Total de visualizações de página

segunda-feira, setembro 12, 2011

Feira Agropecuária de Castanhal encerra com a presença de Simão Jatene



Definida como a vitrine do agronegócio paraense, a Exposição e Feira Agropecuária de Castanhal (Expofac) encerrou na noite de ontem, 11, com a presença do governador Simão Jatene. Durante os nove dias de programação, a feira, que em 2011 completou 43 anos de existência, atraiu cerca de 150 mil visitantes, gerando um volume de negócios acima da casa dos R$ 8 milhões. “O que mais chama a atenção na Expofac é a diversidade. Além da exposição de ovinos, caprinos e bovinos, a feira apresenta uma variedade de flores, vegetais e uma infinidade de coisas que valorizam o nosso estado”, disse o chefe do executivo.
Acompanhado do prefeito de Castanhal, Hélio Leite; do Secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes; do presidente da Assembleia Legislativa, Manoel Pioneiro e dos deputados Zenaldo Coutinho e Márcio Miranda, o governador passeou pelos espaços da feira, conversou com os produtores e foi presenteado com produtos expostos durante o evento.


O governador também visitou o “Modelo Rural” maior projeto de divulgação da atividade extensionista no Pará, desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). Durante os dias da Expofac, a Emater criou uma réplica de uma fazenda em que todas as atividades desenvolvidas pela Empresa foram representadas, através de uma casa de farinha, uma casa de mel, unidades de sistema de irrigação, um estande para orientar a montagem de hortas domésticas e minicentros de piscicultura, fruticultura, avicultura, apicultura, olericultura, compostagem orgânica, plantas medicinais e ornamentais, entre outros.
O governador conheceu, ainda, a Praça de Alimentação de Valorização Regional, onde agricultores atendidos pela Emater no nordeste do estado venderam sua produção a preços acessíveis. “Essa iniciativa da Emater é muito importante porque mostra para a população de onde é que os produtos vêm, como eles são plantados e qual o significado que eles têm para o estado. As pessoas precisam ter esse conhecimento para que cada um de nós trate o nosso planeta terra com carinho e respeito”, enfatizou Simão Jatene.
Em março deste ano, o governador Simão Jatene sancionou uma lei, publicada no Diário Oficial do Estado, que tornou a Exposição Feira Agropecuária de Castanhal como patrimônio cultural de natureza imaterial do Pará.
Bruna Campos – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...