Total de visualizações de página

quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Prefeitura mobiliza população de Belém para retomar o BRT








O Hangar Centro de Convenções da Amazônia estará de portas abertas nesta quarta-feira, 27, a partir das 17 horas, para qualquer pessoa que quiser esclarecer dúvidas sobre o projeto do Bus Rapid Transit (BRT) em Belém, ou mesmo apresentar propostas para o melhor funcionamento do sistema na capital.
A reunião pública é uma iniciativa da prefeitura de Belém, que pretende discutir amplamente de forma direta e transparente os motivos que levaram à execução apressada e sem planejamento do projeto e os novos rumos que serão tomados a partir da integração do BRT municipal ao projeto Ação Metrópole, do governo do Estado.
A importância da participação popular é reforçada pelo prefeito Zenaldo Coutinho.“Estamos convidando todos que queiram discutir o BRT.Vamos ter exposições técnicas dos especialistas da prefeitura e do Governo do Estado, Caixa Econômica Federal, ministérios públicos Federal e Estadual, Construtora Andrade Gutierrez, enfim, todos aqueles que estão envolvidos ou que estão debatendo essa questão”, afirma o prefeito.
Os motivos para a exclusão do BRT do projeto Ação Metrópole, por decisão do ex-prefeito Duciomar Costa, e as competências do Estado e do município no projeto de ônibus rápido na região metropolitana serão expostos logo no início da reunião pelo diretor geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), César Meira.
Em seguida a diretora superintendente da Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém (Amub), Maisa Tobias, explica o cenário atual das obras, com foco nas intervenções sem planejamento, realizadas pela gestão anterior, bem como as medidas adotadas pela nova gestão durante a transição do governo, com destaque para as audiências com o Ministério das Cidades.
Na sequência o secretário municipal de Urbanismo, Eduardo Leão, apresenta as inviabilidades técnicas e legais para o prosseguimento das obras com base nas restrições impostas pelos Tribunais de Contas do Município e da União e Caixa Econômica Federal, que devolveu 12 projetos executivos.
Encerrando a fase de exposições o prefeito Zenaldo Coutinho faz um panorama geral, destacando o empenho da nova gestão para garantir a saúde financeira do município. O prefeito também vai mostrar como pretende enfrentar os problemas técnicos para retomar imediatamente as obras do BRT, em parceria com o Governo de Estado.
Após as exposições, a palavra será aberta para o público e demais entidades presentes. “A ideia é que possamos tomar decisões, mas decisões em conjunto com a sociedade e da maneira mais transparente possível”, conclui Zenaldo.

Texto e Fotos: NID Comus




Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...