Total de visualizações de página

domingo, abril 21, 2013

CORREIO JURUNENSE prestigiou os 110 anos do Pará Clube



SALVE, JORGE, OBRIGADO POR TUDO!




Limpeza mantém equilíbrio da fauna e da flora no Mangal
A cada 15 dias, funcionários do Parque Zoológico Mangal das Garças, em Belém, fazem a limpeza da área do aningal, removendo o lixo que se acumula ao redor do Mangal, e com isso ajudando a manter o equilíbrio da fauna e da flora. Esse trabalho é realizado desde a inauguração do parque, em 2005. Segundo o diretor do Mangal das Garças, Igor Seligmann, é grande a quantidade de entulho retirada do rio Guamá, às margens do parque. “As aningas funcionam como um filtro natural, por isso elas conseguem capturar tanto lixo. É impressionante o que já foi encontrado ao redor do parque. As pessoas jogam nos rios desde copos plásticos até tampas de vaso sanitário”, contou o diretor.
Em cada limpeza, aproximadamente 800 litros de lixo são retirados do rio Guamá. “O Mangal é muito conhecido pelo trabalho de educação ambiental. O foco desse projeto é a criança. Buscamos, por meio de várias ações culturais, chamar a atenção delas para a importância da preservação do meio ambiente. Conseguimos grande progresso, mas é triste ver que muitas pessoas ainda não se atentaram para o mal que a poluição causa”, ressaltou Igor Seligmann.
As aningas são plantas aquáticas comuns na Amazônia. Uma de suas funções na natureza é absorver metais, o que pode ajudar no combate à poluição. Pela capacidade de equilibrar o ecossistema, as aningas foram mantidas no Mangal das Garças.


Texto:
Camila Barros-Pará 2000



A CRISTAL E A DINÂMICA TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA DEIXAR SEU ESTABELECIMENTO COMERCIAL EM BELÉM, NO PARÁ E OUTROSESTADOS, COMPLETAMENTE ABASTECIDO. ENTRE EM CONTATO E CONFIRA E VERÁ QUE VALE A PENA ECONOMZAR


Governador anuncia investimentos para a região do Lago de Tucuruí
Na reunião com os prefeitos da região do Lago de Tucuruí, promovida pelo governo do Estado nesta segunda-feira (22) em favor do pacto “Trabalhando juntos pelo desenvolvimento do Pará”, o governador Simão Jatene anunciou a implantação de uma unidade técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o levantamento de estudos para viabilizar a construção de ginásios poliesportivos em todas as escolas públicas estaduais e o reforço na segurança pública com a entrega, mês que vem, de mil automóveis e 400 motocicletas para todo o Estado.
As demandas apresentadas pelos prefeitos, durante a reunião, fizeram referência aos setores da educação, segurança pública, meio ambiente e infraestrutura. O governador acolheu, junto com secretários de Estado, os pedidos feitos e disse que muito pode ser executado, desde que os gestores sejam parceiros na hora de fiscalizar e cuidar das obras. Pavimentação asfáltica ainda foi o item mais solicitado.
“É incrível como todos os prefeitos solicitam o programa Asfalto na Cidade. Ainda hoje, estivemos em Breu Branco acompanhando a conclusão de dez quilômetros de vias pavimentadas. O Para é cortado por sete mil quilômetros de estradas, e destes, quase quatro mil já foram pavimentados. Nosso trabalho continua no que tange o acesso da população por esses caminhos”, frisou o governador, que entrega a obra de Breu Branco no próximo mês.
Educação – Jatene chamou atenção dos gestores municipais para o efetivo compromisso com “Pacto pela Educação”, lançado este ano pelo governo. “Meu sonho é que este programa seja de cada município e da sociedade como um todo. Precisamos fazer do Pacto pela Educação uma prioridade. À medida que a educação se universalizou, se perdeu a qualidade. Temos consciência que podemos minimizar as problemáticas educacionais valorizando os salários dos professores e investindo na infraestrutura das escolas, e este é um esforço conjunto, mas é preciso um projeto de dedicação a compreender que a educação e o único caminho para que possamos reconstruir uma sociedade melhor”, afirmou o governador.
As demandas que atualmente são encaminhadas à Sema, em Belém, poderão, a partir do próximo semestre, ser solucionadas na própria região do Lago de Tucuruí. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa, defende que o modelo de descentralização gerencial adotado pelo governo possibilitará que mais de 275 atividades econômicas que chegam a causar impactos locais possam receber a licença ambiental na sede do município, quando necessário.
“Este processo, além de facilitar a atividade dos empreendedores locais, aumenta a geração de renda no município por aumentar também a arrecadação, originada do recolhimento de taxas. A partir dos escritórios regionais, a Sema em Belém terá maior eficiência na resolubilidade de projetos com impactos estaduais”, destacou o secretário.
Os gestores municipais agradeceram ao governador pela iniciativa.  O prefeito de Itupiranga, Benjamin Taste (PT), definiu o encontro e as ações do governo como “democráticas e produtivas”. “Saímos desta mesa satisfeitos, pois nossas reivindicações foram ouvidas e encaminhadas. Chegamos aqui para trazer ao governador tudo de que a população precisa. Agora, voltarei a Itupiranga e direi que futuramente escolas serão reformadas e construídas e que teremos reforço na segurança de nossa cidade. Vamos aguardar esperançosos”, frisou.
Além do chefe do Executivo, participaram da reunião o vice-governador, Helenilson Pontes, secretários de Estado das áreas prioritárias, deputados estaduais e federais e vereadores locais. Até junho deste ano, o governador se reúne com os gestores das regiões de Carajás, Tapajós, Baixo Amazonas, Araguaia e Xingu.

Texto:
Cora Coralina-Secom


PARA VOCÊ QUE NÃO TEMPO DE CURTIR O FACEBOOK E DEMAIS REDES SOCIAIS DIRETO NO COMPUTADOR, AGORA VOCÊ PODE ACOMPANHAR AS CRIATIVIDDES DESTE POVO MARAVILHOSO EM REVISTA. A REVISTA 'ESPIA' VOCÊ PODE COMPRÁ-LA NA REVISTARIA YAMADA JURUNAS. COMPRE E CURTA!



Governo entrega em julho obras de revitalização no Ophir Loyola
As obras de higienização e revitalização, que abrangem todo o segundo andar do Hospital Ophir Loyola, em Belém, serão entregues à população até julho deste ano. O prazo foi anunciado pelo diretor geral do hospital, Vitor Moutinho, nesta segunda-feira (22). Desde o ano passado, o prédio principal passa por uma série de reformas, que, somadas aos recursos que estão sendo aplicados no novo Centro Oncológico Pediátrico, previsto para ser entregue no início do ano que vem, totalizam investimentos de mais de R$ 30 milhões.
Vitor Moutinho explica que, atualmente, o hospital abriga cinco canteiros de obras, dispondo, em pleno funcionamento, de 220 leitos. Entretanto, com diversos setores em reforma, a capacidade do hospital precisou ser adaptada, com o remanejamento de alguns setores.
“Com a inauguração do Hospital Jean Bittar, por exemplo, que passou a atender as patologias benignas, pudermos reformar o terceiro andar e dar início também ao segundo, com a transferência de alguns setores”, explica, acrescentando que, como as obras ocorrem com o hospital funcionamento, o ritmo é diferenciado. “Procuramos fazer o máximo nos fins de semana, mas quando uma cirurgia precisa ser feita, por exemplo, temos de parar”, aduz.
No segundo andar, que é o maior pavimento do prédio, com 3,5 mil metros quadrados, atualmente dez clínicas estão em funcionamento, além do Centro de Tratamento Intenso (CTI), com 24 leitos, que incorporará mais seis leitos após a reforma. Também funcionam neste pavimento o bloco cirúrgico, com sete salas, e o setor de recuperação anestésica, com nove leitos, onde estão sendo feitas melhorias para a higienização. No centro cirúrgico, estão sendo trocados os pisos, portas e bate-macas, com quase 80% do trabalho já entregues. As obras ainda envolvem a revisão das instalações elétricas e pintura.
Tomografia – Segundo a arquiteta responsável pela reforma, Áurea Hellyete Ramos, a climatização de todos os setores do segundo andar que ainda não têm ar-condicionado ou onde será feita a troca de equipamentos está prevista em outro contrato, com previsão de início em 60 dias. “Está prevista a climatização adequada para o CTI e para o bloco cirúrgico, e de toda a área de Imaginologia, além da instalação da ressonância magnética”, adianta.
Além do segundo andar, cujas obras foram iniciadas em agosto do ano passado, o hospital também está reequipando o Departamento de Diagnóstico por Imagem, situado no térreo. Segundo Vitor Moutinho, duas novas instalações serão entregues em maio. Uma delas é a reativação do serviço de tomografia computadorizada, com a instalação de um novo tomógrafo, adquirido pelo hospital em dezembro.
“O aparelho antigo precisou ser desativado, mas estamos fazendo as tomografias no tomossimulador de radioterapia, até que o novo seja instalado”, informa o diretor. Outro serviço do departamento que passa a funcionar em maio é o de hemodinâmica.
A quarta obra será executada na área externa do hospital, com a revitalização e pintura de toda a fachada do prédio. A quinta, sob a responsabilidade da Secretária de Estado de Obras Públicas (Seop), ocorre no prédio ao lado, no Centro de Oncologia Infantil. O novo prédio terá 96 leitos, dos quais 60 serão destinados à pediatria e os demais, para atender a demanda de pré-adolescentes e adolescentes.
Triagem – Segundo Vitor Moutinho, uma das principais dificuldades enfrentadas pelo hospital é o pouco espaço físico para os atendimentos ambulatoriais. Cerca de duas mil pessoas são atendidas todos os dias. Durante visita na última semana, o governador Simão Jatene determinou um estudo de possíveis áreas para serem alugadas para que sejam transferidos alguns setores, aumentando o número de leitos na triagem.
“Esse é um processo difícil, de fazer esses remanejamentos para tocarmos as obras. Além disso, não temos espaço para crescer. Pretendemos aumentar o ambulatório e o atendimento na triagem, diminuindo as filas, mas só podemos concluir, efetivamente, esse processo de revitalização do hospital, não só ponto de vista físico, mas também de equipamentos, ao longo do tempo. As reformas já estão acontecendo”, conclui o diretor.
Conforto – Acompanhando a mãe, Maristênia Alvares, 68 anos, que está internada no 2º Departamento de Câncer, a estudante Cintia Melo, 33 anos, aprova as acomodações. A senhora se recupera de uma cirurgia para a retirada de um tumor de 20 centímetros do abdômen. “Estou preocupada, mas satisfeita com o atendimento. Minha mãe foi bem assistida pelo oncologista, e estamos num ambiente acolhedor e climatizado”, destaca.
Também no segundo andar, na clínica de urologia, Francisco Lima, 74 anos, foi internado dia 15 de março para a retirada total da próstata. “Tenho um bom tratamento aqui. Recebo boa alimentação e cuidados da equipe do hospital”, afirma.
O governo do Estado entregou em 2011, com investimento de R$ 400 mil, uma nova Unidade de Atendimento Imediato. O serviço funciona 24 horas e faz uma média de 10,6 mil procedimentos de urgência por mês. São 19 acomodações, recepção, sala de admissão, dois consultórios, posto de enfermagem, farmácia, descanso médico, banheiros feminino, masculino e de cadeirantes, bem como um sistema de cortinas divisórias antichamas que possibilita maior privacidade ao paciente.
Ainda em 2011, o Centro de Imagenologia também passou por reformulação para agregar novas salas de espera e atendimento. Um espaço precisou ser inteiramente adaptado com portas e visor plumbíferos (revestidos de chumbo) para comportar adequadamente dois aparelhos de raios-X digital, já instalados. Os equipamentos são usados para radiografia do tórax, abdômen e extremidades, com melhor qualidade da imagem.
Futuramente, as radiografias serão colocadas em rede para qualquer lugar do hospital, facilitando a consulta remota por outro especialista. Assim, o paciente terá acesso ao diagnóstico e tratamento com maior rapidez e eficiência.
O governo tem investido não somente em construção, mas em equipamentos e serviços. Com R$ 400 mil, adquiriu duas autoclaves para a esterilização dos instrumentos cirúrgicos. A tecnologia digital tem capacidade de 700 a 740 litros. O operador terá mais dados e recursos à disposição, favorecendo a supervisão, comando e controle, por meio do acompanhamento dos gráficos em tempo real e registro impresso dos processos de esterilização, o que garante maior confiabilidade no atendimento ao paciente.

Texto:
Amanda Engelke-Secom







Justiça derruba uma das liminares que paralisam concurso da PM
O governo do Pará obteve parecer favorável, na última terça-feira (16), dos desembargadores que compõem as Câmaras Cíveis do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), que julgaram improcedente uma das quatro liminares que inviabilizam a continuidade do concurso público da Polícia Militar. O recurso, impetrado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), dá continuidade à tentativa do governo de retomar o mais rápido possível o concurso, que ofertará 2.200 vagas para Belém, Marabá, Altamira e Santarém, reforçando o efetivo do Estado em quatro regiões.
Destas vagas, 200 são específicas para policial feminino. O concurso, executado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), deverá aumentar em 2 mil o número de soldados da corporação, entre homens e mulheres.
De acordo com o edital, o concurso teria quatro etapas eliminatórias. A primeira, um exame de conhecimentos, em nível fundamental, que foi aplicado ainda em 2012. As demais etapas consistem em avaliação de saúde, exame físico e psicotécnico.
Paralisação - O concurso está paralisado desde meados de novembro, devido a várias demandas judiciais impetradas por candidatos reprovados no certame, que obtiveram, em primeira instância, parecer favorável da Justiça para participar do processo de avaliação de saúde. Com as liminares, os candidatos teriam um novo prazo para apresentar laudos médicos. “Nós discordamos desse posicionamento e apresentamos um recurso à presidente do Tribunal, que na época suspendeu todas as liminares em razão da necessidade de se garantir a segurança pública do Estado”, explica o procurador geral do Estado, Caio de Azevedo Trindade.
No final do ano, quatro liminares foram concedidas por desembargadores de 2º grau, limitando a decisão da presidente do TJE. “Entramos novamente com recursos no próprio Tribunal para anular essas liminares, e na terça-feira tivemos o primeiro julgamento desse processo”, informa Caio Trindade. O processo tem como relatora a desembargadora Célia Regina Pinheiro, que julgou improcedente o pedido em um dos mandados de segurança, no que foi acompanhada pelos demais membros das Câmaras Cíveis Reunidas.
A expectativa do governo do Estado, explica o procurador geral, é que, a partir de uma análise mais profunda do caso, os demais desembargadores que concederam no primeiro momento as outras três liminares também reconsiderem essas decisões, dando continuidade ao concurso. Enquanto as liminares estiveram em vigor, a Uepa - entidade responsável pela execução do concurso - continuará impossibilitada de dar continuidade às demais etapas do certame.

Texto:
Amanda Engelke-Secom



A COLUMBIA FORROS E PISOS TEM MUITAS NOVIDADES PAR VOCÊ. CLIC E CONFIRA.


Teatrinho do Mangal apresenta espetáculo com mensagem ecológica
A cada 15 dias, o Mangal das Garças recebe o público infantil na programação do Teatrinho do Mangal. Neste domingo (21), muitas famílias estiveram reunidas no entorno do Memorial da Navegação para assistir ao espetáculo “Estrelas em Greve”, encenado pela primeira vez pela atriz Marluce Araújo.
O espetáculo foi baseado no conto do escritor paulista João Carrascoza, que fala de um lugar onde as pessoas não tinham tempo de apreciar as coisas simples da vida, como a natureza. A partir daí, as estrelas – tristes, com a falta de valorização do homem – resolvem entrar em greve, gerando um grande impacto na natureza, já que não brilhavam mais. Durante a contação de estória, as crianças interagiram com a atriz. Ao final, as estrelas voltam a brilhar, valorizadas novamente pelo homem.
Esta também foi a primeira vez que o estudante João Augusto Neto, 9 anos, assistiu a um espetáculo no Mangal. “Achei muito legal a história das estrelas que fizeram greve. Quero voltar outras vezes aqui”, disse. Para a administradora Silene Guimarães, mãe de João, a contação de estória é uma forma de estimular as crianças a buscarem o interesse pela literatura. O próximo espetáculo do projeto Teatrinho do Mangal, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), é “Acorda, Rubilota!”, da Trupe de Bubuia.

Texto:
Camila Barros-Pará 2000



VOCÊ QUER COMEÇAR ENTENDER O QUE EXISTE ENTRE O CÉU E A TERRA? SABER TOMAR DECISÕES CORRETAS EM SUA VIDA? SABER? Já está circulando a primeira revista espírita da CASA DO CAMINHO, a MEDIUNIDADE. Você pode comprá-la na Revistaria da Yamada Jurunas e também na Revistaria da Yamada Plaza e Banca do Alvino na Av. Presidente Vargas, próximo ao Theatro da Paz. Em breve em outras bancas da capital.


Diário Oficial publica nomeação de professores aprovados em concurso da Uepa
O Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (22) publicou a nomeação dos candidatos aprovados no concurso público para o cargo de professor da carreira do Magistério Superior, na Universidade do Estado do Pará (Uepa). A partir de hoje, os aprovados têm o prazo de 30 dias para entregar à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) os documentos necessários para que seja efetivada a posse no cargo.
De acordo com o Kit do Candidato, disponibilizado pela DGP, os aprovados devem providenciar a realização de exames oftalmológico, psiquiátrico, eletrocardiograma, hemograma e glicemia. Os resultados desses exames, acompanhados de uma foto 3x4 e originais e cópias da Carteira de Identidade e CPF, deverão ser entregues à Divisão de Perícia Médica do Estado, no horário de 8 às 14 h, para a Inspeção de Saúde Física e Mental. O aprovado também deve apresentar ofício da Uepa, que deverá ser solicitado para o e-maildgp.uepa@gmail.com, informando nome completo e o cargo para o qual foi nomeado.
Após o recebimento do laudo médico expedido pela Junta de Inspeção de Saúde do Estado, os aprovados deverão comparecer até o próximo dia 21 de maio na DGP, localizada na Rua do Una, nº 156, entre José Pio e Djalma Dutra, no bairro do Telégrafo (Prédio da Reitoria), das 09 às 14 h, para entregar uma cópia autenticada dos documentos exigidos no kit. A posse dos aprovados será em local e data a ser definidos.
A Uepa ofertou 99 vagas de professores de carreira, em diversas disciplinas, para os Centros de Ciências Sociais e Educação (CCSE), o de Biológicas e Saúde (CCBS) e o de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Uepa. As vagas contemplam, sobretudo, os campi do interior (Editais 90, 92 e 94/2012), que respondem por 71% do total de vagas ofertadas pela instituição.
Os cargos para a carreira de Magistério Superior são para as classes de Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto, cuja remuneração inicial pode variar entre R$ 2.488 a R$ 9.876,04, dependendo do grau de titulação e do regime de trabalho pleiteado.
Nos últimos quatro anos, já foram lançados nove editais de concursos públicos para preenchimento de vagas para professor da Uepa. Foram mais de 150 novos efetivos, dentre os quais 17 doutores e 78 mestres, que somados aos já pertencentes ao quadro totalizam 804 efetivos e mais 315 temporários em 2012, quadro esse que regularizou inclusive a situação de professores com vínculos frágeis existentes na Uepa. No interior foram fixados mais 122 docentes, onde antes existiam apenas 19.
Mais informações pelos fones (91) 3299-2269/ 3299-2268.

Texto:
Irna Cavalcante-Uepa



O CORREIO JURUNENSE DO MÊS DE ABRIL  JÁ TEVE
 REPOSIÇÃO NA YAMADA JURUNAS. VAI FICAR SEM O SEU?


Belém recebe navio com 1,2 mil turistas ingleses nesta terça-feira
Chega a Belém, nesta terça-feira, 23, o penúltimo navio cruzeiro a visitar o Estado, o MS Amesterdam, vindo da Inglaterra com 1200 turistas ingleses, para conhecer a capital paraense. O navio aportará  às 7h30, no porto de Icoaraci. Dez ônibus serão disponibilizados pela agência de receptivo para fazer o city tour pela cidade e outros seis veículos irão transportar turistas cuja visita pela cidade vai iniciar às 9h, pela Estação das Docas, ponto turístico de referência cultural e gastronômica.
Está terminando a temporada de navios cruzeiros 2012/2013, que trouxe bons ventos para o turismo paraense. Tudo porque, ao longo de toda a programação, que começou em outubro de 2012 e encerrará em maio de 2013, o Governo do Estado, por meio de vários órgãos, investiu num trabalho de promoção e divulgação dos atrativos turísticos do Pará, numa articulação inédita junto a Prefeitura de Belém, setores da iniciativa privada e sociedade civil organizada.
O trabalho consistiu em ações de receptivo de acordo com a chegada dos navios, que inclui show de carimbó, atendimento em vários idiomas, distribuição de material de divulgação, cheiro do Pará, fita representativa do Círio de Nazaré, entre outras ações, coordenadas pela Paratur.
São parceiros da Paratur nessa ação de receptivo, que dá aos turistas de cruzeiros uma nova leitura sobre a receptividade do paraense, a  Sedip, Setur, OS Pará 2000, Belemtur, Secult, Ctbel, Anvisa, Receita Federal, Antac, CDP, CPH,  Amazon Icomining Service, Vale Verde Turismo, ISS Marine, Polícia Federal, PM, Ciptur, Abav, Funpapa, Seurb, Fiepa, Sefa, Sindetur, entre outros.
O intuito da parceria é ampliar o fluxo do turismo no Estado, que visa somar cerca de 68 navios, um total de 47 mil turistas e um resultado financeiro de aproximadamente 7 milhões de dólares, considerando o gasto médio individual de cada turista de cruzeiro no Estado ser de US$ 150.

Texto:
Benigna Soares-Paratur


Hansenianos que recebem benefício do Estado começam a ser recadastrados
A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) iniciou nesta segunda-feira (22) e segue até o dia 28 de maio, ação de atualização cadastral do Benefício Estadual para Pessoas Acometidas pela Hanseníase (Bepah), em Belém. Beneficiários devem agendar o atendimento com a equipe técnica da Seas pelo telefone (91) 3239-1500, e apresentar originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência e informações pessoais da composição familiar: número de membros com quem o beneficiário divide a residência, data de nascimento e nome completo de cada membro da família.
Este atendimento será realizado apenas entre os beneficiários que atualizaram o cadastro pela última vez em 2010. A atualização objetiva trabalhar a cobertura de beneficiários do Bepah no Estado do Pará com dados cadastrais completos e atualizados, com o intuito de a curto prazo realizar a revisão social em cumprimento à lei 05/90, além de promover a inserção dos mesmos nas políticas sociais existentes do município. A expectativa da Seas é de 15 atendimentos por dia.
De acordo com a gerente do Bepah, Valdeni Farias, “atualmente são cadastrados 2.642 beneficiários, sendo que a Região Metropolitana de Belém representa 70% desse total”. Ainda segundo a gerente, somente na capital, 400 beneficiários ainda não atualizaram o cadastro. A atualização é fundamental para localizar as pessoas que migram de um município para outro.
O benefício trata-se de um auxílio mensal de 90% do salário mínimo concedido ao hanseniano reconhecidamente pobre, incapaz para o trabalho, que não receba ajuda financeira de nenhuma instituição, com renda mensal de até cinco salários mínimos e que resida no Pará há pelo menos um ano. É importante destacar que, somente os beneficiários que atualizaram cadastro no ano de 2010 devem agendar esse atendimento.

Texto:
Inara Soares-Seas


Simão Jatene inicia diálogo com gestores municipais do Lago de Tucuruí
O governador Simão Jatene desembarcou na manhã desta segunda-feira, 22, na região do Lago de Tucuruí, sudeste do estado, para mais um encontro com gestores municipais. Ainda no aeroporto, ele foi recepcionado por representantes das comunidades indígenas Trocará, Ororitawa, Oimatawara e Assurini, além de populares e da imprensa. O evento, que acontece no salão de eventos do Hotel CRT, localizado na vila residencial da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, reúne prefeitos de Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Breu Branco, Novo Repartimento e Tucuruí.
Antes do encontro, o chefe do Executivo Estadual incluiu em sua agenda visitas técnicas a obras do governo que estão em vias de serem concluídas. Do aeroporto, Jatene seguiu de helicóptero para Breu Branco onde acompanhou ações do projeto 'Asfalto na Cidade', gerenciado pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e que vai pavimentar dez quilômetros de vias públicas no município. Destes, dez quilômetros estão no perímetro urbano e outros cinco na zona rural, atendendo os moradores das vilas.
Acompanhado por uma comitiva formada por secretários de Estado, deputados estaduais, vereadores e prefeitos, Simão Jatene visitará, ainda hoje, após o encontro com os gestores, s instalações da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Regional de Tucuruí. Orçada em R$ 3,8 milhões e com as obras iniciadas em agosto de 2011, a Unacon irá dispor de equipamentos sofisticados voltados ao tratamento oncológico - quimioterapia, radioterapia e hematologia - de adultos e crianças. A proposta do governo é tornar a Unidade uma referência no atendimento aos pacientes com câncer em Breu Branco, Novo Repartimento, Goianésia do Pará, Jacundá, Tailândia e Tucuruí.
Além dos investimentos em saúde, estão previstas para a região obras nas áreas de infraestrutura (pavimentação e construção de ponte), educação (construção e reforma de escolas), segurança, cidadania (reforma e ampliação do Pro Paz Integrado) e assistência ao servidor (reforma e adequação da sede do Iasep).

Texto:
Cora Coralina-Secom








CORREIO JURUNENSE prestigiou os 110 anos do Pará Clube















O jornalista Jorge Mesquita, acompanhado de sua filha, Camila Mesquita e sua irmã, Clarice Mesquita e família, estiveram na tarde de hoje, domingo, dia 21 de abril, na sede social do Pará Clube, prestigiando as homenagens prestadas pelo quadro social e convidados pela passagem dos 110 anos daquele clube social, de renomada vida social e o clube mais antigo do Pará.
Várias atrações musicais foram apresentadas aos sócios e convidadas, dentre os quais, o Grupo de Pagode Cabanagem e a nossa querida Lúcia Mack e Valdécio e Trio. Com Lúcia, o baile da saudade foi Nota 10, onde pouca gente ficou parada e caiu na dança. A seleção musical foi excelente e é claro, o trio de rapazes que compõem a parceria com a amiga Lúcia, dispensa qualquer comentário, a não ser só elogiar a todos.
JORGE CARNEIRO: Tão logo chegamos àquela querida sede social, onde há mais de 16 anos estive ausente, por me dedicar diretamente a implantação do jornal CORREIO JURUNENSE, fui recebido desde a sua portaria, por amigos jornalistas como o Laulito Miranda, que integra equipe do jornal Amazônia e emissoras de rádios de Belém, na cobertura esportiva. Logo na porta, lembramos o belo trabalho que dispensou por anos, o saudoso Jorge Carneiro, isso se repetiu no interior da sede, englobando inclusive o nome do amigo Sérgio Noronha, que tem uma filha invejável de serviços prestados àquele Clube.
A PRESIDÊNCIA: No interior da sede, formos bem recebidos pelos diretores e sócios do Pará Clube. Mário Saraiva, presidente reeleito do PC em companhia do amigo Ailso Coelho, ex-craque azulino e ‘cap’ da Paraense Lavanderia. Zé Luquita, ex-craque do Paysandu, com filho e amigos como o Barba, o diretor paraclubino Jopersio, como sempre um ‘gentlemen’ em recepcionar as pessoas.
Outros empresários nos recepcionaram como os amigos Antônio, da Minicopia, e demais familiares, inclusive renomados delegado de polícia, nos receberam com fidalguia, o que já pouco se vê em grandes casas de shows, clubes sociais e até sedes de outras entidades representativas sociais de Belém. Lá também encontrei amigos do Jurunas, como o amigo Anderson e família, e a querida Mara e família.
Mas o que mais me deixou lisonjeado foi ver que o CORREIO JURUNENSE já é conhecido pelos quatro cantos de Belém, e uma prova de que Deus ilumina quem trabalha, e só tenho a agradecer.
IVO AMANAJÁS: O ilustre amigo Ivo Amanajás ao lado de sua esposa, mostrou muita sutileza para com o jornalista Jorge Mesquita, inclusive convidando-o para o próximo domingo, participar da festa de seus 70 anos, em um bar de renome em Belém. Iremos amadurecer o convite essa semana.
PIADA: Ah, ia esquecendo: que eu vi por lá e fazendo sucesso, foi o tal do tomate em vários pratos de tira-gosto servido nas mesas, inclusive na nossa. Ele foi alvo até de fotos (quem diria) para ser destacado  nas colunas sociais.

















 







Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...