Total de visualizações de página

quarta-feira, setembro 21, 2011

Mulheres, arte e sociedade são o tema da 3ª Primavera de Museus

O Ecomuseu da Amazônia iniciou, na manhã desta terça-feira (20), a programação da 3ª Primavera de Museus, na Ecoescola Laís Aderne em Icoaraci, com o tema “Mulheres, arte e sociedade. Construindo a memória de um povo”.
Para homenagear as mulheres que se destacaram em várias áreas da sociedade, a organização do evento fez uma exposição sobre a vida da professora Laís Aderne. Falecida em 2007, ela foi a idealizadora do Ecomuseu da Amazônia e dedicou parte de sua vida a preservação da cultura do povo. Como frutos do seu trabalho surgiram o Liceu do Paracuri, a Feira do Artesanato em Icoaraci, o Ecomuseu e a Sociedade dos Amigos e Artesões de Icoaraci.
“É uma honra homenagear a professora Laís. Ela mostrou com o seu trabalho que a cultura do povo precisa ser preservada como patrimônio, seja no âmbito físico ou imaterial. E nada mais justo começar a programação numa escola que tem o nome da nossa homenageada”, falou Maria Terezinha, coordenadora do Ecomuseu da Amazônia, que agradeceu a dedicação da diretora da escola e o empenho dos professores e alunos para realização do evento.
Atendendo a um pedido da diretora da Ecoescola Laís Aderne, Estelita Nascimento, a coordenação também abriu uma exposição sobre a vida da professora Rita Nery, idealizadora, junto com a secretária municipal de educação, Therezinha Gueiros, das ecoescolas em Belém. Um inovador método pedagógico implantada na educação infantil.
O Ecomuseu da Amazônia foi criado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), em julho de 2007. Localizada na Escola Bosque, tem atuação em Mosqueiro, Ilha de Mari-mari, Caruaru, Cotijuba, Icoaraci e Caratateua.
Confira a programação da 3ª Primavera de Museus, que se estende até a próxima sexta-feira (23):
De 21 a 23/09, na Galeria de Arte da Faculdade de Artes Visuais – UFPa
10h00 às 17h00 - Exposição “Lembranças iluminadas”
De 21 a 23/09, na Primavera de Museu do curso de Museologia da UFPa.
14h00 - Conferência “Contribuição museológica de Laís Aderne”
Dia 23/09 na Orla de Icoaraci.
16h00 - Pôr-do-sol Cultural
Texto: José Luis Miranda

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...