Total de visualizações de página

domingo, outubro 07, 2012

ELEÇÕES EM BELÉM: No 2º Turno EDIMILSON X ZENALDO





Seq.
Num.
Candidato
Partido
Votação
% Válidos
0001
50
EDMILSON RODRIGUES
PSOL
252.049
32,58%
0002
45
ZENALDO COUTINHO
PSDB
237.252
30,67%
0003
11
JEFFERSON LIMA
PP
99.714
12,89%
0004
15
PRIANTE
PMDB
68.021
8,79%
0005
22
ANIVALDO VALE
PR
51.703
6,68%
0006
23
JORDY
PPS
38.067
4,92%
0007
13
ALFREDO
PT
23.678
3,06%
0008
28
MARCOS REGO
PRTB
1.359
0,18%
0009
54
LENY CAMPELO
PPL
1.236
0,16%
0010
17
SERGIO PIMENTEL
PSL
564
0,07%




Seções
2.397
Totalizadas
2.397 (100,0%)
Não Totalizadas
0 (0,00%)
Eleitorado
1.009.756
Não Apurado
0 (0,00%)
Apurado
1.009.756 (100,0%)
Abstenção
181.231 (17.96%)
Comparecimento
828.525 (82.11%)
Votos
828.525
Em Branco
23.362 (2,82%)
Nulos
31.520 (3,80%)
Pendentes
0 (0,00%)
Votos Válidos
773.643 (93,38%)
Nominais
773.643 (100,0%)





Terruá Pará faz show aberto ao público
Depois da temporada de sucesso em São Paulo, o show Terruá Pará, que reúne mais de 20 atrações, de Mestre Vieira a Gang do Eletro, fará uma apresentação aberta ao público, nesta quarta-feira, dia 10, às 20h, entre os palácios Antônio Lemos e Lauro Sodré, na Cidade Velha. Haverá um ensaio geral no palco que já está instalado no local do show. O ensaio será nesta terça-feira, dia 9, a partir de 14h. Os artistas e a produção do show estarão disponíveis para entrevistas.
Realizado pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Cultura Rede de Comunicação e da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), o Terruá Pará integra a política pública de difusão e circulação da música paraense. As duas primeiras edições reuniram 99 artistas de diversos gêneros musicais, da lambada ao carimbó, do boi-bumbá ao eletromelody, mostrando ao Brasil a diversidade da música original da Amazônia.
Indicado ao 7° Prêmio Bravo! Bradesco Prime, um dos mais importantes da cultura brasileira, o Terruá Pará deu enorme visibilidade à música paraense, chamando a atenção da mídia para toda a diversidade sonora que só se encontra no Pará.
Os CDs e DVDs ganharam lançamento nacional em Belém, em temporada de shows no Theatro da Paz, no início do mês de agosto, com entrada franca. O público compareceu em peso e todas as apresentações tiveram casa cheia, com os ingressos esgotados em 40 minutos. A temporada em São Paulo foi realizada nos dias 5, 6 e 7 de outubro, no Auditório Ibirapuera, com casa cheia. O show, mais uma vez, arrancou elogios e teve cobertura da imprensa nacional.
Mais informações: www.terruapara.com.br. Fotos em alta resolução: http://www.flickr.com/photos/terruapara2012.

Vernissage abre visitação para “Revoada dos Pássaros” no Mangal das Garças


 
A exposição “Revoada dos Pássaros”, aberta no último sábado, 6, no Armazém do Tempo, é mais uma opção para os visitantes do Mangal das Garças. Até o dia 11 de novembro,  a instalação visual que retrata uma revoada imaginária utilizando peças artesanais em formato de pássaros amazônicos, vai destacar um dos tradicionais ícones do Círio de Nazaré: os brinquedos de miriti.
Com curadoria de Emanuel Franco, a mostra reúne peças produzidas pelos artesãos Adonias Vilhena, Amadeu Sarges, Augusto Costa e Nildo Farias, todos moradores de Abaetetuba, conhecido como o núcleo de maior produção de brinquedos artesanais feitos a partir da palmeira do miritizeiro. A professora santarena Patrícia Rocha, 35 anos, gostou da proposta da exposição em retratar os pássaros amazônicos. “Achei muito criativa a exposição. Os pássaros pendurados no alto do armazém chamaram a minha atenção. Eles parecem em pleno voo”, comentou.
O professor Almir Rocha, 42 anos, que é de Macapá e visitava o Parque, também aproveitou para conferir a instalação visual. “O mais interessante nesta exposição é ver os pássaros suspensos no ar, sem amarras, cola, ou pregos. A instalação está de acordo com o tema: uma verdadeira revoada”, ressaltou.
“O Mangal das Garças é um dos principais pontos de visitação turística da cidade durante a quadra nazarena e para apresentar a cultura do povo paraense trouxemos ao Armazém do Tempo esta instalação, que representa os ícones do Círio através dos pássaros em miriti. A ideia é mostrar a interação entre a arte popular e o ambiente do Mangal das Garças, referência de parque zoobotânico quando se trata de pássaros amazônicos”, disse a presidente da Organização Social Pará 2000, Gabriela Landé.

Texto:
Camila Barros-Pará 2000

Nazaré em Todo Canto leva música paraense à Estação
Ritmos tradicionais da Amazônia: carimbó, siriá, xote bragantino e outros mais, em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. O projeto Nazaré em Todo Canto, na Estação das Docas, continuará nesta terça-feira, 9, a partir das 21h, com o show de Marco André. No sábado, 6, o público acompanhou as apresentações do grupo folclórico Tamba Tajá e da Orquestra de Rabecas da Amazônia.
Quem abriu a noite foi o Grupo de Expressões Folclóricas do Pará Tamba Tajá, que levou à orla do Armazém 3, o melhor da imaginário amazônico, através de lendas, cantos e danças tradicionais. A professora Milena Almeida levou os sobrinhos Luan Felipe, 6 anos, e João Pedro, 5 anos, para acompanhar a programação do projeto. “Sempre acompanho as apresentações culturais aqui na Estação. Acho muito importante esse tipo de projeto que valoriza nossa raiz e mostra aos visitantes o que temos de valor essencial amazônida. A realização desses projetos deve seguir durante muitos anos”, comentou.
No Teatro Maria Silvia Nunes, 18 jovens músicos vindos de Bragança, encerraram o segundo dia do Nazaré em Todo Canto. A Orquestra de Rabecas da Amazônia aliou o erudito e o popular para homenagear a padroeira da Amazônia. Para o autônomo Vicente Sales, 50 anos, o projeto “É muito importante para a cultura paraense, pois mostra a produção musical do Estado. Estes jovens transmitiram através de sua arte o potencial que temos. Que o projeto continue por muitos anos incentivando e preservando a nossa cultura”.
O Projeto Nazaré em Todo Canto é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), com apoio da Organização Social Pará 2000. Amanhã, terça-feira (9), a programação continua na Estação das Docas. Confira no site: www.estacaodasdocas.com.br.
Dia 09/10 (terça-feira)
21h - Show Musical – Marco André – CaBloco Muderno (Teatro Maria Sylvia Nunes)

Dia 10/10 (quarta-feira)
20h - Associação Musical Antonio Malato (Teatro Maria Sylvia Nunes)

Dia 11/10 (quinta-feira)
18h - Show de carimbó – Grupo Iaçá (Orla da Estação)
20h - Orquestra Jovem da Fundação Amazônia de Música (Teatro Maria Sylvia Nunes)

Dia 12/10 (sexta-feira)
18h – Show de carimbó – Grupo de Expressões Folclóricas Cheiro do Pará (Orla da Estação)
21h - Show Musical - Canções em Romaria – Luis Pardal, Lucinha Bastos, Marianne Lima (Teatro Maria Sylvia Nunes)

Dia 14/10 (domingo do Círio)
20h - Amazônia Jazz Band (Teatro Maria Sylvia Nunes)

Serviço:
Projeto Nazaré em Todo Canto
Até o dia 14 de outubro, na Estação das Docas.
Informações: (91) 3212.5660 e no site www.estacaodasdocas.com.br.
Entrada gratuita.

Texto:
Camila Barros-Pará 2000

Feira Estadual de Ciência,Tecnologia e Inovação abre inscrições
De 17 a 19 de outubro, o público paraense terá a oportunidade de mergulhar no curioso e fascinante universo da ciência. É nesse período que será realizada a quinta edição da Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com diversas instituições de ensino e pesquisa do estado. Este ano, o evento será sediado no Campus de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na avenida Almirante Barroso.  As inscrições para oficinas e mini-cursos já estão abertas e são gratuitas.
São mais de 80 atividades, entre palestras, oficinas, seminários, minicursos e exposições, sobre diversas áreas do conhecimento e destinadas a atender diferentes públicos e gostos. A novidade este ano é a realização de ações ligadas à inovação e às tecnologias sociais, o que faz com que a programação se estenda para além do público habitual do evento – em sua maioria composto por estudantes e professores dos ensinos fundamental e médio - e alcance, também, graduandos, pesquisadores, empresários, produtores rurais, gestores públicos e representantes de comunidades tradicionais.
Além de um espaço de aprendizagem, a Feira é uma ótima oportunidade de lazer, já que há várias atividades destinadas a demonstrar como ciência pode ser divertida e envolvente. Como usar histórias em quadrinhos, cinema, jogos eletrônicos e aplicativos móveis como ferramentas didáticas? Qual a maneira correta de manipular plantas medicinais? Como produzir cosméticos artesanais? Como fazer uma horta usando garrafa pet? Qual a maneira correta de proteger nosso computador de ataques de hackers? Estas e muitas outras questões serão respondidas por especialistas de maneira lúdica e interativa.
As inscrições podem ser feitas pelo site do evento, a partir do dia 8 de outubro, no endereço www.semanact.pa.gov.br. Não é necessária a realização de inscrições para participação nas palestras. A Feira contará, também, com atrações artísticas e culturais. Para conferir a programação completa da V Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação clique aqui. Mais informaçõespelo site www.semanact.pa.gov.br ou pelo telefone: 4009-2532.

Texto:
Ana Carolina Pimenta-Secti

Ophir Loyola completa 100 anos de assistência à população paraense










 
Fundado em 6 de outubro de 1912, com uma história marcada pelo amor à Medicina e pela luta contra o câncer, o Hospital Ophir Loyola (HOL), referência em tratamento do câncer na Região Norte, completou 100 anos de serviços prestados à população paraense. Para comemorar o centenário foi montada uma vasta programação, cuja abertura foi marcada por uma cerimônia de aniversário, na manhã desta segunda-feira, 8, com a presença do governador Simão Jatene.
Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo Estadual destacou a trajetória do HOL e os investimentos que estão sendo feitos para garantir um atendimento mais célere e humanizado aos pacientes oncológicos. “Este é um momento muito importante para a história do Pará. Há cem anos, o médico Ophir Pinto Loyola teve a coragem de assumir um grande desafio ao lançar um olhar para as crianças mais necessitadas. Aquela semente foi plantada, germinou e hoje se transformou neste hospital, que atende tanta gente. Claro que há muitas dificuldades e problemas, mas aqui existem pessoas apaixonadas, que se dedicam a salvar vidas”, disse o governador.
O governador também detalhou o projeto que visa repaginar, requalificar e reformar o Hospital Ophir Loyola. "Quando assumimos o governo, o Ophir Loyola estava super lotado e enfrentava problemas de toda ordem. Adquirimos um novo prédio e nele instalamos o Hospital Jean Bittar, para desafogar a demanda existente aqui, o que nos permitiu esvaziar e reformar todo o terceiro andar do HOL, que contava com 34 leitos. Agora estamos reformando andar por andar, e até o final da administração esperamos entregar o prédio inteiramente reformado”. O diretor do HOL, Vitor Mousinho, também falou sobre as novas conquistas da intituição, que recentemente adquiriu dois aparelhos de tomografia computadorizada, um aparelho de ressonância magnética e um aspirador ultrassônico. 
Os pacientes e funcionários do hospital foram convidados a participar da programação e prestaram suas homenagens ao centenário da instituição. As crianças atendidas pelo projeto “Prosseguir” - fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), destinado a garantir formação educacional e cultural a crianças e adolescentes em tratamento oncológico – cantaram uma música composta por elas mesmas, celebrando a data. Maria de Fátima Almeida, que há quatro anos está em tratamento no hospital, falou sobre a boa relação que tem com todos na instituição. “Já fiz duas cirurgias e várias sessões de quimioterapia. Passo mais tempo no hospital do que na minha casa. Apesar de tudo, me sinto bem quando estou aqui e sou amiga de todos os médicos e enfermeiros”. A pedido do governador Simão Jatene, as crianças do "Prosseguir" descerraram a placa que marca os 100 anos do HOL.
Homenagem – Um convidado especial da festa de aniversário do HOL foi o ator Duda Ribeiro, bisneto do médico Ophir Pinto Loyola, considerado o pai da pediatria no Pará e fundador do hospital. Emocionado, ele contou que assim como seu bisavô, ele também sofreu de câncer no fígado e passou por varias cirurgias. “Tenho muito orgulho de saber que meu bisavô ajudou a construir uma parte tão importante da história do Pará e do Brasil”, afirmou. Duda Ribeiro recebeu das mãos do governador uma placa parabenizando a iniciativa de seu bisavô.

Texto:
Bruna Campos-Secom


Uepa oferta vagas para Pós-Graduação em Educação à Distância
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) oferta 50 vagas para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação à Distância, no município de Belém. As inscrições serão realizadas pelo site www.fadesp.org.br, no período de 10 de outubro até 14 de dezembro. Após o preenchimento online do formulário de solicitação de inscrição, o interessado deverá levar as cópias dos documentos exigidos em edital no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, localizado na travessa Djalma Dutra, s/nº - Telégrafo – Bloco III – Térreo. Podem candidatar-se ao curso os graduados em qualquer área. As aulas presenciais serão realizadas na própria Uepa aos sábados, com o início previsto para fevereiro de 2013.
Os documentos necessários para inscrição dos candidatos são os seguintes: Fotocópia da Carteira de Identidade e CPF; Duas fotos ¾ recentes; uma via do Curriculum Lattes atualizado e comprovado dos últimos cinco anos; Cópias autenticadas do Diploma e Histórico da graduação; uma via do pré-projeto de pesquisa; comprovante do pagamento da taxa de inscrição: R$ 50,00, com a emissão do boleto bancário através do site www.fadesp.org.br; e fotocópia do comprovante de residência.
O Processo Seletivo será dividido em três etapas. A primeira consistirá na seleção dos bolsistas, para preenchimento de 10% das vagas ofertadas, a partir da análise de documentação comprobatória, respeitando a ordem de prioridade. O candidato interessado em obter a bolsa de estudo deverá solicitar a inscrição, via requerimento, em formulário próprio da instituição, no período de 10 a 30 de outubro de 2012. A segunda, de caráter eliminatório, consiste na análise de Curriculum Lattes (comprovado) e seleção do Pré-Projeto de Pesquisa. E a terceira, também eliminatória, consiste em uma entrevista realizada com os candidatos aprovados na fase anterior.
A relação dos candidatos aprovados será divulgada no site da Fadesp (www.fadesp.org.br) no dia 3 de janeiro de 2013 e as matrículas ocorrerão nos dias 7 a 31 do mesmo mês. Caso haja desistência de alunos após a matrícula, serão chamados os demais candidatos por ordem de classificação no processo seletivo para preenchimento das vagas remanescentes no curso, a previsão para o início das aulas é para o primeiro semestre de 2013. O curso compreende a carga horária de 450horas/aulas, com a duração de 18 meses.
Confira aqui o Edital
Mais informações

CCSE: (91) 3233-9355 ou 4009-9550

Texto:
Ize Sena-Uepa


Uepa inaugura Centro de Ciências no Planetário
Integrado ao Planetário do Pará “Sebastião Sodré Gama”, a Universidade do Estado do Pará (Uepa)  inaugura um novo espaço de difusão do conhecimento científico no dia 10 de outubro, às 9 horas. O Centro de Ciências, como será conhecido, é mais um local aberto para receber pesquisadores, alunos e a comunidade interessada em aprofundar-se no estudo da ciência.  Os ambientes passaram por reformas e foram adaptados. As áreas de Astronomia e Geologia; Origem da Vida;  Biodiversidade; Água; Meio Ambiente e Amazônia; Saúde e Doenças Humanas; DNA e Biotecnologia; Química; Física e Matemática são exploradas por modelos, maquetes, jogos educativos, vídeos, projeções, entre outras atividades.

Belém em clima de contagem regressiva para o Círio 2012
O trade turístico paraense comemora o período de alta temporada com a chegada do Círio de Nazaré. Há poucos dias para a realização da grande festa do povo paraense, Belém vive a expectativa: hotéis já com todas as vagas ocupadas, agências de turismo, aeroporto, terminal rodoviário, portos, guias de turismo, bares, restaurantes e receptivos em preparação para receber os visitantes.
Para receber os quase 76 mil turistas que são esperados e também os demais visitantes, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) prepararam um esquema todo especial, com uma grande equipe de técnicos, estagiários atuando nos postos de informações turísticas e no acolhimento à imprensa especializada e produtores de cinema e vídeo que devem cobrir o evento.
Equipes multilíngue prestarão atendimento em inglês, espanhol, francês e alemão, com distribuição de material informativo e turístico de Belém e do Pará. Para animar ainda mais a chegada dos turistas, foi preparado um receptivo especial com distribuição de cheiro do Pará e apresentação de grupos folclóricos, apresentando ritmos tradicionais paraenses, como o carimbó e o retumbão. Essa calorosa e bem paraense recepção começa no Aeroporto Internacional de Val-de-Cans, a partir desta terça-feira (9) e no terminal rodoviário de Belém a partir de quarta (10).
Em uma entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (8), a Arquidiocese de Belém, Diretoria do Círio e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese-PA) informaram sobre os últimos detalhes para o Círio 2012. De acordo com o Dieese, mais de 25 mil pessoas, entre integrantes das Forças Armadas; Guarda Costeira; Capitania dos Portos; Polícias Civil, Militar e Rodoviária Estadual e Federal; Corpo de Bombeiros; Defesa Civil; Cruz Vermelha; Companhia de Transportes de Belém e Guardas de Nossa Senhora de Nazaré estarão empenhados para o bom andamento da festa em todas as 11 romarias que fazem parte da programação oficial do Círio, especialmente a grande procissão na manhã do segundo domingo de outubro.
Estima-se que este ano a Virgem percorra 130 quilômetros, em quase 40 horas, somando-se todas as romarias. A maior recomendação da Arquidiocese de Belém é a solicitação aos romeiros para que não cortem a corda antes da chegada da procissão até as proximidades da Basílica Santuário de Nazaré. “No ano passado a campanha foi um sucesso e esperamos repetir este ano até que se recrie a cultura de a corda chegar inteira, dando agilidade ao Círio e tomando todos os cuidados para a segurança dos romeiros”, informa Kleber Vieira, diretor da Festa de Nazaré.
Pelo segundo ano, Setur, Paratur e Dieese devem repetir a parceria para a elaboração da pesquisa que detecta o perfil do turista que vem ao Círio de Nazaré. Da sexta-feira (12) que antecede o Círio até o dia da grande procissão, serão aplicados 800 questionários por 65 pesquisadores nos locais de maior movimentação de turistas em Belém. “O questionário possui 24 perguntas que visam traçar mais uma vez o perfil da demanda turística neste período de Círio. De posse desses dados podemos traçar estratégias e contribuir com o desenvolvimento do turismo no estado”, afirma Roberto Sena, diretor do Dieese.
“Belém já está preparada para receber as pessoas que chegam à cidade nesta época. Temos notado que o número de turistas aumenta a cada ano e isso se deve ao fato de traçarmos estratégias para receber bem as pessoas. O fortalecimento da atividade turística no nosso estado é também fator de desenvolvimento, geração de renda e qualidade de vida para a nossa população”, informa Socorro Costa, presidente da Paratur.

Texto:
Benigna Soares-Paratur


“Vitória da democracia”,
artigo de Rodrigo de Castro

Artigo de Rodrigo de Castro, secretário-geral do PSDB e deputado federal (MG)
O PSDB se consolida no primeiro turno das eleições municipais de 2012 como um partido vitorioso. Conseguimos conquistar centenas de prefeituras, incluindo cidades grandes e de médio porte; elegemos um número expressivo de vereadores e incrementamos nosso voto na legenda.
Mas, além das conquistas eleitorais, nos definimos como vitoriosos por termos conseguido reverberar nossa mensagem para os brasileiros. Mais e mais cidadãos compreenderam o que define o jeito PSDB de administrar e deram a nós um sincero voto de confiança. Somos gratos a cada um desses brasileiros e brasileiras e, a cada um deles, reiteramos o intuito de apresentar um viável projeto nacional para 2014.
Queremos voltar a administrar o Brasil. Não por uma ambição pelo poder propriamente dito – e nem mesmo por nutrirmos um simples desejo de tirar o PT da Presidência da República. O que almejamos é oferecer à população um projeto de país com uma nova concepção, que modifique para melhor a vida das pessoas, através das boas práticas de gestão, da inclusão social, da primazia da ética e da transparência.
Temos um legado inegável no governo de Fernando Henrique Cardoso, motivo de orgulho por conquistas como o Plano Real e a estabilização da moeda; na área da Saúde, o reconhecimento da comunidade internacional ao programa de combate à aids e à lei dos medicamentos genéricos; nas telecomunicações, o acesso à telefonia celular, entre outras realizações que também ecoaram nos estados e municípios, por meio da concepção e execução de programas de sucesso.
E temos no presente uma grande contribuição ao Brasil, na administração de oito estados: Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Roraima, São Paulo e Tocantins. E, também, comandando a oposição vigorosa e altiva.
A vitória do PSDB é também a vitória da democracia. Nos orgulhamos de fazer parte desta festa cidadã, corroborando para que tenhamos quadros cada vez mais qualificados para administrar nossas cidades com seriedade e competência.
As eleições municipais representam o êxito do processo democrático. O resultado retrata de maneira fidedigna os anseios dos cidadãos que, em geral, demandam dos futuros prefeitos (as) e vereadores (as) mais atenção com questões essenciais: saúde, educação, oportunidades de emprego e geração de renda, segurança e lazer.
Tudo isso permeia o planejamento de ações estratégicas em âmbito municipal. Por isso, é fundamental lançarmos um olhar mais aprofundado para esse pleito. São as reivindicações na esfera local e regional que conduzirão os administradores rumo à concepção de projetos e políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas e que, bem implementadas, serão referência em âmbito nacional.
O partido reconhece a importância das eleições municipais, não apenas pela excelência das gestões tucanas em inúmeras regiões do país. Sem dúvida, as boas práticas e as administrações de qualidade fazem a diferença no dia-a-dia da população. Mas, para o PSDB, o pleito municipal é fundamental porque é nas cidades onde vivem os cidadãos, como já dizia um dos fundadores da legenda, o inesquecível Franco Montoro.


Programação especial comemora o Dia das Crianças no Hemopa
Estimular a leitura infantil e despertar talentos artísticos em pacientes hematológicos até doze anos, atendidos pela Fundação Hemopa são os principais objetivos da programação comemorativa ao Dia da Criança, que será organizado pela Gerência do Serviço Social (Geses), nos dias 9 e 11 de outubro. Os participantes ainda poderão concorrer ao concurso de pintura e participar de atividades educativas e recreativas. A meta é envolver cerca de 100 crianças em torno desta ação. A programação contou com campanha de arrecadação de livros - 239 foram doados ao espaço de leitura do Hemopa.
Segundo a titular da Geses, a assistente social Cristina do Socorro Mendes, a doações feitas serão direcionada para revitalizar o acervo na “brinquedoteca” da instituição, espaço que serve ao entretenimento das crianças atendidas pelo Hemopa no período que antecede o atendimento hematológico. “Esse é um momento de descontração para nossas crianças, que recebem acompanhamento de pedagogas e outros profissionais da equipe multidisciplinar. Essa diversificação do nosso acervo há muito vinha sendo requisitada”, enfatizou, solicitando a adesão de funcionários, familiares, amigos e da sociedade em geral.
A Semana da Criança no Hemopa contará, ainda, com um concurso de pinturas que acontece no dia 09, com o tema “Ser criança é...”. A programação, que começa às 9h, também ocorrerá nas dependências do hemocentro e terá a participação da Caravana da Leitura do Centur, que estará presente com o Ônibus Biblioteca” para alegrar a manhã da garotada. De acordo com o regulamento do certame, poderão participar pacientes na faixa de 04 a 12 anos.
O concurso de pinturas será dividido nas seguintes categorias: A: participantes com idades de 04 e 06 anos. B: participantes com idades entre 07 e 09 anos. C: participantes com idades entre 10 e 12 anos. Serão disponibilizadas seis vagas para cada categoria, totalizando 18 participantes. Os vencedores terão sua obra divulgada no site do Hemopa e nos perfis vinculados a redes sociais. Detalhes sobre regulamento, critérios de julgamento e premiação podem ser consultados no site da instituição (www.hemopa.pa.gov.br). A programação em homenagem às crianças também contará com passeio ao Museu Paraense “Emílio Goeldi”, no dia 11, das 9h às 12h.

Texto:
Vera Rojas-Hemopa

Nota sobre o estado de saúde do presidente nacional do
PSDB, Sérgio Guerra - 08/10
Hospital Santa Joana

O paciente Sérgio Guerra continua internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Santa Joana após uma Gastroenterite Aguda seguida de desidratação e Insuficiência Renal.  O quadro gastrointestinal cedeu. Encontra-se, temporariamente, realizando hemodiálise, os procedimentos não apresentaram intercorrências. Permanece em quarto privado, em companhia de familiares. O quadro clínico é bom, está consciente, orientado, alimentando-se por via oral e os exames apresentam boa evolução.
Recife, 08 de outubro de 2012
Odin Barbosa da Silva
Coordenador do CTI


Acordo Coletivo da Cohab receberá redação final
Está sendo finalizada a redação do Acordo Coletivo da Cohab 2012/2013. Na semana passada, a comissão reuniu-se com a titular da Secretaria de Administração do Estado, Alice Viana, com a participação de parte da direção da Cohab. A proposta apresentada pelo Governo eleva o salário base da categoria em 6%, assim como os demais benefícios. Sobre a redução da jornada de trabalho, foi acordado que um estudo será feito nos próximos 120 dias – a partir das metas em planejamento da empresa – para que essa situação não prejudique o objetivo fim da Cohab, que é contribuir para a redução do déficit habitacional do Estado. Na última quinta-feira, 4, numa assembléia no pátio da empresa, se divulgou aos demais servidores o fechamento do acordo. A assinatura do Acordo Coletivo deverá acontecer até a próxima semana.


Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...