Total de visualizações de página

quarta-feira, abril 23, 2014

Uepa seleciona candidatos para a concessão de bolsas de incentivo





Prodepa retransmite o NETmundial - Encontro Sobre o Futuro da Governança da Internet
O NETmundial – Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet foi aberto na manhã desta quarta-feira (23), em São Paulo, e retransmitido para 33 locais de 22 países no mundo todo. O Brasil tem três retransmissores, e a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) é o retransmissor oficial da região Norte. Os outros dois ficam em São Paulo, sede do evento, e em Brasília.
Participaram da abertura a presidente Dilma Rousseff, o ministro da Comunicação, Paulo Bernardo, o presidente do NETmundial, Virgílio Almeida, e o sub-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Wu Hongbo, além de representantes da sociedade civil e do setor privado, comunidade técnica e acadêmica.
Durante o seu pronunciamento, a presidente Dilma Rousseff sancionou, simbolicamente, o Marco Civil da Internet, aprovado na última terça-feira (22) pelo Senado. "O Brasil defende que a governança da internet seja multissetorial, multilateral, democrática e transparente. Consideramos esse modelo a melhor forma de exercício", declarou a presidente.
Segundo Dilma, além da contribuição ao crescimento econômico, a internet tem permitido a reinvenção permanente no modo como as pessoas e as instituições interagem, inclusive politicamente. "Essa reunião responde a um anseio global por mudanças da situação vigente e pelo fortalecimento sistemático da liberdade de expressão na internet e a proteção a direitos humanos básicos, como é o caso do direito a privacidade. E, sem sombra de dúvida, também ao tratamento das discussões na internet de forma respeitosa, garantindo seu caráter democrático e aberto”, completou.
Uma das presenças mais aguardadas, Tim Berners-Lee, inventor da World Wide Web, destacou a importância da neutralidade da rede para a continuidade de sua evolução. “A explosão de inovação na internet nos últimos 25 anos ocorreu apenas pelo fato de a rede ser neutra. Conforme a rede dá mais poder às pessoas, individualmente e coletivamente, muitas estão abusando ou ameaçando abusar da internet e dos cidadãos. Cabe a nós decidir o que queremos na rede que teremos nos próximos 25 anos”, analisou.
Para dar suporte ao debate, o NETmundial colocou para consulta pública o documento de referência que será guia para as discussões entre os representantes de diferentes setores, de mais de 80 países, que estarão nesta quarta e quinta-feira (24) em São Paulo. O documento, que esteve disponível durante cinco dias no endereço http://document.netmundial.br, contou com uma inovadora ferramenta para receber comentários e avaliação externa. As contribuições que foram aceitas até a última segunda-feira (21) foram consideradas e devem valorizar as discussões no evento.
O primeiro painel da tarde discutiu a definição de metas para o NETmundial. Já a sessão de trabalho debateu os princípios, nos seguintes temas: direitos humanos; cultura e diversidade linguística; espaço unificado e não fragmentado; segurança, estabilidade e resiliência da internet; arquitetura aberta e distribuída; ambiente propício para a inovação e criatividade; princípios do processo de governança da internet e padrões abertos.
Na programação do segundo dia, o tema do primeiro painel será NETmundial e o Ecossistema de Governança da Internet. Na sequência haverá uma sessão de consulta pública com as partes interessadas sobre a transição do papel de liderança da USG sobre as funções da Internet Assigned Numbers Authority (Iana).

Texto:
Nátia Machado


Ourém receberá infraestrutura para ser Cidade Digital do Navegapará
O município de Ourém, situado a cerca de 70 km de Belém, no nordeste do Estado, será a mais nova Cidade Digital do Programa Navegapará. A implantação da infraestrutura de telecomunicações no município é fruto do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa) e Prefeitura Municipal de Ourém, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (23).
O projeto da Cidade Digital de Ourém consiste na implantação de uma moderna rede de comunicação de dados no município, que permitirá o acesso à internet com altas taxas de transmissão para órgãos e instituições dos governos municipal e estadual instalados no município. “A chegada do Programa Navegapará em um município possibilita mais desenvolvimento à região, por trazer tecnologia da informação e inclusão social, através da inclusão digital, além de possibilitar ao interior do Estado acesso aos serviços públicos pela internet, como consultas sobre documentos e inscrição em concursos ", destaca a coordenadora Gabriela Campos.
Inicialmente, cinco pontos já escolhidos pela Prefeitura de Ourém serão contemplados com a internet do Navegapará: Prefeitura Municipal, Secretarias Municipais de Educação, Saúde, de Trabalho e Assistência, e de Meio Ambiente e Agricultura.
Acesso livre - A estrutura da rede de comunicação a ser montada utilizará modernas soluções tecnológicas, envolvendo a montagem de redes sem fio. Além disso, o Complexo Cultural e Turístico, localizado na orla da sede municipal, receberá a instalação de um ponto de hotzone – acesso livre e gratuito para moradores de Ourém, por meio da tecnologia sem fio (WiFi).
Outro item importante da nova parceria oferecerá as condições para que Ourém, a partir de agora, receba infocentros do Programa Navegapará. A Prefeitura Municipal poderá se inscrever no edital destinado a instituições públicas que queiram implantar novos espaços públicos de inclusão digital e cidadania em seus municípios.
O Programa Navegapará está com dois editais abertos para implantação de infocentros. O primeiro refere-se à Modalidade 1 - Link de Internet, voltado para órgãos públicos e entidades do terceiro setor. O segundo edital refere-se à Modalidade 2 – Link de Internet e Equipamentos, somente para entidades do terceiro setor. Mais informações sobre os editais estão disponíveis em http://www.secti.pa.gov.br/?q=node/2766.

Texto:
Ana C. Pimenta


Sefa oferece palestra sobre novo serviço nesta quarta-feira
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) vai realizar nesta quarta-feira, 24, palestra para empresas e contadores sobre o novo serviço "Consulta a Obrigações", que estará disponível no Portal de Serviços da secretaria na internet, a partir do dia 28 de abril/2014. 
O novo serviço é totalmente informatizado e vai permitir que sócios e contadores autorizados pelas empresas acessem os dados relativos aos débitos de ICMS e omissão de obrigações acessórias. As inscrições podem ser feitas utilizando a ficha que se encontra no site da secretaria (www.sefa.pa.gov.br) e enviada ao email consultaobrigacoes@sefa.pa.gov.br.
De acordo com a diretora de Arrecadação e Informações Fazendárias, Edna Farage, o serviço tem a vantagem de permitir a visualização dos débitos e gerar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para recolhimento do imposto, sem deslocamento até uma unidade fazendária.
O serviço funciona como uma Conta Corrente Fiscal, consolidando as informações do contribuinte, podendo ser acessado somente pelo Portal de Serviços da Sefa (www.sefa.pa.gov.br), mediante cadastramento prévio no portal, e exige uso de certificação digital. O portal possui 85 serviços disponíveis para os cidadãos e as empresas. Para maiores informações acesse o site www.sefa.pa.gov.br ou ligue para o Call Center Sefa, 0800.725.5533.

Texto:
Ana M. Pantoja


Uepa seleciona candidatos para a concessão de bolsas de incentivo
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) prorrogou o prazo de entrega de documentos comprobatórios do processo seletivo para a concessão de bolsas de incentivo acadêmico. Os candidatos selecionados deverão entregar até a próxima sexta-feira (25) cópia impressa do formulário de inscrição preenchido, e as cópias dos documentos comprobatórios das informações prestadas, em envelope lacrado e identificado.
Os alunos dos campi da capital devem entregar os documentos no protocolo da Reitoria, de 8h às 14h, endereçado ao Núcleo de Assuntos Estudantis (NAE). Os alunos dos demais campi devem se dirigir ao protocolo do próprio campus, de acordo com o horário de funcionamento.
O processo seletivo é constituído de duas etapas obrigatórias: verificação de cálculo da renda familiar e análise dos documentos fornecidos no ato do cadastro. Se necessário, haverá duas etapas complementares, que serão a entrevista e a visita domiciliar. São ofertadas 320 bolsas no valor de R$ 350.
Todas as etapas serão de caráter eliminatório e serão aplicadas na capital pela equipe do NAE, e nos demais campi, por comissões. O resultado final será divulgado até o dia 20 de maio deste ano. Os alunos selecionados no projeto deverão comparecer ao NAE ou às Coordenações dos Campi de 21 a 26 de maio, com os documentos originais para assinatura do termo de compromisso.Os alunos que não forem selecionados ficarão como cadastro reserva.
O aluno bolsista obrigatoriamente deverá desenvolver atividades complementares de ensino, pesquisa e extensão perfazendo uma carga horária de, no mínimo, oito horas semanais. A bolsa de incentivo acadêmico será concedida no período de 1º de junho de 2014 a 31 de maio de 2015, condicionada à existência de recursos financeiros.

Texto:
Ize Sena


IAP e Mostra Curta Circuito exibem "Exilados do Vulcão", de Paula Gaitãn
A Mostra Permanente Curta Circuito, de Minas Gerais, apresenta em Belém o filme “Exilados do Vulcão”, de Paula Gaitãn. O longa será exibido no Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), nesta quinta-feira (24), às 19h, com entrada franca.
A exibição é uma parceria do IAP com o projeto Curta Circuito, que, com quatro linhas conceituais de exibição, traz a Belém o “Eixo BR”, um espaço para a produção jovem e contemporânea do cinema brasileiro. Esta é quarta exibição da mostra na capital. A parceria com o IAP começou em novembro de 2013, com a exibição das linhas “Eixo BR” e “Clássicos BR” com os filmes “Bróder”, de Jeferson De, e “Tostão – A Fera de Ouro”, de Paulo Laender e Ricardo Gomes Leite. Este ano, a primeira a mostra voltou em março, com o filme “Periscópio”, de Kiko Goifman.
“Exilados do Vulcão” conta a história de uma mulher que conseguiu salvar do incêndio uma pilha de fotografias e um diário com frases escritas à mão. Estas palavras e rostos são os únicos rastros deixados pelo homem que ela um dia conheceu e amou. Cruzando montanhas e estradas, ela tenta refazer os passos dele. Os lugares que ela visita carregam pessoas, gestos, lembranças e histórias que, pouco a pouco, se tornam parte de sua vida. O filme foi lançado em 2013 e não é recomendado para menores de 16 anos.
A artista plásticafotógrafapoeta e cineasta Paula Gaitán nasceu em Paris, em 1954. Graduada em artes visuais e filosofia pela Universidade de Los Andes (Bogotá), mudou-se para o Brasil em 1977. No ano seguinte, trabalhou com Glauber Rocha, assinando a direção de arte do filme “A Idade da Terra”. Ensinou cinema experimental na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Dirigiu documentários e videoarte. Como artista plástica, expôs no Malba, em Buenos Aires. “Exilados do Vulcão”, baseado no romance “Sobre a Neblina”, de Christiane Tassis, recebeu o Candango de melhor filme no Festival de Brasília de 2013.
Serviço: Mostra Permanente Curta Circuito exibe “Exilados do Vulcão”. Quinta-feira (24), às 19h, no Teatrinho do IAP. Entrada franca.

Texto:
Danielle Franco


Projeto da Susipe é destaque no Canal Futura
Nesta terça-feira, 22, o superintendente do Sistema Penitenciário do Pará, André Cunha, participa do programa Conexão Futura, da Tv Globo, onde falará sobre projetos de reinserção social com detentos no Brasil. No Pará, o projeto Conquistando a Liberdade foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como referência na ressocialização de internos, além de ter sido um dos 18 projetos premiados entre os mais de 460 inscritos no Prêmio Innovare 2013.
O programa Conexão Futura começa às 15h30 (horário de Brasília), no canal Canal Futura e também pela internet (www.futura.org.br). O Canal Futura é transmitido pela Globo internacional em 86 países da Europa, África e Oriente Médio.

Texto:
Timoteo Lopes



Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...