Total de visualizações de página

segunda-feira, março 25, 2013

Detran e SMT discutem melhorias no trânsito de Santarém




Paulo Bentes, procurador jurídico chefe do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), recebeu, na manhã de sexta-feira, 22, a visita da secretária Municipal de Mobilidade e Transporte (SMT) de Santarém, Heloísa Miranda, e do educador de trânsito Clauriberto Levy. Durante o encontro foram discutidos os problemas existentes no trânsito do município, acarretados pelo aumento da frota de veículos e as soluções possíveis, além de futuras parcerias na área de fiscalização e educação, com a finalidade de melhorar as condições de trafegabilidade nas vias santarenas.
Santarém possui uma frota de 67.686 veículos, a grande maioria é de motocicletas (30.312) e automóveis (22.040). Esses números colocam o município na quarta posição do ranking das cidades do Pará com as maiores frotas, atrás de Belém (349.991), Ananindeua (91.425) e Marabá (75.417). De acordo com o Detran, Santarém possui 60.985 condutores registrados.


Retomada das obras do BRT

Durante reunião organizada pela Frente Nacional de Prefeitos em Belém, o prefeito Zenaldo Coutinho aproveita a oportunidade para falar sobre a assinatura do TAC que garante a retomada e conclusão das obras do BRT, firmado entre a Prefeitura de Belém, Caixa Econômica Federal, Ministério Público Federal no Pará e Ministério Público Estadual, no último dia 22, no prédio da Procuradoria Geral da República no Pará.
De acordo com o prefeito Zenaldo, a previsão para a conclusão das obras na Avenida Almirante Barroso é entre os meses de julho e agosto, com base em estudos feitos pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém (Codem).
Já a conclusão de todo o projeto do BRT, em Belém, o que inclui os trechos que vão do Complexo do Entroncamento até o distrito de Icoaraci e de São Brás até o Ver-O-Peso, deverá ocorrer em 2016, quando a Cidade das Mangueiras completa 400 anos.
Ainda segundo o prefeito, as obras na Avenida Almirante Barroso representam apenas 20% do projeto, contudo, com a conclusão, o trânsito na Região Metropolitana de Belém deverá desafogar sensivelmente.
Para ler o TAC na íntegra, basta acessar o
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif


Paraenses se destacam e ganham 10 medalhas em disputa no AM
A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) apoiou a Associação de Deficientes Visuais do Pará (ADFPA) com passagens, hospedagem e alimentação para que todos os atletas pudessem participar do Circuito Caixa Loterias, realizado em Manaus (AM) até este domingo. O circuito é um dos mais difíceis e competitivos do país. Conseguir fazer boas apresentações exige muito treino e preparação dos atletas. O evento foi realizado pela primeira vez no Estado do Amazonas e contou com a entrada franca dos torcedores que foram até a Vila Olímpica e Arena Amadeu Teixeira para dar força aos atletas.
Todos os cinco paraenses que receberam apoio da Seel ganharam medalhas, sendo 4 de bronze, 1 de prata e 5 de ouro. Os representantes do Pará vencedores foram os competidores Rosivaldo Tabereci, João Carlos, Ivaldo Espindola, Bruno Lins e Danison Oliveira. As disputas ocorreram em diversas modalidades, das famosas “tiro-curto”, como os 200m rasos, até as de longa distância, como os 5000m. O circuito representou a fase regional norte/nordeste e os índices conquistados foram classificatórios para as etapas nacionais.


Hemopa não fará coleta de sangue no feriado da Semana Santa
A Fundação Hemopa informa que na próxima quinta-feira (28) e sexta-feira (29), não funcionará para coleta. E no sábado (30) funcionará excepcionalmente de 7h30 às 14h.


Atleta olímpico, Marcelo Negrão visita Núcleo de Esportes em Belém
O jogador de voleibol e ouro Olímpico pela Seleção Brasileira, Marcelo Negrão, chegará hoje a Belém e, às 16 horas, fará visita ao Núcleo de Esportes da Seduc no Umarizal. Ele vai conhecer o projeto de incentivo aos esportes e conversar com as crianças. Marcelo Negrão, que é embaixador dos Esportes do Banco do Brasil, veio a Belém para realizar palestra motivacional, a partir das 9 horas desta terça-feira, no auditório da Secretaria de Fazenda do Pará (Sefa) em evento de apresentação, aos servidores, dos produtos do Planejamento Estratégico 2012-2015 do Fisco Estadual. Ele falará sobre os desafios de planejar. 
  


Cine Líbero Luxardo exibe “O Mestre” de Paul Thomas Anderson
No dia 27 de março estreia nas sessões regulares do Cine Líbero Luxardo o filme “O Mestre” do diretor Paul Thomas Anderson. As sessões, sempre às 19h, seguem até dia 7 de abril, com ingressos a R$ 8,00 e meia entrada para estudantes. Estrelado por Philip Seymour-Hoffman, Joaquim Phoenix e Amy Adams, o filme recebeu indicações para três atores no Oscar 2013, além de vencer, no ano passado, o Leão de Prata de 'Melhor Direção' e 'Melhor Ator' para Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffman, no Festival de Veneza.
Ao término da Segunda Guerra Mundial, o marinheiro Freddie Quell (Joaquin Phoenix) tenta reconstruir sua vida. Traumatizado pelas experiências em combate, ele sofre com ataques de ansiedade e violência, e não consegue controlar seus impulsos sexuais. Um dia, ao acaso, ele conhece Lancaster Dodd (Phillip Seymour Hoffman), uma figura carismática e líder de uma organização religiosa conhecida como A Causa.
Ele se envolve cada vez mais com este homem e com suas ideias, centradas em vidas passadas, cura espiritual e controle de si mesmo. Freddie torna-se cada vez mais dependente deste estilo de vida e dos ideais de seu Mestre, a ponto de não conseguir mais se dissociar do grupo.
Thomas Anderson levanta um importante debate sobre religiões e crenças, principalmente sobre o fanatismo religioso, fazendo alusão à cientologia, uma das religiões mais populares entre astros de Hollywood. O diretor esteve a frente de filmes como “Magnolia”, “Cigarettes & Coffee” e “Boogie Nights”. Além disso, também fez clipes bastante elogiados como “limp”, de Fiona Apple, e “Save me”, de Aimee Mann.
Datas e horários:
27 a 29/03 (quarta a sexta): 19h
30/03 (sábado): 18h30
31/03 (domingo): 16h e 19h
03 a 05/04 (quarta a sexta): 19h
06/04 (sábado): 18h30
07/04 (domingo): 16h e 19h

Texto:
Luiz Flávio-FCPTN


Susipe investe na educação do sistema prisional do Estado
Desde setembro de 2012, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), em parceria com órgãos e instituições públicas e privadas do município de Capanema, vem consolidando parcerias que viabilizem a construção de duas salas de aula na unidade prisional do Centro de Recuperação Regional de Capanema (CRRCAP). Na semana passada, representantes da Susipe, instituições ligadas à execução penal, empresas locais e da sociedade civil. estiveram reunidos na sede da Defensoria Pública do município para definir os detalhes finais das obras e o funcionamento pedagógico no CRRCAP.
Cada sala de aula terá duas turmas formadas por 20 alunos. A princípio, uma equipe cedida pela Secretaria Municipal de Educação de Capanema (Semed), composta por dois professores e uma técnica pedagógica, será responsável pelas aulas de alfabetização e das primeiras séries do Ensino Fundamental, que são as de maior demanda de ensino na unidade. A Semed também será responsável pela certificação e documentação escolar dos alunos. As demais séries do Ensino Fundamental serão ministradas por professores ligados à Seduc, por meio da 14ª URE (Unidade Regional de Educação).
Os internos do CRRCAP participarão ainda de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Sistema S, composto por 11 instituições, dentre as quais o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), qualificando os internos para o mercado de trabalho. Para Helena Duarte, representante da Semed, a articulação de diferentes instituições oferece uma rede de serviços fundamental à educação dos recuperandos. “Os internos também fazem parte da sociedade e esta mesma sociedade precisa se mobilizar para proporcionar melhores oportunidades para eles, tanto dentro como fora do cárcere”, afirma.
A mobilização para a oferta de educação à população carcerária do município de Capanema começou durante a elaboração do Plano Estadual de Educação nas Prisões, realizado em 2012, fruto da parceria entre a Susipe e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que prevê reuniões técnicas em todos os municípios que possuem unidades prisionais para subsidiar a construção do referido plano.
A reunião técnica no município de Capanema foi realizada em setembro do ano passado, onde foi apresentado aos representantes locais das instituições públicas de execução penal, educação e sociedade um diagnóstico das demandas para a implantação de um espaço físico destinado à educação da população carcerária do município. Na ocasião, ficou definida a construção de duas salas de aula no CRRCAP, além da instituição de duas comissões, no qual uma seria responsável pela viabilização da infraestrutura e a outra pela organização da oferta pedagógica na unidade prisional.
De acordo com Marizângela Fuckner, gerente do Departamento de Educação Prisional da Susipe, “só pode haver planejamento se antes houver um diagnóstico da situação. As ações ganham mais força quando são compartilhadas por todos os envolvidos na sociedade e não somente pelas instituições públicas, tendo como benefício garantir à população carcerária a oferta de um direito básico de todo cidadão, que é a educação”, declara.
Ainda em 2012, por determinação da Juíza Titular da 2ª Vara de Capanema, Bethânia de Figueiredo, o valor obtido de uma multa eleitoral no município foi revertida para a compra de materiais de construção que foram destinados às obras na unidade prisional. Também por determinação judicial, ficou acordado que cerca de R$ 9 mil reais obtidos das transações penais do Juizado Especial Criminal de Capanema, seriam revertidos ao Conselho de Comunidade do município, para administrar o financiamento das obras para a construção das salas de aula.
De acordo com o presidente do Conselho da Comunidade de Capanema, Arnaldo Henriques, “o Conselho não contribuirá apenas na captação de recursos para a oferta de educação no CRRCAP, mas em todas as questões inerentes ao sistema penitenciário do município, com o objetivo de melhorar a qualidade da população carcerária e garantir a reinserção social”, conclui.
A comissão responsável pela viabilização da infraestrutura da oferta de educação no CRRCAP é composta por instituições como a Associação Comercial e Industrial de Capanema (ACIC) e até mesmo funcionários da própria unidade prisional, que também contribuíram com a doação de matérias para construção das salas de aula - obras essas iniciadas em janeiro de 2013, utilizando como mão-de-obra os próprios internos da unidade prisional. Os detentos são remunerados pela Susipe e recebem o benefício da remição, que garante, a cada três dias trabalhados a supressão de um dia da pena.
Fernando Albuquerque, defensor público da Execução Penal do município de Capanema, declara que essa mobilização é benéfica não só para os internos como também para a população local. “A sociedade, representada pelos órgãos que participam desse projeto, passará a conhecer melhor as necessidades dos internos, que também ganham novas oportunidades por meio da educação”, finaliza. A conclusão das obras das salas de aula do CRRCAP está prevista para o próximo mês.

Texto:
Timoteo Lopes-Susipe


Amazônia Jazz Band apresenta música inédita nesta terça-feira
O palco do Theatro da Paz recebe nesta terça-feira, 26, às 20h, o segundo concerto da temporada 2013 da Amazônia Jazz Band. Marca esta apresentação a primeira audição da música "Jazzonata", feita pelo compositor alemão Thomas Kupsch especialmente para a AJB.
Segundo o diretor musical e maestro do grupo, Nelson Neves, a aproximação do compositor com a Amazônia Jazz Band se deu em 2012, quando Thomas foi convidado a assistir uma apresentação da AJB durante o Concerto Didático, uma programação da Fundação Carlos Gomes (FCG). “Ele ficou encantado com o som da Amazônia Jazz Band”, afirma. Após algumas trocas de contatos entre o maestro e o compositor, Kupsch presenteou Nelson e a AJB com a composição, a primeira a ser executada pelos músicos no estilo "big band", a "Jazzonata".
Thomas Kupsch começou sua experiência musical ainda na década de 80, com aulas particulares de composição. Em 1994, concluiu o Doutorado em Musicologia. Também ensinou Teoria da Música e organizou concertos de música contemporânea, além de ter estudado filosofia nas universidades de Chemnitz e Klagenfur.
O compositor mora no Brasil desde 2008 e é professor na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em São Luís. Thomas Kupsch escreveu composições para importantes orquestras da Alemanha como, por exemplo, para Orchester der Sächsischen Landesbühnen, Philharmonie Dortmund, Orchester des Bayerischen Rundfunks. Suas composições também foram tocadas em outros paises como Canadá, Israel, Holanda, Áustria, Noruega e México.
Serviço:
A Amazônia Jazz Band apresenta o 2º Concerto da temporada 2013 nesta terça-feira, dia 26, às 20h, no Theatro da Paz (Pça da República), com regência do maestro Nelson Neves e 1ª audição da música Jazzonata, feita pelo compositor alemão Thomas Kupsch especialmente para a AJB. Entrada franca, com distribuição de ingressos na bilheteria do TP a partir das 9h do dia do espetáculo.

Texto:
Carolina Menezes-Secult


Beneficiários do Bepah devem atualizar cadastro
A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) convoca para atualização cadastral os usuários do Benefício Estadual para Pessoas Acometidas pela Hanseníase - Bepah. Os beneficiários deverão agendar o atendimento com a equipe técnica da Seas, através do telefone (91) 3244-9742, e apresentar originais e cópias de seus documentos: RG, CPF e comprovante de residência, como também informações pessoais da composição familiar.
O benefício trata-se de um auxílio mensal concedido ao paciente com hanseníase que é reconhecidamente incapaz de trabalhar, não recebe ajuda financeira de nenhuma instituição, tem renda mensal de até cinco salários mínimos e reside no Pará há pelo menos um ano. É importante destacar que, somente os beneficiários que atualizaram cadastro no ano de 2010 devem agendar esse atendimento – realizado no período de 22 de abril a 29 de maio. 


Gran Circo Curro Velho reúne mais de 20 companhias circenses em Belém
O Gran Circo Curro Velho é uma programação de quatro dias que marca as comemorações pelo Dia Mundial do Teatro e Dia do Circo, celebrado nesta quarta-feira, 27 de março. São cerca de 20 grupos de Circo que trabalham na capital paraense, entre eles, Circopaíba Circo; Circo Étereo; Estrelas do Picadeiro; Circo Fênix; Mágico Fábio; Mágico Nathan; Ilusionista Paulo Carvalho, entre outros.
Serão realizadas oficinas de trapézio; acrobacia e clown pela manhã e de ilusionismo e contorcionismo (no horário da tarde). A programação cultural do Gran Circo reúne, ainda, mostra de filmes com a temática do circo; mostra de Números Circenses com os convidados do evento, no horário de 16h às 18h, no teatro da Fundação Curro Velho. E a partir das 18h, serão apresentados espetáculos no galpão das Artes Cênicas, que se transformou em um verdadeiro picadeiro do Gran Circo Curro Velho. Entre os espetáculos estão “A Noiva” da Companhia Circense Circo Fênix; “Um tantinho de Nós tantos” com o grupo Circo Nós Tanto; Palhaço Black, com Antonio do Rosário; Magia, com o Grupo Circus Company e Estrelas do Picadeiro; Grupo de Palhaços Trovadores e os Palhaços Surdos com a Companhia de Teatro Mãos Livres.
Na terça-feira, dia 26 de março, a partir de 9h, o Projeto Seiva: Conversações sobre Arte e Ofício abre a programação do Gran Circo. O projeto Seiva traz ao público saberes da cultura contemporânea relacionados às múltiplas linguagens artísticas, estabelecendo um espaço de diálogo com profissionais, criadores e demais interessados. Nesta edição o projeto se integra ao evento Gran Circo Curro Velho, promovendo um encontro voltado ao debate de questões que discutem sobre a prática circense. Com a participação de Marton Maués, ator, diretor doutor em Artes cênicas (UFBA) e professor da Escola de Teatro e Dança da UFPA; Virgínia Abasto, atriz, artista circense, mestranda em Artes (UFPA) e professora e Antônio do Rosário, ator, artista circense e palhaço.
O Gran Circo Curro Velho é uma realização do Governo do Pará, por meio da Fundação Curro Velho e será realizado no período de 25 a 28 de março de 2013, no horário de 9h às 18h. Toda a programação será realizada no prédio sede da Fundação Curro Velho, localizado na rua Professor Nelson Ribeiro, nº287 (bem no final da travessa Djalma Dutra). Informações pelo telefone 3184-9112 ou 8895-1334. 


Jean Bittar recebe avaliação positiva da Comissão de Segurança do Governo
O Hospital Jean Bittar, inaugurado pelo Governo do Estado em outubro do ano passado, passou na manhã desta segunda-feira, 25, pela inspeção de segurança criada pelo Governo do Estado que está averiguando prédios públicos na Região Metropolitana de Belém. A equipe, formada por representantes da Secretaria de Estado de Administração (Sead), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), chegou por volta das nove horas da manhã e visitou todos os setores do hospital.
No geral, a avaliação feita foi considerada positiva. Os extintores de incêndio vistoriados estavam todos em dia, as instalações elétricas em bom estado de conservação, assim como as questões de prevenção de ocorrências e sinistros. “De todos os hospitais que eles já passaram, eles avaliaram os itens de segurança do Jean Bittar como os mais corretos. A nossa equipe de engenharia, segurança e manutenção foi bastante elogiada pela comissão do governo”, disse Thiago Andrade, chefe do setor de manutenção do hospital.
Segundo ele, as únicas recomendações feitas pelo Corpo de Bombeiros foram relacionadas à sinalização de emergência em caso de incêndio. “Eles nos orientaram a colocar sinalização nas escadas e nos principais acessos de entrada e saída do hospital”, enfatizou.
A comissão criada pelo Governo do Estado irá averiguar, no total, 809 prédios públicos, sendo 426 prédios próprios, 80 alugados e 303 utilizados através de cessão. A fiscalização iniciou na semana passada priorizando orgãos de saúde. Até agora, quatro hospitais já foram vistoriados: Santa Casa de Misericórdia do Pará, Hospital Ophir Loyola, Hospital Metropolitano e Hospital Jean Bittar.
Ao final de cada vistoria, a equipe emite um relatório para o órgão inspecionado com soluções e providências que devem ser tomadas com um prazo de aproximadamente 28 dias. Após esse prazo, os responsáveis pelo órgão vistoriado devem encaminhar ao Corpo de Bombeiros um projeto com as medidas adotadas. Feito isso, os Bombeiros irão validar o projeto. Depois de executado, os bombeiros atestam o “habite-se” do local.

Texto:
Bruna Campos-Secom


Feira do Artesanato encerra com movimentação de R$ 213 mil em vendas imediatas
A Feira em Homenagem ao Artesão foi encerrada neste domingo, 24, superando a expectativa de venda. Foram R$ 213 mil em vendas imediatas de aproximadamente 25 mil peças. Somente no último final de semana, R$ 73,5 mil foram gastos pelos visitantes da feira, realizada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego e Renda (Seter) paralelamente à Feira do Artesanato Mundial.
De acordo com a coordenadora de Artesanato da Diretoria de Economia Solidária da Seter, Atenilda Alencar, o movimento atingiu o esperado e oportunizou novos negócios. “Mais que a venda imediata, o que nos interessa aqui é a exposição do trabalho desses artesãos. Aqui eles fazem contatos, recebem encomendas, fazem negócios. A feira é um espaço que a gente quer proporcionar a eles para valorizar o trabalho a que se dedicam há anos”, comenta.
Para Hilda Alves, da Charph Eventos, a estratégia de juntar as duas feiras já é um case de sucesso. “A Seter, com a estrutura que tem, poderia ter realizado somente a feira com o artesanato paraense. No entanto, o Governo do Estado teve essa visão de intercâmbio, do quanto a presença do artesanato nacional e mundial iria valorizar ainda mais o artesanato paraense e abrir portas para que essa produção saia do Pará e ganhe o mundo. Isso foi fundamental para o sucesso de público e de negócios”, declara.
Os números motivam a secretaria, que já garante para o início de agosto a segunda edição da Feira Estadual do Artesanato, juntamente com a Feira do Artesanato Mundial, que virá novamente. Para o titular da Seter, Celso Sabino, essa é uma parceria que deu certo. “Botamos a Feira no calendário anual do Estado, já temos as datas das feiras dos próximos três anos fechadas. Deu certo na primeira edição, fizemos essa edição especial e vamos continuar trabalhando para que o nosso artesão possa ser valorizado e alcançar seu espaço merecido no mercado internacional”, afirma.

Texto:
Gabriela Azevedo-Seter


Professora de violino é homenageada em recital dedicado as mulheres
Um recital na sala Ettore Bosio, do Conservatório Carlos Gomes, vai marcar o encerramento das homenagens ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado no inicio de março. O recital, que acontece às 18h, vai reunir alunas e professoras do conservatório, que vão executar clássicos de alguns dos maiores compositores brasileiros como 'Rosa', de Pixinguinha, 'Luiza' de Tom Jobim e 'Eu sei que vou te amar', de Vinícius de Moraes. Este ano, a programação vai homenagear a professora de violino Licia Arantes, que é regente da Orquestra Infantil de Cordas do conservatório. A apresentação terá a participação das pianistas Adriana Azulay e Luzia Camargo e de grupos musicais formados só por mulheres, como o quarteto de flautas 'Flor Amorosa' e o quarteto de cordas da FCG. Na ocasião, a professora Doris Azevedo, que é coordenadora de ensino do conservatório, vai tocar piano junto com a filha, Lúcia Azevedo, diretora de ensino da FCG.


Call Center para agendamento de perícia médica está indisponível
A Secretaria de Estado de Administração (Sead) informa aos servidores públicos do Estado do Pará que os serviços de agendamento de Perícias Médicas, realizados pelo Call Center nos números 3194-1001 e 3194-1002, estão temporariamente suspensos por motivos de readaptação estrutural. Oos agendamentos pericias ainda podem ser feitos presencialmente na Diretoria de Gestão de Política de Saúde Ocupacional do Servidor (DSO), no prédio da Sead, travessa do chaco, n°2350.




Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...