a situação, amenizar a dor ou até mesmo salvar a vida. 
A maioria da população não sabe que a falta de atendimento médico, configurado
  como omissão de socorro, é um crime previsto no código penal brasileiro. 
O artigo 135 CPB, prevê detenção de 1 (um) a 6 (seis) meses e
  multa, para quem deixar de prestar assistência, quando for possível
  fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou a pessoa
  inválida ou ferida, ao desamparado ou em grave e iminente perigo, ou não
  pedir nesses casos, o socorro da autoridade pública. A pena pode ser
  aumentada, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e
  triplica, se resultar a morte do paciente. 
Para orientar a população sobre esses direito, o deputado Chicão
  propôs o Projeto de Lei que obriga os prontos socorros, hospitais e clinicas
  de saúde, publica e privada, a afixar cartazes esclarecedores acerca da
  legislação que prevê o crime de omissão de socorro. 
A divulgação do cartaz deverá ser exposta em lugares visíveis ao
  público, nas entradas principais de circulação e deverá ser escrita em letras
  que possibilitem a sua visualização à distancia.   | 
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Texto: Dinan Laredo | 
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Hospital Santa Rosa em Abaetetuba será concluído em dezembro de 2016 | 
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O Governo do Estado assinou ordem de serviço para execução da segunda
  etapa das obras do Hospital Municipal Santa Rosa, no município de Abaetetuba,
  região nordeste do Estado. 
A assinatura para retomada dos serviços contou com a presença da
  secretária de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Noêmia
  Jacob; do secretário de Estado de Saúde Pública, Vitor Mateus, e da
  prefeita de Abaetetuba, Francinete Carvalho. Após a agenda administrativa,
  os gestores estaduais foram conferir as obras do hospital,
  acompanhados pela equipe da prefeitura. 
As antigas instalações do hospital, inaugurado em agosto de
  1983, estão sendo reformadas e ampliadas, conforme projeto
  arquitetônico elaborado e aprovado pela Vigilância Sanitária
  Estadual/Sespa. Os recursos são oriundos do tesouro estadual, orçados em
  R$ 9.917.560,27. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em dezembro
  deste ano. 
Serviços – O novo hospital terá de 97 leitos, distribuídos nos seguintes
  ambientes: UTI adulta (10 leitos); UCI neonatal (10 leitos); internação
  obstétrica (25 leitos); internação pediátrica (21 leitos – com brinquedoteca
  e estimulação); internação cirúrgica (9 leitos); internação clínica (17
  leitos); Parto, Pré e Pós-Parto (5 leitos). As obras físicas contemplam
  um centro cirúrgico com três salas, seis consultórios, banco
  de leite, laboratório de análises clínicas e métodos gráfico/apoio
  diagnóstico, lavanderia, cozinha, farmácia, almoxarifado, vestiários,
  abrigo de resíduos e necrotério. | 
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Texto: Izabel Cunha | 
 
 
 
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