Total de visualizações de página

quinta-feira, julho 26, 2012

Pro Paz inaugura polo na Sacramenta com completa estrutura

“Esse espaço é tudo que dos jovens do bairro precisavam para ter momentos de lazer, cultura e esporte”. Assim a estudante Camila Oliveira, 15 anos, definiu a alegria de poder usufruir do novo polo do Pro Paz, localizado no bairro da Sacramenta, que foi entregue nesta quinta-feira (26) pelo governo do Estado à população. Serão beneficiados ainda os moradores dos bairros do Souza, Val-de-Cans, Marambaia, Telégrafo e Pedreira.
O novo espaço foi entregue pela coordenadora do Pro Paz, Izabela Jatene, que descerrou a placa juntamente com a chefe da Casa Civil, Sofia Feio, o secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes, o diretor geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano, César Meira, e a estudante Vitória Silva de Melo, 10 anos, que faz parte do polo Pro Paz do campus 3 da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A integração do sistema de segurança pública, promoção e proteção social foi destacada por Izabela Jatene como o objetivo principal do governo do Estado ao oferecer para a população espaços de cultura, esporte e lazer. “Isto aqui é um espaço para a comunidade. O governo ajuda a gerenciar, mas quem vai fazer a diferença serão os moradores ao usufruir e se beneficiar com o que o polo oferece”, ressaltou.
A coordenadora do Pro Paz afirmou que será implantado em breve no polo uma Unidade integrada Pro Paz. “Essa é uma agregação positiva em que governo e sociedade lutam juntos para combater a exploração sexual e todo tipo de violência sofrido ou cometido por adolescentes e jovens, levando à população atividades cotidianas em busca de uma cultura de paz”, afirmou.
Izabela Jatene lembrou ainda o crescimento do programa Pro Paz, que em um ano e meio de existência tem o apoio da sociedade. “Quando a sociedade acredita que é possível mudar, as coisas se transformam. O Pro Paz cresce porque é um programa da sociedade, porque tem parceiros. Nada seria possível sem parceria”, ressaltou.
O vice-presidente da associação de moradores da área das Malvinas, Marco Antonio Pinheiro, elogiou a iniciativa do governo do Estado em dar prosseguimento à obra e entregá-la à população. “Isso mostra que o governo está preocupado com a população e cumprindo sua missão de implantar políticas públicas em benefício da nossa gente”, disse.
O universitário Fabrício Lopes, 29 anos, que mora desde os 5 na Sacramenta, disse que o bairro sempre foi carente de espaços de lazer, esporte e cultura. “O nosso desejo é que com esse polo a juventude local se afaste da criminalidade, das coisas erradas e usufrua dos benefícios”, frisou.
Com a entrega do espaço de cidadania, a população terá à disposição um anfiteatro, ginásio poliesportivo, quadra polivalente, quadra de futebol de areia, arena de vôlei, pista de skate, academia ao ar livre e brinquedos como balanço, escorregador, escada horizontal, carrossel, mesa de jogos e de ping-pong.
Além desses equipamentos, a área tem estacionamento, quiosques para acesso à internet (no modelo de infocentro), Polícia Cidadã, Centro Comunitário, Pro Paz e uma lanchonete. O polo entra em funcionamento a partir da segunda semana de agosto. Também foi assinado um termo de recebimento da área.

Texto:
Janise Abud-Casa Civil

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...