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Governo Digital agiliza trabalho e aumenta segurança na gestão pública | 
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O Governo do Pará está investindo em tecnologia para garantir mais
  segurança e facilitar a utilização dos sistemas de gestão dos órgãos públicos
  paraenses. O site do Governo Digital é uma novidade que veio para
  facilitar o acesso dos servidores aos sistemas informatizados desenvolvidos
  pela Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa). Trata-se de um
  serviço que disponibiliza um acesso único a todos os sistemas desenvolvidos
  pela empresa, utilizando softwares de navegação na internet (Explorer,
  Mozilla Firefox e Google Chrome). 
Pela proposta de serviço, todos os novos sistemas corporativos a serem
  desenvolvidos em plataforma WEB agora podem ser incluídos no Governo Digital
  a partir de sua concepção, de acordo com padrões de integração e homologação
  propostas pela Prodepa. Também será realizada uma análise individual dos
  sistemas em uso e ainda fora da plataforma, para avaliar o interesse,
  oportunidade e esforço necessário para migração desses sistemas para o
  Governo Digital. 
Theo Pires, Presidente da Prodepa, fala sobre a facilidade e segurança
  do serviço. “Com um único login e uma única senha, o usuário possui todos os
  serviços e sistemas a ele autorizados disponíveis e com as devidas permissões
  individuais de acesso. Para impedir que as informações que trafegam pela
  solução sejam visualizadas por terceiros é utilizada uma tecnologia que
  permite a criptografia de dados. A iniciativa promove maior segurança e
  agilidade no acesso, além de um maior controle do nível de acesso dos
  usuários nos sistemas pelas secretarias e órgãos do Estado”, afirma. 
O Governo Digital, inclusive, é um dos dois sistemas desenvolvidos
  pela Prodepa que ficaram entre os 20 finalistas do Prêmio Excelência em
  Governo Eletrônico (Prêmio e-Gov 2013). Os projetos Amanaedu e Governo
  Digital foram os únicos da região Norte a se classificar, o primeiro na
  categoria e-Serviços Públicos e o segundo em e-Administração Pública. Criado
  em 2002, o Prêmio e-Gov é uma iniciativa da Associação Brasileira de
  Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e do
  Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. 
Concedida anualmente, a premiação tem o objetivo de reconhecer e
  incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico na
  administração pública e divulgar ações que, com o uso da tecnologia da
  informação, visem modernizar a gestão pública em benefício da
  população. Sendo um prêmio de excelência, na avaliação dos projetos, o
  e-Gov considera o ineditismo da solução, a qualidade técnica, a possibilidade
  de replicar o projeto em outros governos e, principalmente, a efetividade, ou
  seja, qual o público beneficiado e que resultado a ferramenta atingiu ou vai
  atingir. Cada solução é inscrita em uma das duas categorias. 
Integração 
O Governo Digital foi selecionado à final da categoria e-Administração
  Pública referente às iniciativas no campo do governo eletrônico voltadas
  para a qualidade da integração entre os serviços governamentais, envolvendo
  ações de reestruturação e modernização de processos e rotinas, bem como
  projetos realizados internamente nos órgãos. A novidade facilita o acesso dos
  servidores do governo do Estado aos sistemas informatizados desenvolvidos
  pela Prodepa. 
O Sistema Obras Pará, novo instrumento de monitoramento, gestão e
  acompanhamento de todas as obras públicas do Governo do Estado, desenvolvido
  pela Prodepa, já está em pleno funcionamento. A nova ferramenta pode ser
  acessada no endereço eletrônico www.obras.pa.gov.br. No
  site, o gestor tem acesso a informações sobre todas as obras concluídas,
  atrasadas ou em andamento, cronograma previsto, valores dos contratos e os
  municípios beneficiados. 
“O sistema é totalmente on line e vai poder ser acessado tanto de
  computadores quanto de tablets, bastando apenas estar conectado à internet”,
  explica Anderson Góes, gerente de Tecnologia e Inovação da Prodepa. O Obras
  Pará fornece informações georreferenciadas, permitindo a visualização de
  todas as obras em um mapa online. O sistema pode ser utilizado por todos os
  órgãos da administração pública, cabendo à Secretaria Especial de
  Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável (Seinfra),
  gestora da ferramenta, o gerenciamento destas atribuições. 
Monitorado por técnicos da Seinfra, o Obras Pará assegura
  transparência às ações na área de infraestrutura, com acesso online imediato.
  O processo de compilação das informações começa com a transferência
  automática de todos os dados do Sistema Integrado de Administração Financeira
  para Estados e Municípios (Siafem) para o Obras Pará. A partir daí as
  secretarias e órgãos poderão fazer a atualização das informações, como
  mudanças de datas, andamento, fotos das obras e cadastramento de boletins de
  medição. Com os dados atualizados e organizados, o sistema gera
  relatórios imediatos sobre as obras cadastradas, mostrando as medições com
  seus devidos boletins, subsidiando, assim, a Seinfra na tomada de decisões
  relativas ao pagamento de obras. 
Educação 
Outro sistema desenvolvido pela Prodepa foi direcionado
  especificamente para a área da Educação. O Amanaedu é um sistema de
  armazenamento de dados na modalidade “nuvem” criado para auxiliar na comunicação
  e compartilhamento de informações entre os diferentes setores da educação
  pública do Estado. Foi também o único projeto brasileiro aprovado no
  International Conference and Summer School on Computing, Networking and
  Communications (Conferência Internacional e Escola de Verão em Informática,
  Redes e Comunicações - N2C 2013). O Amanaedu ficou entre os dez
  finalistas da categoria e-Serviços Públicos, em que concorrem iniciativas no
  campo do governo eletrônico voltadas para o provimento de informações e
  serviços aos cidadãos e empresas, bem como de interação direta entre o
  cidadão e empresas e o governo e para a inclusão digital, considerando tanto
  meios virtuais quanto físicos. 
O projeto incorpora três portais: Seuted (www.seuted.pa.gov.br),
  Pro TV (www.protv.pa.gov.br/edu) e Proa (www.proa.pa.gov.br).
  O primeiro, o Serviço Estadual para o Uso de Tecnologias no Ensino à
  Distância, centraliza todos os ambientes virtuais de aprendizagem. O Pro TV
  tem o recurso de uso de streaming multimídia e é o repositório de áudio
  e vídeo que armazena todo o conteúdo audiovisual do Estado. O Proa é o Portal
  de Objetos de Aprendizagem. Usados em conjunto, fornecem a base de uma nova
  abordagem educacional, que pode ser posta em prática em todos os níveis de
  ensino. 
Para o gerente de Tecnologia e Inovação da Prodepa, Anderson Góes, responsável
  pelo projeto, o Amanaedu deve beneficiar cidadãos, funcionários públicos,
  estudantes do ensino médio ou superior e todos aqueles que precisem de acesso
  mais facilitado à educação. “A intenção é aproveitar a estrutura do
  Navegapará, para aumentar o acesso à educação não só na Região Metropolitana
  de Belém, mas principalmente fazer com que ela chegue a regiões onde
  geograficamente o deslocamento é muito complicado”, explica. 
É uma alternativa para levar o máximo possível de inclusão a estas
  localidades. A partir do repositório, por exemplo, de objetos de
  aprendizagem, qualquer cidadão consegue entrar e baixar material didático e a
  partir do Pro TV e do Seuted. “Fica muito mais fácil pro cidadão assistir
  vídeo-aula e fazer mesmo cursos inteiros com maior flexibilidade de horário,
  ou mesmo de local”, completa. | 
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Texto: Nátia Machado | 
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Encontro Regional de Didática inscreve até esta quarta | 
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Os interessados em participar do II Encontro Regional de Didática e Prática
  de Ensino da Amazônia (Erdipea), promovido pelo Centro de Ciências Sociais e
  Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), devem se
  inscrever até esta quarta-feira, 23. O candidato deve preencher o formulário
  disponível no site http://ccse.uepa.br/ccse/ e enviar para o
  e-mail erdpe.uepa@gmail.com. Um dos objetivos do
  evento é a troca de informações entre os profissionais das áreas de
  licenciatura e educação sobre as vivências relacionadas às didáticas e
  práticas de ensino. | 
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Texto: Ize Sena | 
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Sefa ministra palestra sobre novo serviço | 
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A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) vai realizar
  palestra informativa para empresas e contadores sobre o novo serviço
  "Consulta a Obrigações", que estará disponível no portal de
  serviços da secretaria na internet a partir do dia 28 de abril
  deste ano. Totalmente informatizado, o novo serviço vai permitir que sócios e
  contadores autorizados pelas empresas acessem os dados relativos aos débitos
  de ICMS e omissão de obrigações acessórias. 
Para acessar o serviço será necessário fazer cadastramento prévio no portal
  e utilizar certificação digital. As inscrições podem ser feitas utilizando a
  ficha, que se encontra no site da secretaria (www.sefa.pa.gov.br)
  e enviada ao e-mail consultaobrigacoes@sefa.pa.gov.br. O
  portal de serviços da Sefa possui 85 serviços disponíveis para os
  cidadãos e as empresas. | 
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Texto: Ana M. Pantoja | 
 
 
 
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