Total de visualizações de página

quarta-feira, outubro 23, 2013

Simão Jatene tem encontro com professores que farão o Enem Digital


O governador Simão Jatene reuniu-se, na tarde desta terça-feira (22), com professores que vão participar do projeto Enem Digital, com estreia prevista para esta quarta-feira (23). O encontro ocorreu na sede da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), no estúdio onde os educadores gravarão os programas, que serão trasmitidos pela TV Cultura e pela fanpage do Governo do Pará (www.facebook.com/governopara).
Na ocasião, o governador assistiu a alguns testes que os educadores fizeram com os equipamentos que serão usados nos programas, como quadros interativos, microfones e computadores. Depois, fez questão de agradecer aos professores – todos do quadro efetivo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) – e desejar boa sorte na empreitada.
“Costumo sempre dizer que, para mudar a nossa realidade, precisamos fazer uma tripla revolução: pelo conhecimento, pela produção e por novas formas de gestão e governança. Com esta iniciativa, tenho certeza que estamos plantando uma semente no sentido de melhorar a qualidade da educação das nossas crianças e jovens”, destacou.
Simão Jatene também falou aos educadores com entusiasmo sobre o Pacto Pela Educação, iniciativa lançada este ano que visa à melhoria gradativa dos indicadores da educação no Estado. “O que os índices da educação nos mostram é que apenas 14% dos nossos meninos saem do ensino básico com proficiência em língua portuguesa e 3% em matemática, dados que mereciam uma ação emergencial, não só do Estado, mas de toda a sociedade, daí a ideia do Pacto”, ressaltou.
Mídias – Segundo os professores, que têm grande experiência na preparação e aprovação de alunos do ensino médio nos processos de seleção de faculdades e universidades, a iniciativa é de grande valia. Para Reginaldo Jatty, que leciona literatura, o alcance e a inovação são os dois grandes motes do programa. “É um projeto grandioso pelo alcance que tem. Todos sabemos que as mídias digitais, incluindo aí a TV, têm uma penetração ímpar”, disse.
“Para se ter ideia, as aulas serão exibidas para 110 municípios do Pará, ou seja, o alcance é macro. Além disso, trata-se de uma inovação, afinal usaremos tecnologias e mecanismos de última geração, tudo para fazer com que o aluno consiga visualizar aquilo que o Enem quer, que é o conhecimento pautado em habilidades e competências, no lugar daquela velha fórmula de decorar”, enfatizou o professor.
O professor de língua portuguesa e redação Wandré Lisboa adiantou os assuntos que pretende abordar. “Vejo este como um importante momento para ratificar o que os alunos estudaram em sala ou chamar a atenção para aquilo que não foi estudado. É um bom momento para a reflexão e não necessariamente para aprender. É preciso se antenar ao que está sendo dito. O meu propósito vai ser chamar a atenção dos alunos principalmente para a questão do sentido, que, no campo da linguagem, é fundamental”, observou.
As aulas, de língua portuguesa, ciências naturais, ciências humanas e matemática, ocorrerão nesta quarta, quinta (24) e sexta-feira (25), nos horários de 10, 15 e 19 horas. Serão transmitidas pela TV Cultura e pela web, na fanpage do governo do Estado, e os alunos poderão tirar dúvidas em tempo real.

Texto:
Elck Oliveira-Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...