Governo Digital agiliza trabalho e aumenta segurança na gestão pública
|
O Governo do Pará está investindo em tecnologia para garantir mais
segurança e facilitar a utilização dos sistemas de gestão dos órgãos públicos
paraenses. O site do Governo Digital é uma novidade que veio para
facilitar o acesso dos servidores aos sistemas informatizados desenvolvidos
pela Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa). Trata-se de um
serviço que disponibiliza um acesso único a todos os sistemas desenvolvidos
pela empresa, utilizando softwares de navegação na internet (Explorer,
Mozilla Firefox e Google Chrome).
Pela proposta de serviço, todos os novos sistemas corporativos a serem
desenvolvidos em plataforma WEB agora podem ser incluídos no Governo Digital
a partir de sua concepção, de acordo com padrões de integração e homologação
propostas pela Prodepa. Também será realizada uma análise individual dos
sistemas em uso e ainda fora da plataforma, para avaliar o interesse,
oportunidade e esforço necessário para migração desses sistemas para o
Governo Digital.
Theo Pires, Presidente da Prodepa, fala sobre a facilidade e segurança
do serviço. “Com um único login e uma única senha, o usuário possui todos os
serviços e sistemas a ele autorizados disponíveis e com as devidas permissões
individuais de acesso. Para impedir que as informações que trafegam pela
solução sejam visualizadas por terceiros é utilizada uma tecnologia que
permite a criptografia de dados. A iniciativa promove maior segurança e
agilidade no acesso, além de um maior controle do nível de acesso dos
usuários nos sistemas pelas secretarias e órgãos do Estado”, afirma.
O Governo Digital, inclusive, é um dos dois sistemas desenvolvidos
pela Prodepa que ficaram entre os 20 finalistas do Prêmio Excelência em
Governo Eletrônico (Prêmio e-Gov 2013). Os projetos Amanaedu e Governo
Digital foram os únicos da região Norte a se classificar, o primeiro na
categoria e-Serviços Públicos e o segundo em e-Administração Pública. Criado
em 2002, o Prêmio e-Gov é uma iniciativa da Associação Brasileira de
Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e do
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Concedida anualmente, a premiação tem o objetivo de reconhecer e
incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico na
administração pública e divulgar ações que, com o uso da tecnologia da
informação, visem modernizar a gestão pública em benefício da
população. Sendo um prêmio de excelência, na avaliação dos projetos, o
e-Gov considera o ineditismo da solução, a qualidade técnica, a possibilidade
de replicar o projeto em outros governos e, principalmente, a efetividade, ou
seja, qual o público beneficiado e que resultado a ferramenta atingiu ou vai
atingir. Cada solução é inscrita em uma das duas categorias.
Integração
O Governo Digital foi selecionado à final da categoria e-Administração
Pública referente às iniciativas no campo do governo eletrônico voltadas
para a qualidade da integração entre os serviços governamentais, envolvendo
ações de reestruturação e modernização de processos e rotinas, bem como
projetos realizados internamente nos órgãos. A novidade facilita o acesso dos
servidores do governo do Estado aos sistemas informatizados desenvolvidos
pela Prodepa.
O Sistema Obras Pará, novo instrumento de monitoramento, gestão e
acompanhamento de todas as obras públicas do Governo do Estado, desenvolvido
pela Prodepa, já está em pleno funcionamento. A nova ferramenta pode ser
acessada no endereço eletrônico www.obras.pa.gov.br. No
site, o gestor tem acesso a informações sobre todas as obras concluídas,
atrasadas ou em andamento, cronograma previsto, valores dos contratos e os
municípios beneficiados.
“O sistema é totalmente on line e vai poder ser acessado tanto de
computadores quanto de tablets, bastando apenas estar conectado à internet”,
explica Anderson Góes, gerente de Tecnologia e Inovação da Prodepa. O Obras
Pará fornece informações georreferenciadas, permitindo a visualização de
todas as obras em um mapa online. O sistema pode ser utilizado por todos os
órgãos da administração pública, cabendo à Secretaria Especial de
Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável (Seinfra),
gestora da ferramenta, o gerenciamento destas atribuições.
Monitorado por técnicos da Seinfra, o Obras Pará assegura
transparência às ações na área de infraestrutura, com acesso online imediato.
O processo de compilação das informações começa com a transferência
automática de todos os dados do Sistema Integrado de Administração Financeira
para Estados e Municípios (Siafem) para o Obras Pará. A partir daí as
secretarias e órgãos poderão fazer a atualização das informações, como
mudanças de datas, andamento, fotos das obras e cadastramento de boletins de
medição. Com os dados atualizados e organizados, o sistema gera
relatórios imediatos sobre as obras cadastradas, mostrando as medições com
seus devidos boletins, subsidiando, assim, a Seinfra na tomada de decisões
relativas ao pagamento de obras.
Educação
Outro sistema desenvolvido pela Prodepa foi direcionado
especificamente para a área da Educação. O Amanaedu é um sistema de
armazenamento de dados na modalidade “nuvem” criado para auxiliar na comunicação
e compartilhamento de informações entre os diferentes setores da educação
pública do Estado. Foi também o único projeto brasileiro aprovado no
International Conference and Summer School on Computing, Networking and
Communications (Conferência Internacional e Escola de Verão em Informática,
Redes e Comunicações - N2C 2013). O Amanaedu ficou entre os dez
finalistas da categoria e-Serviços Públicos, em que concorrem iniciativas no
campo do governo eletrônico voltadas para o provimento de informações e
serviços aos cidadãos e empresas, bem como de interação direta entre o
cidadão e empresas e o governo e para a inclusão digital, considerando tanto
meios virtuais quanto físicos.
O projeto incorpora três portais: Seuted (www.seuted.pa.gov.br),
Pro TV (www.protv.pa.gov.br/edu) e Proa (www.proa.pa.gov.br).
O primeiro, o Serviço Estadual para o Uso de Tecnologias no Ensino à
Distância, centraliza todos os ambientes virtuais de aprendizagem. O Pro TV
tem o recurso de uso de streaming multimídia e é o repositório de áudio
e vídeo que armazena todo o conteúdo audiovisual do Estado. O Proa é o Portal
de Objetos de Aprendizagem. Usados em conjunto, fornecem a base de uma nova
abordagem educacional, que pode ser posta em prática em todos os níveis de
ensino.
Para o gerente de Tecnologia e Inovação da Prodepa, Anderson Góes, responsável
pelo projeto, o Amanaedu deve beneficiar cidadãos, funcionários públicos,
estudantes do ensino médio ou superior e todos aqueles que precisem de acesso
mais facilitado à educação. “A intenção é aproveitar a estrutura do
Navegapará, para aumentar o acesso à educação não só na Região Metropolitana
de Belém, mas principalmente fazer com que ela chegue a regiões onde
geograficamente o deslocamento é muito complicado”, explica.
É uma alternativa para levar o máximo possível de inclusão a estas
localidades. A partir do repositório, por exemplo, de objetos de
aprendizagem, qualquer cidadão consegue entrar e baixar material didático e a
partir do Pro TV e do Seuted. “Fica muito mais fácil pro cidadão assistir
vídeo-aula e fazer mesmo cursos inteiros com maior flexibilidade de horário,
ou mesmo de local”, completa.
|
Texto:
Nátia Machado |
Encontro Regional de Didática inscreve até esta quarta
|
Os interessados em participar do II Encontro Regional de Didática e Prática
de Ensino da Amazônia (Erdipea), promovido pelo Centro de Ciências Sociais e
Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), devem se
inscrever até esta quarta-feira, 23. O candidato deve preencher o formulário
disponível no site http://ccse.uepa.br/ccse/ e enviar para o
e-mail erdpe.uepa@gmail.com. Um dos objetivos do
evento é a troca de informações entre os profissionais das áreas de
licenciatura e educação sobre as vivências relacionadas às didáticas e
práticas de ensino.
|
Texto:
Ize Sena |
Sefa ministra palestra sobre novo serviço
|
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) vai realizar
palestra informativa para empresas e contadores sobre o novo serviço
"Consulta a Obrigações", que estará disponível no portal de
serviços da secretaria na internet a partir do dia 28 de abril
deste ano. Totalmente informatizado, o novo serviço vai permitir que sócios e
contadores autorizados pelas empresas acessem os dados relativos aos débitos
de ICMS e omissão de obrigações acessórias.
Para acessar o serviço será necessário fazer cadastramento prévio no portal
e utilizar certificação digital. As inscrições podem ser feitas utilizando a
ficha, que se encontra no site da secretaria (www.sefa.pa.gov.br)
e enviada ao e-mail consultaobrigacoes@sefa.pa.gov.br. O
portal de serviços da Sefa possui 85 serviços disponíveis para os
cidadãos e as empresas.
|
Texto:
Ana M. Pantoja |
Nenhum comentário:
Postar um comentário