Total de visualizações de página

segunda-feira, setembro 12, 2011

Guarda Municipal completa 20 anos de segurança pública em Belém

Começaram os preparativos para a celebração dos 20 anos da Guarda Municipal de Belém (GMB). Cerca de 300 guardas participaram, na manhã desta segunda-feira (12),  do primeiro ensaio geral para a solenidade oficial, já programada para acontecer em frente ao Palácio Antônio Lemos, no próximo dia 27 de setembro, data em que se comemora o aniversário da corporação.
 Com basicamente o mesmo efetivo do Desfile de 07 de Setembro, 300 servidores da GMB se apresentarão distribuídos em 11 grupamentos. Em função da limitação de espaço, as viaturas e motocicletas, utilizadas pela Guarda nos trabalhos de ronda e monitoramento da cidade, entrarão em menor número.
 De acordo com o inspetor chefe da Divisão de Ensino, Gerson Albuquerque, ocorrerão demonstrações operacionais do Grupamento de Ações Táticas (GAT), tais como: imobilização humana e identificação de entorpecentes, feita pelos cães farejadores. Pelo menos 100 crianças dos Anjos da Guarda também vão se apresentar.
 O evento contará com a presença de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos comandos das Forças Armadas, dos demais órgãos da segurança pública do Estado do Pará, da sociedade civil e outros convidados ilustres de fora do estado.
 Mais dois ensaios estão previstos para acontecer com todos os grupamentos da GMB, nos dias 22 e 23, no Palácio Antônio Lemos, palco da solenidade oficial.
 Palácio recebe reforma para a festa
 Para comemorar duas décadas de Guarda Municipal, o Palácio Antônio Lemos recebe uma nova pintura. "Aproveitamos a oportunidade do aniversário da Guarda para fazer uma nova pintura e limpeza em toda a fachada do prédio", conta Nilma Saraiva, diretora administrativa do Gabinete do Prefeito.
 A última reforma no Palácio aconteceu em 2006. As cores serão mantidas e uma nova iluminação cênica será instalada. "Tudo foi autorizado pelo Iphan e outros órgãos que gerenciam o patrimônio histórico. A manutenção é rotineira e uma obrigação", enfatiza a diretora. Além disso, no momento, um projeto maior de restauração do Palácio Antônio Lemos passa por avaliação do Ministério do Turismo.
 O Palácio Antônio Lemos foi construído no século XIX para ser a sede do Poder Municipal. Ao longo de 117 anos de existência também abrigou o Tribunal de Relação, a Junta Comercial, o Conselho Municipal e a Câmara de Deputados. Idealizado pelo projetista José Coelho da Gama e Abreu, possui linhas de Neoclássico Tardio, estilo introduzido no Brasil com a Missão Artística Francesa e que no país ganhou denominação de “Imperial Brasileiro”. Atualmente, o prédio é sede do Gabinete do Prefeito Municipal de Belém, a Coordenadoria de Comunicação Social e o Museu de Arte de Belém. O Palácio é tombado pelas esferas federal, estadual e municipal, constituindo-se em um dos raros patrimônios edificados que mantém sua função pública original.
 
Texto: Josué Costa e Liandro Brito
Fotos: Oswaldo Forte

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...