Total de visualizações de página

terça-feira, outubro 09, 2012

Notícias desta terça-feira dia 09/10


Hoje tem novena em louvor à Nossa Sra. do Perpétuo Socorro




Emater doa alimentos da agricultura familiar durante o Círio da empresa
Nesta quarta-feira, 10, a partir das 9 horas, será realizado o Círio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Produtos provenientes da agricultura familiar serão captados pela Emater e doados para a Paróquia do Menino Deus, em Marituba, onde a sede da empresa está situada. O Círio interno da Emater é um grande momento de confraternização. Funcionários e parentes católicos, comunidade do entorno e agricultores familiares aproveitam o momento de celebração para comemorar a união. Durante o ofertório da Santa Missa, no galpão do prédio sede da Empresa, uma amostra da produção rural do estado, com frutas e verduras, será simbolicamente oferecida a comunidades carentes da Paróquia do Menino Deus, de Marituba. As aquisições são de produtos provenientes de Benevides, Inhangapi, Terra Alta, Santa Izabel, São Francisco do Pará e Ananindeua.
A missa terá inicio às 9 horas com a duração de uma hora. Após a celebração um mini Círio acontece dentro do espaço físico da empresa. Três grandes homenagens estão sendo programadas durante a passagem da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. A ornamentação do espaço da celebração, berlinda e andor será com flores tropicais produzidas por produtores rurais de Benevides, bem como deve acontecer no Círio tradicional de Nazaré, quando flores serão doadas pela Emater. “Preparamos uma procissão com os mesmos ícones do Círio tradicional. Corda, berlinda – que este ano será de ferro -, carro de anjos – com 20 estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário, de Marituba -, além do manto que foi doado pela renomada artista plástica Eliene Tenório, esposa do funcionário da Emater, Pedro Jefferson”, explicou Odete Machado, membro da Comissão do Círio Emateriano.

Emater seleciona Servidora Nota 10
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) já tem sua Servidora Nota 10, um concurso promovido pela Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA), com a proposta de valorização dos servidores. Ao todo foram apresentados 24 currículos para a Comissão de Avaliação da Empresa. A funcionária selecionada irá concorrer na 5ª edição do Prêmio Servidor Nota 10 de 2012, em uma solenidade no dia 26 de outubro, com a chance de faturar R$ 30 mil em um sorteio.
A funcionária escolhida pela Comissão de Avaliação, composta por cinco integrantes da Empresa, foi a pedagoga concursada Elizamar Gomes da Silva Pupio, que há cerca de seis anos exerce suas funções. Hoje, ela está lotada no Regional de Conceição do Araguaia, onde já desempenhou a função de Supervisora Adjunta. “Fiquei muito feliz com a escolha do meu currículo. Me inscrevi, pois vi que eu atendia aos quesitos de avaliação, como a assiduidade e a produtividade. Para mim foi um reconhecimento do meu trabalho”, disse.

Hemopa com semana comemorativa ao Dia das Crianças
A Fundação Hemopa recebeu na manhã desta terça-feira (9), a “Caravana da Leitura”, da Fundação Tancredo Neves, que levou o mundo encantado da leitura a cerca de 40 crianças portadoras de patologias hematológicas atendidas pelo hemocentro. A ação faz parte da programação alusiva ao Dia da Criança, que contou ainda com concurso de pinturas. A atividade se estenderá até o dia 11, com passeio no museu “Emílio Goeldi”.
Isabela Vitória, 3 anos, adora ler, disse Marlene Lima,40, mãe da pequena paciente. “Ela adora pegar um livro cheio de figuras e começar a contar a história da maneira dela, e gosta que as pessoas prestem atenção no que ela está lendo”, revelou. Segundo Semias Araújo, 40, técnico de programação da “Caravana da Leitura”, a intenção da caravana é incentivar a leitura e ensinar as crianças com atividades e brincadeiras como o teatro de fantoches, círculos de leituras e oficinas. “Estamos levando o acesso à leitura a quem não tem condições ou meio de ter esse material a disposição”, explicou, ressaltando que a intenção das atividades é que a criança perceba que pode estar na história e contá-la de várias maneiras.
Segundo a gerente do Serviço Social de Pacientes, Cristina Socorro Mendes, a programação elaborada tem a finalidade de estimular a leitura infantil e despertar talentos artísticos em pacientes hematológicos com até doze anos. Segundo ela, o resultado do concurso de pinturas deve sair até amanhã, 10. Dando continuidade a atividade educativa/recreativa, nesta quinta-feira, de 9h às 12h, haverá passeio no museu. "O ponto de encontro é no portão da rua 9 de Janeiro. Contamos com a participação de aproximadamente 50 crianças”, comentou.
Serviço:
O Hemopa funciona na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. O atendimento para pacientes é de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, e aos sábados em regime de urgência. Mais informações pelo: 08002808118

Texto:
Vera Rojas-Hemopa
Fone: (91) 3241-1811 / (91) 88953089

Pacientes ostomizados recebem orientações da Sespa
Desenvolvido pela Unidade de Referência Especializada (URE) Presidente Vargas, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sespa), a equipe do Serviço de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada celebrou, pela primeira vez no Pará, o Dia Mundial do Ostomizado, durante solenidade ocorrida nesta terça-feira, 9, em Belém. O momento foi, principalmente, de divulgar a ampliação do serviço oferecido aos pacientes ostomizados que realizaram procedimento cirúrgico na região abdominal e que, por algum motivo, precisam posteriormente fazer uso de uma bolsa coletora de fezes ou de urina.
Em média, um paciente cadastrado recebe, gratuitamente, um kit contendo 10 bolsas coletoras de colostomia ou urostomia - dependendo do caso -, além de material como gazes, luvas, álcool, soro fisiológico, entre outros itens. Além de fornecer o material, a Sespa, por meio do atendimento implantado na unidade, também dispõe de serviço social de apoio aos familiares e dinâmicas de grupo com o apoio da Associação dos Ostomizados do Pará (Aopa).
“Isso faz com que o indivíduo precise se adaptar à nova condição, mas com a ajuda de profissionais especializados e tomando os cuidados necessários, em pouco tempo o paciente volta a levar uma vida normal”, destacou a diretora da URE Presidente Vargas, Suzete Bahia, durante a abertura da celebração, que contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Helio Franco, que lembrou o empenho de toda a equipe para montar a atual estrutura de atendimento oferecido à demanda espontânea, que soma, até o momento, 1.012 pacientes inscritos, com idade média de 40 a 50 anos, incluindo, em percentuais menores, recém nascidos e idosos.
De acordo com Dalva Castro, assistente social que integra a equipe multiprofissional do serviço, é o primeiro evento dedicado a divulgar informações sobre a ostomia e sobre o atendimento que é oferecido somente na unidade localizada na avenida Presidente Vargas, centro de Belém, a título de referência. “Desde junho a Sespa deixou de ser uma mera dispensadora de insumos e fez da URE um local específico de tratamento ao portador da ostomia, desde o diagnóstico até o fluxo final, passando pelo fornecimento de material que é essencial à assistência e à qualidade de vida desse usuário”, explica.
Durante o evento, Dalva fez questão de apresentar parte das equipes que atuam na unidade, uma em cada turno - manhã e tarde, reunindo médicos clínicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, técnicos de enfermagem e agentes administrativos. A enfermeira Sandra Ferreira é coordenadora de todo o serviço.
O presidente da Associação dos Ostomizados do Pará (Aopa), Samuel Wagner Alves Bezerra, elogiou a iniciativa da Sespa por achar que é importante um esclarecimento maior em torno da ostomia no sentido de minimizar tabus e preconceitos em relação à população que convive com o problema. Ele ainda informou que o serviço funciona alinhado à Aopa, que também atende na URE Presidente Vargas por meio de reuniões mensais com ostomizados associados.
O atendimento agora ampliado pela Sespa atende à recomendação da Portaria nº 400, do Ministério da Saúde, de 16/11/2009, que regulamenta a assistência a todos os ostomizados do Brasil, por meio da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). “Queremos também que a população seja orientada a nos procurar, de forma espontânea, pois muitos não sabem que existe um serviço que pode ajudar, gratuitamente, os pacientes que já apresentam problemas ligados ao intestino”, explica Dalva Castro.
Durante a programação, a chefe do Departamento de Enfermagem do hospital Ophir Loyola, Eliete Moraes, falou sobre doenças do intestino e as causas da ostomia. Entre os serviços que foram ofertados aos pacientes e familiares: a verificação de pressão arterial e glicemia, além de avaliação nutricional.
Serviço:
A equipe do Serviço de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada atende, de segunda a sexta-feira, em horário comercial e por demanda espontânea, pacientes ostomizados na URE Presidente Vargas, situada na avenida Presidente Vargas, esquina com travessa Oswaldo Cruz, ao lado da praça da República, centro de Belém.  Informações também pelo telefone 3230-5111.

Texto:
Mozart Lira-Sespa
Fone: (91) 4006-4822/ 4823 / 

Idosos do projeto Vida Ativa pedem bênçãos da Virgem de Nazaré
O Projeto Vida Ativa na Terceira Idade, criado e conduzido pela Secretaria de Estado Esporte e Lazer (Seel), promove a Semana do Círio, com missas e programações nas unidades que acolhem o projeto. Nesta terça-feira (9), o Clube da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recebeu 120 idosos para a celebração, que foi ministrada pelo padre José Antônio, da Paróquia de Santa Terezinha, do bairro do Tenoné, em Belém. Durante a missa, integrantes do projeto fizeram uma apresentação teatral de homenagem à Nossa Senhora.
Uma pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi colocada no altar, onde muitos devotos faziam pedidos. A aposentada Fátima Santos, 64 anos, era uma das mais alegres com a visita da Santinha. Ela é devota de Nossa Senhora de Nazaré e fala um pouco sobre esse momento de homenagem à padroeira dos paraenses. ‘’Sou devota de Nazaré e é com muito prazer que participo dessa missa à Nossa Santinha. É o momento de reflexão, de oração e muita fé’’, diz. Dona Fátima pediu proteção aos amigos do Projeto Vida Ativa na Terceira Idade e também aos seus familiares. “Peço saúde aos meus amigos do projeto, à minha família e a todos os paraenses. Que nossa mãezinha interceda por nós”.
Kátia Rocha, coordenadora do projeto, contou um pouco sobre a homenagem à Virgem de Nazaré. “O Círio tem esse poder de juntar pessoas, de fazer aquele momento único, de agradecer pela saúde. A missa é um momento de fortalecimento da fé e muitos dos participantes do projeto pedem proteção e união pela família”. As homenagens à Nossa Senhora de Nazaré tiveram início no dia 4 de outubro, no clube Asalp, e serão encerradas nesta quarta-feira (9), com outra missa, às 9h30, na sede da Tuna Luso Brasileira, em Belém.

Texto:
Angela Bazzoni-Seel

Feira do Pescado garante opção a preço baixo para o almoço do Círio
O almoço do Círio de Nazaré deste ano pode ser mais saudável e em conta. Isso porque nesta quinta-feira (11), a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq) irá promover uma Feira do Pescado, das 8h às 14h, na Fundação Tancredo Neves (Centur). Como de costume, serão comercializados diversos tipos de pescados – dos mais populares aos mais nobres – com preços cerca de 10% mais baratos que no mercado. Entre as espécies de peixes estão: pescada branca (1 kg do filé a R$ 13), dourada (1 kg do filé a R$ 13), bagre (sem cabeça, granel, por R$ 6 o kg), gurijuba (sem cabeça, granel, por R$ 10 o kg), xaréu (R$ 3 com cabeça o kg), tainha (inteira por R$ 11 o kg) e sardinha (inteira, a R$ 7 o kg).
Também serão oferecidos aos consumidores produtos mais nobres, como o bacalhau (R$ 23 o kg) e o camarão, este último com opções de diversos tamanhos e tipos (os preços variam de R$ 14 a R$ 35 o kg). Ainda existe a opção de bolinho de bacalhau. Um pacote com 50 unidades do bolinho custa R$ 55. Pelo menos uma vez por mês a Sepaq realiza a Feira do Pescado para incentivar o consumo de peixe no Estado. Além da feira desta quinta-feira, estão confirmadas outras feiras nos dias 10 de novembro e no dia 22 de dezembro, ambas na Fundação Tancredo Neves (Centur), das 8h às 14h.


Sistema de Segurança Pública terá quase 6 mil homens em atuação durante o Círio 2012




 
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) apresentou, em entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira, 9, na sede do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), na rodovia Augusto Montenegro, em Belém, as ações que serão realizadas pelos órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social durante todo o período de festividades da Quadra Nazarena, especialmente nas 11 romarias oficiais: Romaria Rodoviária, Romaria de Icoaraci, Romaria Fluvial, Moto Romaria, Trasladação, Círio de Nazaré, Ciclo Romaria, Romaria da Juventude, Romaria das Crianças, Procissão da Festa e Recírio. O trabalho reunirá quase 6 mil homens que atuarão para garantir a tranquilidade da maior festa religiosa do País.
A entrevista contou com a presença do titular da Segup, secretário Luiz Fernandes Rocha; secretário adjunto Operacional, coronel PM Mário Solano; secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal, Antônio Cláudio Farias; coordenadora do Programa Pro Paz, Izabela Jatene e demais gestores e dirigentes das instituições do sistema de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Estado do Pará, Centro de Perícias Científicas ‘Renato Chaves’ e Superintendência do Sistema Penitenciário).
“Haverá um Gabinete de Gestão Integrada, no Comando Geral do Corpo de Bombeiros, com a presença de representantes de todas as instituições envolvidas nesta operação. Essa integração é o grande diferencial da área de Segurança Pública paraense. O importante é a união de esforços e o trabalho conjunto, a fim de assegurar a tranquilidade, a ordem e a paz durante todas as procissões e festividades do Círio 2012”, destacou Luiz Fernandes Rocha.
Quatro mil homens da PM na operação
A Polícia Militar vai atuar na operação por meio de diversas ações operacionais, desde a  abertura oficial do Círio 2012 e nos demais eventos que fazem parte da programação da Quadra Nazarena. Cerca de 4 mil policiais participarão diretamente das ações de segurança ostensivas e preventivas e de mobilização social nos eventos que fazem parte da programação oficial. A corporação também garante a segurança de visitantes e devotos durante a chegada na capital e Região Metropolitana e vai atuar, ainda, em alguns  eventos paralelos ligados à festividade, como a queima de fogos promovida pelos sindicatos dos Arrumadores (Praça Pedro Teixeira) e dos Estivadores (em frente ao Banco Central).
Os Comandos de Policiamento da Capital (CPC), da Região Metropolitana (CPRM) e o III Comando Regional (CPR 3/Castanhal), serão responsáveis pelas ações de segurança, em suas respectivas áreas de circunscrição. Para compor o policiamento nos diversos eventos, a PM também vai utilizar as tropas dos Comandos de Policiamento Especializado  (CPE), de Missões Especiais (CME) e efetivos de outras frentes, como o Corpo Militar de Saúde (CMS) e a Companhia de Comando e Serviço (CCS), do Comando Geral da corporação.
Delegacia Móvel no Arraial de Nazaré
A Polícia Civil vai atuar na Operação Círio 2012 com 223 policiais, além do reforço durante toda a Quadra Nazarena. Entre os dias 14 e 28 de outubro, período conhecido como a Quadra Nazarena, a Polícia Civil vai instalar uma Delegacia Móvel no Arraial de Nazaré. A unidade policial vai funcionar 24 horas por dia, com o objetivo de orientar e informar as pessoas sobre o serviço policial realizado no local, além de prevenir possíveis desordens no espaço e realizar registros de ocorrências.
Durante as festividades da Quadra Nazarena, a Polícia Civil também vai reforçar os efetivos das seccionais de São Brás e do Comércio. Em São Brás, a equipe será formada por três delegados, três escrivães e 12 investigadores. A Seccional do Comércio vai funcionar com um delegado, um escrivão e seis investigadores. No sábado que antecede a grande procissão, dia 13, a Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM) dará início a uma operação especial, visando coibir a prática de crimes durante o período da procissão da Trasladação. A operação terá início às 18 horas e contará com a participação de 18 policiais civis e sete viaturas.
Ações de prevenção
O Corpo de Bombeiros vai atuar com cerca de 1.650 bombeiros militares, durante as 11 romarias oficiais do Círio 2012, iniciando no dia 12, com o traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré para o município de Ananindeua e encerrando com o Recírio, no dia 29. A Operação Círio 2012 da corporação envolve os serviços de prevenção e combate a incêndio, vistorias técnicas, salvamento, controle de pânico, atendimento de socorro de urgência e emergência, entre outras atividades.
Os Corpo de Bombeiros também vai realizar prevenções nas passarelas localizadas ao longo da avenida Almirante Barroso, BR-316 e rodovia Augusto Montenegro, durante o traslado para Ananindeua e na Romaria Rodoviária, no dia 13. Também haverá ações de prevenções no trapiche de Icoaraci (na saída da Romaria Fluvial); prevenção na Escadinha do Cais do Porto (na chegada da Romaria Fluvial) e prevenção no palanque presidencial na Estação das Docas, durante a procissão da Trasladação e na procissão do Círio de Nazaré, com um total de 135 militares trabalhando diretamente nas ações realizadas pela corporação.
Durante a quadra Nazarena, o Corpo de Bombeiros também vai atuar no serviço de prevenção no Parque de Diversões ITA e no Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), utilizando, diariamente, 12 militares, com apoio de viaturas de combate a incêndio e de atendimento pré-hospitalar. Ao longo de toda a operação a corporação vai utilizar viaturas de combate a incêndio, salvamento, atendimento pré-hospitalar, motos resgate, embarcações (lanchas e flex boat), viaturas de apoio (ônibus, Vans, Pick-Up, micro-ônibus), rádio HT (sistema de comunicação), hospitais de campanha, kit’s de primeiros socorros, além do apoio operacional do helicóptero do Grupamento Aéreo (Graesp), do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, que será utilizado, se houver necessidade, no transporte de vítimas.
No período de 12 a 14 de outubro, será instalado, no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), responsável pelo gerenciamento de todo o desenvolvimento da Procissão do Círio, dando suporte técnico para a coordenação da operação.
Procissões
Traslado para Ananindeua – sexta-feira (12)
O Corpo de Bombeiros vai atuar com 105 militares em viaturas durante a procissão da imagem da Virgem de Nazaré, da Basílica Santuário até Ananindeua, nas ações de prevenção nas passarelas e no local da missa, em frente à Igreja da Matriz, em Ananindeua. Durante a procissão do traslado os militares utilizarão viaturas de combate a incêndio, de salvamento, unidade de resgate, motos resgate e motos incêndio.
Romaria Rodoviária - sábado (13)
Trinta e sete bombeiros militares trabalharão neste dia nas viaturas disponibilizadas durante a procissão e nas ações de prevenção nas passarelas. Durante esta procissão serão utilizadas viaturas de combate a incêndio, de salvamento, unidade de resgate, motos resgate e motos incêndio.
Romaria Fluvial - sábado (13)
Cinquenta e seis bombeiros militares atuarão na Romaria Fluvial, com o apoio de cinco lanchas e vários equipamentos: três flex boat, tubos de salvamento, nadadeiras, cordas, coletes, boias circulares para resgate, equipamentos de mergulho autônomo e dependente.
Trasladação – sábado (13)
A corporação estará presente na procissão da Trasladação com 201 militares, nos serviços de prevenção, com apoio de macas, kit´s de primeiros socorros, aparelhos extintores e rádios de comunicação. O serviço de prevenção será dividido por Zonas de Prevenção (ZP), a fim de melhor desenvolver a estratégia de atuação da tropa e garantir o controle do efetivo: ZP 1 (Colégio Gentil Bittencourt até a avenida Presidente Vargas, no edifício Manoel Pinto da Silva); ZP 2 (edifício Manoel Pinto da Silva até a esquina com a avenida Boulevard Castilho França) e ZP 3 (esquina da avenida Boulevard Castilho França até a Catedral da Sé).
A queima de fogos promovida pelos sindicatos dos Estivadores e dos Arrumadores, na Boulevard Castilhos França e no Mercado de Peixe (Ver-o-Peso), na Trasladação, no dia 13, sábado, contará com um esquema especial de prevenção, com o apoio de viaturas de combate a incêndio e extintores. Vistorias técnicas serão realizadas antecipadamente pela equipe do Centro de Atividades Técnicas, do Corpo de Bombeiros.
Procissão do Círio de Nazaré – domingo (14)
O Corpo de Bombeiros contará com 350 militares nos serviços de prevenção durante a Procissão do Círio 2012. A tropa terá o apoio de macas, kit´s de primeiros socorros, aparelhos extintores e rádios de comunicação. O serviço de prevenção será dividido em quatro Zonas de Prevenção: ZP 1 (Catedral da Sé até inicio da avenida Presidente Vargas), ZP 2 (inicio da Presidente Vargas até o edifício Manoel Pinto da Silva), ZP 3 (edifício Manoel Pinto da Silva até avenida Generalíssimo Deodoro) e ZP 4 (Centro Arquitetônico de Nazaré).
Durante a procissão do Círio, a corporação atuará com equipe médica e de técnicos de enfermagem nos seguintes postos médicos: Posto 1 - Caixa Econômica Federal, na avenida Presidente Vargas; Posto 2 - sede social do Paysandu, na avenida Nazaré; Posto 3 - Hospital de Campanha, na travessa Dr. Moraes com a avenida Nazaré; Posto 3, no prédio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da área Metropolitana de Belém (Codem), na avenida Nazaré; e Posto 4 - Hospital de Campanha, no Largo do Redondo, na avenida Nazaré.

Texto:
Lene Alves-SEGUP

Dia das Crianças é celebrado com atividades culturais no Mangal das Garças
O dia 12 de outubro é especial para as crianças. A data anima a família e é comemorada com direito a presentes, guloseimas e passeios. É um dia de diversão, brincadeiras e muita animação. Além de ocorrer num feriado, este ano o Dia das Crianças é comemorado numa sexta-feira; o que faz da diversão uma prioridade.
Para celebrar essa data especial, o Parque Mangal das Garças realiza programação dedicada exclusivamente àquelas crianças que querem aprender mais sobre a preservação da natureza. A partir das 9h, no entorno do Memorial Amazônico da Navegação, a brincadeira vai ser a ordem do dia. Os Palhaços Trovadores vão apresentar o espetáculo “A Morte do Patarrão”: uma homenagem ao Círio que vai ensinar às crianças o valor das tradições e fazer uma grande brincadeira com os elementos da festa de Nossa Senhora de Nazaré. Um grupo de palhaços vai atrás de um pato para comer no Círio. Após fazer uma promessa, eles encontram o animal em um espetáculo de balé, mas uma surpresa os espera.
Os Palhaços Trovadores são um grupo inovador quando o assunto é a linguagem dos palhaços. Em Belém, eles foram os primeiros a trabalhar com esse tipo de espetáculo. O trabalho do grupo é voltado para a preservação da cultura popular local. “No espetáculo A Morte do Patarrão nós falamos sobre respeitar as tradições, os nossos costumes. É uma apresentação que sempre entra em cartaz no período do Círio, mas sempre atualizamos algumas coisas. A quadra nazarena é um ótimo período para chamar atenção para o que é nosso”, conta o diretor do grupo, Marton Maués.
As crianças também vão poder brincar com cores e desenhos durante a pintura facial. Elas vão se divertir e se surpreender com a quantidade de figuras que podem aparecer no rosto, após alguns traços de tinta. A atividade brinca com a criatividade das crianças. Elas vão poder sair do Mangal com pássaros, árvores e outros elementos da natureza pintados no próprio rosto.  
Em seguida, às 10h30, o grupo EXTRAordinários é o responsável pela brincadeira.  Eles vão animar o dia com jogos teatrais, cirandas e desenhos. “A ideia é fazer uma interação que não parta da disputa, nós valorizamos o coletivo. Vamos produzir um grande desenho sobre a fauna e flora amazônica com a ajuda de todas as crianças. Vamos enfatizar a questão da preservação ambiental e buscar o ‘reencantamento’ com o mundo, que é razão do nosso trabalho”, revela a produtora do EXTRAordinários, Mônica Gouveia. A integrante do grupo garante que quem participar das atividades vai se divertir muito e sair do Mangal das Garças encantado.
Curiosidade
O Dia das Crianças foi “criado” no Brasil na década de 20. Países de vários continentes também escolheram uma data para homenagear seus pequenos habitantes. Mas foi apenas em 1960, quando uma loja lançou um brinquedo para alavancar suas vendas, que a data passou a ser comemorada. De acordo com a presidente da Organização Social Pará 2000, Gabriela Landé, o Dia das Crianças é uma data muito importante a ser comemorada. “As crianças são o nosso futuro. Elas simbolizam a inocência, a pureza. A programação desse dia especial ocorre no Mangal, porque é um ambiente que propicia o contato com a natureza e busca criar, desde cedo, uma consciência ecológica. O Parque é voltado, principalmente, para as crianças e a programação do dia 12 é pensada com muito carinho para que todos se divirtam”.
As atividades do Mangal das Garças para o Dia das Crianças começam às 9h desta sexta-feira, 12. Mesmo no feriado, os espaços monitorados vão estar abertos e com entrada gratuita para as crianças. A programação ocorre no entorno do Memorial da Navegação. A entrada é franca.

Texto:
Isa Arnour -Pará 2000

Seduc credencia obras literárias com temática regional para publicação
Será encerrado nesta quinta-feira, 11, o prazo de credenciamento para o processo seletivo de obras literárias de escritores que produzam temáticas paraense e/ou amazônica como forma de valorização das temáticas regionais junto à Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 20 de dezembro. Aberto desde o dia 27 de setembro, o credenciamento das obras é gratuito e poderá ser feito na sede da secretaria, no Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Siebe).
Os autores ou pessoas jurídicas que tiverem o direito de publicação das obras literárias poderão credenciar quantas obras forem de seu interesse, desde que preencham os critérios e requisitos descritos em edital. Para a seleção, a comissão avaliadora levará em consideração quesitos como: originalidade no tratamento do tema; profundidade no tratamento do tema; uso criativo das figuras de estilo e apuro formal (originalidade). O edital com mais informações pode ser acessado no site da instituição: www.seduc.pa.gov.br ou pelos telefones: 3201-5095/3201-5130. O Siebe está localizado no primeiro andar do prédio sede da Seduc, localizado na rodovia Augusto Montenegro, Km 10, S/N.

Servidores da Seduc recebem Cheque Moradia
Servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) serão beneficiados nesta próxima quinta-feira, 11, às 8h30, com a entrega de mais de 400 Cheques Moradia. A cerimônia de entrega acontecerá no Auditório do Centro Cultural Tancredo Neves (Centur). O Cheque Moradia tem como objetivo possibilitar às famílias com renda de até três salários mínimos, construir, ampliar e/ou reformar suas casas, ficando a contratação e pagamento da mão de obra sob a responsabilidade do beneficiário. No caso da Seduc, desde 2003, quando o benefício foi criado, até hoje foram  entregues 7.726 Cheques. Com essa entrega, serão beneficiados 454 pessoas, sendo 229 ativos, 171 inativos, 47 do interior e 7 deficientes.

Rede Paraense de Controle ao Câncer lança concurso de ilustrações
A Rede Paraense de Controle ao Câncer (RPCC), coordenada pelo Hospital Ophir Loyola, torna público o concurso de Ilustrações com o tema “Câncer uma Questão de Vida”. O objetivo é  promover o protagonismo juvenil na luta contra o câncer, através do conhecimento e divulgação dos fatores de risco. Adolescentes regularmente matriculados em escolas  estaduais do ensino médio poderão participar nas seguintes categorias: cartum, caricatura, charge e quadrinho.
As ilustrações deverão ser entregues no período de 15 de outubro a 15 de novembro no protocolo do Hospital Ophir Loyola. As melhores serão utilizadas pela RPCC em materiais como folders, panfletos, cartazes, livretos e cartilhas. Os vencedores serão conhecidos no Dia Nacional de Combate ao Câncer,  27 de novembro, em evento no Hospital Ophir Loyola. O edital do concurso que faz parte do projeto “Riscos e Rabiscos pela Vida” encontra-se no site do hospital: http://www.ophirloyola.pa.gov.br.
A RPCC visa reduzir a incidência de câncer no estado do Pará, partindo do pressuposto de que o conhecimento e consciência da prevenção, no sentido de redução da exposição aos fatores de risco, podem reduzir a incidência da doença. As atividades da RPCC tem como foco a disseminação de informações sobre o câncer, seus fatores de risco, sinais, sintomas e formas de tratamento, por meio de palestras, oficinas educativas, cine fórum, roda de conversa, concursos de desenhos e redação e salões de arte temáticos, promovendo uma sensibilização da população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, relacionando hábitos saudáveis à ausência de doenças.

Texto:
Livia Soares-Ofir Loyola

Hospital Ophir Loyola inscreve
para a XXX Jornada do CET
e X Jornada de
Residência de Anestesia


O Hospital Ophir Loyola inscreve para XXX Jornada do CET do Serviço de Anestesia  e X Jornada da Residência de Anestesia do HOL que serão realizadas nos dias 11 e 12 de outubro no Hotel Sagres.O evento é comemorativo aos 30 anos de formação de anestesistas no Pará  pelo HOL e SAEPA. Informações : SAEPA -32498329 e Atual Eventos – 32301622.


Imagem de Nossa Senhora de Nazaré visita o Palácio dos Despachos








A Imagem Peregrina da padroeira dos paraenses visitou na manhã desta terça-feira, 9, os servidores públicos do Palácio dos Despachos, localizado na avenida Augusto Montenegro. O vice-governador Helenilson Pontes recebeu a imagem das mãos do padre Silvio Jacques, pároco da Basílica-Santuário de Nazaré e do diretor da Festa de Nazaré, Kleber Vieira.
Os funcionários do Palácio saudaram a Virgem de Nazaré com pétalas de rosa e cânticos. A banda da Polícia Militar acompanhou o trajeto da imagem que percorreu as dependências da instituição. No salão de eventos o padre Sílvio Jacques conduziu uma pequena celebração que contou com a participação dos servidores e com o coral da Governadoria do Estado. “Nós pedimos a Nossa Senhora que abençoe as atividades realizadas pelos funcionários desta instituição. Que ela também ilumine e abençoe o nosso governo e sua administração para que todos possam fazer o melhor pela população do Pará”, disse o pároco.
O vice-governador também deixou sua mensagem para os servidores e o povo do Pará. “Que a presença da Nossa Senhora de Nazaré seja a materialização daquilo que une os paraenses. Vamos pedir à virgem que nos ajude, nos abençoe e nos dê sabedoria. Que a fé do Círio se estenda durante o ano inteiro para que possamos cultivar o amor ao próximo e construímos juntos uma sociedade mais unida que promova fraternidade e paz”. Ao final da celebração, os servidores puderam chegar mais perto da imagem e tirar fotografias ao lado da santa.

Texto:
Bruna Campos-Secom


Encontro da qualidade reúne instituições parceiras
Nesta quarta-feira, 10, das 8h às 18h, a Fundação Hemopa promove o I Encontro de Qualidade do órgão, que tem o objetivo contribuir para a continuidade do desenvolvimento de tecnologias de gestão pela qualidade, assim como buscar a difusão de informações sobre o assunto. Participam do encontro autoridades e representantes de instituições parceiras.
A programação foi aberta oficialmente às 8h30, pela presidente da Fundação Hemopa, dra. Luciana Maradei , que fez o lançamento do Programa Hemopa.com – Círculos de Oportunidades de Melhorias e da segunda edição da Carta de Serviços. As referidas ações serão de grande importância para o refinamento dos processos internos e externos. A primeira tem a finalidade de reduzir custos e aumentar a produtividade por meio de sugestões repassadas pelos servidores e colabores. A Carta de Serviços atende decreto presidencial de 11/08/09, que dispõe sobre a simplificação no atendimento ao público, visando orientar e facilitar acesso aos serviços e produtos oferecidos pelo hemocentro, em respeito aos usuários.
Na sequência, houve as palestras “Tendências da Gestão de Pessoas: Gestão por Competências”, miunistrada pelo professor e especialista Gleydson dos Santos Silva, da Fundação Hemopa, e “Alinhamento Estratégico e Resultados na Administração Pública”, pela enfermeira Haley Maria Almeida de Sousa, do GESPÚBLICA/DF.
As atividades prosseguem durante a tarde com exposição de cases e serão encerradas com a entrega de medalhas aos voluntários do GESPÚBLICA.

Texto:
Vera Rojas-Hemopa

Procissões do Círio de Nazaré terão flores tropicais
Das propriedades de cinco agricultores familiares de Benevides, Região Metropolitana de Belém, virão as flores tropicais que vão decorar a maioria dos andores e altares do Círio de Nazaré deste ano. A ação está sendo coordenada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que assiste e incentiva o cultivo das flores tropicais por meio de cursos, oficinas e palestras motivadoras. Primeira instituição pública a firmar parceria com a diretoria da maior manifestação católica do mundo, a Emater oportuniza pela primeira vez que pequenos agricultores negociem sua produção diretamente com o esse público consumidor.
Orquídeas, bastão do imperador, alpínias, murta e folhagem, darão um motivo amazônico para as procissões da festa de Nazaré e já começam a ser usadas nesta sexta-feira (12). A escadinha localizada na Praça Pedro Teixeira, na chegada da Romaria Fluvial receberá murta. A folhagem verde de tamanho pequeno e de arquitetura que valoriza a ornamentação também será usada no altar do colégio Gentil Bittencourt durante a missa da Trasladação e no altar do Catedral da Sé durante a missa do Círio. Orquídeas brancas também enfeitarão a berlinda que conduzirá a imagem da santa, no traslado para o município de Ananindeua.
O produtor Carlos Alberto de Oliveira, que há 12 anos se dedica ao cultivo de flores, disse que esse é um momento muito importante, tanto pelo valor religioso, quanto pela divulgação do trabalho desenvolvido pelos floricultores. “Essa é a primeira vez que teremos oportunidade de ter as nossas flores mostradas ao mundo inteiro e ainda enfeitando as procissões de Nossa Senhora de Nazaré. A presença da Emater é fundamental nesse processo”, confirmou Carlos Alberto.
O corte das flores para a Festa de Nazaré começa a ser realizado no início da manhã desta quinta-feira (11). Todo o material colhido recebe limpeza e hidratação, o que permite agregar qualidade e manter a planta viçosa e durável. “Após o corte, sem tratamento, a flor acelera a desidratação. O processo técnico vai garantir um período maior de vida a planta”, disse Ailson Cardoso, geógrafo da Emater.
Um diagnóstico georreferenciado da Emater indica que Benevides é o maior produtor de flores no Pará, com 32 agricultores trabalhando ativamente. A meta da Emater é alcançar e incentivar 50 produtores dedicados à cultura, até 2014 no município. O cultivo de flores chega a render pelo menos 50% de retorno financeiro.

Texto:
Iolanda Lopes-Emater

Belém sedia entrega do Prêmio Finep 2012
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) promove no próximo dia 24, a entrega do Prêmio Finep de Inovação 2012 – Região Norte. Na ocasião, o titular da Secti, Alex Fiúza de Mello, e um representante da Finep farão o anúncio dos vencedores. A premiação acontece no Espaço Cultural São José Liberto, a partir das 20h. Foram recebidas 37 inscrições de seis estados que compõem o Norte do país, sendo 8 do Pará, 22 do Amazonas, 4 do Tocantins, 1 do Amapá, 1 de Rondônia e 1 de Roraima.  Os primeiros colocados regionais em cada categoria participarão automaticamente da disputa nacional. O julgamento regional é feito de forma não presencial, via internet (exceto a categoria Inventor Inovador).
Em sua 15ª edição, foram inscritos no Prêmio Finep 588 projetos, um aumento de 56% em relação a 2011. Este ano, o prêmio será concedido em dinheiro. Serão disponibilizados valores de R$ 100 mil a R$ 600 mil para os primeiros colocados regionais e nacionais de cada categoria, totalizando cerca de R$ 9 milhões. Até 2011, a Finep concedia aos vencedores recursos não reembolsáveis, cuja liberação ficava condicionada à apresentação de um projeto de ciência, tecnologia e inovação.

Hemopa sedia encontro de qualidade
Nesta quarta-feira (10), de 8h às 18h, a Fundação Hemopa promoverá o I Encontro de Qualidade, que tem o objetivo de contribuir para a continuidade do desenvolvimento de tecnologias de gestão pela qualidade, assim como buscar a difusão das informações geradas sobre o assunto. O evento deverá contar com cerca de 50 pessoas, entre autoridades e representantes de instituições parceiras. O encontro será aberto oficialmente às 8h30, pela presidente da Fundação Hemopa, Luciana Maradei , que fará o lançamento do Programa Hemopa.com – Círculos de Oportunidades de Melhorias e da segunda edição da Carta de Serviços.
As referidas ações serão de grande importância para o refinamento dos processos internos e externos. A primeira tem a finalidade de reduzir custos e aumentar a produtividade por meio de sugestões repassadas pelos servidores e colaboradores. A Carta de Serviços atende decreto presidencial de 11/08/09, que dispõe sobre a simplificação no atendimento ao público, visando orientar e facilitar acesso aos serviços e produtos oferecidos pelo hemocentro, em respeito aos usuários. O evento será encerrado com entrega de medalhas aos voluntários do Gespública.

Emater capacita piscicultores de Baião

Trinta piscicultores de cinco comunidades agrícolas tradicionais de Baião, no Baixo Tocantins, participarão, este mês, de dois eventos de capacitação promovidos pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). No dia 18 o grupo assistirá, no auditório da Emater, à palestra Desenvolvimento da Piscicultura de Baião, proferida pela engenheira de pesca Ionete Castro, da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq). No dia 18, todos farão visita técnica a duas propriedades atendidas pela Emater nas comunidades Limão e Igarapezinho, onde as espécies tambaqui e tambacu vêm sendo criadas com sucesso em viveiros escavados.
“A palestra e as visitas são para conscientizar o produtor sobre a importância das orientações científicas. Ainda existe muita resistência deles em relação, por exemplo, à correção da água e ao número ideal de alevinos. Se não houvesse superpovoamento dos viveiros, por exemplo, e a água recebesse tratamento, a produtividade poderia até dobrar”, explica o técnico em piscicultura da Emater Ronald Reis.
Segundo ele, ainda, como a piscicultura é recente no município, tendo se iniciado em 2010 a partir do incentivo da Emater, com o objetivo de ajudar mandiocultores a diversificar as atividades, o modelo de cultivo ainda é de subsistência: mais de 70% da produção são consumidos pelas próprias famílias; apenas o excedente é vendido. A proposta da Emater é estruturar comercialmente a cadeia produtiva.
Hoje, em média, cada piscicultor mantém apenas um viveiro, do qual retira pontualmente um ou outro peixe, para alimentar a família, e pesca em grande quantidade apenas uma vez por ano (cerca de 300 quilos), aproveitando a oportunidade de venda da Semana Santa. “Em um sentido inicial, a piscicultura já vem garantindo segurança alimentar. O momento agora é transformar o processo para que também garanta renda”, diz Reis.

Texto:
Aline Miranda-Emater

Secretário de Turismo fala sobre o Círio
Adenauer Góes, secretário de Estado Turismo do Pará será o entrevistado desta terça-feira, dia 09, no programa Sem Censura Pará, da TV Cultura, canal 2, às 14h. Na pauta, todos os detalhes da grande festa do povo paraense, o Círio de Nazaré. Outros assuntos que marcam a alta temporada para o turismo no Pará também vão ser abordados por Adenauer, que aponta um incomparável aquecimento da economia paraense neste segundo semestre. No domingo do Círio, dia 14, Adenauer também participa ao vivo da transmissão especial do Círio de Nazaré da TV RBA, canal 13, em Belém, às 8h.
Juntamente com Socorro Costa, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer comanda ainda uma ampla cobertura nacional e internacional do Círio de Nazaré. Os jornalistas começam a desembarcar em Belém nesta terça-feira, dia 10, e só partem no próximo dia 16. No roteiro do press trip, coordenado pela Diretoria de Marketing, através da Gerência de Comunicação da Paratur, além do Círio estão os principais pontos turísticos da capital. Entre os veículos de comunicação convidados pela Paratur e Setur, estão a revista Visão Vida e Viagem, de Portugal, Jornal Tijd Ware, do Suriname, Discovery Channel, a revista Voe Trip, o Jornal Brasilturis, Globo News. Do Amazonas vem Programa Interagindo, do Canal 21 Net. Outro convidado é o Jornal Tema, de Santos (SP), além de documentaristas e cineastas alemães.

Santa Casa oferece curso de famacovigilância em neonatologia
A disponibilidade de produtos farmacêuticos seguros e eficazes no mercado tem melhorado o gerenciamento tanto de doenças agudas quanto crônicas e contribuído sobremaneira para aperfeiçoar a duração e a qualidade de vida de seus usuários. Pensando nisso, a Santa Casa do Pará ofereceu ao corpo técnico do setor neonatologia o curso de farmacovigilancia em neonatologia. Segundo Dociana Formigosa, da Gerência de Risco, o evento busca capacitar os profissionais da neonatologia da Santa Casa na identificação e notificação de erros e eventos adversos. “É a primeira turma, serão dois dias de conhecimentos para dispor de medidas mais efetivas para garantir a segurança dos medicamentos no hospital”, disse Dociana Formigosa.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a Farmacovigilância é a ciência relativa à detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados a medicamentos, tendo como alvo os efeitos adversos, a inefetividade terapêutica, interação medicamentosa, erros de mediação, danos por uso off label - (medicamento utilizado de forma diferente daquela descrita na bula), uso abusivo e desvio de qualidade de medicamentos.

Acadêmicos de Turismo conhecem o Hangar
Um grupo de 38 alunos do Curso Técnico em Turismo e Hospitalidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPA, do campus sediado no município de Vigia, participaram de uma visita monitorada ao Hangar Convenções e Feiras da Amazônia na última segunda-feira. Os estudantes, que estão no último semestre do curso, conheceram todos os espaços e a dinâmica do complexo de eventos, considerado um dos maiores e mais bem equipados do País, e cuja criação representou um grande impulso ao setor do turismo no Estado. As visitas monitoradas ao Hangar são feitas através de agendamento pelo email comunicacao@hangarcentrodeconvencoes.com.br.

Música na Escola apresenta o Quarteto Pará
A Fundação Carlos Gomes promove nesta terça-feira (9) a partir das 14h, mais uma sessão do projeto Música na Escola, com o grupo de inspiração jazzística Quarteto Pará, com coordenação do instrumentista de Luciano Andrade, que fará um repertório clássico de compositores americanos e brasileiros como Milton Nascimento e Tom Jobim. No intervalo entre uma e outra obra os componentes do grupo fazem comentários sobre o repertório e os instrumentos utilizados para essa formação. Será na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antonia Paes da Silva, localizada no bairro da Condor.

Credenciamento para o Palanque da Estação das Docas no Círio de Nazaré
Informamos aos veículos de comunicação que a entrega das credenciais para o palanque das autoridades na Estação da Docas já está liberada e pode ser retirada na Secretaria Estado de Comunicação, localizada na Rod. Augusto Montenegro Km 09 s/n - Palácio dos Despachos, no horário de 9h as 16h até o dia 11.

Servidores da Sema recebem visita da imagem peregrina
Servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) lotaram o auditório do órgão na última segunda-feira, 8, para receber a imagem peregrina oficial de Nossa Senhora de Nazaré. O encontro com a padroeira dos paraenses teve a participação do Grupo musical “Cantando a Vida”, formado exclusivamente por servidores da Sema, que preparou um repertório especial para homenagear a Virgem. A programação da Sema pelo Círio terá continuidade no dia 9, com uma procissão no Parque do Utinga (Peut). O encerramento se dará com uma missa no auditório da Universidade Estadual do Pará (Uepa), no dia 10. Este foi o primeiro ano que o órgão recebeu a visita da imagem peregrina.

Jurados da Romaria Fluvial
Já estão confirmados os nomes dos cinco jurados do concurso das embarcações promovido pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) para a 24º edição da Romaria Fluvial do Círio de Nazaré, que acontece no próximo sábado, 13. Entre os nomes estão Catarina Tancredi, professora da UFPA; Edilberto Pamplona, coordenador do Curso de Design do IFPA; Emanuel Franco, coordenador da Galeria de Arte “Graça Landeira”, da Unama; Esperança Bessa, editora da revista Diário do jornal Diário do Pará, e Kátia Corrêa, jornalista e apresentadora da TV Liberal. Serão premiados os primeiros, segundos e terceiros colocados nas categorias embarcação regional e outras embarcações e as ornamentações feitas para cada uma delas.


Produtores do Pará recebem mudas de bananeira resistente à doenças
A garantia da qualidade e variedade da banana produzida no Pará é o que busca a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) com a distribuição, aos produtores regionais, de mudas de uma espécie de bananeira resistente às principais doenças da plantação. Cultivada em laboratório pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a BRS Conquista tem alta produtividade, podendo atingir até 48 toneladas por hectare.
O fomento é feito nos principais polos produtores das regiões nordeste, sudoeste e sudeste com apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal (Ideflor) e prefeituras. A distribuição de 50 mil mudas de banana maçã ou branca vai aumentar a área plantada no Estado, que hoje é de 41,7 mil hectares. A banana branca é altamente suscetível à Sigatoka Negra, Sigatoka Amarela e especialmente ao Mal do Panamá, doenças que limitam o aumento da produção.
A BRS Conquista é resistente a todas essas doenças e deverá contribuir para o desenvolvimento do agronegócio da banana no Pará. Em Altamira, Medicilândia e Novo Repartimento, na rodovia Transamazônica, a bananeira é usada no sombreamento do cacau. Hoje o Pará é o sexto maior produtor brasileiro de banana, com 540 mil toneladas.
Os municípios que mais produzem, especialmente a banana prata, são Novo Repartimento, Uruará, Trairão e Medicilândia, no sudoeste, mas o principal polo exportador é o sudeste paraense. Em função da proximidade, o escoamento é feito preferencialmente para a região Nordeste do país e não para Belém, onde cerca de 90% da fruta consumida vêm da Bahia, Pernambuco e Ceará.                          

Texto:
Leni Sampaio-Sagri

Resultado das eleições
municipais
mostra a força do PSDB,
destaca Rodrigo de Castro
 

O secretário-geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG), comemorou o desempenho geral da legenda nas eleições municipais de domingo (7). O partido conquistou a prefeitura de 692 municípios no primeiro turno, segundo o último levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o Instituto Teotônio Vilela (ITV), 19 milhões de brasileiros estarão sob gestão tucana nos próximos quatro anos. Leia mais


Apuração das urnas confirma partido como poderosa oposição ao governo petista, avalia ITV

Encerrada a apuração dos votos em todo o país, fica clara a força poderosa do PSDB na oposição ao governo petista. A avaliação é do Instituto Teotonio Vilela, órgão de estudos políticos do PSDB. “O partido conquistou o segundo maior número de prefeituras e está no segundo turno em 18 das 50 cidades onde haverá nova rodada. Mesmo há dez anos afastado do poder federal, os tucanos conquistam obtêm votações expressivas, conquistam cidades importantes e continuam sendo depositários da confiança do eleitor que acredita que a política não pode e nem deve ser transformada num vale-tudo”, destaca a análise presente na Carta de Formulação e Mobilização Política desta segunda-feira (8). Leia mais


Eleito em Maceió, Rui Palmeira diz que buscará apoio por mais investimentos para a capital

Com 57,41% dos votos válidos, o deputado federal Rui Palmeira (AL) foi eleito prefeito de Maceió nas eleições de domingo (7). O tucano comemorou a vitória e disse que buscará o apoio do governo federal para levar mais investimentos para a capital alagoana. A informação é do portal “G1”. Jurandir Boia (PDT) ficou em segundo lugar, com 12,72% dos votos. Leia mais


Carlaile Pedrosa retorna à prefeitura de Betim com votação histórica

O deputado Carlaile Pedrosa (MG) obteve a maior votação da história de Betim, quinta cidade mineira em população. O tucano já havia governado o município por dois mandatos consecutivos (2001 a 2008) e foi eleito prefeito nesse domingo (7) com 68,09% dos votos válidos. Carlaile obteve 135.797 votos e bateu o recorde de 2004, quando recebeu 95 mil. A atual prefeita Maria do Carmo Lara (PT) teve sua administração rejeitada e levou 72 mil votos a menos que Carlaile, conseguindo a confiança de apenas 31% do eleitorado. Leia mais


Em Praia Grande, Alberto Mourão sai vitorioso com 62% dos votos

Em 2013, o deputado Alberto Mourão (SP) assumirá pela quarta vez a prefeitura de Praia Grande, cidade do litoral paulista. O tucano teve 62% dos votos válidos e comemorou a vitória com a garantia de priorizar áreas como segurança, saúde, educação e mobilidade urbana. Mourão recebeu mais de 78 mil votos e o segundo colocado, Alexandre Cunha (PT), teve apenas 46 mil, ou 36%. Leia mais


Parlamentares disputam 2º turno em Belém, Ribeirão Preto, Campina Grande e Jundiaí

Em quatro cidades com mais de 200 mil eleitores deputados federais do PSDB vão disputar o segundo turno, marcado para 28 de outubro: Zenaldo Coutinho (PA) em Belém; Duarte Nogueira (SP) em Ribeirão Preto; Romero Rodrigues (PB) em Campina Grande e Luiz Fernando Machado (SP) em Jundiaí (SP). Na capital do Pará, Zenaldo conquistou 237,2 mil votos, o equivalente a 30,67%. A disputa foi acirrada com Edmilson Rodrigues (PSOL), que ficou com 32,58%. Leia mais


Marcus Pestana ressalta fortalecimento do PSDB mineiro após 1º turno

O presidente do PSDB-MG, deputado Marcus Pestana (MG), comemorou nesta segunda-feira (8) o resultado positivo obtido pelo partido no estado. A legenda elegeu prefeitos em 142 municípios mineiros e foi a que mais conquistou prefeituras na região. O bloco do PSDB com as siglas aliadas conquistou vitória em cerca de 80% das cidades. “O PSDB sai fortalecido. Mais uma vez a liderança do senador Aécio Neves e do governador Antonio Anastasia é confirmada”, afirmou Pestana. Leia mais


Julgamento do mensalão: cúpula do PT deve ser condenada nesta semana

Semana decisiva para o trio petista José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino. O julgamento do mensalão do PT será retomado amanhã e a previsão é que o resultado sobre os casos dos políticos que integravam a cúpula do partido no governo Lula saia ainda esta semana. É grande a convicção de que os três serão condenados por corrupção ativa. Destaque para a situação de José Dirceu, ex-ministro do governo Lula acusado de comandar o esquema de compra de votos no Congresso. Leia mais


Tucanos não eleitos agradecem o apoio conquistado nas cidades

Apesar de não terem sido eleitos, os deputados Otavio Leite (RJ), Rogério Marinho (RN), Reinaldo Azambuja (MS) e Marco Tebaldi (SC) agradeceram os votos conquistados nas eleições municipais. “Agradeço a todos que estiveram com nossa campanha neste espaço e os que nos honraram com seu voto. Valeu o apoio e trabalho. Vamos em frente”, escreveu Marinho no Twitter. Leia mais


Nota sobre o estado de saúde do presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra

O paciente Sérgio Guerra continua internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Santa Joana após uma Gastroenterite Aguda seguida de desidratação e Insuficiência Renal. O quadro gastrointestinal cedeu. Encontra-se, temporariamente, realizando hemodiálise, os procedimentos não apresentaram intercorrências. Permanece em quarto privado, em companhia de familiares. Leia mais


Kaefer considera positiva performance do partido e defende mobilização para avançar ainda mais

As vitórias de candidatos do PSDB ou com o apoio do partido no primeiro turno em capitais importantes, bem como as participações de tucanos em disputas do segundo turno em outras oito, foram consideradas expressivas pelo deputado Alfredo Kaefer (PR). Leia mais


Artigo: Vitória da democracia, por Rodrigo de Castro

O PSDB se consolida no primeiro turno das eleições municipais de 2012 como um partido vitorioso. Conseguimos conquistar centenas de prefeituras, incluindo cidades grandes e de médio porte; elegemos um número expressivo de vereadores e incrementamos nosso voto na legenda. Mas, além das conquistas eleitorais, nos definimos como vitoriosos por termos conseguido reverberar nossa mensagem para os brasileiros. Leia mais


Direto do Twitter, com os deputados Luiz Nishimori (PR), Domingos Sávio (MG), Marcus Pestana (MG), Alberto Mourão (SP), Rui Palmeira (AL) e Mara Gabrilli (SP)


Estratégia é pedir, ao fim do julgamento do mensalão, que o STF deter­mine medidas de cautela para evitar que os réus condenados escapem do cumprimento da pena de prisão
Destaques do site

Até agora, quatro dos 10 ministros do STF já votaram; três pela condenação

Intenção do ex-ministro é fomentar um movimento político em seu favor

Ex-deputado comparou ação da imprensa no caso mensalão com a tortura na época da ditadura

Réu se aposentou como analista legislativo e com proventos integrais

Imagem do dia

Destaques da imprensa


No twitter


Frase do dia

"Fala-se muito de novidade no Brasil. A grande inovação hoje em dia é a corrupção levando gente à cadeia, é a impunidade que começa a acabar"
José Serra, candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo

Postar um comentário

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...