Total de visualizações de página

segunda-feira, dezembro 31, 2012

PREFEITURA: "Cuida Belém, Cuide Também" chega nesta 5ª ao Jurunas






Rèveillon Jurunense foi Nota 10
na Orla da Amazônia






Pela primeira vez o jurunense realmente curte o que é seu de fato e de direito: o Portal da Amazônia na grande festa de passagem de ano, o Réveillon 2013. Mais de 30 mil pessoas compareceram à Orla e brincaram civilizadamente, ao contrário do que muitos pensavam que haveria violência. Se assim pensaram, comprovaram que realmente não conhecem a Família Jurunense.
A festa organizada que foi pela Prefeitura de Belém, ainda no comando do prefeito Duciomar Costa e um grande veículo de comunicação de Belém apresentou grandes atrações artistas local, mas o melhor não aconteceu: a beleza do espocar dos fogos de vistas o que no momento exato da passagem do ano velho para o ano novo, ao invés de aplausos do público presente, mas vaias pela justificativa dada pelos organizadores, de que a Marinha do Brasil proibira os fogos de vistas para evitar acidentes. A única pistola estourada no local, aconteceu por volta de 01h40minh e dela saíram 3 tiros, que chegou a ser aplaudido pelos presentes.
Mas no geral, a festa foi bonita. O espaço foi aprovado por todos que para ali se dirigiram, a pé, de bicicleta, veículos particulares e até famílias inteiras usando Kombi. Muitos levaram cadeiras, mesas e ali montaram sua mesa para a ceia em grande estilo com familiares e amigos.
A passarela da Orla mostrou muita beleza de jovens cada um mostrando o seu luck especialmente escolhido para aquele momento festivo de passagem de ano. Comprovadamente a Orla a partir desta festa de Réveillon não será, mas a mesma, e certamente grandes eventos deverão acontecer ao longo deste ano.
A tão anunciada e esperada chuva naquela noite não aconteceu e a natureza se fez presente recebendo o novo ano ao lado da comunidade da Nação Jurunense.


Confira mais fotos no Jornal CORREIO JURUNENSE neste final de semana, na Revistaria da Yamada Jurunas





Prefeitura lança “Cuida
Belém, cuide também”

O primeiro dia da administração do Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, foi marcado pelo lançamento da Operação “Cuida Belém, cuide também”. O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), visa à ação emergencial de limpeza urbana e drenagem dos canais, a fim de minimizar os efeitos das chuvas. Na manhã desta quarta-feira (02), a ação foi desenvolvida no Curtume do bairro da Terra Firme.
Ao longo de 100 dias, a operação será desenvolvida nos bairros da Terra Firme, Guamá, Pedreira, Jurunas e na Vila do Distrito de Icoaraci.
Durante a visita ao bairro, o prefeito lembrou que o índice de chuvas será alto este ano e que a participação da comunidade é imprescindível para o bom funcionamento da operação. “Vamos precisar do engajamento da população de Belém para manter a cidade limpa, mais do que nunca as pessoas têm que ver a rua como a extensão de suas casas”, ressaltou o prefeito.
De acordo com o Secretário Municipal de Saneamento, Luiz Otávio Pereira, os pilares do saneamento encontram-se abandonados, por isso será necessário um grande esforço da Sesan e da população para que esse quadro seja modificado. Segundo o secretário, essa primeira ação vai contar com o trabalho de 3 mil homens, inicialmente atuando nesses cinco bairros, e posteriormente, em todo o município. “Nós vamos dobrar o número de equipamentos de recolhimento de entulho e dragagem para conseguirmos ter êxito nesse mutirão de limpeza”, afirmou Luiz Otávio.
Após o lançamento da Operação Limpa Belém, o prefeito, junto com a vice Karla Martins e o secretário de Saneamento, caminharam por algumas ruas da Terra Firme e acompanharão o início dos trabalhos de drenagem do Canal do Tucunduba.
O balconista João Silva, morador da Rua Celso Malcher, nas proximidades do canal, mostrou-se satisfeito com os trabalhos da prefeitura e acredita que a cidade vai  melhorar. “Quando chove alaga tudo, trazendo ratos, doenças e muito lixo, por isso, estou contente com esse trabalho e acredito que só tende a melhorar”, pontuou.
(Comus) 

Zenaldo anuncia corte
de gastos para nova gestão

Durante a manhã desta quarta-feira (2), em seu primeiro dia de trabalho como prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho anunciou os nomes do secretariado de seu governo e assinou um decreto que estabelece um pacote de contenção de gastos que será adotado por todos os órgãos municipais.
O documento estabelece que o número de assessores comissionados da prefeitura deve ser reduzido em 30%, as horas extras e gratificações ficam suspensas para avaliação da necessidade municipal, que serão vedadas as diárias  para viagens para fora da capital e que contratos de prestação de serviços e fornecimento de insumos e combustíveis serão revistos.
O decreto ainda determina cortes de até 20% no serviço de telefonia e a economia de 10% na energia elétrica através da adoção de novos horários para a realização de serviços nas unidades administrativas.
Segundo Zenaldo, a medida é necessária para assegurar o maior volume de recursos para a prestação de serviços públicos.
(DOL, com informações da Prefeitura Municipal de Belém)

Encerram amanhã inscrições
para Residência Médica

A Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza até esta quinta-feira (3) as inscrições para o Programa de Residência Médica (PRM) e para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) da instituição.
As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do Centro de Processos Seletivos (CEPS)  da UFPA. O valor da taxa de inscrição para Residência Médica custa R$ 300 e para a Residência Multiprofissional R$ 180. O pagamento poderá ser feito via boleto bancário até a sexta-feira (4).
As seletivas dos programas serão realizadas em duas etapas. A primeira é a Prova de Suficiência Teórica, com aplicação de uma prova objetiva no dia 27 de janeiro. Para quem passar desta etapa, a seleção continua coma análise de currículo. Os aprovados receberão bolsa de estudo de acordo com a legislação vigente.
(DOL, com informações da UFPA)

Confira a lista dos feriados

nacionais de 2013

(Foto: Arte: DOL)


Quem quer se programar para os feriados nacionais de 2013 já pode conferir em quais datas ou dias da semana eles vão cair.
O primeiro feriado ocorreu no dia 1º de janeiro, com a Confraternização Mundial e agora faltam 41 para o próximo, que será o carnaval, na terça-feira, 12 de fevereiro. Este ano, a   Paixão de Cristo será lembrada no dia 29 de março (sexta-feira) e o feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril, cairá em um domingo.
Já o Dia do Trabalho, comemorado em 1ª de maio, será em uma quarta-feira. O feriado de Corpus Christi será o último do primeiro semestre, na quinta-feira, dia 30 de maio.
No segundo semestre, os feriados da Independência do Brasil (7 de setembro) e o Dia de Finados (2 de novembro) vão ocorrer em sábados.
Formando um bom feriadão, a Proclamação da República, no dia 15 de novembro, cairá na sexta-feira. Já o natal de 2013 será comemorado em uma quarta-feira.

(Gustavo Dutra/DOL)

 

Águia apresenta seu plantel para 2013


O Águia de Marabá já está com seu elenco formado para a temporada 2013. O azulão começou o ano de 2012 bem, conquistando o terceiro lugar do Campeonato Paraense, mas no fim do ano o Águia caiu de rendimento e fez uma campanha ruim no Campeonato Brasileiro da Série C, que não rendeu ao time nem a classificação para as fases principais da competição.
O primeiro jogo do Campeonato 2013 é entre Águia e Tuna, às 19h, no Estádio Zinho Oliveira, em Marabá.

Jogadores para a temporada 2013:

Goleiros: Adriano, Leandro e Marcelo Marabá
Zagueiros: Bernardo, Edkleber, Mário e Leone
Laterais Direito: Cleidir, Renatinho e Rodrigo
Laterais Esquerdo: Magno, Luiz Fernando e Mocajuba
Volantes: Analdo, Diogo, Willian Santos, Arrabal e Chicão
Meias: Mário Augusto e Rafinha
Atacantes: Wando, Valdanes, Danilo Galvão, Robert e Leleu

(FONTE: Bruna Dias/DOL)

Morre único sobrevivente

do acidente na PA-324

 

Uma das vítimas havia sido recém nomeada

procuradora geral de Justiça

do Estado, Maria das Graças


Morreu na noite de terça-feira (1º) o único sobrevivente do acidente ocorrido na PA-324, em Nova Timboteua, nordeste do Pará. Samuel Santiago Rodrigues tinha 58 anos e estava internado em um hospital da capital paraense desde a última sexta-feira (28). O estado de saúde dele era considerado gravíssimo. Samuel não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 23h do dia 1º.
O caso - O acidente aconteceu na PA-324, que dá acesso ao município de Salinópolis. Dois carros colidiram frontalmente, três pessoas morreram na hora. Uma das vítimas foi a recém nomeada procuradora geral de Justiça do Estado, Maria das Graças Azevedo da Silva.
O corpo de Samuel será velado e enterrado na quarta-feira (3).


FONTE: Redação Portal ORM

Vereadores tomam posse.

Veja nova Mesa Diretora!

 
A programação de posse do Prefeito eleito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), e dos 35 vereadores eleitos para Belém, seguiu na tarde desta terça-feira (1º). Presidida pela vereadora Marinor Brito (Psol), a sessão de posse prosseguiu na Câmara Municipal.
Na abertura da sessão, Brito pediu aos vereadores eleitos que apresentassem primeiramente a declaração de bens. Em seguida, os convidou para fazer o juramento e a assinatura do Termo de Posse.
A presidente da sessão deu então a palavra a vereadores que se inscreveram para se pronunciar durante a posse. A vereadora Sandra Batista destacou o desafio que ela e os colegas estão assumindo na criação de melhorias para a cidade. 'Temos consciência do desafio e temos que exigir do poder público medidas efetivas para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos', ressaltou.

Logo depois, os vereadores fizeram a votação e elegeram a mesa diretora da Câmara, que teve apenas uma chapa inscrita. Após a votação, os vereadores foram empossados oficialmente.
A posse de Zenaldo Coutinho e dos vereadores estava prevista para começar às 15 horas, mas atrasou em meia hora. Em seguida, às 17 horas, Zenaldo recebeu o cargo, em cerimônia de transferência no Palácio Antônio Lemos.
Eleito com 56,61% dos votos válidos no fim de outubro, o novo prefeito de Belém pretende, logo nos primeiros dias de mandato, dar início às chamadas ações emergenciais de seu governo, principalmente nas áreas de saúde e saneamento.
Pela manhã, uma missa na Catedral de Belém, realizada por D. Alberto Taveira, abriu a programação da posse. Ao final da cerimônia, haverá uma festa popular com apresentação de artistas da terra no local.


Veja a composição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Belém:

Presidente: Paulo Queiroz (PSDB)
1º Vice -presidente - Pio Neto (PTB)
2º Vice-presidente - Miguel Rodrigues (PTB)
1º secretário - Wanderlan Quaresma (PMDB)
2º secretário - José Luiz Elias (PPS)
3º secretário - Gleyson Oliveira (PSDB)
4º secretário - José Luiz Dinely (PSC)

Redação Portal ORM
Fotos: Luciana Cavalcante (Portal ORM)

 

Eike Batista é o bilionário

que mais perdeu dinheiro

em 2012, segundo a Bloomberg

 Publicação divulgou lista com os nomes que mais ganharam e perderam dinheiro no ano passado


O empresário Eike Batista é o bilionário que mais perdeu dinheiro no ano passado, segundo a classificação da "Bloomberg". A publicação, que divulga a lista diariamente, diz que o empresário registrou uma perda de US$ 10,1 bilhões em 2012.
saiba mais
O empresário ocupa atualmente a 75º posição de homem mais rico do mundo, com um patrimônio líquido de US$ 12,4 bilhões. Em 27 de março de 2012,  ele ocupava o 8 º lugar no índice da Bloomberg, com  US$ 34,5 bilhões.
"O próximo ano vai ser de muito trabalho para Eike", disse à Bloomberg Lucas Brendler, do Banco Geração Futuro de Investimentos, em Porto Alegre. "Vai ser um ano para ele recuperar a confiança dos investidores e deixar o reino da teoria e começar a produzir resultados".
Em novembro, Eike perdeu a posição de pessoa mais rica do Brasil para o Jorge Paulo Lemann, um dos donos da Ab InBev, maior cervejaria do mundo e dona da Ambev, que detém uma fortuna de US$ 18,8 bilhões; e para Dirce Camargo, do conglomerado Camargo Corrêa, com fortuna de US$ 13,4 bilhões.
Mais ricos
Os mais ricos do mundo

Nome
Fortuna

1
Carlos Slim
US$ 75,2 bilhões

2
Bill Gates
US$ 62,7 bilhões

3
Amancio Ortega
US$ 57,5 bilhões

4
Warren Buffett
US$ 47,9 bilhões

5
Ingvar Kamprad
US$ 42.9 bilhões

6
Charles Koch
US$ 40.9 bilhões

7
David Koch
US$ 40.9 bilhões

8
Larry Ellison
US$ 39.3 bilhões

9
Bernard Arnault
US$ 28.8 bilhões

10
Alwaleed bin Talal Al Saud
US$ 28.7 bilhões


Fonte: Bloomberg
 A publicação listou ainda os empresários que mais aumentaram sua fortuna em 2012. Na liderança aparece o espanhol Amancio Ortega, de 76 anos, fundador do grupo têxtil Inditex, do qual faz parte a rede Zara. O terceiro homem mais rico do planeta aumentou sua fortuna em US$ 22,5 bilhões ao longo 2012, até atingir um total de US$ 57,5 bilhões, com um aumento de 63% em relação ao ano anterior.
A publicação lembra que o grande aumento na avaliação da fortuna de Ortega se deve à forte alta da cotação das ações de Inditex, que disparou 66,7% em 2012.
O mexicano Carlos Slim continua sendo a pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna avaliada em US$ 75,2 bilhões, que cresceu 21,6% o ano passado. Em segundo lugar está Bill Gates, fundador do império Microsoft, com bens e ações valorados em US$ 62,7 bilhões e um aumento anual de 12,6%.
O investidor americano Warren Buffett ocupa o quarto lugar da lista, com uma fortuna calculada em US$ 47,9 bilhões, após perder o terceiro lugar para Ortega em 6 de agosto. Buffett, de 82 anos, foi nos últimos meses um forte defensor da posição do presidente americano, Barack Obama, a favor de aumentar os impostos para os mais ricos do país.
Em quinto lugar aparece o sueco Ingvar Kamprad, fundador da rede de lojas de móveis e decorações Ikea, cuja riqueza é estimada em US$ 42,9 bilhões.
Ao todo, as 100 pessoas mais ricas do mundo aumentaram suas fortunas em US$ 241 bilhões durante o ano passado, e só 16 deles registraram perdas em sua riqueza. Entre eles está Eike Batista.

 

Balança comercial registra em

2012 pior desempenho em 10 anos

 

Em ano de crise internacional, superávit da balança

somou US$ 19,43 bi.
Analistas põem em dúvida resultado

 de 2012, que teve mudança de regras.

Alexandro Martello Do G1, em Brasília
 
A balança comercial brasileira registrou um superávit (exportações menos importações) de US$ 19,43 bilhões em todo ano de 2012, informou nesta quinta-feira (2) o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Frente ao ano de 2011, quando o saldo positivo somou US$ 29,79 bilhões, foi registrada uma queda de 34,75%. O saldo positivo do ano passado também representou o menor superávit da balança comercial brasileira desde 2002 - quando as exportações superaram as importações em US$ 13,19 bilhões.
A queda do saldo comercial brasileiro aconteceu em meio à crise financeira internacional. Com crescimento menor da economia mundial, as exportações para outros países diminuíram. A crise financeira também gerou acirramento da competição internacional por mercados compradores, como o Brasil, e também dificultou as vendas externas brasileiras em outras nações.
saiba mais
Exportações e importações
Em todo ano passado, as exportações somaram US$ 242,58 bilhões, com média diária de US$ 966 milhões, enquanto as compras do exterior totalizaram US$ 223,14 bilhões (média de US$ 889 milhões por dia útil). Em relação ao ano de 2011, as vendas externas tiveram queda de 5,3% e as importações recuaram 1,4%, de acordo com dados do governo federal.
"As exportações em 2012 foram impactadas pela queda dos preços, visto que a quantidade exportada ficou ligeiramente acima de 2011", informou o Ministério do Desenvolvimento. Segundo dados oficiais, o preço das vendas externas brasileiras recuou 5,1% no último ano, ao  mesmo tempo em que a quantidade exportada avançou 0,1%. O preço do minério de ferro, por exemplo, caiu 24,9% em 2012, enquanto que o preço do café em grão recuou 14,8% e do açúcar em bruto teve diminuição de 10,1%.
Analistas põem resultado em dúvida
Além do saldo comercial divulgado oficialmente pelo Ministério do Desenvolvimento ter sido o menor em dez anos, analistas consultados pelo G1 lançaram dúvidas sobre o resultado do ano passado. Eles lembraram que, em julho, a Receita Federal editou a instrução normativa 1.282, que concedeu mais prazo para a Petrobras registrar, no Siscomex (Sistema de Comércio Exterior) do governo as importações de derivados de petróleo, como combustíveis.
Não vou dizer que o saldo está 'maquiado'. Mas está claramente defasado"
José Augusto de Castro, presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB)
Normalmente, as empresas têm 20 dias para fazer o registro. Para a Petrobras, foi concedido um prazo de até 50 dias, o que retardou o lançamento, neste ano, de operações de importação de combustíveis e lubrificantes. Sem essa alteração, segundo os especialistas em comércio exterior, as importações de combustíveis registradas seriam maiores ainda, o que diminuiria o valor do superávit comercial deste ano.
"A gente não sabe qual o resultado ainda. Faltam ser registrados mais ou menos US$ 6 bilhões [em importações de combustíveis]. Isso até outubro. Novembro veio um valor que corrigiu uma pequeníssima parte. Em dezembro, pelo menos o que estamos vendo até agora [parcial das primeiras duas semanas], está abaixo do que seria necessário [para corrigir as defasagens]. Não vou dizer que o saldo está 'maquiado'. Mas está claramente defasado", disse José Augusto de Castro, presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).
O economista da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), Rodrigo Branco, também tem a mesma percepção. "O que a gente escuta dizer é que grande parte das importações de petróleo e derivados ainda ficaram para ser registrados neste ano [2013]. Já existe uma análise de mercado de que há US$ 6 bihões que não foi totalmente contabilizado no fim de 2012 e que uma parte disso, que a gente não sabe dizer quanto, ficaria para [ser contabilizado em] 2013. É um valor relevante, importante", declarou ele.
Segundo a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Tatiana Prazeres, é "provável" que ainda haja importações atrasadas não registradas pela Petrobras. Ela não soube, entretanto, precisar o valor do impacto no saldo comercial de 2012. "Mais informações, só a Petrobras terá", declarou ela, acrescentando que o valor tende a ser menor do que US$ 4,5 bilhões. "Ainda há operações que precisam ser registradas no Siscomex, mas são em valores bastante inferiores ao que foi registrado até novembro [US$ 4,5 bilhões], quando boa parte das importações foi registrada", declarou ela.
Expectativa para 2013
Para 2013, ano que ainda será influenciado pelos efeitos da crise financeira internacional e pela concorrência acirrada pelos mercados que ainda registram crescimento econômico – como é o caso do Brasil –, os economistas dos bancos acreditam que o valor do superávit da balança comercial (exportações menos importações) registrará nova queda, atingindo cerca de US$ 15,5 bilhões.
O Banco Central, por sua vez, projeta um superávit da balança comercial de US$ 17 bilhões para 2013, com exportações de US$ 268 bilhões e importações de US$ 251 bilhões. Já a Confederação Nacional da Indústria (CNI) prevê um saldo comercial positivo de US$ 18,1 bilhões neste ano.
Para ler mais notícias do G1 Economia, clique em g1.globo.com/economia. Siga também o G1 Economia no Twitter e por RSS.

 

Thiago Lacerda dá apalpada

indiscreta na mulher

em praia de Búzios



 Ator e Vanessa Lóes foram fotografados

 nesta quarta-feira (2), em Geribá



Uepa aplica em fevereiro provas para o concurso de professor
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou nesta quarta-feira (2) o novo calendário do concurso público para o cargo de professor, que oferta 99 vagas, em diversas disciplinas, para os centros de Ciências Sociais e Educação (CCSE), de Biológicas e Saúde (CCBS) e de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), em Belém e no interior.
As oportunidades estão, sobretudo, nos campi do interior, que respondem por 71 das vagas ofertadas. Os cargos para a carreira de magistério superior são para as classes de professor auxiliar, assistente e adjunto, cuja remuneração inicial pode variar ente R$ 2.488 e R$ 9.876,04, dependendo do grau de titulação e do regime de trabalho pleiteado.
O concurso público será feito em quatro etapas. A primeira é uma prova escrita, com questões dissertativas, de caráter eliminatório e classificatório. Os aprovados seguirão para a segunda fase, composta de prova didática, de caráter eliminatório, classificatório e público. Depois disso, os aprovados serão avaliados em uma análise do plano de trabalho institucional, com defesa, de caráter classificatório. Por fim, será feita a análise de títulos.
Com o novo cronograma, os candidatos que se inscreveram para as vagas no interior podem saber os locais da prova escrita e atendimento especial a partir do dia 7 de fevereiro de 2013. A primeira etapa do certame está prevista para o dia 17 de fevereiro, com divulgação do resultado no dia seguinte. Nesta data, serão convocados ainda os candidatos habilitados para a prova didática e entrega do plano de trabalho institucional e de documentação para títulos.
Os inscritos para as vagas de Belém podem acessar os locais de prova a partir do dia 14 de fevereiro. O primeiro exame será aplicado dia 24 de fevereiro, e o resultado sai até o dia 27 seguinte. Na ocasião, também serão convocados os candidatos habilitados para a prova didática e entrega do plano de trabalho institucional e da documentação para títulos.
Nos últimos quatro anos, a Uepa fez três concursos públicos para contratar professores.
Foram mais de 150 novos efetivos, dentre os quais 17 doutores e 78 mestres, que somados aos já pertencentes ao quadro, totalizam 804 efetivos e mais 315 temporários em 2012. No interior, foram fixados mais 122 docentes, onde antes existiam apenas 19.
No dia 3 de outubro, foram publicados os resultados da solicitação de isenção de pagamento do valor das inscrições, mediante as condições dos editais 93 e 94.

Texto:
Ize Sena-Uepa
Fone: (91) 3244-5201 (91) 3299-2221 / (91) 8112 0744
Email: ascom.uepa@gmail.com / izesena@gmail.com

Operação "Cuida Belém, Cuide

também" chega ao bairro do Jurunas


Nesta quinta-feira, 3, o prefeito Zenaldo Coutinho dá continuidade à Operação “Cuida Belém, Cuide também”, levando as ações emergenciais de limpeza ao bairro do Jurunas. O projeto é vinculado à Secretaria de Saneamento e inicialmente contempla os bairros da Terra Firme, Guamá, Pedreira, Jurunas e na Vila do Distrito de Icoaraci. Serão 100 dias de operação emergencial de limpeza urbana e dragagem dos canais, a fim de minimizar os efeitos das chuvas.

A operação começou nesta quarta-feira,2, no bairro da Terra Firme. Na ocasião Zenaldo Coutinho lembrou que o índice de chuvas será alto este ano e que a participação da comunidade é imprescindível para o bom funcionamento da operação. Segundo o Secretário Municipal de Saneamento, Luiz Otávio Pereira, essa primeira ação vai contar com o trabalho de 3 mil homens, inicialmente atuando nesses cinco bairros, e posteriormente, em todo o município. “Nós vamos dobrar o número de equipamentos de recolhimento de entulho e dragagem para conseguirmos ter êxito nesse mutirão de limpeza”, afirma Luiz Otávio.




Vencedor da Corrida pela Vida em 2011, paratleta deu exemplo de superação
O paratleta Israel Cruz Jackson de Barros, que morreu durante a prova da corrida São Silvestre para atletas especiais, em São Paulo, foi o vencedor da 4ª Corrida pela Vida, em 2011, na categoria cadeirantes. Ele completou o percurso de sete quilômetros em 16 minutos e 38 segundos, dando um exemplo de superação de limites.
A corrida foi promovida pela Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, com a finalidade de sensibilizar a sociedade e divulgar a doação de órgãos e tecidos por meio da prática esportiva.
A 4ª edição da corrida foi marcada por exemplos de superação pela participação de cadeirantes como Israel, transplantados, deficientes visuais e pessoas da terceira idade, que ultrapassaram os próprios limites e deram provas de valorização da vida. Com largada e chegada em frente ao Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a corrida teve como slogan "Quem espera pela doação de órgãos corre contra o tempo".
Os participantes foram divididos em seis categorias: deficientes visuais, cadeirantes, terceira idade feminino, terceira idade masculino, geral feminino e geral masculino. Eles percorreram sete quilômetros, seguindo pelas avenidas Doutor Freitas, Senador Lemos, Júlio Cezar e Almirante Barroso, retornando para a Doutor Freitas.
Texto:
Roberta Vilanova-Sespa


Corpo de paratleta paraense morto em
SP será enterrado nesta quinta (3)
O corpo do paratleta paraense Israel Cruz Jackson de Barros, 41, morto no último dia 31 durante a prova da corrida São Silvestre para atletas especiais, chegou às 16 horas desta quarta-feira (2) à casa da família, em Ananindeua, região metropolitana de Belém (RMB), onde será velado até quinta (3). O enterro está marcado para as 8 horas, em um cemitério particular localizado no município de Marituba, também na RMB.
O corpo chegou ao Aeroporto Internacional de Val-de-Cans por volta das 13h30, mas só foi liberado às 15 horas para a funerária responsável pela preparação do velório. O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Marcos Eiró, acompanhou o momento e se prontificou em apurar, junto às secretarias de Segurança Pública dos Estados do Pará e São Paulo, à comissão organizadora da prova da São Silvestre e à Associação Desportiva para Deficiente o caso que resultou na morte do paratleta paraense.
O secretário assegurou auxílio à família e lamentou a perda de Israel, que era um dos atletas beneficiados pelo programa Bolsa Talento, da Seel. “Este é um momento muito difícil para a família de Israel, e o governo do Estado se coloca inteiramente à disposição para tudo que precisarem”, disse.
Familiares e amigos de Israel estavam presentes quando o corpo do paratleta chegou à casa da família. O presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Waldir Moura, relembrou a trajetória dele. “É um sentimento de consternação, de perda de um amigo que não volta mais. Conheço Israel desde 1993, quando ele integrou nossa equipe de basquete. Juntos, conquistamos em 1996 o primeiro campeonato nacional. Há mais ou menos dez anos ele começou a se dedicar mais as corridas. Era um exemplo de grande atleta e pai de família”, destacou.
O Conselho da Pessoa com Deficiência estuda como vai apoiar a família de Israel Cruz. Segundo Waldir Monteiro, um grupo de empresários e o governo do Estado também darão assistência. “Vamos dar nosso apoio como instituição para ver de que forma poderemos apoiar a viúva e os descendentes. O Israel, além de atleta, era o esteio da família. Ele deixa três filhos e uma neta, que vão precisar muito de apoio. Felizmente a Seel e alguns empresários estão ao nosso lado neste momento”, afirmou.
Israel foi vítima de um acidente quando fazia o percurso da prova da corrida São Silvestre para atletas especiais, em São Paulo. Segundo a organização do evento, o paratleta teria perdido o controle da cadeira e acabou se chocando contra o muro do Estádio do Pacaembu. Outros atletas que participavam da corrida informaram que durante uma descida, Israel caiu da cadeira de rodas e ficou muito ferido.
Ele chegou a receber os primeiros-socorros no local e foi encaminhado à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, no bairro de Santa Cecília, mas acabou não resistindo e morreu no hospital. Segundo o comitê organizador da prova, os dirigentes estão acompanhando o caso, juntamente com a Associação Desportiva para Deficiente. (Com informações da Agência Brasil).

Texto:
Julia Garcia-Secom


Acusado da morte de pastor é reconhecido por investigador policial


Pedro Pereira Lisboa, 29anos, um dosassaltantes presos no último dia 31 de dezembro, noassalto e sequestro de passageiros de um ônibus intermunicipal em Santa Izabel do Pará, nordeste paraense, foi reconhecido nesta quarta-feira (2) como um dos indiciados no inquérito sobrea morte do pastor José deArimatéia, ocorrida em 6 de outubro de 2011, por volta de 19h30, em Marituba, região metropolitana de Belém.
Conhecido como "Pedrinho Matador", oacusado está com mandado de prisão preventiva decretado desde 24 de maio de 2012, pela juíza Viviane Monteiro da Luiz, titular da 1ª Vara Cível e Criminal de Benevides. Pedro Lisboa tevea ordem de prisão expedida ao ser reconhecido por uma testemunha como um dos envolvidos noassassinato do pastor.
Segundo o responsável pelo inquérito da morte do pastor, delegado Eduardo Rollo, da Divisão de Homicídios, "Pedrinho Matador" foi reconhecido pelo investigador Marcelo Calandrini em reportagem sobre oassalto que terminou com passageiros reféns, no último dia de 2012, em Santa Izabel. Em uma das imagens, logoapós se render, Pedro Lisboa aparece descendo do ônibus intermunicipal juntoa uma refém no momento em que joga um revólver usado noassalto.
De imediato, o investigador entrou em contato com o delegado, informando que oassaltante preso era um dos três envolvidos na morte de José deArimatéia, o que o acusado negou em depoimento. Além de Pedro Lisboa, está preso desde 7 de novembro de 2011, graças a mandado de prisão preventiva, por envolvimento na morte do pastor, Bruno Roberto Natividade Garcia. Um terceiro indiciado no crime também está com mandado de prisão preventiva e permanece foragido.
"Pedrinho Matador", segundo o delegado, ficará recolhido no Presídio Estadual Metropolitano 1, em Santa Izabel do Pará. Bruno Garcia, por sua vez, éapontado como autor de outros dois homicídios na cidade de Benevides, onde ele também responde porassaltoa mãoarmada e formação de quadrilha. José deArimatéia foi morto com seis tiros na cabeça, no quintal de casa, por dois homens que invadiram o imóvel duranteassalto, configurando o crime de latrocínio (roubo seguido de morte).

Texto:
Walrimar Santos-Polícia Civil

Hemopa convoca doadores de sangue
A Fundação Hemopa convoca, com urgência, doadores de sangue dos tipos AB Negativo e A Negativo para atendimento transfusional de pacientes internados na rede hospitalar de Belém. Os candidatos à doação devem se dirigir à sede do hemocentro, em Belém. Com as festas de final de ano, o índice de comparecimento de doadores sofreu uma queda de aproximadamente 20%, o que acabou impactando no atendimento satisfatório das solicitações de transfusão na rede hospitalar. Somente em Belém, a rede transfusional atende 85 estabelecimentos de saúde.
Para a assistente social Cida Salgado, que atua na Gerência de Captação de Doadores, o comprometimento do voluntariado é de fundamental importância para o êxito das ações desenvolvidas pela hemorrede estadual, que necessita diariamente de doações de sangue por parte de quem atende os critérios básicos para exercer esse ato de solidariedade. “Infelizmente ainda não inventaram outros recursos para obtenção do sangue humano. Contamos com os doadores para salvar vidas de milhares de pacientes”, ressaltou.
Carlos Vinicius dos Santos Moraes, 10 anos, portador de anemia falciforme, é um exemplo dos muitos pacientes que precisam da solidariedade de quem nem mesmo conhecem para sobreviver. “O Vinícius leva uma vida normal, mas sem o sangue ele não pode viver”, explica a avó, Maria do Socorro Ferreira, 48, que sempre o acompanha em suas consultas e no tratamento que faz desde os seis meses de vida. “Quem doa sangue pratica o maior gesto de amor que uma pessoa pode fazer, que é dar um pouco de si pra outra que nem conhece”, disse ela, na simplicidade do seu agradecimentos a todos os voluntários da doação de sangue.
Quem pode doar sangue: Candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos; peso acima de 50 kg. É necessário apresentar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O resultado desses exames podem ser obtidos on line, pelo site www.hemopa.pa.gov.br, em 30 dias após a coleta do sangue. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três. O doador deve estar bem alimentado.
Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou mulher saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.
Serviço: O Hemopa espera por você na Tv. Padre Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Maiores informações pelo fone: 0800 280 8118, de 2ª a 6ª-feira, das 8h às 18h; e aos sábados, até a

Texto:
Vera Rojas-Hemopa
Fone: (91) 3241-1811 / 3242-9100 / (91) 8895-3089
Email: Imprensa.hemopa@yahoo.com.br






Prefeito Zenaldo Coutinho anuncia
secretariado e assina decreto
com medidas de contenção de gastos

Belém, 02/01/2013
Por Tânia Menezes / Fotos: Comus



O prefeito Zenaldo Coutinho anunciou oficialmente na manhã desta quarta-feira, 02, os nomes dos titulares da administração municipal e assinou o decreto que estabelece um pacote de contenção de gastos a ser adotado por todos os órgãos. A medida, segundo ele, deve marcar a gestão pelos próximos quatro anos. “Economia de Guerra. Esse é o tamanho do nosso desafio”, explicou o Prefeito, que esclareceu ainda os cortes como necessários para assegurar o maior volume de recursos para a prestação de serviços públicos. “Quanto menos gastarmos com atividades meio, mais vai sobrar dinheiro para saúde e transportes”, exemplificou.
 De acordo com o Decreto 72.744, o número de assessores comissionados deve ser reduzido em 30%. Horas extras e gratificações ficam temporariamente suspensas para avaliação da necessidade municipal. Também estão vedadas diárias para viagens para fora da capital. Contratos de prestação de serviços e fornecimento de insumos e combustíveis serão revistos. Outro ponto destacado no decreto foi o serviço de telefonia que sofrerá cortes de até 20%, além de energia elétrica que deve ter economia de 10% com a adoção de horários para realização de serviços nas unidades administrativas da prefeitura.
 As principais secretarias envolvidas na aplicação e controle do pacote de contenção serão a de Planejamento, de Finanças e de Administração. Mas, as medidas não devem atingir áreas consideradas prioritárias como saúde, saneamento e segurança. Segundo Teresa Cativo, titular da Secretaria Geral de Planejamento, a determinação não é linear. A estratégia é ter cuidado com o gasto público: “Estamos integrados e unidos e vamos articular com todas as secretarias. Algumas terão que ser mais sacrificadas que outras”, esclareceu a secretária.
 De acordo com o médico Joaquim Ramos, que assumiu a Secretaria de Saúde de Belém, novas contratações devem ser feitas nas equipes das unidades Saúde e Postos de Saúde da Família. “Nós vamos fortalecer a atenção básica na periferia, para reduzir a procura pelos Pronto  Socorros do Guamá, da 14 de Março e o de Mosqueiro”, explicou Joaquim Ramos.

O novo secretário de Saneamento, Luiz Otávio Mota também confirmou que os mutirões para limpar a cidade devem se multiplicar. “Nos primeiros 100 dias de governo, a intenção é dobrar a frota e os roteiros de coleta de lixo e entulho na cidade, além de ações emergenciais seguidas de educação ambiental”, detalhou Luiz Otávio, que se disse surpreso com a quantidade de lixo e a situação de alguns bairros tomados por alagamentos.
 Após o anúncio do novo secretariado municipal, o prefeito Zenaldo Coutinho realizou a primeira reunião com a equipe de governo. Além de começar a tomar pé da atual situação da prefeitura, os secretários receberam as primeiras orientações sobre a meta de alcance do equilíbrio das contas públicas e o planejamento de ações direcionadas aos serviços essenciais para a população. “Nós vamos definir os projetos e eu pretendo cobrar resultados”, afirmou o prefeito que garante que vai fiscalizar todos os setores da administração de Belém.

 Conheça os novos titulares da administração de Belém

 OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO (OGM) – advogado Antonio Alberto Taveira dos Santos
AUDITORIA GERAL DO MUNICÍPIO (AGM) – administrador Sérgio de Amorim Figueiredo
SECRETARIA MUNICIPAL DE ECONOMIA (SECON) – promotor Marco Aurélio Nascimento
SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS (SEFIN) – contadora Suely Azevedo
SECRETARIA MUNICIPAL DE COORDENAÇÃO GERAL DO PLANEJAMENTO E GESTÃO (SEGEP) – Teresa Cativo
SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO (SEHAB) – administrador João Cláudio Klautau
SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE, JUVENTUDE E LAZER (SEJEL) – bacharel em direito Thales Costa Belo
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS (SEMAJ) – advogado Leonardo Maroja
SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO (SEMAD) – advogado Augusto César Neves Coutinho
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SEMEC) – professora Nelly Cecília Rocha
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE (SEMMA) – advogada Maria Cristina César Oliveira
SECRETARIA MUNICIPAL DE SANEAMENTO (SESAN) – engenheiro civil e sanitarista Luiz Otávio Mota
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (SESMA) – médico JOAQUIM PEREIRA RAMOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO (SEURB) – arquiteto José Eduardo Beliche de Souza Leão
GUARDA MUNICIPAL DE BELÉM (GBEL) – bacharel em direito Sandro Augusto de Sales Queiroz
COORDENADORIA MUNICIPAL DE TURISMO (BELEMTUR) – advogado Fábio Haber
COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA (COMUS) - Iran de Souza
INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DO MUNICÍPIO DE BELÉM (IPAMB) odontólogo Dr. Erick Pedreira
COMPANHIA DE DESENVOLVIVEMENTO E ADMINISTRAÇÃO DA ÁREA METROPOLITANA DE BELÉM (CODEM) – arquiteta ROSA CUNHA
COMPANHIA DE TRANSPORTES DO MUNICÍPIO DE BELÉM (CTBEL) – engenheira civil Maisa  Sales Gama Tobias
FUNDAÇÃO PAPA JOÃO XXIII (FUNPAPA) – pedagoga Nilda Paula
FUNDAÇÃO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE BELÉM (FUMBEL) – socióloga Heliana da Silva Jatene
AGÊNCIA DISTRITAL DE MOSQUEIRO (ADMOS) – comerciante Ednei Sousa Calixto
AGÊNCIA DISTRITAL DE ICOARACI (DAICO) – Armando Tavares Da Silva




Será que ninguém lê notícias
importantes no face?????

Sr Jorge Mesquita divulgou na segunda-feira que hj não funcionaria a UMS JURUNAS devido a reforma na parte elétrica....e agora a TV Liberal vem querer fazer notícia mentirosa de que não teve conhecimento do fato, se a ORM divulgou....pouupe-me.....a direção da unidade (Dra Lena Claudia Vieira) jamais permitiria que o funcionamento fosse suspenso sem um respaldo prévio.....VERDADE SEJA DITA.

Nota de Utilidade Pública
Nova interdição da UMS

 A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que na próxima quarta-feira, (02), a Unidade Municipal de Saúde do bairro do Jurunas voltará a ser interditada de 07h da manhã até as 15h, para uma nova etapa da reforma que está sendo feita em toda a instalação elétrica da unidade.

Os casos de atendimento serão encaminhados para as unidades de saúde dos bairros mais próximos e ao Hospital de Pronto Socorro Municipal do bairro do Guamá.

A QUEM INTERESSAR POSSA

A Direção do Jornal CORREIO JURUNENSE informa que a notícia dando conta de que a UBS do Jurunas estaria paralisada nesta quarta-feira, dia 03 de janeiro, assim como um comunicado anterior, também divulgado este espaço, de que a própria UBS/Jurunas estaria paralisada na sexta-feira, dia 28 de dezembro, por conta de reparos nas instalações elétricas foram enviadas diretamente da NID da Prefeitura (área de comunicação da Prefeitura), como se trata de uma nota de interesse público, como tal foi divulgada.
Agora se ninguém (pelo menos) na administração passa do ex-prefeito Duciomar Costa falava a mesma língua, paciência, seria bom eles mesmos serem indicados a tratamentos médicos para poderem desempenhar suas atividades.
Ambos os avisos estão divulgados conformes enviados à nossa Redação.
Portanto, se está havendo choque ou conflitos de informações, ou se estava havendo ‘choques’ em tais informações, acho que o Zenaldo Coutinho o novo prefeito chegou a tempo de sanear tais problemas se não capar os fios eletrizantes seja lá de quem for, com fitas adesivas, pelo menos ele irá trocar a fiação toda se for necessário para dar início a um mandato com seriedade, pois o que passou como se diz: passou.

Jorge Mesquita
Jornal CORREIO JURUNENSE




Vice-governador participa da posse do novo prefeito de Belém











O vice-governador do Estado, Helenilson Pontes, participou, na tarde desta terça-feira (1º), da cerimônia de transferência de cargo para o prefeito eleito de Belém, Zenaldo Coutinho. O evento ocorreu no Palácio Antônio Lemos, sede da prefeitura. Em um palanque, Coutinho recebeu a faixa das mãos do ex-prefeito Duciomar Costa.
Durante o discurso como novo prefeito de Belém, Zenaldo agradeceu pela parceria com o governo do Estado e disse que a união entre governo, prefeitura e população será fundamental para transformar a realidade de Belém. O novo prefeito também agradeceu aos eleitores. “Foi uma honra ter recebido mais de 400 mil votos e ter sido eleito prefeito de Belém”, disse.
Entre as principais providências como novo prefeito, Zenaldo anunciou que, a partir desta quarta-feira (2), a prefeitura inicia o programa “Cuida Belém, cuide também”, uma grande operação de limpeza pública na cidade. Em nome do governador Simão Jatene – que não compareceu à cerimônia devido a uma virose –, Helenilson Pontes transmitiu a mensagem do chefe do Executivo Estadual.
“Os problemas de Belém não são apenas de responsabilidade do Zenaldo e dos vereadores eleitos, mas sim de toda a sociedade. Para termos uma Belém melhor e um Pará melhor, precisamos caminhar juntos”, enfatizou. Zenaldo reforçou que o compromisso assumido entre a prefeitura e o governo do Estado para o desenvolvimento de Belém, durante a campanha eleitoral, será cumprido.
O prefeito também anunciou que irá dobrar ainda neste mês a cobertura do Programa Saúde da Família (PSF). Ainda na área da saúde, Zenaldo afirmou que serão feitas vigílias diurnas e noturnas nos prontos-socorros da capital. Ao final da cerimônia, Zenaldo Coutinho recebeu os jornalistas no gabinete, para uma coletiva.

Texto:
Bruna Campos-Secom




Reveillon da Estação das Docas reúne 50 mil pessoas











 O tradicional reveillon da Estação das Docas reuniu um público de 50 mil pessoas na noite desta segunda-feira, 31, em uma grande festa popular. Atrações culturais como CaBloco Muderno, Théo Pérola Negra, Markinho e Banda e Escola de Samba do Rancho Não Posso me Amofinar embalaram a noite da virada nos dois palcos montados na orla do complexo turístico. A programação foi organizada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), com apoio da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas.
Os portões da Estação das Docas abriram ao público às 21 horas. Um dos momentos mais esperados foi o tradicional show pirotécnico, que marca a virada do ano, com a queima de uma tonelada de fogos de artifício. Com duração de 12 minutos, o espetáculo mudou a paisagem da Baía do Guajará. Para garantir a segurança e comodidade do público foram montados dois postos para atendimento médico e 40 banheiros químicos.
O esquema de segurança mereceu atenção especial e mobilizou 25 homens do Corpo de Bombeiros, 30 da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur) e 200 seguranças particulares, além de 20 agentes da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e 20 voluntários da Cruz Vermelha, que ficaram responsáveis pelos atendimentos médicos e de primeiros-socorros no local.
“Essa é uma festa preparada para receber a família paraense e a nossa principal preocupação foi assegurar um lazer de qualidade e com  toda a estrutura necessária. Reunimos o que há de melhor na música paraense, do carimbó ao samba-enredo, passando pela música popular e rock. O reveillon da Estação ainda é um dos mais procurados da cidade e promove uma grande confraternização entre as famílias paraenses, por isso nosso empenho em oferecer o melhor para esse público”, revela a presidente da OS Pará 2000, Gabriela Landé.
O secretário de Cultura do Estado, Paulo Chaves Fernandes, participou da programação e elogiou a presença maciça do público. “Devemos ter, hoje, aqui na Estação em torno de 50 mil pessoas e você não vê briga e nem confusão. Sem dúvida, esse é o espaço mais democrático de todo o Estado. É uma festa para todos os públicos indiscriminadamente”.
O músico Marcos André, vocalista da banda CaBloco Muderno, diz que foi um prazer poder fazer parte do maior reveillon da cidade. “Nosso grupo está muito feliz com essa oportunidade, principalmente porque a banda tem pouco tempo de estrada. Na verdade esse é o nosso terceiro show e o público daqui sempre demonstra um grande carinho pela gente” ressalta.
A tradicional programação da Estação das Docas reuniu um público bem diversificado, de todas as idades e gostos. Fazendeiro no município de Tomé-Açu, Douglas Oliveira participou pela primeira do reveillon da Estação. “É a primeira vez que eu passo a virada do ano novo na Estação das Docas e estou achando tudo muito lindo. Tem muita gente bonita e famílias de bem. O mais legal é que aqui você pode reunir gente de todas as idades e preferências, porque a festa é aberta e acolhe todo mundo.”
O comerciante José Tavares, 65 anos, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado. “O nosso governador Simão Jatene está de parabéns por oferecer essa grande festa. Eu sempre apoio as iniciativas dele e essa é uma das melhores, pois trata-se de uma programação gratuita e de excelente qualidade”.

Texto:
Pablo Almeida-Secom


Polícia apreende madeira irregular e prende acusado de homicídio
A virada de ano foi bastante movimentada para a Polícia Civil na cidade de Tailândia, nordeste do Pará. Durante a operação Réveillon, policiais apreenderam um caminhão no centro da cidade. O veículo era usado para transportar madeira sem autorização legal. O condutor, identificado como Jonathan da Silva Mendonça, foi detido e conduzido para a delegacia, onde foi lavrado termo circunstanciado de ocorrência por transporte de produto florestal sem autorização.
Ainda nesta segunda-feira (31), foi preso Jonielson Romano Borges, 19 anos, acusado da autoria do assassinato de Jonilson Amaral Maciel, 36 anos, espancado até a morte na Vila Israel, zona rural de Tailândia. Ele fugiu depois do crime, mas foi logo capturado pela equipe de policiais civis. Conhecido como "Gordinho", o acusado apanhou um táxi na cidade para se deslocar até o interior do município depois do homicídio. De posse da informação, os policiais identificaram o taxista e, posteriormente, localizaram a casa em que estava escondido o acusado, que era a de seu irmão.
Ao ser preso, o acusado não reagiu à prisão e confessou o crime. Em interrogatório, Jonielson alegou legítima defesa, afirmando ter recebido um soco da vítima. Com a agressão, o acusado disse ter caído no chão. Depois de jogar a bicicleta em Jonilson, ele foi espancado com chutes, socos e pontapés na cabeça. As agressões só terminaram quando o acusado percebeu que a vítima estava desacordada. Jonielson foi autuado em flagrante pelo homicídio qualificado.

Texto:
Walrimar Santos-Polícia Civil


Presos integrantes de bando que desviou carga de cigarro em Altamira
Dois homens, entre os quais um vigilante, estão presos em Altamira, sudoeste do Pará, acusados de integrar uma quadrilha responsável pelo furto de um caminhão transportador de cargas de cigarros da empresa Souza Cruz. Com os acusados, foram encontrados armas de diversos calibres, munição e acessórios para armamento, além de dinheiro da renda da empresa e caixas de cigarros. Outros integrantes do bando já estão identificados e terão as prisões solicitadas à Justiça.
As investigações começaram assim que a equipe da superintendência da Polícia Civil do Xingu tomou conhecimento do furto do caminhão, com a carga e o dinheiro da renda da venda de caixas de cigarro. A equipe apurou junto à empresa que o cofre no caminhão continha o valor de R$ 96 mil em dinheiro. O veículo foi desviado de rota e levado para a zona rural do município, e localizado, após buscas, em um ramal localizado no quilômetro 23 da rodovia Transamazônica.
O veiculo estava com ligação direta feita, cofre com sinais de arrombamento por maçarico e baú de carga aberto. Os policiais passaram a levantar informações no perímetro, mais precisamente na Agrovila Piauiense. Informações deram conta de que uma casa havia sido alugada há pouco tempo por pessoas suspeitas, entre elas um homem conhecido por Luiz. No local, foi encontrado apenas o sobrinho do suspeito, Marcelo Max Costa Alves.
Marcelo afirmou que morava ao lado do imóvel alugado. Os policiais encontraram a porta da frente da casa com a chave para o lado de fora da fechadura. Dentro de um dos quartos estavam uma arma de fogo tipo espingarda calibre 20 e uma carteira porta cédulas contendo documentos em nome de Marcelo Max. Os policiais apreenderam ainda um revólver calibre 22; 16 cartuchos de calibres 20 e 32; um estojo de chumbinho para rifle; três celulares; 98 munições de calibre 22; duas gandolas (vestimentas) camufladas e uma bermuda do Exército Brasileiro, além de uma lanterna com visor noturno.
Dentro de um quarto, debaixo de objetos velhos, havia uma caixa de cigarros com seis maços e a quantia em dinheiro de R$ 4.887. As cédulas ainda estavam úmidas, com sinais de fogo. Todo material encontrado foi apreendido. Na carteira porta cédulas de Marcelo, os policiais encontraram oito comprovantes de depósito bancário feitos no último dia 26 em uma agência da Caixa Econômica Federal, totalizando R$ 12 mil. Marcelo afirmou que, naquela data, o tio lhe convidou para ir até o banco para fazer os depósitos, mas alega que não sabe a origem do dinheiro depositado em sua conta. Ele foi apresentado na Polícia Civil juntamente com o material apreendido.
Durante a continuidade das investigações, outras pessoas foram identificadas por envolvimento no furto. Uma delas é o vigilante Josafá Vitorino do Nascimento, que fazia parte da escolta do caminhão. Na casa dele, os policiais apreenderam R$ 17 mil em dinheiro e uma escopeta calibre 12; um revólver; doze munições, das quais seis de calibre 12 e outras seis de calibre 38, e ainda crachá funcional de uma empresa de vigilância privada em nome do vigilante.
Os policiais encontraram ainda na casa dele um telefone celular; um carro Gol de placa AVX-7279, do Estado do Paraná, com adesivos da empresa de vigilância; um fardamento da empresa; um colete à prova de balas; um cinto tático e um bornal de perna - espécie de bolsa porta-objetos. Havia ainda, no imóvel, um coldre de perna (porta armas). O vigilante foi interrogado e confirmou a participação no furto. Ele revelou o envolvimento de Luiz, tio de Marcelo Max, no furto junto com os outros três suspeitos investigados.
Os bandidos usaram dois carros, na versão do vigilante, no crime. "As investigações em andamento já indicam que os dois presos e os demais já identificados fazem parte da mesma quadrilha que tentou furtar o caixa eletrônico do Banco do Brasil no município de Brasil Novo, ano passado, e também do bando que conseguiu furtar mais de R$ 100 mil em espécie de um caixa eletrônico do Banco do Brasil que ficava em um supermercado no centro da cidade de Altamira, usando maçarico para cortar tanto o cofre como os caixas", explica o delegado Cristiano Nascimento.
Os dois presos foram indiciados por furto qualificado, formação de quadrilha, porte ilegal de arma de fogo e munições e ainda por danos. Os demais envolvidos serão indiciados pelos mesmos crimes e terão as prisões preventivas solicitadas à Justiça.

Texto:
Walrimar Santos-Polícia Civil


Notas fiscais passam a valer em todo o Pará em janeiro
A partir de 1º de janeiro passam a ser válidas, para fins de participação no Programa Nota Fiscal Cidadã, de estímulo às ações de cidadania fiscal,  as notas e cupons fiscais emitidos no território paraense pelas atividades de alimentação, vestuário e acessórios, magazines e lojas de móveis. De acordo com a legislação do Programa, as empresas enquadradas deverão emitir documentário fiscal com CPF/CNPJ, quando solicitadas pelo consumidor.
O primeiro sorteio do Programa Nota Fiscal Cidadã aconteceu no dia 27 de dezembro, e o segundo está programado para o mês de março. Valerão notas e cupons fiscais emitidos nos meses de outubro, novembro de dezembro/2012. A entrega simbólica dos prêmios do primeiro sorteio será no dia 4 de janeiro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, com a presença do governador Simão Jatene. O depósito do valor do prêmio em conta corrente ou caderneta de poupança será realizado pelo Banco do Estado do Pará até 12 dias após a realização do certame. A Sefa repassará à instituição financeira os dados com identificação dos valores dos prêmios e dos consumidores contemplados.
Para definição do montante global da premiação de cada sorteio é  considerado o valor do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) recolhido no período de referência, pelos estabelecimentos enquadrados no Programa Nota Fiscal Cidadã.
A cada R$ 100 reais em compras o consumidor terá direito a um bilhete eletrônico. Solicitando as notas e cupons com CPF e se cadastrando no site o consumidor concorre ao sorteio e poderá ser premiado com prêmios que variam entre R$ 50 mil e R$ 20 mil.

Texto:
Ana Márcia Pantoja-Sefa


Movimento nas estradas paraenses foi intenso no ultimo fim de semana de 2012
Milhares de pessoas deixaram a capital em direção aos balneários do interior do Estado para as comemorações de fim de ano. Na última segunda-feira, 31, o movimento de saída da cidade foi considerado normal, mas no final de semana que a antecedeu o fluxo de veículos foi intenso em frente ao Batalhão de Policia Rodoviária Estadual (PRE), na PA-483. Na barreira localizada na PA-391, que dá acesso à ilha de Mosqueiro, o fluxo de veículos foi intenso até o final da manhã do dia 31. A divulgação do balanço geral da Operação Reveillon 2013 está previsto para esta quarta-feira, 2.
No total, 16 homens da PRE foram mobilizados para atuar na fiscalização e orientação dos condutores sobre normas de segurança, equipamentos obrigatórios, excesso de velocidade e ultrapassagem indevida. “Nós sempre procuramos pedimos prudência e cuidado aos condutores e percebemos, infelizmente, que as principais infrações são sempre as mesmas. 
O Tenente Dantas, responsável pela fiscalização na PA-483, ressalta que o motorista flagrado dirigindo sob efeito de álcool será autuado de acordo com a nova Lei Seca n°1276, que dobra o valor da multa aplicada nesses casos - passando de R$ 957,70 para R$ 1.915,40 - e amplia as possibilidades de provas, consideradas válidas no processo criminal - exame clínico, perícia, vídeo, prova testemunhal ou outros meios que comprovem o condutor alcoolizado.
Outra infração comum, o não uso da cadeirinha e do sinto de segurança no banco traseiro, também vem sendo bastante fiscalizada. "Nós procuramoa esclarecer os motoristas quanto á importância de seguirem essas normas para sua própria segurança”, ressalta o sargento da PRE, Elizer Silva, responsável pela fiscalização na PA-391.
Os agentes da Polícia Rodoviária Estadual também estarão orientando os motoristas no retorno a Belém. A operação Reveillon se estende até a próxima quarta-feira, 2. “Muitas pessoas vão deixar pra voltar nesse dia, fazendo com que o fluxo fique intenso. Por isso os motoristas devem retornar à cidade com calma e atenção. Caso tenha horário para chegar a cidade é bom pegar a estrada cedo para evitar excesso de velocidade. Aqueles motoristas que ainda estiverem comemorando o Ano Novo na quarta-feira e forem  ingerir bebida alcóolica nós aconselhamos pegar a estrada outro dia”, orienta.

Texto:
Pablo Almeida-Secom


Primeiro bebê do ano nascido na Santa Casa é uma menina


Filha de um lavrador e de uma auxiliar docente, Ana Luiza Souza Guerreiro veio ao mundo à exata 01h02mim deste 1º de janeiro de 2013, pesando 3.200kg e medindo 47cm. A menina foi a primeira bebê do ano nascida na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. A mãe não esperava a chegada da pequena Ana para tão cedo, mas já ultimas horas de 2012 começou a apresentar quadro de pressão arterial alta e depois de percorrer dois hospitais da capital acabou acolhida na maternidade da instituição. Mãe e filha passam bem.
Segundo a equipe médica que atendeu Soraia Silva de Souza, moradora da zona rural de Barcarena, região do Baixo Tocantins, a paciente chegou à Santa Casa com a pressão alterada e dores abdominais. Depois de passar por exames e atestadas as condições favoráveis para o parto, ela foi submetida a uma cesariana. A assistente destaca que até a manhã de hoje não sabia que tinha sido a primeira mãe de 2013. “Estou muito surpresa e feliz. Não programei, esperava minha filha para o próximo dia 16, mas ela quis nascer logo. Espero que ela seja uma menina estudiosa, obediente e temente a Deus, quero tudo de bom para ela”, disse Soraia Souza.
A Fundação Santa Casa é a maior maternidade do Norte do País. Possui 110 leitos neonatais, recebe pacientes de todos os 143 municípios do Estado e registra cerca de 500 nascimentos por mês, sendo referência em partos de alto-risco. Até as dez primeiras horas de 2013 a equipe médica já havia trazido ao mundo oito crianças, seis por meio de cesarianas e duas por parto normal.

Texto:
Alessandro Borges-Santa Casa


Policiais recuperam e entregam motocicleta ao proprietário em Uruará
A Polícia Civil de Uruará localizou e devolveu ao proprietário uma motocicleta que havia sido roubada no último dia 12 de novembro. na rodovia Transamazônica. O veículo foi recuperado durante uma averiguação de local, na Rua Belém. Denúncias davam conta de que uma residência estaria abrigando armas e veículos roubados. Durante o levantamento, a equipe de investigadores encontrou apenas a motocicleta, que estava sob a posse de Edimilson Lino.
Em depoimento, Edimilson afirmou que recebeu o veículo de um homem chamado Eleilson. O proprietário, Romério Teixeira da Silva, conta que o furto ocorreu enquanto trocava o pneu da motocicleta à altura do quilômetro 160 da rodovia Transamazônica. "Agradeço a Polícia pelo trabalho e parabenizo a equipe de investigadores por terem recuperado a minha moto. Ainda estou pagando as prestações e já estava preocupado, sem saber como fazer para quitar essa dívida estando sem ela. Pra mim foi a melhor notícia que poderia receber", disse.

Texto:
Walrimar Santos-Polícia Civil




ANO NOVO E ABENÇOADO COM A MISSA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO










Polícia Civil firma parceria para divulgar imagens de desaparecidos
Uma parceria firmada entre a Polícia Civil e a Cooperativa de Taxistas da Praça Eneida de Moraes (Cotapem) possibilitou que 120 táxis que circulam em Belém, interior do Pará e até fora do Estado passassem a circular com as fotos de crianças e adolescentes desaparecidos adesivadas nos vidros traseiros dos veículos. O trabalho conjunto, estabelecido por meio do Serviço de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (Silcade), da Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA), vinculada à recém-criada Diretoria de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAV), teve início no último dia 24. Sediada no bairro da Pedreira, em Belém, a Cotapem foi criada há 14 anos e reúne 150 taxistas. A Cooperativa conta atualmente com 55 mil clientes cadastrados e atende, em média, 1,2 mil corridas por dia.
Um dos diretores da Cotapem, Francisco Neto, explica que a divulgação das imagens atende a uma missão institucional da própria entidade, que busca sempre parcerias como essa para oferecer à sociedade um serviço social. Por meio da Assessoria de Comunicação da Polícia Civil, a Cooperativa teve acesso ao Silcade, onde o banco de imagens de desaparecidos foi colocado à disposição de empresas e organizações que queiram firmar parceiras. "Apresentamos o layout do projeto à coordenação do Silcade. Inicialmente foram escolhidas fotos de seis crianças, que estão há mais tempo desaparecidas", explicou Neto, que apresentou também o projeto em reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep), órgão que congrega os representantes do Sistema de Segurança Pública do Pará e de entidades representantes da sociedade civil.
No Silcade, Francisco Neto contou com apoio do coordenador do serviço, investigador Edivaldo Carmo, e da diretora da DATA, delegada Nazaré Cardoso. "Levamos cerca de 60 dias até fazer a plotagem das imagens e aplicação dos adesivos nos veículos", detalha o diretor da Cooperativa, que conta com 22 funcionários em atuação por turnos de seis horas. Cada uma das seis fotos foi adesivada em 20 táxis da empresa. Nos adesivos, além da foto com o nome do desaparecido, há o telefone de contato do Silcade da DATA e do Disque-Denúncia (181), para informar o paradeiro dos menores desaparecidos, cuja divulgação das imagens tem autorização dos responsáveis.
Graças às parcerias com empresas, como a Valeverde Turismo e a mineradora Vale, os táxis da Cooperativa fazem corridas até em outros Estados, como o Maranhão. Outro diretor da Cooperativa, Antônio Paracampo, explica que, atualmente, a empresa dispõe do que há de mais moderno em termos de sistema de monitoramento de táxis, que são localizados em tempo real e chegam rapidamente até o cliente. Ele explica, ainda que, por lei, é permitido colocar adesivos nos táxis pelo fato de se tratar de um trabalho social. Francisco Neto salienta que a parceria com a Polícia Civil foi feita de forma gratuita e que o constante deslocamento dos carros permite maior divulgação das imagens dos desaparecidos.
Recentemente, o Silcade divulgou os números de registros de casos de desaparecimentos de jovens na Grande Belém. Do total de 657 casos registrados em 2012, 634 já foram localizados, o que representa um saldo de localização de mais de 95%. Ainda estão desaparecidos 23 crianças ou adolescentes, a maioria do sexo femininos, que correspondem a mais de 70% das ocorrências registradas na Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA). O Silcade funciona nos altos do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente, na Rua dos Caripunas, entre Avenida Roberto Camelier e Rua Tupinambás, no bairro do Jurunas. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial, à exceção dos feriados. Os contatos podem ser feitos pelo telefone (91) 3272-0779 ou pelo e-mail silcade@policiacivil.pa.gov.br.

Texto:
Walrimar Santos-Polícia Civil


Unidade Integrada Pró-Paz da Terra-Firme conta com Posto de Identificação
A população do bairro da Terra-Firme, periferia da capital, já conta com um Posto de Identificação para emissão de carteiras de identidade. O serviço funciona no prédio da UIPP (Unidade Integrada Pró-Paz), localizada na Avenida Celso Malcher, n° 920. O atendimento é feito de 8 horas da manhã às 14 horas, de segunda à sexta-feira, exceto feriados.
O diretor de Identificação da Polícia Civil, Ricardo Paula, explica à população que o posto atende por meio de agendamento, via telefone (4006-9002/ 4006-9046 ou 4006-9020) ou pelo site da Polícia Civil. No local, são expedidas 1ª e 2ª vias do documento de identidade. O posto é coordenado pelo papiloscopista Oberlin Lira e está adaptado para atender, em média, 25 pessoas por dia.
O serviço iniciou o atendimento desde o último dia 20. Para emitir a 1ª ou 2ª vias da carteira de identidade, o cidadão deve apresentar, no posto, duas fotos do tipo 3 por 4 atuais; certidão de nascimento ou de casamento original e um comprovante de residência. Nos casos de segunda via, à exceção de casos de roubos, com registro de Boletim de Ocorrência, será cobrada a taxa de R$ 31,65 para emissão do documento. A 1ª via do documento é gratuita.

Texto:
Walrimar Santos-Polícia Civil



Selo do Inmetro será obrigatório para 144 tipos de eletrodomésticos
A partir desta terça-feira, 1º de janeiro, 144 tipos de eletrodomésticos, como chapinhas, torradeiras elétricas e aspiradores de pó, só poderão ser vendidos com o selo de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Tanto o setor do Comércio quanto da Indústria foram notificados sobre as mudanças em dezembro de 2009.
Para obter o selo do Inmetro, o aparelho é submetido a uma avaliação que leva em conta os aspectos elétrico (não pode haver, no equipamento, áreas de contato direto com peças eletrificadas), térmico (o produto não pode entrar em curto mesmo em altíssimas temperaturas) e mecânico (ele não pode quebrar com facilidade).
Um produto só pode receber o selo após ser submetido a teste de laboratório. A linha de produção também será auditada periodicamente. "O principal objetivo desta medida é a segurança do consumidor, ou seja, os produtos não devem oferecer riscos à população", disse Luiziel Guedes, presidente do Imetropará.
Guedes recomenda que o consumidor exija o selo de segurança do Inmetro na hora da compra e que também prefira os estabelecimentos formais, exigindo sempre a nota fiscal. Confira a lista completa de eletrodomésticos no endereço eletrônico: http://www.inmetro.gov.br/imprensa/releases/EletrodomesticosCertificados_2013.pdf.

Texto:
Adaucto Couto-Imetropará




QUE o ano 2013 CHEGUE TRAZENDO  
PAZ,
SAÚDE,
HARMONIA,
compreensão,
amor,
tolerância,
respeito,
solidariedade,
e confiança
a cada um dos lares.
Que em sua mesa
Nunca falte o pão de cada dia.
Que sua família
Seja a imagem da família de Nazaré.
Que o bom deus
Abençoe sua casa.
Um brinde
A esperança.
Daniel Brandão, Contador




Governador do Pará participa da posse de prefeitos de Belem e Ananindeua
Nesta terça-feira  (1º) os novos gestores municipais assumem nos 144 municípios do Estado. Na capital paraense Zenaldo Coutinho e sua vice Karla Martins, além dos  35 vereadores eleitos serão empossados em uma solenidade que acontece na Câmara Municipal a partir das 15h. O governador Simão Jatene participa do evento em Ananindeua e em seguida vai até o Palácio Antônio Lemos, sede da prefeitura de Belém, onde o novo gestor da capital, Zenaldo Coutinho, recebe a faixa de prefeito.
A posse dos prefeitos acontece após a dos vereadores e da eleição das mesas diretoras das câmaras municipais. Em Belém a solenidade acontece na Câmara Municipal, localizada na travessa do Chaco, entre as avenidas Almirante Barroso e Rômulo Maiorana. O evento solene que dará posse ao novo prefeito da capital está previsto para começar às 16h. Mais de mil convidados devem participar.
Após serem empossados o novo prefeito de Belém e sua vice seguem para o Palácio Antônio Lemos, onde acontecerá a transmissão do cargo, que deverá ser feita pelo prefeito Duciomar Costa, que passará a faixa para Zenaldo. Três palcos foram montados em frente ao Palácio Antônio Lemos para o evento.
Em Ananindeua,  a posse de Manoel Pioneiro, seu vice Carlos Begot e dos 25 não acontecerá na Câmara do município devido a problemas com o ar condicionado e espaço do local. Por isso as autoridades serão empossadas no Centro de Formação Cristã Seminário Pio X, localizado no Km4 da rodovia Br-316. São aguardados cerca de 800 convidados. Depois do evento de posse, Pioneiro e seu vice seguem para a transmissão do cargo e a entrega da faixa, que acontecerá em um palanque montado na Praça Matriz de Ananindeua.
O governador Simão Jatene participará da posse de Manoel Pioneiro, que acontece no Centro de Formação Cristã Seminário Pio X e depois segue para o Palácio Antônio Lemos onde participa do evento em que Zenaldo Coutinho receberá a faixa de prefeito de Belém.

Texto:
Elck Oliveira-Secom





























Prorrogadas as inscrições para o I Prêmio Paraense de Jornalismo Científico
Foram prorrogadas até o dia 18 de março de 2013 as inscrições para jornalistas interessados em concorrer ao I Prêmio Paraense de Jornalismo Científico, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Fundação Amazônia Paraense. O objetivo é valorizar os profissionais da imprensa que atuam nessa área, incentivando o aumento do interesse e do conhecimento popular científico-tecnológico no Estado.
A prorrogação, incluindo a dilatação do período de veiculação das matérias, possibilitará o aumento na submissão de propostas, uma vez que incluirá reportagens publicadas no período de 01 de janeiro de 2011 a 01 de dezembro de 2012. Com o novo cronograma, haverá, também, mais tempo para que o público de interesse do edital possa se inscrever.
As matérias inscritas devem abordar temáticas referentes à ciência, tecnologia e inovação, sendo valorizadas aquelas que contribuem para a qualidade do jornalismo regional e para a popularização destes assuntos junto à sociedade paraense. Vale ressaltar que o conceito de jornalismo científico abrange não apenas as chamadas ciências tradicionais, como a Física e a Química, mas inclui outras, como as Ciências Humanas, a exemplo da Educação, Sociologia e Comunicação. Portanto, as matérias podem abordar diferentes abordagens relacionadas também ao meio ambiente, saúde, economia e informática, entre outros.
Serão concedidos prêmios no valor de R$ 5 mil aos primeiros colocados, divididos de acordo com as seguintes categorias: “Impresso”, “Rádio” e “Televisão”, totalizando R$ 15 mil.
O Prêmio integra o Programa Ver-a-Ciência - Política Estadual de Difusão e Popularização da Ciência, desenvolvido pela Secti, cujo objetivo é promover e apoiar ações voltadas a tornar a ciência um bem público e partilhado. Além do edital destinado a jornalistas, estão abertos os editais do Prêmio Paraense Destaque Científico, voltado a pesquisadores, com prazo de incrições até 12 de março de 2013, e o de submissão de artigos para a Revista Ver-a-Ciência, com prazo de submissão de artigos e fotos para a terceira edição até o dia 15 de janeiro de 2013. Para conferir os regulamentos dos prêmios, consulte o link http://www.sig.fapespa.pa.gov.br/index.php?id=3&acao=1

Texto:
Raphael Freire-Secti




Reveillon da Estação ainda é preferência entre as famílias paraenses


O tradicional reveillon da Estação das Docas reserva uma vasta e diversificada programação a quem escolher o complexo turístico para celebrar a chegada de 2013. A festa na orla dos galpões promete muita animação, com atrações musicais para todos os gostos, em uma verdadeira maratona que começa na noite desta segunda-feira, 31, e encerra ao amanhecer do dia 1º de janeiro. Como também já é tradição, a hora da virada será marcada por um show pirotécnico que acontece na Baía do Guajará.
O reveillon da Estação costuma reunir, em média, cerca de 60 mil pessoas, reunindo famílias inteiras em uma grande confraternização. Para animar o público já estão confirmados os shows com o grupo CaBloco Muderno, Markinho e Banda, Téo Pérola Negra e Escola de Samba do Rancho Não Posso me Amofiná. As apresentações acontecem no palco montado na orla da Estação e no Anfiteatro São Pedro Nolasco.
A programação na área externa dos galpões é aberta ao público e totalmente gratuita. Já para garantir um lugar na área dos restaurantes, que fica dentro dos galpões, é necessário entrar em contato com os estabelecimentos.
Gabriela Landé, presidente da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação ressalta que o complexo já se consolidou na preferência das famílias paraenses para celebrar a chegada do Ano Novo. "Nosso objetivo é oferecer uma programação de qualidade, assegurando à população e também aos visitantes todo conforto e segurança”, destacou.

Texto:
Julia Garcia-Secom



Governador do Pará decreta luto de três dias pela morte de Maria da Graça Azevedo



O governador Simão Jatene decretou luto oficial de três dias, a partir deste sábado, 29, em homenagem à Maria da Graça Azevedo da Silva, 62 anos, eleita este mês Procuradora Geral de Justiça do Estado, morta em um acidente automobilístico ocorrido na Rodovia PA-234, próximo ao município de Nova Timboteua, nordeste paraense, no início da noite de ontem, 28. O corpo está sendo velado desde o início da manhã, no auditório Nathanael Cardoso Leitão, do Ministério Público Estadual, por onde já passaram vários magistrados e autoridades, entre eles o próprio governador do Estado.
No acidente, morreram também a secretária da Procuradora Geral nomeada, Rita de Andrade Ribeiro Portal, 67 anos, que está sendo velada no mesmo local, e um dos ocupantes do veículo que colidiu com o carro da magistrada, Alan Marcelo Pereira Ribeiro, de 36 anos, que era funcionário do Tribunal de Contas do Município. Apenas o condutor do carro envolvido na colisão com o Honda Fit dirigido Maria da Graça, identificado como Samuel Santiago Rodrigues, 52 anos, sobreviveu. Ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto-atendimento de Capanema e posteriormente transferido ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em  Ananindeua.
Maria da Graça Azevedo da Silva foi nomeada pelo governador Simão Jatene ao cargo de Procuradora Geral de Justiça do Estado no dia 20 deste mês. A magistrada foi eleita no dia 07 de dezembro, com 167 votos, a maior votação já registrada entre os candidatos ao cargo indicados na lista tríplice, encaminhada ao chefe do Executivo Estadual. O mandato teria inicio em 19 de março de 2013 e encerraria em 19 de março de 2015.
Carreira - Maria da Graça Azevedo atuou por mais de 27 anos no Ministério Público do Estado do Pará. Ingressou na instituição em 12 de junho de 1985, por meio de concurso público, e percorreu várias comarcas do interior até chegar à capital. Em Belém se destacou na Promotoria de Justiça de Meio Ambiente. Foi presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep) e atualmente coordena o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente.
Homenagens - Pela manhã, o governador Simão Jatene compareceu ao velório da Procuradora e manifestou solidariedade à família. Na ocasião, ele lembrou que ao longo de sua carreira, Maria da Graça Azevedo contribuiu decisivamente para o desenvolvimento e para execução do Justiça no Pará. "Ela era incansável e responsável na sua atuação como fiscal da lei, juntamente com os membros do Ministério Público do Estado". Para Jatene, ela "será sempre lembrada como uma mulher que usou seu talento, sua inteligência e sua honestidade para engrandecer, não só o Ministério Público, mas o Estado do Pará".
O vice-governador Helenilson Pontes também compareceu ao velório e manifestou seus pêsames às famílias das duas vítimas. Para ele, a sociedade paraense perdeu uma grande servidora pública. “O Estado perdeu alguém que dedicou trinta anos de sua vida, seus esforços, sua saúde, em nome dos interesses maiores da sociedade paraense. Quem perde não é apenas o Ministério Público. Hoje quem está de luto e quem se entristece é o Pará”, afirmou.
A Polícia Civil do Estado também expressou seu profundo pesar pelo falecimento da Procuradora. Em nota oficial, a instituição externalizou seu pesar pela perda irreparável e disse que espera em Deus o conforto aos familiares, amigos e colegas de profissão. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

Texto:
Bruna Campos-Secom



Região Metropolitana receberá obras de transportes e saneamento no início de 2013









O primeiro trimestre de 2013 será marcado pela execução de uma frente de obras consideradas essenciais para a melhoria do saneamento e do transporte na Região Metropolitana de Belém. Por intermédio da Secretaria de Estado de Integração Regional e Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb), o Governo do Estado dará início aos trabalhos já no mês de janeiro.
Na ultima quinta-feira, 27, a Seidurb concluiu o processo licitatório que escolheu a empresa reponsável pelas obras de prolongamento da Avenida Independência, no trecho que vai da BR-316 até a Rodovia do 40 Horas, no bairro do Coqueiro, em Ananindeua. A vencedora é a EIT Construções Ltda. A via terá nove quilômetros de extensão e sairá da BR-316, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal, chegando até a Arterial 18, na Cidade Nova, de onde os motoristas poerão acessar a Avenida Independência.
A obra, orçada em R$ 120 milhões, vai disponibilizar uma alternativa de entrada e saída das cidades de Belém e Ananindeua. O projeto prevê a construção de duas pistas, canteiro central, ciclovia, iluminação, aterro reforçado e, próximo à BR-316, um viaduto para reduzir o fluxo de veículos na confluência com a via federal. A execução das obras será feita em parceira com o Ministério da Integração Regional. Resta apenas a liberação da licença ambiental pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e a liberação da Eletronorte, já que a rodovia passará próximo ao linhão da concessionária.
Outra importante obra prevista nessa frente de trabalhos é a duplicação da Avenida Perimetral, que vai do campus da Universidade Federal do Pará até a Avenida João Paulo II. O projeto executivo já está protocolado na Sema agurdando a obtenção da licença de instalação e, em janeiro de 2013, o edital para a contratação da empresa responsável pelos serviços será lançado. A obra esta orçada em R$ 4 milhões.
O titular da Seidurb, Márcio Spindola, destacou a importância dessas intervenções urbanas para a redução dos problemas que afetam o trânsito na Região Metropolitana da capital. “São obras que vão garantir a fluidez dos veículos que circulam diariamente entre os municípios e distritos que integram a RMB, já que estamos abrindo novas vias para escoamento da frota, principalmente aqueles mais pesados, como os caminhões e carretas”, argumentou o secretário.
Tucunduba
A Caixa Econômica Federal comunicou, este mês, à Seidurb que o novo projeto executivo da Bacia do Tucunduba foi aprovado. Com isso, a estimativa é de que as obras comecem em junho de 2013. O projeto do governo anterior estava cheio de irregularidades, o que levou ao cancelamento do contrato feito com a construtora.
O novo projeto consiste na retificação do Canal do Tucunduba, aterramentos de quintais - onde serão utilizados 40 milhões de metros cúbicos de aterro para que as casas fiquem acima do nível máximo das águas -, abertura de vias urbanas e construção de 14 pontes. A entrega da obra está prevista para o final de 2014.
Independente desse cronograma, a Seidurb já esta trabalhando para evitar alagamentos nas áreas de influência do Canal do Tucunduba. Obras emergenciais já estão programadas e serão executadas em parceira com a Prefeitura de Belém. “Já conversamos com o prefeito eleito, Zenaldo Coutinho, e com o futuro secretário de Saneamento do município, Luis Otávio Pereira. No ano passado conseguimos evitar em 85% o numero de alagamentos na área e, agora, com essa parceria, esperamos avançar ainda mais na solução desse problema”, explicou  Márcio Spindola.

Texto:
Antenor Filho-Secom



Nota de pesar


A Polícia Civil do Estado do Pará vem a público, expressar seu profundo pesar pelo falecimento da procuradora de Justiça Maria da Graça Azevedo da Silva, ocorrido no começo da noite desta sexta-feira, 28. A instituição se solidariza com familiares, amigos e colegas de profissão pela perda irreparável.


Edital da Fundação Amazônia Paraense é suspenso
A Fundação Amazônia Paraense informa que o Edital para Concessão de Bolsas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico das Regiões Produtoras de Cacau foi temporariamente suspenso nesta sexta-feira, 28. O convênio entre a Fundação e a CEPLAC está em processo de modificação para atender às premissas do interesse público da pesquisa, bem como aos objetivos do próprio Edital. Será feito um Termo Aditivo ao convênio, modificando a vigência do mesmo para mais 24 meses. As inscrições já realizadas serão mantidas e as propostas apresentadas ficarão resguardadas para análise posterior.
Maiores informações podem ser obtidas na sede da Fundação Amazônia Paraense, localizada à Travessa Nove de Janeiro, nº 1686, entre as avenidas Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado (esquina com Gentil Bittencourt), bairro de São Brás, ou pelo fone (91) 3323-2564 e e-mail dicet@fapespa.pa.gov.br.



Uepa abre 11 vagas para professor titular no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

O Diário Oficial do Estado do Pará (DOE) publica na próxima edição do dia 2 de janeiro, o Edital Nº110/2012, destinado ao concurso para promoção à classe de Professor Titular do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
São ofertadas 11 vagas, divididas entre as seguintes disciplinas: Anatomia, Anatomia Patológica e Patologia Clínica, Cirurgia Experimental, Dermatologia Tropical e Sanitária, Dermatologia Clínica e Cirúrgica, Educação Física, Enfermagem Médico Cirúrgica, Enfermagem em Saúde Pública, Ginecologia, Histologia e Terapia Ocupacional.

Os interessados devem ser inscrever no período de 07 de janeiro a 15 de fevereiro, de 8h às 12h e de 14h às 17h, no Protocolo do CCBS, localizado na travessa Perebebui, 2623, Bairro do Marco-CEP:66.087-670.

As provas acontecem em três fases no período de 22 de fevereiro a 25 de março. São elas: julgamento de títulos;  avaliação e defesa de trabalho científico que comprove a consolidação da linha de pesquisa do candidato;  e avaliação e defesa pública do memorial.

No dia 2, o edital também estará disponível no site 
www.uepa.br.

Texto:
Ize Sena-Uepa



Uepa ofertará 93 vagas para Residência Multiprofissional em 2013
Em 2013, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) ofertará 93 vagas para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde distribuídas pelos municípios de Belém, Altamira, Santarém e Redenção. O edital, contendo as regras do certame, conteúdo programático e bibliografia, será divulgado na próxima quarta-feira (2), no Diário Oficial do Estado (DOE) e no site da Uepa.
Enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos e fonoaudiólogos, formados em Instituições de Ensino Superior oficial e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) ou portadores de diploma revalidado por universidade pública, podem se candidatar a uma das vagas, nas seguintes áreas de concentração: Estratégia Saúde da Família; Atenção à Saúde Mental; Atenção à Saúde Cardiovascular; Urgência e Emergência no Trauma; Oncologia - Cuidados Paliativos; Atenção à Saúde da mulher e da criança e Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia.

Para que a inscrição seja efetivada, o candidato deverá efetuar o pagamento no valor de R$ 180,00 (Cento e oitenta reais) em qualquer agência bancária, até o dia 16 de janeiro. O processo seletivo se divide entre a realização de prova objetiva de caráter eliminatório e análise do Currículo Vitae. O primeiro dia do período letivo de ingresso no curso pretendido é 1º de março de 2013.

São parceiros da Uepa para a realização do programa, a Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência; Hospital Ophir Loyola e Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira; Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna, em Santarém; e Hospital Regional Público do Araguaia, em Redenção.

Texto:
Ize Sena-Uepa



Investimento em recursos humanos acresceu R$ 100 milhões a folha do Estado
Gratificações, implementação e implantação de programas e planos, ajustes e reajustes, admissão de novos servidores públicos fizeram parte da política de remuneração do Governo do Estado em 2012. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Administração (Sead), esse investimento em recursos humanos e valorização dos servidores estaduais, representam um aumento de R$ 101.405.642,38 na folha de pagamento do Poder Executivo Estadual.
Áreas essenciais como Saúde, Educação e Segurança Pública são responsáveis por mais de 50% desse aumento. Além disso, a secretária de Estado de Administração, Alice Viana, garante que cerca de 90% das dívidas de vantagens atrasadas encontradas quando a atual administração assumiu - que equivalem aproximadamente a R$ 140 milhões - já foram devidamente quitadas. “Isso demonstra o reconhecimento e respeito do governador Simão Jatene com o servidor público estadual", disse Alice.
Retrospectiva - O reajuste no valor dos plantões e sobreaviso e a incorporação do valor do abono salarial dos servidores de nível superior, fixando o piso salarial em R$ 2.600,00 representam para a área da saúde um acréscimo de R$ 21.600.000,00 na folha. Para a área da Educação, com a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do grupo do magistério, implantação do valor do Piso Nacional da Educação e com a nomeação de 2.936 Técnicos em Educação e Docentes, aumentou a folha em R$ 19.846.290,00.
A categoria da Segurança Pública foi beneficiada com reajuste no valor do auxílio alimentação dos militares; reajuste salarial na ordem de 14,13% para os praças da Polícia Militar (PM) e Comando dos Bombeiros Militar (CBM) com resgate dos interstícios e majoração da gratificação de Risco de Vida de 50% para 70%; Reajuste variável 6,6% a 22,88% para os servidores do grupo de Perícia Científica, com majoração na Gratificação do Risco de Vida de 50% para 70%; Reajuste da ordem de 22,88% para os Policiais Civis e majoração na gratificação de Risco de Vida de 50 para 70%; Reajuste variável de 27,35% a 42,72% para os Oficiais da Polícia Militar; Pagamento da 1ª e 2ª parcela do Auxílio Fardamento (PM e CBM); Reajuste da ordem de 67% para os servidores do Detran - ganho real de 27%, que somados representam um acréscimo mensalmente na folha de R$ 28.435.402,00 milhões.
Outras categorias de servidores também foram contempladas com reajustes no valor do auxílio alimentação, pagamento de retroativos, incorporação de abono, implementação de acordos coletivos, entre outros, representam na folha um total a mais de R$ 31.523.950,38. 
A titular da Sead ressaltou ainda que, neste ano, o Estado sofreu a perda do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e também atingiu ainda o limite prudencial de gastos. "Apesar do quadro de crise na economia, o Estado tem respeitado a Lei de Responsabilidade Fiscal e ainda honrado uma das diretrizes do governo que é a valorização do servidor público, peça de fundamental importância para a prestação de serviços públicos à sociedade".

Texto:
Renan Malato-Sead



Seidurb executa obras que beneficiam 740 mil paraenses
Em 2012, Governo do Estado retomou ou iniciou a execução de 71 obras que beneficiarão diretamente a 740 mil paraenses. Ao todo, os trabalhos realizados pela Secretaria de Estado de Integração Regional e Desenvolvimento Urbano (Seidurb) abrangem 66 municípios contemplados com a construção de adutoras, estações de tratamento, reservatórios e redes de abastecimento.
Capanema, por exemplo, recebe a maior obra de engenharia civil na área de abastecimento de água, com uma moderna adutora que percorrerá 13 km da Rodovia BR 316. Serão 1.847 novas ligações domiciliares, ampliando em 67,5% a atual capacidade instalada, de apenas 802 domicílios com água encanada.  
No que diz respeito a esgotamento sanitário, a Seidurb realiza atualmente importantes obras nos municípios de Curionópolis, Santa Cruz do Arari e Capitão Poço. Em Breu Branco, sudeste do Pará, uma moderna estação de tratamento já está em fase final de conclusão, tendo sido construída com recursos oriundas do PAC/Funasa e Governo do Estado.
Na área de resíduos sólidos a Seidurb desenvolveu ações de assessoramento técnico nos municípios de Castanhal, Curralinho, Curionópolis, Novo Repartimento e Rondon do Pará. Essas ações compreendem a desativação de lixões e a orientação para a correta gestão municipal de resíduos sólidos.
Já em Anajás, na ilha do Marajó, o foco do trabalho é a pavimentação de vias e calçadas do município, além do aterramento dos quintais. Um sistema de drenagem de águas fluviais também está sendo construído, o que deve contribuir para que a população do município não sofra mais de males como a malária. O investimento total é de R$ 4 milhões.
O titular da Seidurb, Márcio Spindola, avaliou os resultados alcançados com as ações. “O ano de 2012 foi de grande avanço na área de saneamento. O governador Simão Jatene autorizou e nós trabalhamos para dar melhores condições de vida à população. Foram retomadas 90% das obras paralisadas na gestão anterior, decorrentes de problemas técnicos nos projeto, problemas juntos a prefeituras e órgãos federais como a Funasa e Caixa. As obras retomadas em 2012 encontram-se em ritmos que já possibilitam, no primeiro de trimestre de 2013, serem entregues a população”, enfatizou o secretário.
A Seidurb ainda concluiu as obras dos mercados municipais de Marituba e Altamira.

Texto:
Antenor Filho-Secom

Coral da Santa Casa homenageia pacientes e servidores
O coral “Saude e Vida” da Fundação Santa Casa do Pará emocionou pacientes, acompanhantes e servidores da instituição na manhã desta sexta-feira (28). O coro percorreu enfermarias e alas da instituição com músicas natalinas. “Estamos aqui internados, longe de casa e nesta época do ano em que estamos mais sensíveis com a aproximação das festas de fim de ano, é muito importante, trazendo distração, alegria e conforto” disse Moisés Aviz, internado em umas das enfermarias do hospital. O evento fez parte da programação de fim de ano da instituição.
Prestes a completar 15 anos de criação, o coral da Santa Casa “Saúde e Vida” é formado por servidores e colaboradores, desponta entre os melhores coros de Belém, já participou de inúmeras apresentações, inclusive fora do Estado. A servidora Socorro Siqueira, disse que a cantoria traz aconchego, paz de espírito e uma mensagem de esperança aos pacientes e seus familiares. “Ver o paciente sorrindo, com os olhos brilhando, é muito satisfatório. Acho que o efeito do coral é compensador. Só por fazer o paciente esquecer por alguns instantes o tratamento já vale a pena”, observou.
Mais de 200 pacientes, juntamente com seus acompanhantes, puderam desfrutar de momentos de descontração ao som de músicas natalinas. Os presentes ouviram canções como “Então é Natal”, “Adeus Ano Velho Feliz ano Novo”, “Bate o Sino Pequenino”, e “Paz”. O grupo, que tem 35 integrantes, conta com a coordenação da servidora Maria Helena Franco e do maestro Reginaldo Santana que há 11 anos rege o coral.

Texto:
Alessandro Borges-Santa Casa


IPVA de carros usados no Pará terá queda média de 10,5% em 2013
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Pará,em 2013, para carros usados, terá uma queda média de 10,5% em relação aos valores deste ano. Para os veículos populares nacionais haverá redução do valor do imposto, em média, de 13,9%. Para as motocicletas nacionais, o valor médio da  redução será de 3,20% e para caminhões a média da queda dos valores será de 11,1%, em relação aos valores cobrados em  2012.
A tabela do IPVA 2013 foi divulgada na edição desta sexta-feira, 28, do Diário Oficial do Estado (DOE) em Instrução Normativa de número 012, da Secretaria da Fazenda (Sefa). A coordenadora do IPVA da Sefa, Irene Raiol, informa que a variação percentual do IPVA pode se negativa ou positiva, conforme a marca e modelo do veículo. A queda no valor do tributo  acontece devido à desvalorização dos veículos usados, explicou.  
A Instrução Normativa regulamenta os valores do IPVA 2013 e traz, ainda, a tabela com as datas de vencimento referentes ao pagamento do imposto. O recolhimento em cota única ou parcelado começa em 8 de janeiro do próximo ano. O preço médio dos automóveis é apurado anualmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que faz a pesquisa do valor venal por marca/modelo. De acordo com o estudo da Fundação, o valor venal dos veículos fabricados entre 1983 e 2011 caiu, em média, 10,5% entre 2011 e 2012.
DESCONTOS
O Governo concederá, em 2013, descontos do IPVA aos motoristas que não tem   multas de trânsito. A primeira data de vencimento do IPVA Cidadão, para placas 01 a 31, será dia 8 de janeiro, embora o  licenciamento junto ao Detran, seja no dia 08/03/13.
Para ter direito ao benefício, o IPVA deve ser pago dois meses antes da data do licenciamento do veículo no Detran, de forma   integral, na data de vencimento. O pagamento do imposto também poderá ser feito, sem desconto, em até três parcelas iguais, mensais e  sucessivas. Para conhecer as datas de vencimento, valores  e emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) basta acessar o site da Secretaria da Fazenda, no Portal de Serviços  (www.sefa.pa.gov.br).
A alíquota do IPVA é de 2,5% sobre o valor venal para automóveis, camionetes e utilitários e 1% para ônibus, microônibus, tratores, motocicletas e caminhões. Os  veículos com mais de 15 anos de fabricação estão isentos. Embarcações e aeronaves devem  recolher o IPVA até o dia 27 de junho de 2013.

 

Texto:
Ana Márcia Pantoja-Sefa


Nota de Utilidade Pública -
Nova interdição da UMS Jurunas

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que na próxima quarta-feira, (02), a Unidade Municipal de Saúde do bairro do Jurunas voltará a ser interditada de 07h da manhã até as 15h, para uma nova etapa da reforma que está sendo feita em toda a instalação elétrica da unidade.
Os casos de atendimento serão encaminhados para as unidades de saúde dos bairros mais próximos e ao Hospital de Pronto Socorro Municipal do bairro do Guamá.


Policia Militar forma primeiro Grupamento de Recobrimento Tático da Capital
Uma simulação de sequestro com dois reféns, realizada pela Polícia Militar, na praça Dom Pedro II, no Centro Histórico de Belém, chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local, nesta sexta-feira, 28. Durante a simulação, que integrou a grade curricular do curso de recobrimento tático operacional, iniciado no começo deste mês pelo Comando de Policiamento da Capital, os policiais demonstraram ações de combate ao gerenciamento de crise. O treinamento também marcou a criação do Grupamento de Recobrimento Tático, formado por 43 PMs, que a partir de agora, atuará no primeiro atendimento das ocorrências policiais.   
A simulação envolveu 23 policiais militares, que participaram do curso. Paralelamente, outra turma participou de uma atividade no Comando Geral da Corporação, em que foi simulada uma situação de desobstrução de via. “A criação desse grupamento é, acima de tudo, para fazer frente a esses tipos de ocorrências. E ainda para que a Polícia Militar não trabalhe mais no empirismo, de forma improvisada. Hoje nós temos trabalhado de forma profissional para que as vidas possam ser preservadas”, destacou o tenente coronel Luís Barbosa, que coordenou a ação nesta sexta-feira.
Durante a ação na praça Dom Pedro II, os policiais militares simularam uma tentativa de fuga por parte do sequestrador, iniciando uma perseguição ao redor da praça. Com a chegada da viatura policial, o sequestrador e as vítimas desceram do carro. Neste momento foi realizada a primeira intervenção da polícia, dando inicio as negociações. Em troca de um colete a prova de balas, o sequestrador liberou a primeiro refém. Logo depois a equipe recebeu o apoio do Comando de Operações Especiais (COE).
A simulação chegou ao fim com a liberação do segundo "refém" e ação do esquadrão anti-bombas, que simulação a explosão de um artefato deixado no chão pelo "sequestrador". O treinamento chamou a atenção da bancária Leide Coelho, de 49 anos, que passava pela praça com filha. “Nunca tinha acompanhado uma situação desse tipo de perto. Realmente os sequestradores fazem uma série de exigências, como essa do colete. Nesses casos todos os detalhes são importantes”, comentou a bancária.  
Antes da simulação prática, os policias militares passaram por um treinamento especializado, com disciplinas como direitos humanos, uso progressivo da força, armamento, tiro defensivo, técnicas de abordagem e defesa pessoal. O coronel Hilton Benigno, comandante do policiamento da capital, informou que a capacitação abrangerá todos os batalhões do comando. “Nossos objetivo é que todos tenham um grupamento do tipo”, frisou. A ação contou com 12 viaturas e um helicóptero, além do apoio do Corpo de Bombeiros e da Companhia de Transportes de Belém (CTBel).

Texto:
Amanda Engelke-Secom


Estado receberá incentivos financeiros de R$ 4,2 milhões para saúde pública
A partir de 2013, o Laboratório Central do Estado (Lacen) passará a receber R$ 4,2 milhões ao ano do Fator de Incentivo para Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Finlacen).  Essa é uma das vantagens que o Lacen terá por ter passado do nível A para E, em Sistema de Gestão da Qualidade, atingindo assim, o nível mais elevado na avaliado do Ministério da Saúde (MS). Isso representa mais recursos para investimentos e ampliação de serviços e melhor qualidade no atendimento à população.
O processo para o Lacen alcançar essa meta foi apresentado ao secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, no dia 19 de dezembro, pelo diretor da instituição, Licínio Lira, e pela coordenadora da Qualidade e Biossegurança, Valnete Holanda.
Ela explica que o Lacen foi avaliado em gestão da qualidade e biossegurança, considerando uma série de critérios estabelecidos pela portaria nº 2606/2005 do Ministério da Saúde. A avaliação aconteceu de agosto a outubro de 2012 e foi realizada com base nos dados de 2011. Todo o trabalho foi acompanhado de perto e apoiado pela Coordenação da Qualidade e Biossegurança do Lacen. “Houve um esforço coletivo das diversas equipes de trabalho, buscando um único objetivo: a excelência”, disse Valnete.
No resultado final, o Pará alcançou o nível E, juntamente com os estados do Mato Grosso do Sul, Amazonas, Piauí, Ceará, Paraná, Minas Gerais e Bahia. Alguns estados caíram de nível, como Alagoas, que fez o caminho inverso e desceu de E para A. 
“No nível A, o Lacen recebia R$ 150 mil mensais de incentivo do Finlacen, agora passará a receber R$ 350 mil”, comemorou Valnete, ressaltando, no entanto, que o desafio é manter o Lacen nesse nível, para que a população continue contando com serviços de qualidade.
Helio Franco disse que o Lacen é uma das peças mais importantes na Vigilância em Saúde, tanto em Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental. “Ele define com eficácia tudo aquilo que precisamos do ponto de vista técnico para tomarmos decisões. É fundamental, por exemplo, para análise da qualidade da água, dos alimentos e dos medicamentos. Há uma série de exames importantíssimos para monitorar a questão da saúde que precisa ter um ambiente confiável. Hoje o Lacen está nessa condição e é preciso manter-se nesse nível”, afirmou.
Segundo Helio Franco, além dos equipamentos de primeiro mundo, o Lacen tem pessoal capacitado e uma equipe coesa. “Qualquer país do mundo que tem uma boa vigilância dos agravos de saúde tem que ter um bom laboratório e nós já o temos aqui”, concluiu.
Para o diretor do Lacen, Licínio Lira, essa elevação de nível pelo MS é um reconhecimento pelo trabalho na qualidade dos serviços prestados à população do Pará. “É algo novo para nós, mas que já vinha sendo buscado há algum tempo. Em dois anos, conseguimos mexer em toda a estrutura, em serviços, logística, técnica e planejamento, inclusive, melhorando e agilizando o resultado dos exames para a população”, relatou o diretor do Lacen.  “Hoje, o tempo de entrega é mais rápido e imediato por meio de sistema on line”, acrescentou.
Conforme Licínio, os recursos de incentivo vão passar de R$ 1,8 milhão ao ano para R$ 4,2 milhões. “Com este aumento, o Lacen terá condições de investir na aquisição de novos equipamentos, capacitações e ampliar o laboratório para implantação de diagnósticos utilizando a biologia molecular para todos os vírus respiratórios, dengue e meningite”, informou.

Texto:
Roberta Vilanova-Sespa


Verticalização mineral é uma das prioridades para 2013
Na segunda reunião de avaliação das ações estratégicas iniciadas em 2012 pela Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Pará (Seicom), e que terão continuidade em 2013, os esforços do governo para verticalizar e diversificar a cadeia mineral continuará sendo um dos grandes desafios, segundo entendimento do titular da Seicom, David Leal.
A recomendação foi realçada aos técnicos e gestores do órgão durante o encontro para balanço, alinhamento, e até correção de rotas nas atividades das agendas já em andamento, nas áreas do comércio, serviços, indústria, atração de investimentos, comércio exterior, incentivos fiscais, mineração e transformação mineral.
“Ao lado das possibilidades já detectadas este ano de verticalização a cadeia do minério no estado, em especial do ferro, vamos intensificar as negociações, sem perder foco, na agregação de valor econômico aos nossos demais produtos. É um esforço para aumentarmos emprego e renda para nossa população”, enfatizou David Leal.
Todos os responsáveis pelas cinco diretorias da Seicom fizeram exposições demonstrado o nível das metas atingidas, na totalidade ou parcialmente, a partir das recomendações definidas no início deste ano no Planejamento Estratégico que teve a colaboração dos servidores do órgão.
Mas a recomendação para 2013 também foi reforçada para as demais áreas da Seicom alinhadas com outras secretarias de governo que atuaram institucionalmente este ano, para dar respostas a problemas antigos, e até críticos.
Um exemplo lembrado na ocasião é a questão do licenciamento ambiental em territórios de mineração, onde houve o reconhecimento de avanços com a criação do Grupo de Trabalho para Aperfeiçoamento do Processo de Licenciamento Ambiental de Mineração, o GTAPLAM.
Uma das ações concretizadas pela equipe da Seicom este ano por orientação do governador Simão Jatene, e comemoradas no encontro, foi a instituição do Cadastro Mineral (CERM), que possibilitou a criação da Taxa Mineral (TFRM).
O Cadastro tem hoje o registro de 244 empresas de diferentes portes econômicos, do empresário individual às grandes mineradoras que operam no Pará. O CERM é um instrumento que vai permitir, a partir de 2013 o conhecimento, monitoramento, fiscalização das atividades de mineração para a elaboração de políticas públicas e ações estratégicas na área.
Um outro desafio da equipe da mineração da Seicom no próximo ano é também concluir as oficinas temáticas realizadas para subsidiar o conteúdo no Plano de Mineração do estado do Pará. Em 2012 foram realizadas seis oficinas com a participação da sociedade organizada e setor produtivo.
Outra área que terá agenda de trabalho especial pela Seicom em 2013 é o setor pecuário, já que se continuará a discutir a viabilidade econômica de uma “cadeia econômica do boi”, com objetivo de instalar no Pará indústrias de beneficiamento de couro de alta qualidade para exportação.
Esta é uma das atividades que terá a parceria da Secretaria de Agricultura do Pará (Sagri) e empresários da iniciativa privada que já estão discutindo com a Seicom projetos de aproveitamento do couro, em terras paraenses, com transformação em produtos que beneficiem o estado e sua população.
Também receberão tratamento de prioridade os produtos dos setores da madeira, pesca, biodiversidade, fármacos, fruticultura, serviços e comércio, com a recomendação de ações em parcerias com as secretarias estaduais das áreas e setor produtivo.
“Nosso objetivo é acelerar processos para concretizar ações já em 2013, nas três áreas da secretaria - indústria, comércio e mineração. A equipe está de parabéns pelo que conseguiu estruturar, iniciar e até concluir já em 2012, ano da recriação da Seicom, num esforço coletivo que temos de reconhecer", finalizou o secretário Leal.

Texto:
Douglas Dinelly-Seicom


Estações Cidadania atenderam mais de 200 mil pessoas em 2012
As Estações Cidadania registraram, ainda neste ano de 2012, 202.976 atendimentos nos três postos localizados nos bairros do  Jurunas e Guamá e outro no município de Santarém. Entre os serviços mais procurados estão: carteira de identidade, com registro de 20.678 emissões, carteira de trabalho, com 16.667 emissões e título de eleitor, com 10.556 emissões. A Estação Cidadania é um complexo de prestação de serviços públicos à sociedade, uma obra do governo do Estado do Pará, gerenciada pela Secretaria de Estado de Administração (Sead). 
 “O objetivo do governo é assegurar um atendimento de qualidade e que posso simplificar a vida do cidadão, disponibilizando diversos serviços num só local com qualidade, rapidez, eficiência e conforto”, enfatizou a secretária de Estado de Administração, Alice Viana. Os espaços funcionam com 16 órgãos parceiros e mais de 50 serviços, entre eles destacam-se: emissão de RG, carteira de trabalho, assistência jurídica, sob a responsabilidade da Defensoria Pública; e cadastro de emprego e seguro-desemprego, pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter).
O cidadão pode ainda emitir o título de eleitor e Cadastro de Pessoa Física (CPF); requerer produtos de créditos para pessoa física e jurídica, no Banco do Estado do Pará (Banpará); serviço de perícia médica para os servidores do Estado (Estação Cidadania Santarém); cartório; Procon, pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e os serviços básicos das Centrais Elétricas do Pará S.A- Celpa (Estações Cidadania Guamá e Jurunas).
Visando ainda, a expansão dos complexos de atendimento à população, o governo do Estado- por meio Sead- já iniciou os trabalhos para que, em 2013, a prestação de serviços públicos integrados de forma ágil e eficiente se estenda à população do município de Marabá. Atualmente duas das unidades da Estação Cidadania estão localizadas na capital paraense, nos bairros do Guamá e Jurunas e uma encontra-se no município de Santarém, oeste do Pará.
O atendimento ao público nas unidades é de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, e os agendamentos pode ser feitos por telefone ou pelo site www.estacaocidadania.pa.gov.br. São parceiros do Estação Cidadania: Sead/ DSO (Santarém), Seter, Polícia Civil, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Defensória Pública, Sejudh/ Procon, Correios, Banpará, Instituto de Assistência aos Servidores do Estado (Iasep), Companhia de Habitação do Pará (Cohab), Departamento de Transito do Pará (Detran), Credicidadão (Sepof), Secretaria da Estado da Fazenda (Sefa), SRTE, Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Cartório e Celpa (Jurunas e Guamá). 

Texto:
Ellen Freitas-Sead


PMB divulga funcionamento dos principais serviços municipais no feriado de Ano Novo

A prefeitura de Belém informa o funcionamento dos principais serviços públicos municipais no feriado de Ano Novo.

SESMA- Nos dias 31 de Dezembro e 1º de Janeiro (segunda e terça) o atendimento da Secretaria Municipal de Saúde à população permanece normal  nos Hospitais Municipais de Pronto Socorro dos bairros do Guamá e Umarizal, Hospital de Mosqueiro, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci e SAMU 192. Também nas Unidades Municipais de Saúde que trabalham em regime de 24h, atendendo casos de urgência e emergência de baixa complexidade, nos bairros da Sacramenta, Telégrafo, Jurunas, Marambaia, Tapanã, Outeiro, Cotijuba, Icoaraci, Benguí e Carananduba (Mosqueiro), o atendimento será normal.
Nas demais Unidades, que realizam atendimentos ambulatoriais, o serviço será retomado na quarta-feira (02/01).
SESAN: Os serviços de coleta de lixo e de entulho da Secretaria Municipal de Saneamento funcionam normalmente.

SECON- A Secretaria Municipal de Economia (Secon) não funcionará para atendimento ao público nos dias  31/12 (segunda-feira) e 01/01/2013 (terça-feira), retornando ao funcionamento normal na quarta-feira ( 02/01). A Secretaria esclarece que ficam mantidas as fiscalizações de rotina, em regime de escala, nas áreas de atividades informais como feiras, mercados e portos de Belém. 

SEMMA-  A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que o Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves estará aberto normalmente, de 8h às 17 horas, neste sábado e domingo (30 e 31). Já na véspera e dia de Ano Novo, 31/12 e 1º de janeiro, o espaço estará fechado ao público.


Poupança Premiada do Banpará entrega R$ 60 mil em prêmios
Os ganhadores da campanha Poupança Premiada, do Banpará, receberam na última quinta-feira, 27, os prêmios do quarto sorteio, realizado pela Loteria Federal. Os prêmios sorteados somam um total de R$ 60 mil, sendo 10 vales-compra no valor de R$ 1.000,00 e dois no valor de R$ 5.000,00 cada; além de um notebook com tela de 14 polegadas; uma televisão de plasma de 42”; uma motocicleta Honda e um automóvel Fiat Uno 0 km. Estavam concorrendo às premiações clientes que depositaram o valor mínimo de R$ 50,00 no período de 19 de agosto a 10 de dezembro deste ano. A apuração do resultado foi realizada no dia  15 deste mês.
O grande vencedor, que faturou o automóvel, foi Walfredo Pinheiro de Sousa, da agência Bragança. A motocicleta saiu para a cliente Elidiane Moreira Kono, da agência Alenquer. Também foram premiados os clientes Antônio Roberto Rodrigues, da agência Pedreira, ganhador da TV de plasma, e Carina Furtado Chagas, sorteada com um notebook.
Outros ganhadores também compareceram à premiação. Cilene Cira, da agência Icoaraci, é técnica de enfermagem e cliente do Banco há sete anos. Ela afirmou que não acreditava que seria contemplada e estava pensando até em sair do Banpará. “Hoje eu acredito que o sorteio é realidade. Agora serei cliente do Banpará eternamente. É o único Banco que dá prêmios para os clientes”, enfatizou.
Arthur Leão, gerente de negócios da agência São Brás, considera a premiação uma oportunidade para as agências venderem ainda mais a caderneta de poupança. “A premiação do nosso cliente é um combustível a mais na hora de oferecer o produto, além de demonstrar a idoneidade e transparência dos produtos e serviços oferecidos pelo Banco”, destacou.

Texto:
Yedda Bevilacqua-Banpará


Filhotes de tartaruga e quero-quero nascem no Mangal das Garças
Vinte e um filhotes de tartaruga da Amazônia e dois filhotes de quero-quero nasceram no parque ambiental Mangal das Garças no mês de dezembro. As tartaruguinhas estão sendo cuidadas pela equipe do parque e os filhotes de quero-quero, ave que vive solta no parque, estão sendo criados pelos pais.
As tartarugas da Amazônia chegaram ao Mangal em 2005 e são fruto de apreensões do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de doações de particulares. Elas são conhecidas pela longevidade e pelo tamanho que alcançam ao longo da vida – em média, atingem até 70 centímetros de comprimento de casco na fase adulta.
A equipe do Mangal das Garças tem cuidado especial com os ovos e filhotes das tartarugas da Amazônia. “Os ovinhos das tartarugas são enterrados na areia para protegê-los de predadores. Quando nós percebemos o nascimento dos filhotes, fizemos a retirada deles pelo mesmo motivo. No criatório, eles estão sendo alimentados e limpos”, explica a veterinária do parque, Stefânia Miranda.
Apesar de terem nascido no Mangal, os filhotes não devem ficar no espaço. “O procedimento que nós fazemos é o de dar condições de vida a essas tartarugas e depois o Ibama leva os animais para outro criatório e, em seguida, elas retornam para a natureza”, conta a Stefânia. As tartarugas da Amazônia são encontradas em outros países, como Venezuela, Colômbia, Equador e Peru.
De acordo com Stefânia Miranda, o Mangal vem se configurando como um local propício à reprodução dessas e de outras espécies. “Devido à disponibilidade de alimentos, os animais vêm conseguindo se reproduzir no parque. A sensação que nós temos é de dever cumprido. A cada filhote que nasce no Mangal, nós percebemos que estamos realizando nossa função de zoológico, que é dar continuidade à vida, à pesquisa e, em muitos casos, conseguimos a reintrodução desses animais na natureza”, comemora.
No caso do quero-quero, não há necessidade de interferência da equipe do parque no cuidado com os filhotes, já que se trata de uma espécie territorial e muito vigilante. É comum o visitante ver o quero-quero andando em bandos. Desde pequenos, com a ajuda dos pais, os filhotes aprendem a conseguir seu próprio alimento e são difíceis de serem alcançados pelos predadores, devido à capacidade de camuflagem. Essas aves se alimentam de insetos e pequenos invertebrados.

Texto:
Camila Barros-Pará 2000


Produção de mandioca em Monte Alegre pode aumentar até 70%
Trinta agricultores familiares de oito comunidades rurais de Monte Alegre, no Médio Amazonas, receberam curso de capacitação para aprimorar a produção de mandioca no município. O curso foi promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), no período de 10 a 14 deste mês, a partir de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). De acordo com técnicos da Emater, a produção da região do Castanheiro, onde o curso foi realizado, pode aumentar até 70% se for adotado o manejo adequado das áreas.
Apesar de a região do Castanheiro ter como a maior fonte de economia o cultivo da mandioca, a produção ainda é considerada pequena em relação às áreas de plantio. Por causa disso, o curso quis demonstrar tecnologias acessíveis ao agricultor familiar que podem elevar em até 70% o índice de produtividade nas áreas. Hoje, em média, Monte Alegre produz 17 toneladas de mandioca por hectare. Com o manejo adequado das áreas, a produtividade pode chegar a 25 toneladas.
Das mais de sete mil propriedades rurais do município, pelo menos 80% se dedicam ao cultivo da mandioca. Monte Alegre já exporta sua produção – a farinha fabricada no município já chega a Manaus e Macapá, além de abastecer o mercado local. A proposta do curso foi agregar valor aos produtos a fim de garantir maior qualidade e competitividade de mercado. “Queremos garantir também que o agricultor esteja produzindo dentro das normas estabelecidas para que não sejam impedidos pelos agentes de fiscalização de vender seus produtos”, disse Sebastião Maia, técnico em agropecuária da Emater.
Segundo Alain Xavier, médico veterinário da Emater, apesar de não possuir selo, toda a mandioca produzida em Monte Alegre tem princípios orgânicos. Para o cultivo, são utilizados apenas defensivos naturais, além do clima e solo contribuírem para a não proliferação de doenças e pragas.
O curso teve duração de 40 horas-aula, durante as quais foram abordadas a teoria e a prática da produção da mandioca, parâmetros de qualidade na produção e a confecção dos seus derivados. A capacitação trabalhou desde o sistema de produção da mandioca até as boas práticas que regem o processamento dos produtos e subprodutos da mandioca, como ração alternativa para animais, tapioca, farinha, tucupi e pé de moleque.

Texto:
Iolanda Lopes-Emater


Nova Unidade Padrão Fiscal (UPF) passa a valer a partir do dia 1º de janeiro
A partir do dia 1º de janeiro de 2013, passa a vigorar no Estado o novo valor da Unidade Padrão Fiscal do Pará (UFP-PA), fixado em R$ 2,4294. O valor foi estabelecido por meio de portaria da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), nº 0179, publicada no dia 19 deste mês no Diário Oficial do Estado (DOE). A UPF-PA é o indexador que corrige as taxas cobradas pelo Estado, sendo reajustada anualmente, segundo regulamenta a Lei nº 6.340/00, pela inflação dos últimos 12 meses. O índice usado para o reajuste é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado pelo Governo Federal para medição das metas inflacionárias e apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).








Postar um comentário

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...