Total de visualizações de página

sábado, maio 11, 2013

JÁ ESTAMOS NO CLIMA DO DIA DAS MÃES...



Santa Casa se prepara para atender as mães no próximo domingo
Ritha Moraes, 46 anos, integra o quadro de enfermeiras da Fundação Santa Casa do Pará, hospital que é referência no atendimento materno-infantil na região Norte. Mãe de um casal de adolescentes, Rafael e Carolina, ela é uma das 35 servidoras, entre enfermeiras, médicas, técnicas em enfermagem, psicólogas e assistentes sociais e administrativas, que estão de plantão nos setores da Triagem Obstétrica e Maternidade no dia das mães, comemorado neste domingo (12).
“Tenho uma missão, é mais do que uma profissão. Tenho de cuidar das pessoas, ajudar as outras a se tornarem mãe. Vou orientá-las. A palavra certa é cuidar”, diz Ritha, garantindo que a data não passa despercebida. Ritha, Rafael e Carolina fazem do sábado um domingo das mães. Os filhos assumem o fogão e fazem a especialidade da casa: macarronada. “Todo dia é dia das mães”, frisa a enfermeira.

Texto:
Nilson Cortinhas-Santa Casa


Mudança no horário de visitação dos espaços do SIM neste domingo, 12
A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) informa que no domingo, dia 12 de maio, o funcionamento dos espaços do Sistema Integrado de Museus (SIM) - Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Corveta-Museu Solimões, Museu do Forte do Presépio, Museu de Arte Sacra, Museu do Círio, Museu da Imagem e do Som, Museu Histórico do Estado do Pará e Museu de Gemas do Pará/ São José Liberto - será realizado de 9h às 12h, em decorrência do feriado de Dia das Mães.


Uepa abre inscrições para bolsas de incentivo acadêmico
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) lançou, nesta sexta-feira, 10, o edital do Processo de Seleção às Bolsas do Programa de Apoio Financeiro do Núcleo de Apoio a Assuntos Estudantis. Serão ofertadas 320 Bolsas de Incentivo Acadêmico, no valor de R$ 350 mensais, a estudantes de baixa renda, da capital e do interior, para incentivar a permanência e a continuidade dos estudos. As inscrições serão realizadas até o dia 23 de maio.
Pode pleitear a bolsa, o estudante regularmente matriculado e frequentando um curso regular de graduação da Uepa; que tenha renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo, devidamente comprovada; que não possua vínculo empregatício formal ou informal; não receba bolsa de órgão público, privado ou Organização Não-Governamental (ONG); não tenha concluído outro curso de graduação; e que seja oriundo de Escola Pública ou de Escola em Regime de Convênio com o Poder Público.
O aluno que já participa ou participou do Projeto Bolsa Auxílio poderá candidatar-se novamente à bolsa, desde que obedeça aos critérios estipulados no edital. Os interessados devem acessar o endereço eletrônico www.uepa.br e preencher on line o Formulário de Inscrição para a Seleção do Projeto de Apoio Sócio-Pedagógico e Financeiro para Estudantes de Origem Popular 2013, até as 23 horas do dia 23 de maio, e executar a sequência de procedimentos ali descrita.
O processo seletivo será constituído de duas etapas obrigatórias e, se necessário, duas complementares, sendo estas realizadas apenas se houver necessidade de aprofundamento e complementação de informações. Todas as etapas são de caráter eliminatório e serão realizadas, na capital, pela equipe do Núcleo de Apoio a Assuntos Estudantis (NAAE), e, nos campi da interiorização, por comissões designadas pelas coordenações de núcleo.
Primeiro será feita uma seleção preliminar via Sistema de Informação da Uepa, realizada a partir do cálculo da renda familiar mensal bruta per capita obtido das informações prestadas pelos alunos no Formulário de Inscrição. Já a segunda etapa é de análise de documentos. Poderão ser realizadas, ainda, como etapas complementares, entrevistas com os candidatos e visita domiciliar.
A listagem com os resultados preliminares será publicada no site da Uepa até o dia 24 de maio. E estes candidatos serão convocados a apresentar, além da cópia impressa do formulário de inscrição, os documentos comprobatórios previstos no edital até o dia 29 de maio. A previsão é de que resultado do Processo Seletivo seja divulgado até o dia 12 de junho de 2013 no site da Uepa. Mais informações e orientações poderão ser obtidas através do telefone (91) 3299-2247.

Texto:


Atletas reservam o sábado para se preparar para o GP de Belém
Os atletas que disputarão o Grande Prêmio Brasil Caixa/ Governo do Pará de Atletismo, em Belém, neste domingo, 12, reservaram o último dia antes da competição para se prepararem fisicamente para as disputas. A competição abre a temporada do Brazilian Athletics Tour, que dá início a uma série de competições internacionais programadas para o mês de maio.
Vários deles, como a campeã olímpica Maurren Maggi, estiveram no Estádio Olímpico do Pará, Mangueirão, na manhã deste sábado, 11. Maurren, que compete no salto em distância, fará em Belém, sua primeira competição desde a Olimpíada de Londres, em agosto de 2012. Neste período, a atleta precisou ficar afastada das pistas, devido a uma lesão.
Sem ritmo, Maurren prefere não criar expectativas para domingo. “O mais importante é voltar, pegar ritmo”, comentou. A atleta também fez questão de enfatizar o carinho do público da cidade. Para ela, o GP de Belém tem um significado especial. “O que é legal aqui é que sinto um carinho muito grande das pessoas. Não sinto cobrança. As pessoas ficam felizes de me ver, por isso que sempre faço questão de competir aqui. Belém me dá ânimo pra continuar o ano inteiro”.
Keila Costa, que já tem índice garantido no salto triplo, sua especialidade, para o Mundial de Moscou, tentará garantir também o índice para o salto em distância. “Quero muito melhorar minha marca. Estou em uma fase legal, tenho treinando bem, sem lesão. Acho que tenho condições de saltar acima de 6,65”, comentou. Para ela, as condições da cidade são favoráveis. “Gosto muito de competir aqui, sempre competi bem. Inclusive minha melhor marca no salto em distância (6,88) foi aqui”. Este ano, Keila já saltou 6,61.
O mineiro Jonathan Henrique Silva também está com boas expectativas para o domingo. Considerado uma das revelações do atletismo brasileiro no salto triplo, o objetivo de Jonathan é alcançar a marca de 17.20, o que representaria seu passaporte para o mundial. “Pensei que chegaria cansado da viagem, mas isso não aconteceu. Estou bem fisicamente e confiante que dá para alcançar o índice já em Belém”, afirmou. A melhor marca de Jonathan é 17.39. No GP de Belém, ele terá que superar um importante adversário, o atleta cubano Ernesto Revé, 22º do Ranking Mundial.
A expectativa da organização do GP é que mais de 40 mil pessoas prestigiem o evento, confirmando o sucesso de público das edições anteriores. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados nas casas lotéricas, agências da Caixa Econômica Federal em Belém e nos portões do Mangueirão. As competições iniciam às 8 horas. Um carro zero quilometro será sorteado ao final das provas.

Texto:
Amanda Engelke-Secom


Agentes e guias de turismo conhecem “Roteiro Expresso” do Mangal das Garças
A direção da Organização Social Pará 2000, que administra o Parque Mangal das Garças, se reuniu na manhã desta sexta-feira (10) com representantes de diversas entidades da área de turismo, para lançar o produto “Roteiro Expresso”, e celebrar o Dia Nacional do Guia de Turismo, comemorado nesta data. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a Companhia de Turismo de Belém (Belemtur), a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), o Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) estavam representados na reunião.
Cerca de 80 convidados foram recepcionados no Armazém do Tempo, no Mangal, pelos monitores-guias do parque, Valdinei Craveiro e Ruy Nascimento. No “Roteiro Expresso”, eles receberam mais informações sobre a Fonte dos Caruanas, as mais de 120 aves do Viveiro das Aningas, e sobre as outras atrações do Mangal, como a soltura das borboletas e a alimentação das garças.
“O roteiro nasceu da diretriz da Pará 2000, de fomentar a cultura e o turismo, e da necessidade de oferecer, tanto para os turistas quanto para as pessoas que trabalham no setor, um produto turístico com qualidade, que permita ao visitante aprender tudo o que é feito, principalmente com a ênfase na educação ambiental”, frisou Gabriela Landé, presidente da OS Pará 2000.
Para a dirigente da Abav, Rose Larrat, “esta é a primeira de muitas ações que iremos desenvolver. Acredito que apenas com a união dos diversos órgãos será possível fazer um trabalho sólido e de sucesso”. Jaqueline Alves, diretora de Marketing da Paratur, disse que o “Roteiro” é mais “um produto que fará parte das ações do sistema de gestão de turismo, que sempre busca a profissionalização dos agentes de turismo do Estado".
A guia de turismo Graça Ayan Gaia ressaltou que dispor de dois monitores para mostrar os detalhes do Mangal em 30 minutos “é muito bom”. Segundo ela, isso facilitará e estimulará as visitas ao parque.
Serviço: Roteiro Expresso no Parque Mangal das Garças. Aos sábados, domingos e feriados, a partir das 10 h, no Armazém do Tempo.

Texto:
Fernanda Scaramuzzini-Pará 2000


Ação Cidadã comemora os 25 anos da Defensoria Pública do Estado
Em comemoração ao Dia da Defensoria Pública, a instituição do Pará irá promover uma grande Ação Cidadã para homenagear os assistidos do órgão. A ação de cidadania faz parte de uma Campanha Nacional dos Defensores Públicos, que este ano traz o tema: “Defensores Públicos pelo direito de recomeçar na Execução Penal” e tem como meta levar cidadania à população e o fortalecimento da Defensoria Pública, enfatizando a sua importância perante a sociedade.
A programação iniciará no dia 17 de maio, com a realização de um Mutirão Carcerário no Centro de Reeducação Feminino (CRF). E no dia 18 de maio, às 8h, acontecerá a grande Ação Cidadã, no polo da Universidade Federal do Estado do Pará - UFPA. Ainda na UFPA, às 10h, também será realizado um Casamento Comunitário, que irá oficializar a união de 60 casais.
Coordenado pela Defensora Pública e assessora de Gabinete Larissa Machado, o evento está sendo organizado em parceria com o Pro Paz Presença Viva e é resultado de uma força tarefa executada por defensores, servidores e estagiários da instituição, além de promotores, juízes, servidores e representantes de diversos outros órgãos parceiros.
Durante a mega ação de cidadania, do dia 18 de maio, a Defensoria Pública do Estado irá disponibilizar, com o apoio de diversos órgãos do Estado, serviços gratuitos como: expedição de carteiras de identidades; carteiras de trabalho; CPF; registros de Nascimento 1ª e 2ª via dos cartórios de Belém, além da orientação jurídica especializada nas áreas de Infância, Criminal, Agrária, Mulher, Direitos Humanos, Idoso, Fazenda Pública, Família, Consumidor e Cível; realização de conciliações; divórcios, retificações de registros, reconhecimento de paternidades, ações de alimentos; coletas de sangue para realização de exames de DNA - (Programa Pai Legal) e o casamento comunitário.
Em parceria com outras instituições haverá serviços de imunização, testes rápidos de HIV, pressão arterial e glicemia; atendimento médico clínico e especializado de ginecologia, pediatria, cardiologia, oftalmologia, dermatologia e odontologia; farmácia; escovódromo, cortes de cabelo, maquiagem, artesanato, biblioteca pública itinerante; educação ambiental; educação no trânsito e atrações culturais.
De acordo com o Defensor Público Geral, Luis Carlos de Aguiar Portela, o Dia da Defensoria Pública representa uma verdadeira oportunidade de confraternizar os membros do órgão com a sociedade, além de demonstrar, de forma integral, todos os serviços oferecidos pela instituição e apresentar o corpo de defensores e servidores públicos que atuam no órgão.
Este ano a expectativa é que a programação alcance um público alvo de 10 mil pessoas. “Com esta grande Ação Cidadã, a Defensoria Pública do Estado do Pará está demonstrando a sua preocupação em garantir a cidadania plena daqueles que realmente necessitam dessa inclusão social. E essa tem sido a nossa maior busca”, afirmou a coordenadora do evento, Defensora Pública Larissa Machado.
Casamento Comunitário
No dia 18 de maio, às 10h, a Universidade Federal do Estado do Pará será palco de um Casamento Comunitário, que contará com a participação de 60 casais. Todos os Núcleos da Defensoria estarão presentes no evento, orientando sobre os programas e ações das áreas Cível e Criminal; de atendimento à Criança e ao Adolescente; de atendimento especializado à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar; do Consumidor, de Direitos Humanos e da Defensoria Agrária.
A Defensoria Pública do Estado do Pará possui atualmente o quadro de profissionais formado por 288 defensores, 360 servidores e 331 estagiários, que conjugam esforços para cumprir a missão de garantir a assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação.
O trabalho da instituição é executado por meio dos seguintes Programas especializados: o Núcleo de Atendimento Criminal (Nacri), composto pela Central de Flagrantes, pela Central Criminal e pela Central de Execução Penal; o Núcleo de Atendimento à Mulher - NAEM; o Núcleo Especializado de Atendimento ao Homem Autor de Violência Contra a Mulher - NEAH; o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos - NDDH; e o Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente - Naeca; além da atuação por meio das Defensorias Públicas Agrárias, do Projeto “Pai Legal” e do Programa Balcão de Direitos”.




Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...