O grande evento de sábado, dia 10 de setembro, na capital paraense, foi sem sombra de dúvida, o curso de formação de capelões, que aconteceu no Centro Integrado de Inclusão Social (CIIS), na Avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco. O curso que aconteceu em dois turnos foi realizado pela Associação Beneficente de Capelania Social (ABECAS), que tem a frente os irmãos capelões Janildo Monteiro, Jorge Dinelli e Adamor Santos.
A) AÇÃO SOCIAL: resgatar e ressocializar pessoas dependentes químicas e moradoras de rua, segundo os princípios realizados pelo capelão dentro da prioridade social “...a perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (Atos 2:42) e “Então dirá o Rei aos que estiveram à sua direita: vinde, benditos do meu Pai. Possui por herança o reino que vós está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estavas na prisão e fostes ver-me”. (Mateus 25:34-36).
B) EDUCAÇÃO: Articular como s seguimentos voltados para a educação na promoção de cursos, palestras e oficinas não só para as pessoas atendidas pela ABECAS, mas também para seus associados a fim de realizar um melhor atendimento cristão, social e humanitário;
C) SAÚDE: Articular com os seguimentos voltados par a área de saúde pública, a fim de atender as necessidades de saúde das pessoas atendidas pela ABECAS. Contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
Do curso participaram inúmeras pessoas não só de Belém, mas de São Paulo e até irmãos que já vem praticando capelania em vários segmentos de assistência social em Belém e no interior do Estado, principalmente em cadeias públicas, hospitais e áreas comunitárias. A palavra de Deus é a principal ferramenta de se prestar um bom serviço a quem necessita.
No curso realizado neste sábado, dia 10 de setembro, no CIIS compareceram autoridades no setor hospitalar, carcerário, religioso e social, cada um falando da importância que tem cada parcela de contribuição para se ajudar ao próximo que já está desacreditado principalmente da vida, achando que não existe mais esperança nas suas vidas.
A abertura do curso foi feita pelo pastor capelão Janildo Monteiro, pela parte da manhã no auditório do CIIS. Durante o dia inteiro, fora feitas palestras como Noções de Capelania, com o pastor Carlos; Capelania Eclesiástica, com o pastor Adamor Santos; Leis de Capelania, com a pstora e juíza de Direito, Ezilda Mutran; Capelania Militar, com o major Elzon, que possuem uma larga folha de serviços prestados em prol da comunidade, principalmente na Nação Jurunense, quando ainda capitão,comandou a 4ª ZPOL; Capelania Hospitalar, com a pastora Magda Molzen; Capelania Prisional, com a juíza de Direito Maria Palheta, e proferindo palestra sobre Capelania Social, o pastor Adriano Casanova, da Sociedade Biblica do Brasil. Em meio as palestras foram mostrados vídeos, participação com perguntas dos alunos, e soreio de brindes, etc.
Na platéia, além de pastores, também marcaram presença delegados de Polícia, militares, líderes comunitários e também demais integrantes do seguimento da sociedade. A formatura acontecerá no próximo sábado, dia 17, no mesmo local. O paraninfo da primeira turma de capelões formados pela ABECAS é Jackson Santarém.
O curso teve um clima de confraternização entre todos os participantes e foram registrados pelo Jornal CORREIO JURUNENSE e demais redes sociais, através do jornalista Jorge Mesquita. Confira:
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário