Total de visualizações de página

terça-feira, setembro 20, 2011

UM LEITOR DO BLOG PERGUNTOU: Homossexuais podem doar sangue? Senão, por quê? O HEMOPA respondeu: CONFIRA

Boa tarde, CORREIO JURUNENSE
É sempre um prazer poder contribuir com seus espaços de noticiários.
Sobre a pergunta: Homossexuais podem doar sangue? Senão, por quê? De um leitor do BLOG, temos a satisfação de esclarecer que:
 A Fundação Hemopa, assim como os demais hemocentros da hemorrede brasileira, deve seguir rigorosamente as Normas Técnicas do Ministério da Saúde (MS), contidas no Programa Nacional de Sangue e Hemoderivados. Portanto, Conforme a Portaria MS nº 1353, de 13/06/2011, a qual regulamenta os procedimentos hemoterápicos no Brasil, o § 5º do seu Art. 1º determina que "a orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) não deve ser usada como critério para seleção de doadores de sangue, por não constituir risco em si própria".
No entanto, em seu Capítulo I, que trata do sangue e seus componentes, a Secão II, a qual se refere à "Doação de Sangue", determina no quesito "IV - d", do § 11 (Situações de risco acrescido vivenciadas pelos candidatos), do Art.34 (Relaciona as medidas e critérios, que visam à proteção do receptor, a serem adotadas para a seleção de doadores) que deve ser considerado inapto por 12 meses os candidatos "homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou as parceiras sexuais destes".
A resposta foi repassada pela gerente de Coleta de Sangue do Hemopa, dra. Paula Amarantes.
Ressaltamos que o Hemopa está disponível para fazer qualquer outro tipo de esclarecimento.
Doe Vida.Doe Sangue.Mais informações:08002808118.
DRa.Paula Christine Amarantes (coordenadora de triagem Hemopa)
E-mail:  imprensa.hemopa@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...