Total de visualizações de página

quinta-feira, julho 05, 2012

Estação Cidadania Jurunas atende 40 mil pessoas em um ano





Com população estimada em 75 mil pessoas, o bairro do Jurunas é considerado um dos mais populosos de Belém.Devido a essa grande demanda populacional, o Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Administração (Sead), disponibilizou um espaço integrado de atendimento de serviços de utilidade pública.  Com um ano de existência - desde a sua inauguração, entregue pelo governador Simão Jatene, em 6 de julho de 2011 -, a Estação Cidadania Jurunas já atendeu cerca de 40 mil cidadãos, oferecendo serviços gratuitos que primam pela excelência, rapidez, comodidade, conforto e eficiência.
Atualmente o espaço atende, mensalmente, cerca 5 mil pessoas, e, entre os diversos serviços oferecidos no espaço, os mais procurados são os de assistência jurídica (Defensoria Pública),emissão de Carteira de Identidade (Polícia Civil), cadastro de emprego e seguro desemprego (SETER), Titulo de Eleitor (TRE) e CPF. Na unidade funcionam ainda postos do Banco do Estado do Pará (Banpará), Cartório, PROCON (SEJUDH) e capacitação básica de informática, através de cursos e oficinas, por meio de Infocentros (PRODEPA).
Com a chegada da Estação Cidadania Jurunas, procedimentos considerados básicos como, emissão de Carteira de Identidade e até mais complicados como assistência jurídica em processos estão mais próximos e disponíveis aos cidadãos. “Com um ano de existência percebemos como a procura pelos serviços vem crescendo e agradando bastante a população, não só do Bairro, mas também de outras localidades e até do interior do Pará”, disse o coordenador da Estação Cidadania Jurunas, Alexandre de Jesus.   
Edna Caroline, 27 anos, é uma das alunas do serviço do Infocentro, oferecido pela unidade. Para Edna a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e poder fazer um curso de informática a levaram até a Estação Cidadania. “Aqui, estou tendo a chance de obter mais conhecimento e capacitação. Estou muito animada com o curso e com esperança de conseguir um emprego”, disse.
Representando a população do bairro, o Presidente do Conselho do Comitê do Bairro do Jurunas, João Cruz, destacou o serviço da Defensoria Pública, que supri grande dificuldade dos cidadãos do Bairro. “Os moradores do Jurunas só tem a agradecer o Governo por suprir essa deficiência, que hoje não existe mais no Jurunas”, disse João, “Esse ano fez um marco na história do nosso Bairro. Temos acesso à Cidadania”, completou.
“O objetivo do Governo de Estado é assegurar um atendimento de qualidade à população. É uma satisfação imensa disponibilizar para a população, num único espaço, acesso a vários serviços gratuitos.”,enfatizou a secretária de Estado de Administração, Alice Viana.
O programa também conta com o Portal Cidadania através do qual a população tem acesso online aos serviços que se propõem a simplificara vida do cidadão, com mais conforto e praticidade. Através do site (www.estacaocidadania.pa.gov.br) o público também pode agendar atendimentos em todos os serviços oferecidos na unidade Estação Cidadania Jurunas.

Texto: Ellen Freitas
Fotos  Renan Malato e Renata Costa (Ascom/Sead)

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...