O embaixador da França no Brasil, Yves Saint-Geours, acompanhado dos senadores franceses René Beaumont, Jean-Etienne Antoinette e Albéric de Montgolfier, e de uma comitiva do Grupo Amizade Brasil – França, participaram na manhã desta sexta-feira, 9, de uma audiência no gabinete do governador Simão Jatene, no Palácio dos Despachos.
A visita oficial teve como principal objetivo estreitar os laços entre a França, o Brasil e o Estado do Pará. O cônsul honorário da França em Belém, Bruno Estefani, explicou que a economia da Guiana Francesa é baseada principalmente na pesca e na extração mineral. Por esse motivo, segundo ele, o departamento ultramarino registra um alto índice de imigração ilegal, principalmente de brasileiros, atraídos pela possibilidade de obter renda em Euros. “Estamos em busca de uma aproximação maior com os governantes para que possamos atuar juntos e encontrar soluções para legalizar esses imigrantes e acabar com a pesca e a extração ilegal”, ressaltou.
O secretário de Estado Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa, também participou do encontro e enfatizou que a visita da comitiva representa o início de uma relação comercial que o Estado está estabelecendo. O governador Simão Jatene falou destacou à comitiva francesa a importância de se promover a integração entre o Pará, Amapá, Guiana Francesa e o Suriname, estabelecendo um meio pelo qual todos possam vender seus produtos ao Pará e também importar, diretamente, o que é produzido na região.
Às 15 horas, a comitiva do Grupo Amizade Brasil-França participa de uma mesa redonda na Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq), cujo tema será, como ele próprio define, a elaboração de “um código de boa conduta no interesse de todos”, que contará com a participação do secretário Sidney Rosa, do Secretário de Estado de Pesca e Aquicultura, Henrique Sawaki, além de representantes da Secretaria Especial de Estado de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável, do Ibama, Museu Emílio Goeldi, Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá, Federação dos Pescadores do Pará, IV Distrito Naval, Fepa, Sema, Sinpesca, Emater, Sagri, Faepa e Famep.
Bruna Campos – Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário