Total de visualizações de página

quinta-feira, abril 25, 2013

Detran faz mudanças em Ciretrans para facilitar acesso do usuário


Com a finalidade de facilitar o acesso dos usuários que buscam os serviços do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), foram feitas mudanças em algumas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran). Essas agências, que antes estavam integradas a outras regionais, foram realocadas e reintegradas.
“Fizemos alguns estudos e, após análises, decidimos fazer ajustes nas Ciretrans de forma a facilitar o acesso da população aos postos de atendimento do Detran em alguns municípios do Estado. Algumas estão mais próximas geograficamente de outras, haja vista a proximidade entre as localidades”, diz o coordenador de planejamento do Detran, Carlos Valente.
A Ciretran de Irituia, que anteriormente integrava a região de trânsito de Capanema, pela proximidade, passa a integrar a circunscrição de Castanhal; a regional de Rondon do Pará, que antes integrava Paragominas, agora integra Marabá; e Placas saiu da abrangência de Itaituba e foi para a de Altamira, porque esses municípios ficam mais próximos das Ciretrans e regiões para as quais foram transferidas. “Essas mudanças também darão maior dinâmica ao funcionamento das atividades”, afirma Valente.
As transferências estão previstas na Portaria 680, publicada no Diário Oficial do Estado, que versa sobre os procedimentos para serviços de veículo e habilitação. Com a portaria, o candidato só pode fazer os exames para requerer a habilitação (como a avaliação psicológica, o exame de aptidão física e mental, o exame escrito de legislação de trânsito e a prova prática de direção veicular) nos município de domicílio ou residência do interessado. A mesma determinação também é válida para os requerimentos relacionados a veículo.
“Assim, cremos que, com as centralizações, os processos de veículo e habilitação serão mais ágeis e teremos um controle maior, e o tempo de conclusão, em especial de habilitação, será encurtado, porque o Detran trabalhará pelas Ciretrans de forma mais planejada, organizando os atendimentos chamados itinerantes nas Ciretrans B, que são aquelas nas quais o atendimento de habilitação não é rotineiro, já que as chamadas ciretrans A, como Belém, Abaetetuba, Altamira, Castanhal, Capanema, Itaituba, Marabá, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Santarém e Tucuruí, por serem sedes, concentram as maiores demandas em seus atendimentos”, ressalta o coordenador.
A Portaria 680 também estabelece procedimentos que visam incentivar o condutor a manter atualizados seus dados cadastrais.

Texto:
Edson Matoso-Detran

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...