Total de visualizações de página

domingo, julho 15, 2012

Santa Casa abre dez novos leitos de UTI neonatal. Leiam ainda neste domingo, dia 15 de julho,Dia Nacional do Homem

A Santa Casa iniciou, na manhã deste sábado, 14, a transferência de 20 bebês para a nova ala da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), improvisada emergencialmente, para possibilitar a instalação da nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com capacidade de 10 leitos. A medida foi anunciada na ultima sexta-feira, 13,  pelo governador Simão Jatene, durante visita às obras da nova Santa Casa.
Eunice Begot, presidente da Fundação, afirma que foram investidos nas ações emergênciais mais de R$ 1,3 milhão com a compra de equipamentos e insumos. “Estamos contratando médicos neonatologistas e aumentando o número de leitos da UTI para 50. Em breve, com a entrega do novo espaço, serão mais 100 leitos para atender a população”, ressalta a dirigente.
"Se a questão da atenção básica não for resolvida, a lotação da Santa Casa continuará. Muitas são as mulheres que chegam aqui sem nunca terem feito um pré-natal, com casos de infecção urinária mal tratada, o que acaba gerando um parto prematuro e um bebê prematuro, que precisa de um leito de UTI. Analisando a situação desse ponto, percebemos que a solução para esses problemas está muito mais fora que dentro dos muros da Santa Casa. E é na fonte desse problema que precisamos agir, e de forma urgente”, enfatizou.

Texto:
Alessandro Borges-Santa Casa
Dança dos Povos anima
a manhã de domingo
no São José Liberto
Dança que remete à cultura de todos os povos e seus ritmos diversificados, as rodas de dança já se tornaram tradição no São José Liberto nas manhãs de domingo. Os admiradores e praticantes das Danças Circulares poderão formar mais uma roda e dançar livremente, neste domingo (15), das 10h30 às 12h, no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto.
As danças circulares são democráticas e o movimento, que não é ligado a nenhuma técnica específica de dança ou a alguma religião, reúne pessoas de todas as idades, promovendo uma verdadeira integração entre elas.
A terapeuta Ana Rubim, que promove e organiza as rodas no São José Liberto, possui um espaço holístico e conta que recebeu uma formação especial para atuar como focalizadora, que é a pessoa que “comanda” a roda, criando e orientando os passos, as marcações e o ritmo.
Liberdade - Também conhecidas como "danças dos povos", as danças circulares promovem muitos benefícios para quem pratica, além de levar os participantes a tomar contato com a cultura de vários países, com seus ritmos variados.
Segundo a terapeuta, o movimento dentro da roda é livre e simples. O mais importante, diz ela, é todos darem as mãos e experimentarem a alegria que as danças provocam nas pessoas.
As Rodas de Dança no São José Liberto começaram há dois anos, sempre atraindo novos integrantes, como turistas que visitam o espaço, além dos participantes que costumam participar dos encontros dominicais no Coliseu das Artes.
Paz - As danças circulares são movimentos internacionais de construção de uma cultura de paz, por meio de trabalho voluntário, informa a psicóloga Lena Mouzinho, que colabora com a organização e a divulgação dos encontros.
“Dançar faz bem para o corpo e o espírito”, diz a psicóloga, acrescentando que os benefícios que as danças circulares promovem são muitos. Além do bem estar que o ato de dançar já provoca, a paciência e a tolerância também são trabalhadas individualmente, e em conjunto durante as rodas.
Serviço: Danças Circulares, sempre no primeiro e terceiro domingos do mês, no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, Jurunas). Mais informações pelo telefone (91) 8883-7970 (Ana Rubim) ou pelo e-mail lenacristinam@gmail.com. Entrada franca.

Texto:
Luciane Barros-São José Liberto
Nomeações de aprovados
em concurso para o
Estado já somam 8.367 mil
O Governo do Estado nomeou, ao longo dos 15 meses transcorridos de gestão, exatas 8.367 novos servidores para o provimento de cargos em diversas áreas da administração. Somente para área da educação foram chamados 3.630 professores e técnicos, um percentual equivalente a 43% do total de nomeações realizadas nesta gestão. A meta do Executivo é nomear, até maio de 2014, todos os aprovados em concursos públicos para o Estado dentro do prazo de validade e no limite de vagas ofertadas.
No caso específico da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entre 2011 e 2012 foram chamados 1.803 novos professores, 1.827 técnicos em educação, 431 serventes, 170 vigias e 53 merendeiros. Em publicação recente no Diário Oficial (dia 11 de julho), o governo convocou ainda 355 professores e técnicos em educação dos concursos C-125 e C-154 da Seduc.
No início da atual gestão havia 34 concursos em vigência, dos quais 20 expiraram, restando 14 ainda com prazo de validade ativo. Dos aprovados em concursos cujo período de vigência encerram este ano, cerca de dois mil já foram nomeados. “Na medida em que há necessidade de pessoal, o Estado tem providenciado a realização de certames públicos, como é o caso desses que estão em fase de realização. Entretanto, é compromisso do governo, também, nomear todos os candidatos dentro dos limites das vagas, respeitando o prazo de vigência de cada concurso”, ressalta a secretária de Estado de Administração, Alice Viana.
Atualmente, cinco concursos estão em fase de realização. São eles: Polícia Civil (620 vagas), Polícia Militar (2.180 vagas), Fundação Carlos Gomes (61 vagas) e Procuradores Autárquicos e Fundacionais (61 vagas).

Texto:
Ellen Freitas-Sead
Simão Jatene anuncia
expansão do número
de leitos na capital
O governador Simão Jatene aproveitou a visita à Santa Casa nesta sexta-feira, 13, para vistoriar as obras do novo prédio do hospital e anunciar a expansão, em 120 dias, do número de leitos na capital. Ele informou que o Governo do Estado alugou o Hospital Galileu, localizado na rodovia Mário Covas, para diminuir a demanda da Fundação. Nesse hospital serão disponibilizados mais 100 leitos. Jatene anunciou, ainda, a construção de um novo hospital onde atualmente funciona o Abelardo Santos, em Icoaraci. para atender a população de Belém.
“O esforço de equacionar esse problema de leitos nós estamos fazendo. Agora isso não se faz em um passe de mágica porque existe uma defasagem muito grande entre a necessidade de leitos e o que existe de disponibilidade. Estamos assumindo hoje junto com a empresa responsável que a nova Santa Casa será entregue em dezembro deste ano. O Jean Bittar já foi um primeiro esforço que fizemos para reduzir a grande demanda. Agora estamos com mais dois hospitais: o Galileu e um novo que funcionará na mesma área do Abelardo Santos. Com isso nós podemos afirmar que daqui a dois anos a situação da saúde no Pará com certeza terá outro aspecto e a população será melhor atendida”, enfatizou o governador.
No novo prédio da Santa Casa serão construídos mais 100 leitos para atender a demanda da população. Esses novos leitos serão distribuídos para as áreas da pediatria, neonatologia e maternidade. Com esse aumento, a Santa Casa passará a oferecer 476 leitos nessas três áreas. Com a ampliação, os leitos da UTI neonatal passarão de 20 para 60; os leitos da UTI pediátrica aumentarão de um para 10 e a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) manterá a média de 162 leitos. A nova Santa Casa deverá ser inaugurada no final deste ano e será composta por nove andares e um heliponto.

Texto:
Bruna Campos-Secom
Crianças da colônia de férias
do Mangal acompanham
visita de Richard Rasmussen
Na última quinta-feira, 12, um grupo de 25 crianças que participam da segunda turma da Eco Colônia de Férias do Mangal das Garças viveu um dia especial. Tudo por conta da presença do biólogo Richard Rasmussen, apresentador do Programa Aventura Selvagem, exibido por uma emissora nacional.
O parque está servindo de cenário para a gravação do programa, que faz uma expedição pela região amazônica. Nesta quinta-feira, Richard convidou as crianças para acompanharem um momento particular da rotina dos animais mantidos pelo Mangal: a alimentação. Atentas a tudo, a garotada não poupou comentários e perguntas ao biólogo, que procurou atender todos os pedidos.
Segundo Richard, o Mangal é um exemplo a ser seguido por outros zoológicos. “O Parque se destaca pelo conceito inovador de deixar os animais viverem soltos, sem grades. Hoje em dia, os visitantes não querem mais ir ao zoológico para verem os bichos presos em jaulas. Aqui, vejo que é mais interessante pro público descobrir o ambiente durante o passeio”, afirmou o biólogo.

Texto:
Isa Arnour -Pará 2000
Colônia de Férias do Pro Paz
recebe oficinas de
pipas, teatro e dança
Até o dia 27 de julho, mais de 300 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos participam das atividades da Colônia de Férias da Unidade Integrada do Pro Paz da Terra Firme. A Colônia de Férias foi organizada pensando em combater a ociosidade de crianças e jovens no período de férias escolares. A programação é realizada de segunda a sexta-feira, de 9h às 12h e de 14h às 20h30. Durante a noite são oferecidas oficinas de dança de salão para os pais das crianças. A Colônia de Férias da Unidade Integrada do Pro Paz Terra Firme tem parceria com a Fundação Curro Velho e o Instituto de Artes do Pará.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...