Total de visualizações de página

sábado, abril 21, 2012

ALGUÉM SE LEMBRA DESSE NOME “JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER”, EU APOSTO QUE O NOME NÃO, MAIS O FERIADO 21 DE ABRIL. AI ESTA UM RESUMO DA HISTORIA DE GRANDE GUERREIRO.

Marcelo
 Auad


Por que ele era chamado Tiradentes? Tiradentes trabalhou como dentista, após aprender essa profissão com seu padrinho, que era cirurgião-dentista. Mas o curioso é que, apesar do apelido, ele não gostava de arrancar dentes e preferia prevenir os pacientes para que os dentes fossem conservados. Ele foi um dentista inovador, pois implantava dentes esculpidos por ele mesmo, usando suas habilidades de joalheiro. Quem foi Joaquim José da Silva Xavier? Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, nasceu no Estado de Minas Gerais em 1746. Ele perdeu os pais quando ainda era criança e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, que é atualmente chamada de Ouro Preto. Aos 18 anos, entrou para a carreira militar e foi soldado da cavalaria. Ele também tinha conhecimentos de mineração, hidráulica e joalheria. A Inconfidência Mineira Tiradentes já havia declarado que estava descontente com o governo português quando se envolveu com a Inconfidência Mineira. Este foi o movimento que aconteceu em 1789, em Vila Rica, visando a libertação do Brasil da Corte Portuguesa. Após viajar para o Rio de Janeiro, onde Tiradentes teve contato com novas ideias vindas da Europa, ele voltou para Vila Rica e começou a divulgar o movimento.


Mas o coronel Joaquim Silvério dos Reis denunciou o movimento, porque ele estava devendo ao governo e, assim, não precisaria mais pagar a dívida. Com isso, todos os integrantes do grupo foram presos, e Tiradentes passou três anos preso no Rio de Janeiro, onde assumiu sozinho a responsabilidade da conspiração, livrando os outros condenados. A sentença de Tiradentes foi à morte. Ele morreu enforcado no dia 21 de abril de 1792, no campo da Lampadosa, onde é hoje a Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro. Mesmo assim, o movimento teve seu efeito, já que trinta anos depois o Brasil se tornou independente de Portugal. Em 1822, Tiradentes foi reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira e, a partir de 1890, passou a ser considerado herói nacional.



Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...