Total de visualizações de página

terça-feira, setembro 20, 2011

Sespa vai comemorar Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens

Em comemoração ao 22 de setembro, Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual da Saúde de Adolescentes e Jovens (Cesaj), organizará nesta quinta-feira, 22, no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), em Belém, uma programação destinada aos jovens da rede pública de ensino da capital e de municípios vizinhos.
O evento, que contará com a participação do secretário de Saúde do Estado, Helio Franco, foi pensado como estratégia para fazer um debate com os jovens sobre questões recorrentes a essa faixa etária, como protagonismo juvenil, drogadição, gravidez na adolescência e violência.
Na ocasião, técnicos da Sespa também esclarecerão como vem sendo feita a adoção da Caderneta de Saúde do Adolescente pelos municípios paraenses desde que foi criada pelo Ministério da Saúde. Por meio do documento, adolescentes e jovens estão recebendo orientações em cadernetas distintas - uma para mulheres e outra para homens – por meio de capacitações realizadas pela Secretaria a profissionais de saúde e de educação atuantes no interior do Estado.
As cadernetas contêm orientações importantes para que os adolescentes e jovens tenham uma saúde melhor. As cadernetas orientam sobre direitos, violência, saúde, educação, gravidez na adolescência e outros assuntos que fazem parte do cotidiano da juventude.            
Programação
Tema: Conversando sobre o universo da adolescência.
8h: acolhimento dos adolescentes e jovens feito pela equipe da Cesaj.
8h30: abertura com Helio Franco, secretário de Saúde do Estado, que falará sobre protagonismo juvenil.
9h30: apresentação de violão e flauta com integrantes da Escola Moreira Junior.
9h50: Palestra “Adolescência, sexualidade e gravidez precoce: o que fazer?”, com as enfermeiras Viviana Quaresma e Cintia Aben-Athar.
10h50: palestra “Álcool e drogas X violência: por que prevenir?”, com o psicólogo, sushimen e guitarrista Artur Couto.
12h: apresentação do projeto “Som, cultura e arte”, sob a coordenação da professora Silvia de Souza, de Marituba.
12h30: palavras da Coordenação Estadual do Adolescente, seguidas de coquetel de encerramento.
Serviço: Comemoração do Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens. Uma realização da Coordenação Estadual da Saúde de Adolescentes e Jovens (Cesaj) da Sespa. Local: Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), avenida Almirante Barroso, nº 1765, entre travessas Angustura e Barão do Triunfo, bairro do Marco, Belém, Pará.
Mozart Lira - Ascom Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...