Total de visualizações de página

terça-feira, setembro 20, 2011

Detentos concluem curso de manipulação de plantas medicinais

Dezoito internos do Centro de Recuperação Silvio Hall de Moura, localizado em Santarém, município do oeste do Pará, concluíram o curso de “Manipulação de Plantas Medicinais”, oferecido por meio de um convênio firmado entre a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Os participantes do curso passaram por 40 horas aulas de capacitação. “Eles aprenderam várias técnicas de manipulação de plantas medicinais e já estão aptos a lidar com esse tipo de situação”, explicou a professora Selma Soares.
Segundo o engenheiro agrônomo Marcos Silva, do Centro de Recuperação, o curso servirá de apoio à implantação do projeto “Farmácia Viva”, que terá a parceria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
“A Farmácia Viva trabalhará o cultivo das ervas medicinais, e esse curso serve para os internos transformarem as espécies cultivadas em medicamentos. Um dá suporte ao outro”, disse o agrônomo.
O diretor do Centro de Recuperação Silvio Hall de Moura, coronel Walter dos Santos, disse que a conclusão do curso foi um momento de festa, mas também de reflexão para aqueles que pensam em mudar de vida após o cumprimento das penas. “Nossas ações serão pautadas em situações como essa. Aqui não é um depósito de pessoas. Vamos sempre buscar convênios, cursos e outras oportunidades que possam ajudar nossos internos a ter uma vida digna lá fora”, ressaltou o diretor.
O titular da Susipe, major Francisco Bernardes, informou que os projetos desenvolvidos na unidade penal de Santarém integram as ações de humanização que estão sendo desenvolvidas no sistema penal do Pará. “A profissionalização dos internos tem sido um de nossos maiores instrumentos de ressocialização”, afirmou.
Ascom/Susipe

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...