Produtores rurais atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) expureram seus trabalhos no Modelo Rural, durante a na 43ª Exposição e Feira Agropecuária de Castanhal (Expofac), que segue até o dia 11 deste mês. A novidade deste ano é o incentivo à comercialização dos produtos beneficiados, provenientes da agricultura básica paraense, como a mandioca, o açaí e o camarão. O objetivo foi agregar valor à produção do agricultor familiar.
Agricultores dos municípios de Santo Antônio do Tauá, Inhangapi e Santa Izabel estão até domingo com barracas montadas dentro do Modelo Rural para terem a oportunidade de vender iguarias típicas aos visitantes da Expofac 2011. Uma das novidades deste ano foi a Praça de Alimentação de valorização regional, em que agricultores atendidos pela Emater no nordeste do estado venderam sua produção beneficiada, a preços justos: um grupo de Santa Izabel foi responsável pelas Delícias da Mandioca; um de Santo Antônio do Tauá, pelas Delícias de Camarão e outro, de Inhangapi, pelas Delícias do Açaí.
O grupo do município de Santo Antônio do Tauá trouxe para o Modelo Rural receitas desenvolvidas na própria comunidade, além, é claro, do camarão in natura, muito apreciado pelos visitantes. “É mais quem veio aqui querer ver o nosso camarão Pitu”, disse a presidente da Associação dos moradores da Comunidade Santana da Laura, Albanize Carneiro.
“Os quitutes que tivemos a oportunidade de mostrar na Expofac fazem parte da cartilha ‘Culinária do Camarão Regional’, que foi relançada durante o V Festival do Camarão, graças ao trabalho da Emater”, complementou a associada atendida pela empresa. Ao todo no livreto são 16 receitas tendo como ingrediente principal o camarão.
Já na barraca do município deInhangapi, Delícias do Açaí, a responsabilidade ficou com a comunidade Santa Ana, também atendida pela empresa. Foram desenvolvidos 14 itens tendo o açaí como ingrediente principal, como pudim, sorvete, mas as receitas que mais fizeram sucesso foram o pão de mel de açaí e o brigadeiro da fruta.
Para a colaboradora Maria Cleide Leite, da comunidade Vila de Americano, em Santa Izabel, o que mais valeu nesta festividade foi receber o reconhecimento da Emater. Há 12 anos em que ela trabalha com iguarias de tapioca e sempre teve o apoio da empresa. “Já recebemos cursos de produção, higienização e manipulação dos alimentos e agora estamos colocando em prática os ensinamentos de comercialização”, ressaltou a cozinheira.
Funcionamento
A Expofac acontece até domingo, 11 de setembro, no Parque de Exposições Pedro Coelho da Mota. O ingresso varia de R$ 10 a R$ 15 reais (dependendo da atração musical da noite), mas colégios, faculdades, asilos e outras instituições podem agendar visita gratuita ao Modelo Rural pelo telefone (91) 3721-1293. A programação da Feira acontece das 18h às 22h, mas é possível o acesso ao projeto da Emater, Modelo Rural, também no período de 8h às 14h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário