Total de visualizações de página

domingo, abril 28, 2013

Instituto de Artes do Pará realiza programação especial pelo Dia Internacional da Dança



Nesta segunda-feira, 29, o Instituto de Artes do Pará (IAP) terá seus espaços repletos de saltos e bailarinos. A programação do Dia Internacional da Dança começa cedo, às 8h da manhã, com a oficina da bailarina carioca Sonia Destri, especialista em dança de rua. Ministrada em forma de workshop, a oficina “Dança Urbana” conta com 20 inscritos que trabalharão de forma intensiva durante dois dias.
No final da tarde, às 18h, o público está convidado a assistir três curtas metragens de vídeo-dança. Considerado um conceito inovador tanto no audiovisual, quanto na dança, as produções nessa categoria conseguem utilizar a câmera do cinema como suporte para o trabalho do bailarino, colocando o espetáculo dento do telão.
Dos três curtas, dois são de diretores paraenses e um vem de Manaus, através do Coletivo Difusão, organização cultural coletiva que visa à produção de arte para fomentar cultura. O coletivo atua desde 2006 promovendo a interação entre as manifestações artísticas independentes nos eventos e projetos que assina. As exibições serão no teatrinho do IAP, com entrada franca.
Saindo do teatro a programação segue para o anfiteatro, lá a Companhia de Dança Waldete Brito apresenta o espetáculo “Festa na Cidade”, onde 11 bailarinos exploram o universo do brega e tecnomelody através da dança contemporânea.
De acordo com a diretora Waldete Brito, “o desafio do espetáculo é traduzir em movimentos de dança contemporânea grande parte das informações que envolvem o ‘universo brega’, quer seja pela viagem musical consagrada pelo público, até o fervor atual das Festas de Aparelhagens, ou pelas coreografias apresentadas pelos intérpretes-criadores que pressupõem vários sentidos e interpretações que o termo Brega possibilita”.
Desta forma, o cotidiano das festas e alguns passos e conduções da dança de salão ganham releituras na poética contemporânea concebida pela Cia.Experimental de Dança Waldete Brito. Além dos bailarinos, o espetáculo conta ainda com a participação especial da cantora Iva Rothe, tendo a pesquisa musical assinada por Elyene Lima. Para a gerente de artes cênicas e musicais do IAP, Sônia Massoud, a intenção da programação é celebrar este dia com festa, especialmente para o público.
Confira abaixo a programação completa:
18h – Exibição de curtas metragens em vídeo-dança, no teatro do IAP
3 Grau - 5' , de Odacy de Oliveira (Coletivo Difusão - Manaus)
Acalmia - 9'25", de Ana Lobato (Belém)
Cultura Periférica - 4'20", de Gilmara Mendes e Paulo Paixão (Belém)
19h – Espetáculo Festa na Cidade, no anfiteatro
Companhia Experimental de Dança Waldete Brito, com participação especial de Iva Rothe

Texto:
Dani Franco-IAP

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...