Total de visualizações de página

segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Papa Bento 16 vai renunciar, anuncia Vaticano




Renúncia será apresentada em 28 de fevereiro; pontífice justificou sua saída por causa de sua 'idade avançada'
iG São Paulo

O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (11) que o papa Bento 16 vai renunciar ao seu cargo em 28 de fevereiro de 2013.

Bento 16, 85 anos, se tornou papa em 2005, após a morte de João Paulo 2º. Esse é o primeiro caso de renúncia no papado em quase 600 anos. A decisão abre caminho para a realização de um conclave que elegerá um novo papa antes do final de março.
Bento 16 anunciou sua decisão durante um encontro de cardeais do Vaticano na manhã desta segunda-feira. Diante dos cardeais, ele justificou sua saída devido à sua idade avançada e à diminuição de sua força. 
De acordo com o comunicado emitido pelo Vaticano, Bento 16 disse que após um exame de consciência diante de Deus, "cheguei à certeza de que minhas forças, devido à idade avançada já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino". Ele afirmou também que, para cumprir com suas obrigações é "necessário também o vigor quer do corpo, quer do espírito; vigor este que, nos últimos meses, fui diminuindo de tal modo em mim que tenho que reconhecer a minha incapacidade".
Aos 78 anos, o cardeal Joseph Ratzinger foi um dos papas eleitos com idade mais avançada. Ele assumiu quando a Igreja Católica passava por uma de suas maiores crises - acusações de abuso sexual contra crianças envolvendo padres.
Postar um comentário

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...