Total de visualizações de página

sexta-feira, setembro 09, 2011

REPÓRTER JURUNENSE: Resenha do dia

Alunos da rede pública
estadual participam
das Olimpíadas Escolares
Integrantes da delegação de alunos-atletas do Pará já está no Estado da Paraíba para participar, no período de 09 a 18 de setembro, das Olimpíadas Escolares 2001. O evento esportivo está congregando alunos das redes públicas de ensino de todo o Brasil.
As competições começarão neste sábado (10), com mais de 12 modalidades, como atletismo, ginástica rítmica, tênis de mesa, judô, ciclismo, natação, badminton, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol.
Uma parte da delegação paraense - 91 atletas – viajou para a Paraíba na terça-feira (06), e a outra parte, composta por 67 integrantes, sairá de Belém no domingo (11). Segundo o chefe da delegação, professor Albino Pacheco, neste final de semana a equipe paraense iniciará sua participação.
A cerimônia de abertura será às 17h, no ginásio de esportes “Ronaldão”. As competições serão realizadas em vários locais selecionados pelo comitê organizador, como os ginásios de Esportes Maristas Pio X, Clube Cabo Branco, da Escola Colibri, da Polícia Militar da Paraíba, do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Izabel Cunha – Seduc
Jucepa promove
concurso para
tradutores e intérpretes
A demanda por tradutores públicos e intérpretes vem crescendo no mundo todo, graças à globalização, e na Amazônia em especial, pelo interesse que ela desperta e pela internacionalização da atividades e relações comerciais que nela se desenvolvem. O último concurso para tradutores, realizado há 30 anos, não atende mais às necessidades legais para normalização das relações industriais e comerciais, o que levou a administração da Junta Comercial do Pará (Jucepa) a habilitar, através de um novo certame, uma nova equipe de profissionais.
O tradutor público e o intérprete comercial, ressalte-se, não são servidores públicos e a cobrança de seus serviços é fixada em tabela de preços elaborada pelas Juntas Comerciais. Para concorrer ao concurso, o interessado precisa ser brasileiro, nato ou naturalizado, maior de 21 anos e residir no estado há mais de um ano. Aprovado, desenvolverá atividades como tradução de cartas rogatórias, procurações, passaportes, escrituras notariais, procurações, testamentos, certificados de sociedades anônimas e seus estatutos, para que a tradução surta os efeitos legais e tenha fé pública. O edital para o concurso foi publicado no Diário Oficial de 08 de setembro deste ano e já está disponível para consulta.
Ascom/Jucepa
Sespa mostra ampliação
de serviços para
renais crônicos
Sobre o deferimento de liminar divulgada nesta sexta-feira (09), obrigando o Estado e o Município de Belém a tomarem diversas medidas em relação ao atendimento de pacientes renais crônicos, a direção da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que a ação divulgada hoje foi ajuizada no dia 3 de agosto passado, e se refere à situação constatada nos meses de junho e julho. Até a presente data, a Sespa não foi notificada da decisão.
A direção da Secretaria esclarece que, desde janeiro de 2011, o governo do Estado não tem medido esforços para reduzir a fila de pacientes renais crônicos no Pará. Até maio de 2011, o Pará tinha disponíveis 227 máquinas de hemodiálise, 1.674 pacientes em tratamento e 278 na lista de espera. Gradativamente, a Sespa vem ampliando o número de serviços e vagas para renais crônicos em todo o Estado.
Inicialmente, houve ampliação de um total de 44 máquinas, sendo nove em Altamira (município da região do Xingu), 10 em Redenção (no sul), 15 em Santarém (no oeste) e 10 em Bragança (no nordeste paraense), totalizando  264 novas vagas.
Também estão em fase de implantação mais 46 máquinas em Belém, sendo 35 na Unidade Satélite do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, na Batista Campos, e 11 na Fundação Santa Casa de Misericórdia. Estão sendo instaladas em unidades de saúde da rede particular mais 31 máquinas, sendo quatro em Marabá, 20 em Ananindeua e sete em Belém.
Dessa forma, quando todos esses serviços estiverem em pleno funcionamento, o Estado terá disponíveis 348 máquinas e 2.088 vagas para tratamento. Mas enquanto não houver avanços nas ações de prevenção em relação a doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, tarefa que compete aos municípios, nunca haverá máquinas suficientes para todos aqueles que necessitam.
A direção da Sespa reitera, ainda, que a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) também precisa colocar em funcionamento as seis máquinas de hemodiálise que continuam sem funcionar no Pronto Socorro Municipal (PSM), da Avenida 14 de Março, dificultando o tratamento de pacientes internados com quadro de insuficiência renal.
Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)
Empresas de Paragominas
participam de
treinamento em
comércio exterior
O Governo do Estado, por meio da Diretoria de Apoio ao Comércio Exterior (Dcomex), e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior realizam, no município de Paragominas, nordeste do Estado, nos dias 14 e 15 de setembro, o Treinamento em Exportação para Empresas de Pequeno Porte.
O evento conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Pará (Sebrae) e da Prefeitura de Paragominas. O treinamento tem carga de 16 horas e abrangerá os seguintes temas: Panorama do Comércio Exterior, Cultura Exportadora, Plano de Internacionalização, Planejamento da Exportação, Procedimentos Operacionais na Exportação e Associativismo.
O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site www.paracomex.pa.gov.br.
Feirantes da Cremação
recebem curso de
Primeiros Socorros
Feirantes do bairro da Cremação participaram do curso de Primeiros Socorros, Ações de Prevenções e Dicas de Saúde, ministrado pela Defesa Civil Municipal, nas tardes desta quinta e sexta-feira (08 e 09), no auditório do Batalhão de Choque da Polícia Militar.
 A ação educativa e pioneira da Defesa Civil e a PMB também entregou aos feirantes um kit de primeiros socorros, que contém alguns medicamentos, para serem usados na feira em caso de alguma emergência.
 A presidente da Associação dos Feirantes da Cremação (Afecre), Lila Chaves, falou do aprendizado para todos os feirantes. “É uma iniciativa que veio a calhar com nossas necessidades diárias, pois não são apenas os clientes que precisam de cuidados. Muitos desses trabalhadores chegam ao serviço de madrugada e sem se alimentarem. E, devido ao calor e o estresse acabam passando mal. Agora, saberemos como socorrê-los adequadamente”, comentou.
 Os feirantes da feira do Guamá serão os próximos a receberem o curso de capacitação oferecido pela Defesa Civil Municipal.
 Serviço - As inscrições serão feitas pela própria Defesa Civil de Belém, durante as visitas as feiras.
Texto: Josilene Gomes
Fotos: João Gomes
Emater promove
oficinas de
artesanato para o Círio
No próximo dia 12 de setembro começa mais uma oficina de artesanato oferecida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), por intermédio do Escritório Regional das Ilhas. O curso gratuito terá duas semanas de aulas e tem por finalidade oferecer uma alternativa de renda para as agricultoras chefes de famílias no período que antecede o Círio de Nazaré, quando a procura por camisas estilizadas em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré aumenta.
As alunas de Bordados em Pedrarias serão as mesmas 40 capacitadas anteriormente na técnica de bordados em Patch Apliquê (aplicação estilizada de tecido sobre tecido). A idealizadora do projeto - que já dura seis anos -, a socióloga da Emater Benedita Barros, conta que o objetivo das oficinas é ensinar uma atividade que possibilite a geração de renda e especialize aquelas alunas que já tem intimidade com trabalhos manuais. No curso as alunas poderão aprender a bordar em pedrarias em camisas, camisetas, bolsas de diversos tecidos.
A oficina acontecerá no Espaço Sociocultural da Empresa, localizado no escritório central, em Marituba. As aulas acontecerão de 12 a 23 de setembro, das 14h às 18h, ministradas por colaboradoras da Emater.
Formação para técnicos
da Educação do Campo
O Programa Escola Ativa prossegue com as formações que estão sendo ofertadas, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Universidade Federal do Pará (UFPA), com apoio das secretarias municipais de Educação, e promove no período de 12 a 16, no horário de 8h as 18h, o VI Módulo de Formação correspondente à adesão 2009, com o tema: “Tecnologias na Educação do Campo”.
Este é o módulo de encerramento do conjunto de seis formações do programa realizadas no Estado, direcionado para técnicos que acompanham e assessoram as classes multisseriadas da rede estadual e municipal de ensino. O programa vem desencadeando ações para a formação de docentes das escolas de classes multisseriadas, que estão localizadas fundamentalmente no campo, dentro de uma perspectiva metodológica diferenciada, que leva em conta as novas diretrizes para a Educação do Campo. O curso tem duração de cinco dias e carga de 40 horas/aula.
Cadastro para
Conselho de
Recursos Hídricos
Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (09) a prorrogação do prazo de inscrição da Sociedade Civil para posterior escolha de representantes ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos. O cadastro para as habilitações deverá ser feito via formulário eletrônico, disponível no site da Sema: www.sema.pa.gov.br .
Após preencher os dados, o documento deverá ser enviado aos seguintes endereços: recursos.hidricos@sema.pa.gov.br / direh.sema@gmail.com), ou encaminhado, em formato de ofício, à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) - Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66.095-770, bairro do Marco, à Diretoria de Recursos Hídricos - Coordenação de Informação e Planejamento Hídrico. Ambos com o título “Cadastro para o CERH”.
A ficha de inscrição deverá conter o nome do representante legal, endereço completo de contato e identificação da instituição. O prazo de cadastramento será de 45 dias, a partir desta sexta-feira. A relação dos habilitados será afixada na Sema e divulgada no site do órgão. Mais informações: (91) 3184-3328/3184-3374.
Lançamento do livro
“Atos dos Governadores”
Acontece nesta sexta-feira (09), às 18h30, no estande da IOE, o lançamento oficial da obra “Atos dos Governadores”, do pesquisador Ribamar Castro. O livro é uma coletânea dos principais atos da administração pública editados pelos governadores do Pará, no período de outubro de 1930 até o final do governo de José Carneiro da Gama Malcher, em janeiro de 1943. O volume - de uma série que pretende ser permanente – comemora os 120 anos de circulação do Diário Oficial do Estado. O primeiro volume foi lançado nos 111 anos da Imprensa Oficial, em 2002.
Segundo o autor, que é servidor da Imprensa Oficial do Estado há mais de 40 anos, para a execução do trabalho foram pesquisadas mais de 3 mil edições do DOE e selecionados mais de 800 atos, entre leis decretos, portarias e outras medidas administrativas emitidas pelos governadores e interventorias, no período de 1930 a 1937. “O objetivo deste trabalho é contribuir para a preservação da memória da administração pública, bem como ser instrumento de fonte para pesquisas”, ressalta Ribamar Castro.
Visita da imagem
peregrina ao
Conservatório
Carlos Gomes
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitará o Conservatório Carlos Gomes na próxima segunda-feira (12) a partir das 16h. Superintendência, Diretorias e Alunos estarão reunindos na Sala Ettore Bósio para a celebração dessa visita.
Fundo Ver-o-Sol oferece
vagas para cursos
profissionalizantes
 Para quem deseja aproveitar o mês de setembro para se qualificar profissionalmente, ainda há oportunidade de se inscrever nos cursos gratuitos oferecidos pelo Fundo Ver-o-Sol. Existem vagas disponíveis para os cursos de informática básica e avançada, recepcionista  e técnicas de secretariado. As inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira, dia 14.
 As inscrições são realizadas na sede do Fundo Ver-o-Sol e basta aos interessados apresentar os documentos originais de identidade, CPF, comprovante de residência em Belém e uma foto 3x4. No momento da inscrição também é obrigatório informar e-mail e telefone para contato.
Serviço - O Fundo Ver-o-Sol fica localizado na Avenida Cipriano Santos, nº 40 - São Brás (ao lado do Banco do Brasil e próximo ao terminal rodoviário). O atendimento é realizado das 08h às 13h. Mais informações pelo telefone: 3236-1886.

Texto: Monique Igreja – Ascom Fundo Ver-o-Sol
Nota Seurb – Nossa
Senhora de Nazaré
O Cemitério de São Jorge, na Marambaia, receberá a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, na próxima segunda-feira (12), às 12h30. Todos os moradores das proximidades estão convidados para celebração de uma missa, que irá acontecer na capela da necrópole.
"Pacto pelo bem" começa
a ser elaborado pelo
governo e a Igreja Católica
O “pacto pelo bem”, firmado há duas semanas entre o governador Simão Jatene e a Igreja Católica do Pará passou a ganhar forma. Na manhã desta sexta-feira, 9, o arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira e o bispo de Abaetetuba, Dom Flávio Giovenale, se reuniram com o governador Simão Jatene para definir as principais áreas que devem ser prioridade no pacto.
As áreas da segurança, educação e cultura ganharão projetos específicos que serão coordenados pelas secretarias responsáveis como a de Segurança Pública (Segup), de Estado de Educação (Seduc) e o Pro Paz. Por esse motivo, o secretario de segurança, Luiz Fernandes, o secretário especial de Promoção Social, Nilson Pinto e a coordenadora do Pro Paz, Izabela Jatene, também participaram do encontro. “Agora estamos dando início ao segundo passo do nosso projeto. Apresentamos ao governador algumas propostas e os secretários e gestores irão estudá-las para nos dizer o que poderá ser colocado em prática”, explicou o bispo de Abaetetuba.
Uma das propostas apresentadas pela igreja ao governador é promover a educação por uma cultura de paz, envolvendo principalmente as escolas estaduais e a igreja. “Queremos fazer um trabalho preventivo. Na igreja, nós conseguimos ter uma aproximação com os problemas da comunidade, das escolas e outras instituições. Por isso é importante juntarmos forças com o governo para construirmos um pacto pelo Pará”, concluiu Dom Alberto Taveira.
No final do mês, os representantes da igreja voltam a se reunir com o governo para continuar a elaboração de projetos concretos que farão parte do pacto.
Bruna Campos – Secom
Secretário Nacional
de Direitos Humanos
apresenta projeto
Cidade Acessível
 O secretário nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, Antônio José, apresenta ao secretariado municipal de Belém, a partir das 16h, desta sexta-feira (09), no Palácio Antônio Lemos, o “Compromisso Nacional – Cidade Acessível é Direitos Humanos”, com metas para melhorar a acessibilidade até o final de 2010.
 As principais políticas, ações e projetos criados pelas cidades que pretendem melhorar a acessibilidade nas seguintes áreas: marco legal, acesso à saúde, reabilitação, educação, transporte público, habitação, trabalho e emprego, turismo, esporte, cultura e lazer. Além de Belém, participam do projeto as cidades de Campinas (SP), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Joinville (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Uberlândia (MG).
 Estas cidades já têm políticas de promoção dos direitos da pessoa com deficiência em andamento. Belém saiu na frente em 2005, com o Projeto Calçada Cidadã, no qual as calçadas são projetadas com o objetivo de melhorar e facilitar o acesso aos portadores de necessidades especiais e pessoas com problemas de locomoção temporária ou definitiva, obesos, idosos, crianças ou mulheres com carrinhos de bebês.
 Com um total de 59 mil metros quadrados, a Calçada Cidadã foi implantada na Avenida Presidente Vargas, Duque de Caxias, Marquês de Herval, Braz de Aguiar, José Malcher e outras sete ruas e avenidas. O Protocolo de Manchester, no atendimento do HPSM da 14 de Março, foi outro ponto de acessibilidade à saúde.
Crianças aprendem
brincando sobre
trânsito na XV
Feira do Livro
As crianças que passarem pela XV Feira do Livro neste final de semana poderão aprender um pouco mais sobre o trânsito, em especial sobre o comportamento mais seguro para pedestres e ciclistas, mas tudo em forma de esquetes teatrais preparadas pela equipe de arte-educadores da Coordenadoria de Educação e Melhoria da Qualidade de Vida no Trâsito do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA).
A promessa é de muita diversão e animação, de modo a fazer com que a criançada aprenda brincando a se comportar bem no trânsito desde já, para que se tenha, no futuro, uma geração de motoristas e pedestres consciente e de comportamento responsável.
Os esquetes teatrais serão apresentados em dois horários, tanto no sábado, 10, quanto no domingo, 11, a partir das 10h30 e das 15h. Em seguida, os arte-educadores farão farão atividades com as crianças, para fixar os conhecimentos adquiridos de forma divertida. Para participar das atividades do Detran, basta procurar a Sala 9, que fica no segundo piso do Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, e participar da brincadeira.
Ascom/Detran
Encontro de Didática
e Prática de Ensino da
Uepa inscreve até
16 de setembro
Estão abertas até o próximo dia 16 de setembro as inscrições para o Encontro Regional de Didática e Prática de Ensino (ERDPE), que acontece no período de 23 a 26 deste mês, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no www.uepa.br e efetuar o pagamento referente à taxa. Os valores são de R$ 20 para estudantes e de R$ 40 para professores e profissionais.
Promovido pelo Departamento de Educação Geral do CCSE, o encontro debaterá a temática ‘A didática na Contemporaneidade: Convergências e Tensões no Trabalho Docente’. Segundo o DEG, a proposta do Encontro é trocar experiências sobre os processos pedagógicos da Didática e da Prática de Ensino entre os sujeitos da Educação Superior e contribuir para o processo de construção de uma didática dialética, politicamente crítica e emancipatória.
Serviço:
O Encontro Regional de Didática e Prática de Ensino (ERDPE) acontece de 23 a 26 de setembro, no CCSE, de 8h as 19h. Inscrições abertas até 16 de setembro. Mais informações no Departamento de Educação Geral CCSE/UEPA - (Travessa Djalma Dutra s/n - Telégrafo Belém-PA), pelo fone (91) 4009-9529 ou pelo mail: erdpe.uepa@gmail.com
Ize Sena - Ascom/Uepa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...