Total de visualizações de página

quarta-feira, março 13, 2013

Detran realiza ações do 'Volta às Aulas'




Nos meses de março e abril o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) estará promovendo uma série de atividades de conscientização voltadas para alunos, professores e pais de alunos de estabelecimentos de ensino da rede pública, como parte da operação 'Volta às Aulas'.
As escolas, definidas previamente em um cronograma de ações, recebem a visita dos agentes do Detran nos horários de maior movimentação de público, que são a entrada e saída dos estudantes. Cerca de 30 agentes de educação e fiscalização do órgão se dividem entre abordagens educativas feitas junto aos pais de alunos, palestras, exposições e atividades desenvolvidas nas dependências de cada estabelecimento de ensino.
Os agentes de fiscalização orientam pais e alunos por meio da distribuição de materiais educativos e também de alertas sobre alguns dos problemas que costumam ocorrer e que contribuem para o engarrafamento do trânsito nos perímetros de localização das escolas, entre os quais o estacionamento em fila dupla ou em cima da faixa de pedestres e a travessia em local adequado.
Nas escolas destinadas à educação infantil são desenvolvidas atividades de pintura, mini trânsito, jogos e atividades lúdicas voltadas para o tema. Já para o Ensino Fundamental e Médio, são destinados palestras, mostra de vídeos e uma exposição fotográfica proibida a menores de 14 anos, por conter imagens fortes de acidentes.
Desde o início de março, no retorno das escolas públicas, quatro instituições já foram visitadas: Escola Walter Leite Caminha, Unidade de Educação Infantil I (UEI), Centro de Estudos Infantis (CEI) e a UEI II, todos localizadas no conjunto Catalina às proximidades da avenida Centenário. As próximas visitas acontecerão na UEI III (14/03), Escolas Waldemar Henrique (18/03) e Cidade de Emaús/Pro Paz (20/03), no bairro do Benguí; Cornélio de Barros (22/03), na Marambaia; Rodrigo Pinagés (26/03), na Pedreira; Palmira Gabriel (27/03), na Augusto Montenegro; Raimundo Martins Vianna (05/04), no Parque Verde; Valdomiro Rodrigues de Oliveira (09/04), no Benguí e Augusto Meira, em São Brás (12/04). “Nosso foco nestas escolas será mudança de valores e formação de multiplicadores, utilizando a educação, que é a maior força de mobilização na transformação de comportamentos”, ressalta Maria Inêz Lopes, que coordena as ações do Volta às Aulas.
O projeto prevê a realização dessa operação duas vezes ao ano, no início do semestre letivo e retorno do recesso escolar, tanto nas escolas públicas como nas particulares. A operação 'Volta às Aulas' prossegue até meados abril, quando encerram as atividades programadas. Finalizadas as visitas da equipe do projeto, começam as palestras agendadas por solicitação das escolas, empresas e demais instituições interessadas em receber ações de educação educativas de trânsito.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...