Total de visualizações de página

quinta-feira, setembro 29, 2011

SEMINÁRIOS & CURSOS & PALESTRAS, ETC...

Seminários na Uepa debatem
cultura corporal na
formação de professores
O Departamento de Artes Corporais do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizam nesta sexta-feira (30) e sábado (1), o II Seminário Interativo Universidade-Escola e o III Seminário Interinstitucional de Prática Docente e Estágio em Educação Física. As atividades acontecem no Campus III da Uepa, localizada na avenida João Paulo II, no bairro do Marco.
As inscrições, gratuitas, ainda estão abertas e são direcionadas aos alunos regulares e do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da disciplina Estágio I e II da Uepa, aos alunos das disciplinas Estágio II e Didática da Educação Física da UFPA e também aos professores da área da rede pública de ensino.
Sob a temática "A Cultura Corporal na Formação de Professores de Educação Física: Desafios e Possibilidades", os dois eventos congregam conferência, mesa-redonda e oficinas de Jogo, Esporte, Dança, Ginástica e Capoeira. Nesta sexta (30), às 17h, a conferência de abertura será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFGF), Leonardo Pina, que falará sobre o tema central do encontro.
Também participam da abertura do evento a coordenadora do curso de Educação Física da Uepa, Lana Peres; a diretora da Faculdade de Educação Física da UFPA, Fátima Moreira; a coordenadora de Estágio da Educação Física/Uepa, Zaíra Fonseca e a chefe do Departamento de Artes Corporais/Uepa, Carmen Lílian Faro.
Segundo a coordenação dos seminários, ao final dos dois dias, a proposta é apontar as possibilidades da cultura corporal como referencial teórico-metodológico para a formação de professores de Educação Física, efetivando esse referencial como prática pedagógica para o ensino da Educação Física na Educação Básica.
Serviço:O II Seminário Interativo Universidade-Escola e o III Seminário Interinstitucional de Prática Docente e Estágio em Educação Física acontecem nesta sexta (30) e sábado (1), no Campus III da Uepa, localizada na avenida João Paulo II, 817, no bairro do Marco.
Ize Sena - Ascom Uepa
Servidores da Sespa farão
curso de Gestão da
Assistência Farmacêutica
Será realizado em Belém o primeiro encontro presencial do Polo Belém, da Etapa Norte/Centro-Oeste do curso de especialização à distância de Gestão da Assistência Farmacêutica. O momento acontece nesta sexta-feira, de 8h às 18h, no Centro de Estudos Noel Nutels, do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). A mesa de abertura do evento contará com a presença de Randolfo Coelho Junior, diretor de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Além disso, o curso conta com duas farmacêuticas servidoras da Sespa, Marselle Carvalho e Ursula Araujo, como tutoras e outros servidores da Secretaria e hospitais do Estado como especializandos.
O objetivo do curso é especializar em Gestão da Assistência Farmacêutica dois mil farmacêuticos por todo o Brasil, atuantes no serviço público de saúde, visando qualificar a organização da assistência farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde e contribuir para garantia do acesso e uso racional de medicamentos em nosso país. Esta é uma iniciativa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em conjunto com o Ministério da Saúde, integrando o Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial do SUS (PNDG) e a Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS).
O curso é oferecido gratuitamente no nível de Pós-Graduação lato sensu, na modalidade à distância, com carga horária de 480 horas, a serem concluídas em um período de 12 meses. Os conteúdos são disponibilizados em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem, de forma mais rica e interessante, utilizando recursos multimídia da internet. Além disso, haverá três encontros presenciais para avaliação e troca de informações relacionadas ao Curso. O especializando desenvolverá, ao longo do curso, um projeto de intervenção e um Trabalho de Conclusão de Curso, que buscará a refletir sobre a prática da gestão da Assistência Farmacêutica em um determinado território.
Serviço: Maiores informações sobre o curso podem ser acessadas por meio do site: http://unasus.ufsc.br/gestaofarmaceutica ou com Maria Heliana Alencar, coordenadora do Pólo Belém, pelo fone 3201-6685 (Gerencia de Risco – HUJBB) e também pelo e-mail: farmaciaead.para@gmail.com
Mozart Lira - Ascom Sespa
Fisioterapia e Engenharia de
Produção são os cursos
mais concorridos na Uepa
Fisioterapia é o curso mais concorrido dos Processos Seletivos 2012 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Belém, dentro da modalidade Prosel. De acordo com o quadro de demandas divulgado pela Diretoria de Acesso e Avaliação da instituição, a relação entre o número de inscritos (2.028) e o número de vagas ofertadas (20) gerou uma concorrência de nada menos que 101,40, uma das maiores já registradas nos processos seletivos realizados pela Uepa. Acompanhada de um número recorde de mais de 98 mil inscrições para os Processos Seletivos 2012, em relação ao ano passado, a procura aumentou em mais de 23%.
Em segundo e terceiro lugares na lista dos cursos mais concorridos ofertados na capital paraense para o Prosel aparecem, ainda, Engenharia Ambiental (99,30) e Engenharia de Produção (90,80). Medicina (86,60) foi o mais procurado de todos, com 4.330 inscritos. Já dentro do Programa de Ingresso Seriado - Suprograma XIII (ou seja, realizado apenas pelos estudantes que estão cursando o terceiro ano do Ensino Médio), estão entre os mais concorridos Engenharia de Produção (14,15), Engenharia Ambiental (12,55) e Design - Habilitação em Projeto de Produto (9,35), também para ofertas em Belém. Assim como no Prosel, o curso de Medicina também consta dentre os mais procurados no Prise XIII, com 367 inscritos. Por turno, Educação Física/1o. semestre/Matutino foi o mais concorrido tanto no Prosel (106,42) quanto no Prise (10).
"A gente observa uma tendência que se repetiu no ano passado. Fisioterapia também foi o mais concorrido em 2010, com uma demanda candidato/vaga de 98,50. Engenharia Ambiental também ficou em segundo e Engenharia de Produção em terceiro lugar", afirma o diretor de Acesso e Avaliação, Manoel Delmo Oliveira. "É evidente que esse último cresceu bastante, cerca de 30% em relação ao ano passado, quando a concorrência foi de 67,45. A área de Saúde sempre foi muito procurada e continua mantendo esse padrão, mas estamos vendo os caminhos se abrirem na área da Tecnologia, dado ao próprio crescimento das ofertas de trabalho nessa área em todo o Estado. A procura antes não era assim", detalha. "Outra coisa que nos agradou foi ver a procura a um curso novo esse ano, que é a Licenciatura em Letras - Libras, com mais de 13 candidatos por vaga", cita.
Em relação ao Prosel e ao Prise no interior do Estado, na primeira modalidade aparecem como os mais concorridos Medicina (primeiro semestre) em Santarém, com 73,90; Biomedicina - o mais novo curso da Universidade e que abre sua primeira turma no segundo semestre de 2012 - em Marabá, com 71,60; e Fisioterapia, também em Santarém, com 62,87 por vaga. Na segunda modalidade, a maior concorrência está no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) em Castanhal, com 7 candidatos para uma vaga. Tecnologia Agroindustrial - Alimento, no mesmo município, vem em segundo, com 6,80. Em terceiro vem Santarém e Medicina (primeiro semestre), com 6,60.
"A Saúde segue com força e muita procura também no interior, a gente observa isso com o curso de Biomedicina, que apresenta uma demanda de mais de 70 candidatos por vaga logo na primeira vez em que é ofertado pela Uepa. O investimento da Universidade em levar cursos da área ao sul do Pará segue um caminho certo, e a procura que tivemos esse ano nos mostra, mais uma vez, que estamos oferecendo o que as pessoas estão buscando", reforça Delmo.
Provas – A primeira e a segunda etapa das provas do Prise e Prosel acontecem nos dias 27 e 28 de novembro, respectivamente, de 8h as 13h. A terceira etapa será no dia 18 de dezembro, no mesmo horário. Na primeira fase, os candidatos devem responder a 56 questões objetivas de conhecimentos gerais nas áreas de Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História e Geografia.
Na segunda etapa, serão 60 questões objetivas de conhecimentos gerais, mais Língua Estrangeira. Na última etapa, os candidatos responderão a 54 questões objetivas, incluindo Língua Estrangeira, e uma redação valendo 30 pontos. Para todas as etapas, cada questão valerá 1 ponto.
Os candidatos a uma vaga nos cursos de Licenciatura Plena em Música e Bacharelado em Música no Prosel 2012 ou na terceira etapa do Prise deverão submeter-se, obrigatoriamente, ao Exame Habilitatório. De caráter eliminatório e valendo 30 pontos, o Exame se divide em duas provas práticas. A primeira, no dia 30 de outubro, é destinada a candidatos da Licenciatura e Bacharelado. Já a Prova Prática 2 acontece no dia seguinte (31), apenas para os candidatos a uma vaga no Bacharelado. As provas práticas acontecem em Belém e em Santarém.
Vagas- Nos Processos Seletivos 2012 serão ofertadas 3.232 vagas, distribuídas em 21 cursos de graduação, na capital e no interior do Estado, nas áreas de Educação, Saúde e Tecnologia. Dentre as novidades deste ano estão a criação do curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em Belém, e Biomedicina, em Marabá, no oeste do Estado.
Além disso, a Universidade implanta na capital e em outros seis municípios, seis cursos. São eles: Licenciatura em Filosofia, em Belém; Geografia, em Belém e em Igarapé-Açu; Ciências Naturais, com habilitação em Química, em Altamira e em Salvaterra; Bacharelado em Secretario Executivo Trilingue, em Barcarena; Pedagogia em São Miguel do Guamá e Ciências Naturais, com habilitação em Biologia, em Tucuruí.
Serviço: Processos Seletivos 2012 - Até o dia 23 de outubro serão divulgadas as inscrições homologadas e, a partir do dia 24, poderão ser impressos os comprovantes de inscrição. Quem não conseguir, deve entrar em contato com a DDA, no prédio da Reitoria (Rua do Una, 156, Telégrafo) até o dia 7 de novembro ou pelos e-mails correto@uepa.br (Prosel); correto15@uepa.br (Prise 1ª etapa); correto14@uepa.br (Prise 2ª etapa); correto13@uepa.br (Prise 3ª etapa). Provas acontecem nos dias 27 e 28 de novembro, e no dia 18 de dezembro. Mais informações pelo (91) 3299-2216 ou daa@uepa.br.

Ize Sena - Ascom/Uepa
Segurança Alimentar e
Nutricional é discutida
em Conferência em Belém
Teve início na noite desta terça-feira, 27, e segue até quinta-feira, 29, a 3ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Pará, sob o tema “Alimentação Adequada e Saudável – direito de todos”. A cerimônia de abertura teve a presença de cerca de 250 pessoas, que lotaram o auditório do Centro de Convenções e Feiras da Amazônia - Hangar.
O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Conselho Estadual de Segurança Alimentar do Pará (Consea-PA) e reunirá representantes de instituições governamentais, não-governamentais, associações e sociedade civil organizada de vários municípios paraenses.
A abertura teve a participação de MayaTakagi, secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; de Marcelo Pires, assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República; do conselheiro Geraldo Dumond, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e da secretária de Estado de Assistência Social, Tetê Santos. 
Avanços, desafios e perspectivas sobre a segurança alimentar e nutricional no estado e programas sociais voltados para o setor estarão em avaliação e discussão durante as atividades do encontro, que terá, ainda, a eleição dos delegados que irão à Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).
Para Tetê Santos, titular da Seas, o evento serve para acompanhar e gerar ações na área de Segurança Alimentar. "Essa conferência contribuirá para uma avaliação do desempenho do Estado na execução de políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional e na formulação de novas propostas para a área", afirmou. Na programação, serão realizados ainda trabalhos em grupo, plenárias, atividades culturais e debates sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a política de assistência técnica e extensão rural em comunidades tradicionais.
Em seu discurso de abertura do evento, o presidente do Consea- PA, Geraldo Dumond, destacou a importância da democracia na condução dos trabalhos. De acordo com o presidente, uma das coisas mais importantes do evento é oportunizar aos participantes o direito de debate, de sugestão e de decisão. “A qualidade dos debates e as propostas que serão apresentadas neste encontro mostrarão mais a riqueza da Pará para o Brasil durante a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”, afirmou.
"A conferência nacional é o momento onde todas as informações coletadas pelo Brasil inteiro são levadas à debate. A partir daí, deliberaremos ações para a elaboração do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional", explicou Maya Takagi, secretária nacional de SAN. Para a Conferência Nacional serão levadas as prioridades e especificações apontadas por cada estado para auxiliar no reforço das ações em favor da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN).
Inara Soares - Ascom Seas
Núcleo de Prática de Ofício e
Produção da Fundação
Curro Velho abre inscrições
As oficinas de papel reciclado, marcenaria, cartonagem (produção de embalagem), cerâmica, serigrafia (estamparia), produção de objetos com reciclagem de resíduos industriais e naturais estão com inscrições abertas para as oficinas que serão realizadas nos meses de outubro e novembro.
As inscrições vão até o dia 25 de outubro e devem ser feitas na secretaria da Fundação Curro Velho, na rua Professor Nelson Ribeiro, nº 287, esquina com a travessa Djalma Dutra. Os alunos de escola pública não pagam taxa de inscrição e os demais pagam uma taxa de 20 reais.
As oficinas do Núcleo de Prática de Ofício e Produção do Curro Velho pretendem assegurar a qualificação e a geração de emprego e renda de jovens e adultos de comunidade de baixa renda em técnicas de arte e ofício. As oficinas formam agentes multiplicadores. Jovens com idade a partir de 16 anos podem participar das oficinas. Os cursos de cartonagem, serigrafia, marcenaria, cerâmica, papel reciclado e produção de objetos com resíduos industriais e naturais iniciam no dia 26 de outubro e encerram no dia 25 de novembro de 2011.
Serviço: Inscrição para as oficinas do Núcleo de Prática de Ofício e Produção
Local: Sede da Fundação Curro Velho – Rua Professor Nelson Ribeiro, nº 287
Informações:3184-9100 Curro Velho
Andreza Gomes - Ascom Fundação Curro Velho
Programa Ciência Sem
Fronteiras
prorroga inscrições até
15 de outubro
Foram prorrogadas até 15 de outubro as inscrições para seleção de alunos de graduação interessados em participar do Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal. A iniciativa visa promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, por meio do intercâmbio de alunos. Para participar, o candidato deverá apresentar o exame do TOEFL ou IELTS, ou caso ainda não possua a pontuação exigida pela Capes, o interessado poderá apresentar o comprovante de inscrição para o TOEFL, a ser realizado até o dia 22 de outubro.As inscrições serão realizadas no Protocolo Central da Universidade do Estado do Pará (Uepa), localizado no Prédio da Reitoria, em Belém, até às 14h do último dia de inscrição.
A documentação exigida será:
- Comprovante de matrícula;
- Cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação;
- Cópia autenticada do exame da língua ou comprovante de agendamento até o dia 22 de outubro;
- Ficha de inscrição (também disponível no protocolo central da Uepa);
Seminário de Pós-Graduação
em Educação da Uepa
inscreve trabalhos
Estão abertas as inscrições de participantes e para envio de trabalhos destinados ao VI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A atividade acontece nos dias 20 e 21 de outubro, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), o Campus I da Universidade. Os interessados em apresentar trabalhos devem preencher a ficha de inscrição e enviar a produção acadêmica para o e-mail seminarioppgeduepa@yahoo.com.br até o próximo dia 30 de setembro. Àqueles que forem somente participar do Seminário, as inscrições estão abertas até o dia 18 de outubro.
Os trabalhos, que serão expostos na forma de Comunicação Oral,devem ser enviados no formato PDF e obedecer às linhas temáticas do curso de pós- graduação: Saberes Culturais e Educação na Amazônia e Formação de Professores. Durante os dois dias, o VI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uepa debaterá o tema "Avaliação na Pós-Graduação: partilhando experiências". A proposta é congregar professores e alunos da área da educação para discutir questões relacionados a avaliação na pós-graduação e socializar as produções acadêmicas do Programas de Pós-Graduação em Educação da Uepa.
O Seminário será realizado por meio de conferências, palestras, mesas redondas e comunicações orais. Segundo a coordenação da atividade, o Seminário tem sido, desde 2004, um marco importante para tais discussões e resultará, dentre outros, na construção de uma agenda de pesquisa para a Pós-Graduação na Amazônia.
Serviço:O VI Seminário do Programa de Pós-Graduação da Uepa recebe trabalhos até o próximo dia 30 de setembro. O evento acontece nos dias 20 e 21 de outubro de 2011, no auditório do CCSE (Travessa Djalma Dutra s/n – Entre as ruas Municipalidade e do Una. Mais informações com acomissão Organizadora pelo (91) 4009-9506. Acesse também www.paginas.uepa.br/mestradoeducacao/
Ize Sena - Ascom Uepa
Santa Casa inicia curso de
Terapia Intensiva Pediátrica
Médicos pediatras do Pará e de outros Estados amazônicos, como o Amapá e o Amazonas, iniciaram sexta-feira (23) o curso de especialização Terapia Intensiva Pediátrica, promovido pela Fundação Santa Casa em parceria com a Sociedade Paraense de Pediatria. O curso, com duração de 18 meses, qualifica mão-de-obra de uma das especialidades médicas mais procuradas no hospital.
“A especialização vem suprir o atendimento a uma demanda reprimida nas urgências pediátricas. É um excelente momento para o aperfeiçoamento e a reciclagem profissional de médicos pediatras”, destaca a gerente de Neonatologia da Santa Casa e coordenadora do curso, Salma Saraty. O objetivo, segundo ela, é melhorar o trabalho dos médicos, proporcionando-lhes uma qualificação de excelência que amplia a visão de conhecimento profissional e estabelece um intercâmbio com outras instituições.
O curso tem caráter teórico-prático modular, com carga horária de 864 horas, distribuídas em prática e teoria em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Pediátricas dos hospitais parceiros da especialização, como o de Clínicas Gaspar Viana, o Metropolitano de Urgência e Emergência, em Belém; e o Restauração, em Recife (PE).
As aulas já começaram, mas ainda é possível se inscrever. O edital completo sobre a especialização pode ser obtido no site www.santacasa.pa.gov.br e mais informações, pelos telefones (91) 4009-2233 e 4009-2353.

Ascom Santa Casa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...