Total de visualizações de página

quinta-feira, setembro 29, 2011

AÇÕES DO GOVERNO DO ESTADO NA ÁREA DE SEGURANÇA NESTA QUINTA

Sejudh participa de feira
 inclusiva às pessoas
com deficiência
A Coordenadoria Estadual de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Sofrimento Psíquico (Codesp), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), participa da I Feira Paraense de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência. Promovida pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (Ciic), o evento começou manhã desta quinta-feira (29) e prossegue até sábado (1° de outubro). A entrada é franca.
O titular da Sejudh, José Acreano Brasil Júnior, participou da mesa de abertura, junto com os representantes da Uepa, Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência. A feira expõe recursos que auxiliam a comunicação e acessibilidade das pessoas com ceficiência. O cantor David Valente, que é deficiente e toca teclado com os pés, apresentou-se na abertura do evento.
A Codesp distribui, durante o evento, materiais informativos, e também dá orientação à comunidade. As Secretarias de Estado de Saúde Públic (Sespa) e de Educação (Seduc) também fazem trabalhos educativos nos estandes que foram montados. Além de promover um espaço de debate e inclusão, o evento visa ainda premiar trabalhos com temáticas relacionadas ao foco do evento, por meio do I Prêmio de Tecnologia Assistiva da Região Norte.
Simultaneamente às atrações, a organização promove o Fórum de Tecnologia Assistida à Pessoa com Deficiência. Com workshops, palestras e diversas atividades, a conferência visa promover reflexões acerca de atitudes que possam melhorar a qualidade de vida dessa comunidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.forumdetecnologiaassistiva.com.br.
Ellyson Ramos – Sejudh
Inclusão é o tema da
Feira de Tecnologia
Assistiva da Uepa
Três dias para discutir políticas públicas, medidas e atitudes que possam ajudar a dar mais qualidade de vida a quem tem algum tipo de deficiência física. Essa é a principal proposta da I Feira Paraense de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência, promovida pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), de quinta-feira (29) a sábado (1º de outubro), no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (Ciic).
Na solenidade de abertura da programação, ocantor David Valente cantou o Hino Nacional para os presentes e, em seguida, o presidente do Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência, Waldir Soares, disse que o evento representa a realização de um sonho para a entidade. "Para nós é um momento de muita felicidade. Esse o momento que temos para ampliarmos ao máximo esse debate", completou o coordenador do Ciic, Agostinho Monteiro.
O assessor da Secretaria Nacional de Direitos das Pessoas com Deficiência Física, Fernando Ribeiro, se disse entusiasmado pela iniciativa da universidade. "Discutir políticas que possibilitem mais investimentos em tecnologia assistiva significa mais acesso à informação, ao aprendizado e a uma rotina de autonomia e independência", reforçou.
Também presente à solenidade, o titular da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), José Acreano Brasil Jr., também elogiou a organização do evento e afirmou que processos de inclusão são muito desafiantes para o governo. "Essa é uma construção que precisa ser coletiva. Espero que todos os presentes aqui entendam que essa é a ocasião ideal para uma reflexão acerca dessa temática. Os direitos humanos, em geral, são um produto cultural e precisam de políticas eficazes que garantam seu cumprimento", discursou.
Além da exposição dos protótipos, produtos e tecnologias desenvolvidas para pessoas com deficiências, nos demais dias, a feira segue com conferências, palestras, debates, workshops, mesas temáticas e apresentação de trabalhos. Ainda como parte da programação, foi instituído o I Prêmio de Tecnologia Assistiva da Região Norte, voltado às iniciativas que desenvolvam recursos auxiliares às atividades das pessoas com deficiência, nas áreas físicas, sensoriais, intelectuais, psicológicas ou sociais.
A premiação acontece sábado, último dia da Feira. Os três primeiros colocados em cada categoria irão ganhar troféus, pen drives e certificados. Os demais ganharão apenas pen drive e certificado. A coordenação do evento recebeu a inscrição de 40 trabalhos e selecionou 14 para concorrer ao prêmio, nas categorias “Projetos tecnológicos inovadores”, “Profissionais e estudantes do ensino médio”, “Profissionais e estudantes do ensino superior” e “Menção honrosa”, destinada a profissionais de outras regiões do país.
Foram inscritos projetos na forma de protótipo ou relato de experiências, que obtiveram resultados. Tecnologias já implantadas também puderam concorrer. A premiação é restrita a participantes da região Norte, enquanto que inscritos de outras regiões do país terão a chance de expor seus projetos, mas não concorrem ao certame.
Carolina Menezes – Uepa
Consultas e exames
marcam dia na Casa do
Idoso e UMS Telégrafo



Em continuidade a Semana Municipal do Idoso foi realizada, na manhã desta quinta-feira (29), uma programação especial com os idosos cadastrados na Unidade Municipal de Saúde (UMS) do Telégrafo da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Eles interagiram com outros que chegavam à unidade para consultas ou exames. Foram distribuídos diversos materiais educativos com orientação sobre hipertensão, diabetes e cuidados com a saúde.
 A diretora da UMS Telégrafo, Sheyla Magalhães, afirma que a essas atividades são de extrema importância aos idosos. “Tudo o que fazemos por eles é com o objetivo de que eles se sintam bem e felizes. Eles são muito participativos e fazem questão de se manterem integrados ao que acontece na unidade. A socialização entre eles é algo de extrema importância e ajuda não só na saúde física, quanto mental”, explicou.
 A Casa de Atenção à Saúde do Idoso, carinhosamente conhecida, como a Casa do Idoso pelos seus nove mil idosos cadastrados, realizou de 27 a 29 deste mês, várias atividades aos idosos. Foi oferecido café da manhã, aulas de Tai-Chi para relaxamento, atividades de fisioterapia, atividades odontológicas, atividades musicais, entre outros.
 Também foram ministradas palestras sobre prevenção odontológica (higiene e prevenção) pelas próprias dentistas da Casa, além de palestra sobre direitos e deveres no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
 Residentes do Hospital Barros Barreto falaram sobre Nutrição, através de orientações e receitas de refeições saudáveis. Outro tema de palestra foi “Cuidados com a postura e coluna”, ministrada pela terapeuta ocupacional da Casa do Idoso, Danielle Souza, que falou sobre a atividade na unidade. “As palestras tem o sentido de educação. Nós trabalhamos com a prevenção, devemos ensiná-los a evitar um problema e não só a cuidar quando ele já é existente. Orientamos sempre para que façam atividades físicas, que é muito importante para o corpo”, disse.
 A Casa do Idoso é o único espaço público que oferece serviços específicos para homens e mulheres com idade acima dos 60 anos.
 O encerramento da Semana Municipal do Idoso ocorre nesta sexta (30) e sábado (1º). No dia 30 de setembro, de 08h às 11h, a Sesma oferece serviços de saúde como consultas médicas nas áreas de clínico geral, dermatologia, ginecologia, urologia, cardiologia, oftalmologia, prevenção contra o câncer de boca, mama e próstata, ortopedia, avaliação nutricional, exames, aferição de pressão arterial, orientação contra quedas e atividades voltadas à conscientização e valorização da pessoa idosa.
 Já no sábado (1ªº), com a participação de idosos da capital, a Sesma promove a caminhada em prol do Compromisso da Sociedade por um Envelhecimento Digno, com saída às 08 horas da manhã na Praça da Republica e chegada na Praça Batista Campos, onde acontece ainda a entrega do prêmio Personalidade Idosa em Destaque, apresentações musicais, programações culturais e muitas outras atividades, com encerramento previsto para 12h.

Texto: Denise Silva – Ascom Sesma
Fotos: Roberta Brandão
Sespa capacita profissionais
para monitoramento de imunização
A partir do dia 11 de outubro, técnicos da Divisão de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) cumprirão um cronograma de visitas aos 13 Centros Regionais de Saúde, com o objetivo de orientar e capacitar profissionais das secretarias municipais para o monitoramento da situação de cobertura da campanha de vacinação contra o sarampo.
Os procedimentos compõem um protocolo de recomendações do Ministério da Saúde e consistem em visitas aleatórias feitas pelos técnicos que, entre outras atribuições, identificam se alguém deixou de receber a imunização, por exemplo. Para esclarecer essas recomendações, a consultora técnica do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Laura Bertollo, esteve com o secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, e com a coordenadora estadual de Imunização, Jaira Ataíde, na manhã desta quinta-feira, 29, no gabinete da Sespa.
Durante o encontro, Laura Bertollo recomendou que as equipes estaduais e locais monitorem e analisrm diariamente o avanço das coberturas e vacinação, por sala de vacina, municípios e por meio do site http://pni.datasus.gov.br, para aprimoramento e adoção de ações estratégicas com a finalidade de alcançar a meta preconizada.
"É necessário fazer o monitoramento e avaliação final para verificar o alcance da meta de cobertura de vacinação em 95% ou mais. Esta avaliação consiste da análise dos resultados dos dados administrativos de cobertura vacinal", explica a consultora técnica, ressaltando que a erradicação do sarampo é um compromisso assumido com a saúde pública brasileira.
Segundo Jaíra Ataíde, esse trabalho, tanto em Belém como no interior do Estado, é necessário para identificar as áreas com menor cobertura vacinal, e as que estão cobertas integralmente, além de conhecer os motivos pelos quais as crianças não foram submetidas à imunização, ressaltando a importância da qualidade dos dados.
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo segue até esta sexta-feira, 30 de setembro.
Mozart Lira - Ascom/Sespa
Hangar recebe o XII
Congresso Brasileiro
de Transplantes
Entre os dias 1º e 4 de outubro, a capital do Pará recebe a décima segunda edição do Congresso Brasileiro de Transplantes, promovido pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). O evento, que deve reunir mais de 1.500 participantes, acontecerá no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
“Este fórum de discussões será realizado pela primeira vez na região Norte do Brasil e tem como uma de suas missões estimular o desenvolvimento de novos centros de excelência em regiões do país onde os transplantes ainda não se tornaram uma rotina”, diz o Dr. Ben-Hur Ferraz Neto, presidente da ABTO, sociedade médica, civil e sem fins lucrativos criada em 1986, com o objetivo de promover o desenvolvimento do transplante de órgãos e tecidos no Brasil.
Reunindo 34 convidados estrangeiros e 256 brasileiros, o encontro permitirá a troca de experiências entre profissionais de várias áreas da saúde, em palestras, debates e apresentações de trabalhos que envolvem todos os aspectos do transplante de órgãos (fígado, coração, rim) e tecidos (córnea, medula óssea).
Entre os assuntos que serão abordados pelos especialistas estão: patologia do transplante, transplantes pediátricos, alocação de órgãos, anestesiologia, enfermagem em transplantes e imunobiologia. “O conteúdo foi minuciosamente planejado para trazer a todos os congressistas o que há de mais moderno no Brasil e no mundo, bem como novas propostas para o contínuo aprimoramento dos transplantes de órgãos no Brasil”, orgulha-se o Dr. Ben-Hur.
Além da programação científica, que inicia no dia 1º, com seis cursos pré-congresso, o evento terá uma área de exposição comercial e atrações regionais, além de um show da Banda Sayonara na festa de encerramento.
Serviço:
XII Congresso Brasileiro de Transplantes.
Local: Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Data: 1 a 4 de outubro de 2011
Informações para a imprensa: Fábio Scrivano (11) 3888-2232/
imprensa@ladoalado.com.br
Asssessoria de Comunicação do Congresso Brasileiro de Transplantes
Técnica pioneira na
região Norte é
esperança para
recém-nascidos cardiopatas
Uma técnica pioneira na região Norte e atualmente usada na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna permite que recém-nascidos com doenças cardíacas congênitas graves possam ser tratados sem a necessidade de cirurgia. O método consiste no implante de um stent, que é um tubo de metal gradeado, com no máximo quatro milímetros, para a correção do problema no coração do bebê.
A primeira paciente a ser atendida com este tratamento foi Andressa Vitória Macedo Pereira, que nasceu dia 4 de agosto. “Estamos muito felizes”, comemora a mãe de Andressa, Ana Paula da Silva. Segundo ela, a família, que é natural de Boa Vista (RR), viveu momentos de muita apreensão após o nascimento da criança, quando se manifestaram os primeiros sinais do problema cardíaco. “Tivemos de permanecer em Belém até a conclusão do tratamento dela. Agora é só alegria e vamos voltar com um prêmio: a saúde da Andressa”, completa.
Segundo o cardiologista Rogério Miranda, responsável pela implantação do procedimento, a técnica permite fazer o tratamento da doença cardíaca congênita sem os riscos inerentes ao tratamento convencional. “É uma opção menos invasiva que o tratamento cirúrgico”, enfatiza. O ecocardiograma de controle, feito para o acompanhamento da evolução da paciente, “demonstrou que o fluxo efetivo pelo canal onde havia o problema é normal”. Mais duas crianças esperam a vez para passar pelo procedimento. “Esse é apenas o começo de novos tipos de tratamento para recém-nascidos”, diz o cardiologista.
De cada mil crianças, oito nascem com um problema cardíaco. A maior parte deles é diagnosticada ainda dentro do útero; em outros casos, o diagnóstico sai nos primeiros 28 dias de vida do recém-nascido. Algumas causas de doenças cardíacas congênitas, além da herança e dos fatores genéticos, são de natureza ambiental, como a radiação, infecções, drogas, diabetes, lúpus e Síndrome de Down, entre outras. As tipologias mais frequentes de cardiopatias congênitas podem ser classificadas em cianóticas e acianóticas.
Felipe Gillet – Hospital das Clínicas
Santa Casa alerta
usuários para
doenças do coração
Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Coração, celebrado nesta quinta-feira (29), a Santa Casa faz programação para pacientes e usuários, alertando sobre os males do coração. As doenças cardiovasculares são as que mais matam em todo o mundo. Somente no Brasil, são cerca de 300 mil mortes por ano. Quase sempre uma pressão ou dor no peito avisam que algo não está bem.
A cardiologista da Santa Casa Elizabeth Caetano diz que este ano a campanha – cujo tema é “Um mundo, um lar, um coração feliz” – está focada na família. A Federação Mundial do Coração aponta quatro ações de prevenção: proibir o fumo em casa; deixar a casa com opções de alimentos saudáveis; ter uma vida ativa; e saber números e medidas.
Líderes mundiais em saúde reconhecem a urgência de priorizar a prevenção e o controle de doenças cardiovasculares. “Aqui na Santa Casa sempre alertamos nossos usuários a terem uma vida mais saudável, longe dos alimentos ricos em gorduras, fumo e excesso de bebidas alcoólicas. É importante manter a prática de exercícios físicos e a família como parte mais importante na vida de todos”, reforça.
A cardiologista destaca ainda que, dentre os males que afetam o coração, a doença arterial coronariana é uma das mais prevalentes na população brasileira. O estreitamento das artérias coronárias, causado por depósitos de gordura nas paredes internas, reduz o fluxo de sangue para o coração e aumenta os riscos de bloqueio da artéria por um coágulo, que pode levar a um ataque cardíaco, infarto agudo do miocárdio e até à morte súbita.
A doença se manifesta de quatro formas. A angina estável costuma ser o primeiro sinal da doença. É quando se sente dor durante o esforço físico. Costuma melhorar com o repouso. Se a doença progride, é comum ocorrer a angina instável, o pré-infarto, que se manifesta sem nenhum esforço físico. A dor pode ser sentida escovando os dentes, almoçando ou até mesmo em repouso.
Uma semana antes do infarto a mulher pode sentir cansaço e dores nas costas e peito. O infarto agudo ocorre quando a dor é sentida em repouso por mais de 30 minutos. Essa dor significa que o vaso está totalmente bloqueado e não está mais recebendo sangue. Neste caso, o paciente precisa ser levado ao hospital imediatamente.
Elizabeth Caetano explica que não é a gordura que bloqueia a artéria, e sim o coágulo de sangue, que se forma quando as placas fibrosas da artéria se rompem, por causa do excesso de gordura. Para evitar que o pior aconteça, é comum o uso de medicamentos como os vasodilatadores ou os betabloqueadores, que agem diminuindo os batimentos cardíacos para que o órgão consuma menos oxigênio, que é transportado pelo sangue.
Quando as artérias estão seriamente bloqueadas, duas técnicas podem ser feitas para que o coração volte a receber o sangue e o oxigênio necessários para continuar trabalhando: a angioplastia e a cirurgia cardíaca, em que artérias do tórax, do abdome, do braço ou as veias das pernas (safenas) são usadas para criar desvios ao redor das áreas de bloqueio nas artérias do coração.
Ascom Santa Casa
Sespa apoia tratamento
de doença de Chagas
no Hospital Barros Barreto





Com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) foi instalado, nesta quinta-feira (29), o Programa Interdisciplinar de Doença de Chagas (PIDC) no Hospital Universitário João de Barros Barreto, que tem o objetivo de prestar assistência aos pacientes com diagnóstico de doença.
A parceria da Sespa foi fundamental para a implantação do serviço no hospital, principalmente com a capacitação e atualização de profissionais. Nesta quinta-feira a Sespa também repassou ao hospital um computador com impressora para serem utilizados pela equipe do programa.
A solenidade de implantação aconteceu no auditório do "Barros Barreto", com a presença do diretor da instituição, Eduardo Leitão; da coordenadora Estadual de Controle de Doença de Chagas, Elenild Góes; da coordenadora do PIDC, Dilma Moraes; da chefe da Clínica de Infectologia do hospital, Hermenegilda Maciel, e do diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica da Sespa, Randolfo Coelho, representando o secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco; além de servidores e convidados.
Randolfo Coelho disse que a Sespa não poderia ficar de fora desse grande passo dado pelo "Barros Barreto", que tem experiência em tratar doença de Chagas e outras doenças que atingem principalmente a população mais carente. “A população desconhece o problema e os serviços disponíveis que existem, o que contribui para o agravamento do quadro clínico”, observou. Além disso, segundo ele, a "medicalização" da saúde se sobrepõe à promoção da saúde e prevenção de doenças. “A sociedade está dependente do medicamento”, frisou. No caso da doença de Chagas, ele citou a importância da higienização dos alimentos e o cuidado com a moradia.
Eduardo Leitão ressaltou que a instituição tem experiência e tempo de serviço suficientes para assumir esta nova missão, ressaltando que o Programa fortalecerá a saúde pública, por disponibilizar um local específico para o atendimento de pacientes com doença de Chagas.
História - Em seguida, Elenild Góes e Dilma Moraes apresentaram um vídeo produzido pela Fundação Oswaldo Cruz, que conta a história da doença de Chagas e retrata a situação atual da doença no Pará, onde os alimentos contaminados são a principal forma de transmissão. De acordo com Elenild, o Pará continua sendo o Estado brasileiro com maior número de casos registrados da doença. “De 2006 até o momento registramos 670 casos da doença, sendo 40 só em 2011”, informou.
No entanto, disse ela, a implantação do PIDC no "Barros Barreto" fortalecerá a rede de assistência aos pacientes, o que vinha sendo feito de forma desordenada até 2009, quando foi implantado o serviço no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, melhorando o atendimento aos pacientes, que precisam de acompanhamento por, pelo menos, cinco anos.
Elenild agradeceu e destacou a importância do trabalho desenvolvido por Dilma Moraes no HC e no "Barros Barreto", e espera que outros profissionais se interessem pela doença desde a graduação, e possam realizar pesquisas e estudos científicos que contribuam para a prevenção e tratamento.
A doença de Chagas é infecciosa, causada por um protozoário chamado Trypanosoma cruzi, nome dado por seu descobridor, o cientista brasileiro Carlos Chagas, em homenagem a Oswaldo Cruz. É transmitida pelo inseto barbeiro infectado, que ao picar uma pessoa sadia deposita fezes contaminadas no ferimento, permitindo a entrada do parasita na corrente sanguínea. Na fase aguda, os principais sintomas são febre, cansaço, edema facial e dos membros inferiores, taquicardia, palpitação, dor no peito e falta de ar. O tratamento deve ser urgente, para evitar que se torne crônica, já que nesta fase a doença ataca principalmente o músculo do coração, provocando insuficiência cardíaca.
Roberta Vilanova – Sespa
Servidores do Samu
recebem atualização
no atendimento a
usuários de drogas
 Uma palestra sobre a atualização do atendimento a usuários de drogas é promovida aos servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192-Belém), durante o curso de Atenção às Urgências em Saúde Mental, entre 27 e 29 deste mês.  A palestra, que conta com a presença de uma consultora do Ministério da Saúde, tem como objetivo principal capacitar à abordagem e o manejo de usuários de drogas em situações de emergência.
 Segundo a Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu 192-Belém, Gianna Gonçalves, a palestra é uma atualização para a equipe de assistência como condutores, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos. “Neste curso a nossa equipe de assistência e outras estarão fazendo uma atualização do conhecimento atual da política de Saúde Mental, junto às urgências e emergências”, explicou Gianna.
 Segundo a consultora do Ministério da Saúde, Graziella Barbosa Barreiros, as técnicas de abordagem e manejo de usuários de drogas em situações urgência e emergência serão atualizadas no curso. “Vamos trabalhar fundamentalmente as dificuldades que a equipe tem em manejar o usuário de drogas, o que ajuda e o que atrapalha nessas situações e como lidar na emergência com o usuário e sua família”, completou Graziella.
 Além dos funcionários do Samu-Belém, outros membros de instituições públicas, como o Corpo de Bombeiros, o Samu Ananindeua e o Samu Benevides participam do curso que preencheu aproximadamente 100 inscritos.

Texto: Ascom Sesma
Fotos: Oswaldo Forte
Campanha Municipal
do Idoso mobiliza
motoristas no
trânsito de Belém
Com o objetivo de mobilizar crianças, jovens e adultos sobre a importância do cuidado e respeito aos idosos, uma apresentação teatral aconteceu  nos dias 28 e 29, pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em alguns pontos de semáforos da capital, no horário de 11h às 13h.
 A encenação no sinal de trânsito iniciou com a participação de três atores que realizarão a conscientização do cuidado que se deve ter com os idosos. Um jovem ao ver um idoso atravessando a rua vai mostrar arrogância e desprezo pelo idoso. Enquanto isso, outro jovem vê a cena, sente-se comovido com a atitude do outro rapaz e se solidariza com o idoso, o ajudando a atravessar a rua com cuidado. Neste momento será aberta uma faixa com o título “Idoso. Um dia você será, respeite”. Após isso, os proprietários dos veículos receberão adesivos com o tema da Campanha Municipal do Idoso.
 No dia 30 de setembro, várias ações e atividades voltadas para a prevenção de doenças e a qualidade de vida da pessoa idosa, serão realizadas com uma manhã inteira de serviços de saúde na Praça Batista Campos. Além disso, de 08h às 11h, a Sesma oferece serviços de saúde como consultas médicas nas áreas de clínico geral, dermatologia, ginecologia, urologia, cardiologia, oftalmologia, prevenção contra o câncer de boca, mama e próstata, ortopedia, avaliação nutricional, exames, aferição de pressão arterial, orientação contra quedas e atividades voltadas à conscientização e valorização da pessoa idosa. As consultas médicas serão feitas por profissionais de várias especialidades e técnicos da Sesma estarão realizando atividades lúdicas e educativas, durante todo o dia na Praça Batista Campos.
 Já no sábado, dia 1º de outubro, haverá uma caminhada pelo compromisso da sociedade por um envelhecimento digno, com saída programada para as 08h da manhã na Praça da Republica e chegada na Praça Batista Campos, onde acontece ainda a entrega do prêmio Personalidade Idosa em Destaque, apresentações musicais, programações culturais e muitas outras atividades, com encerramento previsto para 12h. Mais de dois mil idosos são esperados para as comemorações.
UMS Guamá inicia as
atividades da Semana
Municipal do Idoso



Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Belém tem atualmente um população idosa estimada em 130 mil pessoas, o que corresponde à cerca de 9% da população da capital de paraense.
 Diante desta realidade, várias ações e atividades voltadas para a prevenção de doenças e a qualidade de vida da pessoa idosa, são realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que dá inicio à Semana Municipal do Idoso, com uma série homenagens que culminarão na grande programação que a Secretaria realizará na próxima sexta-feira (30/09) com uma manhã inteira de serviços de saúde na Praça Batista Campos e no sábado, 01/10 com uma caminhada pelo compromisso da sociedade por um envelhecimento digno.
 Na manhã desta terça-feira (27), a Unidade Municipal de Saúde (UMS) do Guamá ofereceu aos idosos cadastrados na unidade oficinas de artesanato, limpezas de pele, verificação de pressão arterial e glicemia digital, tudo gratuito.
 De acordo com a diretora da unidade, Fátima Hage, essas ações voltadas aos idosos são de grande importância porque claramente fazem bem a eles. “Nós realizamos essa programação para que eles possam socializar. Tem idoso que após ter começado a participar de nossas ações, passou a diminuir o número de medicações, por estar se sentindo melhor. Procuramos passar a eles que cuidar da saúde não é só tomar medicamentos e cuidar da saúde física, é também poder se divertir, conversar, fazer amigos e melhorar a auto-estima”, explicou.
 A diretora também falou sobre as atividades da unidade “Além das atividades aqui na unidade, também realizamos passeios com eles. Vamos ao cinema, praia, Mangal das Graças. Eles gostam bastante e cobram da gente se demorarmos a levá-los novamente”, brincou.
 Lourdes Monteiro, 72 anos, é cadastrada na UMS do Guamá e pela primeira vez participou das ações desenvolvidas pela unidade “Sempre soube que havia estas ações, mas nunca tinha vindo. Hoje participei da oficina de artesanato e adorei e com certeza vou voltar na próxima”, disse.

Texto: Denise Silva - Ascom Sesma
Fotos: Oswaldo Forte
                                                           
Hospital Metropolitano
faz campanha pela
doação de órgãos
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência faz, nesta segunda e terça-feira (26 e 27), uma campanha de conscientização pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos (27). O objetivo é promover ações de sensibilização sobre o gesto junto aos colaboradores e usuários do hospital.
Com o tema “Doação de órgãos, os colaboradores do Hospital Metropolitano apoiam essa causa”, o hospital promove durante dois dias ações para estimular o debate sobre a importância da doação. Profissionais vão repassar informações sobre doação e transplante no intuito de desmistificar conceitos e concepções sobre o tema. A programação tem mostra de filmes, palestras e cartazes informativos.
A doação de órgãos é um tema amplamente discutido entre os gestores de saúde nos últimos anos. No Brasil, tem crescido consideravelmente o número de transplantes. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de doadores pulou de 1.658 em 2009 para 1.896 em 2010. O Pará, porém, não acompanhou o panorama nacional, segundo informações da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O Estado tem um índice de doadores por milhão de pessoas, de 0,9, considerado muito baixo quando comparado à média nacional, que é de 9,9 doadores por milhão. Este cenário, segundo a comissão, é resultado, dentre outras coisas, da desinformação da sociedade e dos mitos sobre ainda existentes e que influenciam a decisão da família no momento de doar os órgãos de um ente querido.
Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), a negativa familiar foi responsável por 46,1% das doações de órgãos que deixaram de ser feitas nos nove primeiros meses de 2010 no Pará. Dados da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Estado informam que mais de 1,6 mil pessoas aguardam na fila de espera por um transplante de órgão ou tecido – número que chega a 60 mil em todo o Brasil, segundo o Ministério da Saúde.
Ana Cláudia Martins – Hospital Metropolitano
Helio Franco debate
desafios e perspectivas
no Pacto pela Saúde
O secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, participou nesta quinta-feira (29), no auditório do Centro de Convenções Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará (UFPA), de uma mesa redonda para debater sobre o “Pacto pela Saúde no Estado do Pará: Desafios e perspectivas”.O evento faz parte da programação da Jornada de Extensão, Pesquisa e Ensino do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA.
Destinado a coordenadores, colaboradores de projetos e acadêmicos da instituição, o encontro tem como objetivo possibilitar a socialização dos trabalhos e experiências entre os participantes, além de contribuir para o fortalecimento dos padrões da qualidade acadêmica.
Segundo Eliete Araújo, diretora do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA, além de apresentar toda a produção científica gerada na instituição, esta é uma oportunidade de socializar e divulgar os serviços na área de saúde. “O debate pretende integrar ensino e serviço aos acadêmicos. Acredito que eles terão a percepção de entender como funciona o sistema e o verdadeiro conceito da saúde”, explicou.
O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais que envolve a União, Estados e municípios com o Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão. Sua implementação se dá por meio da adesão dos governos ao Termo de Compromisso de Gestão (TCG). Renovado anualmente, o Termo substitui os anteriores processos de habilitação e estabelece metas e compromissos para cada unidade da Federação.
Helio Franco abordou o conceito atual de saúde, ressaltando que hoje há um conjunto de fatores que proporcionam uma vida saudável, como emprego, moradia, água tratada, segurança e, principalmente, educação. “Segurança alimentar é uma questão fundamental. É preciso mudança de comportamento. Hábitos saudáveis diminuem o risco de se desenvolver doenças”, frisou.
Prevenção - O secretário disse, ainda, que o Estado tem uma função importante na prevenção, promoção e proteção da saúde, mas a saúde também é uma responsabilidade de todos. “Não adianta falarmos de saúde se não convencermos a sociedade da importância da prevenção. É preciso estimular o debate sobre a visão da saúde para evitar doenças”, observou.
De acordo com Helio Franco, as escolas assumem um papel fundamental, pois os professores têm a função de construir atividades que promovam a saúde, envolvendo alunos, familiares e todos os segmentos da comunidade.
O secretário reiterou ainda que o diagnóstico precoce de doenças é fundamental, pois evita uma série de complicações no futuro. Segundo ele, 97% dos pacientes que fazem hemodiálise têm hipertensão e diabetes não controlada, e que esse estágio indica a falta de tratamento adequado. "Mais de 20% da população com mais de 40 anos têm hipertensão, e 8% de toda a população têm diabetes, mas a maioria não sabe", completou.
Para Helio Franco, o Pacto pela Saúde engloba vários fatores importantes para garantir a saúde, um direito de todos, acrescentando que o Estado vem buscando parcerias para fortalecer as ações de saúde. “Este é nosso compromisso: garantir qualidade nos serviços de saúde pública, para que tenhamos um sociedade mais saudável”, reiterou.
Edna Sidou – Sespa
Governador visita nova
unidade do Hospital
Ophir Loyola
A partir desta quinta-feira (29), os pacientes do Hospital Ophir Loyola têm uma nova Unidade de Atendimento Imediato (UAI), que oferece assistência humanizada e está estruturada para atender casos de urgência com resolução imediata, durante 24 horas. O governador Simão Jatene visitou o novo espaço, que tem 19 leitos recepção, sala de admissão, dois consultórios, farmácia, descanso médico, postos de serviço e de enfermagem, e banheiros feminino, masculino e de cadeirantes, em uma área de 315 metros quadrados.
“Já demos um grande passo. Estive aqui em março e fiquei chocado com o que vi. Por isso hoje, ao ver essa unidade estruturada, fico muito feliz, especialmente por saber que ela está sendo possível graças à união de muitas mãos, vozes e corações”, disse o governador, referindo-se à antiga unidade na qual os pacientes eram atendidos. Na oportunidade, Simão Jatene também falou sobre as novas reformas pelas quais passará o Hospital Ophir Loyola e sobre o novo Hospital Jean Bitar, que será entregue na próxima semana.
“Sei que este ainda é um pequeno passo diante do desafio que temos pela frente, mas já estamos trabalhando para isso. No próximo dia 3 já levaremos os pacientes não oncológicos para um novo hospital em Belém, o Jean Bitar e, com isso, vamos liberar um espaço aqui e começar a reforma do Ophir Loyola. Assim, em nove meses já teremos um novo hospital na cidade e, até o fim do nosso mandato, vamos entregar um novo Ophir Loyola”, completou.
Excelência –A nova UAI, que representa um investimento de R$ 400 mil do governo do Estado, atende às normas nacionais para uso em áreas de saúde e de uso público. A unidade atende o conceito de hotelaria hospitalar comparado aos de grandes centros hospitalares do mundo. O local tem sistema de cortinas antichamas, que atendem às normas de prevenção e combate a incêndios, e função antimofo e antifungo, para impedir o desenvolvimento de bactérias e evitar a ocorrência de infecção hospitalar.
O secretário de Estado de Saúde Pública, Hélio Franco, disse que esta é a apenas a primeira parte da modernização do Ophir Loyola. “O hospital precisa de ajustes tanto na sua estrutura física como no seu parque tecnológico. Para isso, já estamos fazendo algumas reparações e a UAI é uma delas, mas como este é um hospital de tratamento especializado não podemos pará-lo para fazer a reforma de uma única vez, por isso esta será feita em partes”, explicou.
Na ocasião, o governador e sua esposa, Ana Jatene, foram homenageados pela equipe médica do hospital, que os presenteou com uma placa de agradecimento e com um buquê de flores, respectivamente, por seus empenhos para a melhoria do hospital. “A equipe do Ophir Loyola lhes agradece pela sensibilidade e atenção com a área de saúde, pelas diversas medidas e, nesse momento em especial, pela entrega de um novo hospital, o Jean Bitar, que trará mais benefícios tantos pacientes”, disse a diretora geral do hospital, Maria Jacob.
Com a entrega do Jean Bitar e a transferência dos pacientes não oncológicos, haverá uma otimização no atendimento do Ophir Loyola, que poderá receber novas demandas. No total, serão abertas de imediato 80 novas vagas.

Manuela Viana – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...