Total de visualizações de página

sexta-feira, dezembro 31, 2010

AMIGOS DO JURUNAS

XXVI  Encontro De Amigos de Infância do Jurunas
   

 Queridos Amigos e Queridas Amigas!!!!

     Há momentos como esse, por exemplo, em que, ficamos naquela hesitação ante a indagação que se impõe: afinal devemos tratar-nos de amigos ou de irmãos? Qual a expressão mais indicada, mais pertinente, ou até mais própria, para o nosso caso? Vejo que o mais prudente, é deixarmos todos bem a vontade, posto que, não há como negar-se que a proximidade de uns com os outros,jamais fugirá ao que se constata entre, não só os seres humanos, como também, nos, propriamente, denominados, de animais, justamente, por não serem semelhantes aos humanóides.
      O fato, é que rumamos para o nosso XVI Encontro e Amigos de Infância do Jurunas, em  uma efeméride, que se personalizou como um evento sem similar em Belém, e que, reúne, tantos quantos, tiveram a benção, e podemos afirmar, a felicidade de nascer e se dimensionar no Bairro do Jurunas, tendo como maior riqueza e base, os desafios de uma infância e juventude sem o denominado berço de ouro.

Na realidade o berço que nascemos foi de diamantes, todavia, só o conceberíamos como tal, após vencermos todos os obstáculos, que se nos apresentaram em nossa trajetória de vida. Hoje  contemplando o nosso ontem, concebemos que Deus foi absolutamente perfeito ao privar-nos da fausteza material, substituindo-a, porém, pela cachoeira de prazer e alegrias, de momentos amorosos, fraternos, que nos conduziria a madureza da vida, a construir assim as nossas vidas,sob a base sólida da honradez, na força dos conhecimentos hauridos de forma determinada, vencendo, com postura modelar,  os descaminhos do infortúnio e fazendo-nos membros de uma família que jamais se separou: A Família dos Amigos de  Infância e Juventude do Bairro do Jurunas.

     
     Assim sendo, como sempre destacamos, a nossa família, está aguardando-lhe para abraçar a sua família. Bem Vindos! Ao XXVIº ENCONTRO DE AMIGOS DE INFÂNCIA DO JURUNAS.
                                                PROGRAMAÇÃO
DIA 08/01/2011:(sábado)
20:00h :Missa De Ação De Graças Na Paróquia de Santa. Terezinha.
DIA 09/01/2011(domingo) -  XXVI ENCONTRO
LOCAL: Sede campestre da Policia Federal,  Bairro Tenoné. Próximo ao fim de linha do ônibus  Tenoné.
Atenção: Almoço com Serviço de Buffet, Preço Popular de R$ 15,00 (Quinze Reais) por pessoa.   
                                           
OBS: este convite já é o oficial, vamos tentar enviá-lo no serviço porta a porta para todos, na medida do possível, todavia, todos amigos e amigas de infância do Jurunas,de nossa geração, já estão convidados(as). Este comunicado é  para fortalecer a lembrança deste dia já tradicional para nós.  Haverá musica dançante  com teclado e voz.

                        A COORDENAÇÃO
       HAROLDO, ORLANDO, MANGUEIRA, LEO CIROTÔ, CÉLIA, RUI,CRISTINA, MARISA FABIANI, LOURIVAL MACEIO, SELMA, SOCORRINHO, ANTONIO SINIMBU, SUELI,PAULO MACEIO, GUILHERME TADEU,VIVEKANADA AMORIM, LUCIA COELHO,SOCORRO RIBEIRO.

PEDIDO DO SUPLENTE DO SENADOR FLEXA RIBEIRO, NICIAS RIBEIRO

Vamos ajudar o nosso amigo que é jurunense. Acesse o site e voto para Elegê-lo. Contamos com você.

CARNAVAL 2011

RANCHO TÁ FORA DO CARNAVAL 2011?

Impasse na renovação do carnaval paraense faz com que o Rancho tome iniciativa de não aceitar a Fumbel como coordenadora do Carnaval 2011. A Escola jurunense quer seriedade no evento, mas secretaria da Prefeitura, vem tratando o assunto mais como política do que a realidade e seriedade de como se deve tratar o carnaval.

O prefeito recebeu a carta
mais ainda não se pronunciou
sobre a questão, por
estar viajando. Ao lado, o presidente da
Fumbel, Raimundo Pinheiro
A direção do Rancho enviou ofício para o prefeito Duciomar Costa semana passada, e aguarda posicionamento do prefeito. Eis na íntegra o ofício enviado ao prefeito:
--------------------------------------


Ofício n° 052/2010                                                                          Belém, 28 de Dezembro de 2010


Ao

Exmo. Sr. Dr
DUCIOMAR COSTA
DD. PREFEITO MUNICIPAL DE BELÉM
NESTA


Senhor Prefeito,

O G.R.B.J RANCHO NÃO POSSO ME AMOFINÁ entidade social, cristã e carnavalesca, fundada em 31 de Janeiro de 1934, com trabalhos social, artístico e cultural nesta cidade de Belém, especificamente no segmento cultura popular, vem através deste expor o que segue abaixo.
Primeira escola de samba do estado, o Rancho participa assiduamente das programações carnavalescas, promovidas pelo Poder Público Municipal, em especial os concursos oficiais, tendo neste ano se tornado vice-campeão; com isto o Rancho contribui de sobremaneira para o engrandecimento desta manifestação popular, visto que a partir do inicio da sua administração, ficou patenteado o norteamento que vosso governo implantou, através da Fumbel, para dar novos rumos a política cultural de nossa cidade, elevando conceitos e valores, com prioridade para o nosso regional, prestigiando o que melhor existe em nossas manifestações populares, numa fusão bastante salutar, inteligente e coerente com novas programações diferenciadas, tornando a nossa Belém centro das atenções no período das folias de Momo, podendo-se até denominar de uma verdadeira “SIMBIOSE CULTURAL”, motivo pelo qual parabenizamos a todos que fazem parte deste Governo.
Com a aproximação das eleições do corrente ano, o então Presidente da FUMBEL, Sr. Raimundo Pinheiro, licenciou-se do cargo por causa de Lei eleitoral, e precisamente no mês de julho a presidência foi ocupada pelo Sr. Leno, havendo também mudança na diretoria do DEAC, assumindo a direção a Sra. Itamar Oliveira, mais conhecida como TETÊ, nos meios culturais de nossa cidade, o que desgostou por demais o segmento do carnaval, uma vez que a referida senhora, além de presidente de agremiação carnavalesca (Escola de Samba da Pratinha), foi presidente da associação denominada de AQUANTO, que promoveu o concurso que escolheu a quadrilha que representaria o nosso Estado em concurso nacional, que se realizou no Acre, no qual foi vencedora a quadrilha Encanto da Juventude, do bairro do Guamá e que faz parte da ONG Tradição Guamaense, cujo presidente é o Dr. Hélio João Martins e Silva, que defendeu juridicamente a referida quadrilha, numa ação contra a FUMBEL, para fazer com que a mesma participasse do São João 2010, suspensa que foi pela própria FUMBEL no concurso de quadrilhas de 2009, por atitudes grosseiras, indecorosas, chegando inclusive a chutar o troféu recebido, por não concordar com a sua colocação no referido concurso então; pois bem o mesmo Dr. Hélio é o Assessor Jurídico da AQUANTO, e a quando da realização do concurso promovido pela referida associação prejudicou de sobremaneira as agremiações concorrentes através de suas decisões, de forma tendenciosas a quadrilha Encanto da Juventude, isto com a anuência da Sra. TETÊ.
Em vista destes fatos que relatamos acima, o CD do Rancho juntamente com a Diretoria Administrativa , em reunião com todos os seus membros, resolveram emitir Nota de Repúdio, pelo acontecido em prejuízo da sua quadrilha e considerar o Dr. Hélio “Personna Non Grata” a esta agremiação (documento em anexo); portanto Sr. Prefeito o Rancho foi partidário da premissa de se fazer a Cogestão do carnaval a partir de 2011, tendo como parceira a BELEMTUR, uma vez que a FUMBEL além de sempre ter colocado obstáculos neste formato para o carnaval, muitas vezes usando até o nome de Vossa Excelência,   também não teria a devida credibilidade alguns de seus servidores, pelos motivos já expostos.
Quando o senhor acenou com a possibilidade deste novo formato, acendeu uma luz no fim do túnel, para a tentativa de melhoria, não só da organização dos nossos desfiles, como também da parte estrutural dos mesmos, e, quem sabe até da viabilidade de aumento de subvenção para as agremiações.
Senhor Prefeito, tudo que queríamos (agremiações) era podermos administrar os nossos desfiles em parceria com o órgão que escolhemos, pois foi vossa solicitação que fosse de maneira total, incluindo não só Belém como também os distritos que tivessem concursos oficiais, o que aliás foi feito de nossa parte. Na realidade Dr. Duciomar, nós carnavalescos não queríamos tomar o carnaval do Poder Público, apenas  administrar os nossos próprios desfiles, hoje na forma de cogestão e, quem sabe num curto espaço de tempo, estarmos administrando-os totalmente, tendo como a grande alavanca deste processo, a sua permissão e a sua credibilidade em nossos propósitos.Creia-nos Senhor Prefeito, entraríamos para a história do carnaval de Belém. De repente todos os sonhos, conversas e projetos a serem elaborados e com certeza executados, sempre com pé no chão,acabaram-se quando chegou ao nosso conhecimento, que Vossa Excelência voltou atrás em sua decisão de conceder a cogestão em parceria com a BELEMTUR. Realmente foi um choque, e nós carnavalescos sentimo-nos com a sensação de termos levado um golpe fatal. Que pena Dr. Duciomar.
Senhor Prefeito, em vista da exposição acima citada, os poderes do Rancho Não Posso Me Amofiná, decidiram em reunião não participar do carnaval, promovido pela Prefeitura de Belém através da FUMBEL, enquanto esta Fundação tiver como gestores os seus atuais dirigentes. Esperamos que entenda o nosso posicionamento, estando a disposição de Vossa Excelência, para melhores esclarecimento.
Sendo só o que se apresenta para o momento, reiteramos protestos de elevada estima e consideração em apreço 
Atenciosamente

            


                                                             
  Maria Sueli Russo Brasil
Presidente da A. Geral  
                      
  Luiz Dias Lopes 
   Presidente do CD

João Monteiro Vidal
         Presidente Administrativo 

                         

UMA FORMA DE SE EVITAR ASSALTO


Enquanto não se muda as leis, o jeito é ser criativo para evitar se assaltado

TEM QUE SER ANO DE MUDANÇA NO ESPORTE

Que no Campeonato Paraense Remo e Paysandu e agora com o retorno da nossa querida Águia, a Tuna, os nossos clubes se reorganizem e galguem novamente o cenário nacional futebol. Chega de passarem por simples clubinhos.


O Papão na telinha e o Leão, na quarta divisão.
Pô que coisa chata!


EX-REMISTAS


Uma prova disto, é que vem acontecendo a migração
 de torcedores principalmente remistas para o Paysandú,
 no caso dos amigos Serginho Vidal e Pagodeiro,
 ambos do Rancho Não Posso Me Amofiná

O CORREIO JURUNENSE RECEBEU E SE FARÁ PRESENTE

Para a posse do Governador Simão Jatene,
neste dia 1º de janeiro de 2011, Dia Mundial da Paz

NATUREZA


QUE BELO EXEMPLO, MAIS
UMA PROVA DE QUE DEUS EXISTE


Aconteceu nos Estados Unidos. Um fotógrafo ia passando no momento exato quando um pássaro se agonizava na pista de rolamento de uma avenida. A sua parceira havia caído no vôo, e ele no intuito de socorrê-la, fez de tudo, até ir buscar alimento e dá-la no bico. Mas não foi o suficiente. Quando ele sentiu que a sua parceira havia falecido, ele caiu em desespero e chorou.
É uma prova de que não devemos menosprezar sequer uma pedra no caminho da gente, pois se ela não tivesse importância nas nossas vidas, Deus não havia criada. Portanto, que este exemplo da natureza sirva de exemplo para que as pessoas que viveram principalmente no Jurunas, momentos de solidariedade no período natalino, não esqueçam no seu dia-a-dia de repetir este belo gesto não só o vivido por estes pássaros, mas nos momentos solidários que o próprio CORREIO JURUNENSE registrou nas festas de final do ano passado.
FELIZ 2011




quarta-feira, dezembro 22, 2010

CONFRATERNIZAÇÃO DO PARAVIDDA
O Paravidda realizou na manhã de hoje, quarta-feira, dia 22 de dezembro, a tradicional festa de confraternização das famílias e filhos portadores do vírus HIV. A festa foi na sede do São Domingos gentilmente cedida pela sua direção.
VAREIRINHA REALIZOU
 PRÉ-REVEILLON
EM PROL DO
 PARAVIDDA
Foi no sábado, dia 18. Depois de cinco anos sem realizar a sua tradicional festa de final de ano, os amigos do Vareirinha, localizado na Av. Roberto Camelier com a Timbiras, no bairro do Jurunas, voltaram e com o pé direito. A festa foi genial. Os participantes colaboraram com alimentos não perecíveis, que serão doados na manhã de hoje, quinta-feira, dia 23 de dezembro à direção do Paravidda.
IMPERIAL FARÁ FESTA
 PARA A CRIANÇADA
Será na manhã desta sexta-feira, na sede daquela entidade. Uma grande quantidade de brinquedos será presenteada às crianças carentes do Jurunas.
NOVA FLORENTINA
CONFRATERNIZARÁ
 SUAS CRIANÇAS
Fará a festa de suas crianças na tarde desta sexta-feira, dia 24 de dezembro, em suas dependências, no Jurunas. Haverá entrega de cestas básicas e brinquedos. A festa é organizada pela jovem Sílvia Moura e seus familiares, auxiliada pelos seus funcionários e colaboradores.
AGUARDEM AS FOTOS E AS
 MATÉRIAS COMPLETAS
SERÃO PUBLICADAS NA
 PRÓXIMA EDIÇÃO DO
JORNAL CORREIO
 JURUNENSE, APÓS O NATAL.

sexta-feira, dezembro 17, 2010

FESTA NOTA 10 DOS AMIGOS DA CONFRARIA DO PIXITO

  1. A festa de confraternização dos Amigos da Confraria do Pixito não poderia ser diferente dos anos anteriores: muita descontração, que, aliás, o que já é peculiar durante o ano inteiro e por várias décadas. A festa este ano teve um diferencial: não aconteceu como de costume, no Restaurante do Pixito, na Serzedelo Correa, no bairro de Batista Campos, perto da Praça do mesmo nome, mas sim, no Salão de Recepções do Condomínio “Fort Lauderdale”, na Av. Padre Eutíquio, ainda no bairro de Batista Campos.
  2. A festa foi organizada e animada pelo empresário Cláudio.Os anfitriões foram o dr. Léo e sua esposa Cristina. A cozinha que serviu o laudo jantar, foi a amiga Cristina, filha do empresário Assis, leia-se Rádiolux. Nota 10 para os pratos variados. Houve distribuição de brindes surpresas assim como presentes a todos os presentes à festa, incluindo seus familiares.
  3. Em meio a festa, foi cantado os parabéns para os amigos aniversariantes do mês: Haroldo Gomes, que completa idade nova neste dia 19 de dezembro juntamente com Tamanqueira, Paulo Brandão e Jamerson.
  4.  No domingo, neste domingo, dia 19 acontecerá a tradicional Caminhada do Papai Noel, com saída dos mesmos empresários, do Restaurante Pixito, por vários pontos do centro comercial de Belém, depois retornando ao local de saída. O CORREIO JURUNENSE esteve presente à festa de confraternização e registrou o clima de alto astral da festa. Confira:
 CONFIRA ALGUNS MOMENTOS DA FESTA












 


















ASSISTA O VÍDEIO DE PARTE DA FESTA

 

UMA BOA IDÉIA!

MENSAGEM DE FESTIVIDADE DO PADRE MOACIR OLIVEIRA REVELA A VONTADE DE MUDANÇA DO NOME DO BAIRRO

Projeto Belém em Missão dá 1º passo para mudar o nome do bairro de Cremação para São Miguel
O importante desta vida, é não acreditar só na eternidade, mas buscar sempre se renovar e o primeiro passo de se mudar o nome do bairro para São Miguel, é genial
A Festividade de São Miguel Arcanjo, realizada no período de 17 a 29 de setembro passado, no bairro da Cremação, segundo o pároco da Igreja, padre Moacir Robledo de Oliveira, coincidiu com o relançamento do Projeto Belém em Missão (PMB) feito pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, a fim de preparar o povo para celebrar os 400 anos de presença da Igreja na capital paraense. Foram duas ótimas ocasiões para um maior aprofundamento da fraternidade, do amor à igreja e consequentemente de missionariedade.
Festejar o querido santo com o tema Deus Nossa Riqueza, São Miguel Nosso Valor, nos leva a assumir a responsabilidade com a transformação da vida e da sociedade, baseados nos valores do Reino de Deus, valores que um outro santo, São João Bosco, a seu tempo, soube muito bem servir e ensinar: Ser bons cristãos e honestos cidadãos.
É São Miguel que vai nos apresentar a Glória de Deus, no tribunal da Justiça e da misericórdia divina, portanto, Ele é o Arcanjo encarregado dos interesses de Deus e combate com a Igreja peregrina o bom combate. O interesse maior de Deus é a felicidade perfeita de todos: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (Jo. 10,10).
Nos fogos de nossa festividade acenderemos as luzes das Santas Missões Populares pra iluminar a realidade da nossa população e da nossa ação pastoral, para que nas pegadas do Bom Pastor possamos ir ao encontro das pessoas que se encontram nas margens da . Isso vai exigir de todos nós, disponibilidade, empenho na formação dos missionários, na conversão de nossa mentalidade e dos nossos modos pastorais.
O Projeto Belém em Missão vai poder contar com a ajuda das Santas Missões Populares que serão um ótimo instrumento de evangelização, se bem conduzido e aceito por todos. Uma elite de evangelizadores multiplicadores já vem praticando ação específica, desde a Páscoa, em áreas ou situação previamente identificadas que esteja fora o alcance da , até que seja reconduzida, como aquela ovelha ferida, nos ombros do Bom Pastor (Lc: 15,5-6). E assim, de todo esse envolvimento nasça uma nova comunidade eclesial, amadurecida e por sua vez também missionária.
O projeto Arquidiocesano, que também é um projeto paroquial terá o êxito que desejamos com a adesão incondicional de todos os párocos, juntamente com as forças vivas, disponibilizadas e capacitadas em ação. É agora o tempo: novenas, Círio de Nazaré, festividade, Santas Missões, jornadas, retiros, mutirões, etc., tudo e todos pela evangelização, com São Miguel, na Igreja Casa e Escola da Comunhão.
Finalizando, o padre da Igreja São Miguel, parabeniza a comunidade: "Parabéns à Paróquia e ao bairro da Cremação, que bem poderá um dia se chamar Bairro de São Miguel".Bom sucesso ao Projeto Belém em Missão.
Padre Moacir Robledo de Oliveira
Pároco de São Miguel
 

EDUCAÇÃO

EDITORA DO BRASIL está apresentando
novidades nas áreas de Educação Infantil e
Fundamental I e II, para  2011, nas escolas
particulares de Belém e demais municípios do Pará
A Editora do Brasil, preocupada com o futuro das crianças dos ensinos básicos, está visitando as escolas da rede pública e particular, com profissionais altamente capacitados, mostrando o que existe de melhor para análise dos professores, dos referidos estabelecimentos de ensino de Belém e municípios do Pará.
Segundo o diretor da Editora do Brasil, no Norte, Haroldo Gomes, a cada ano, a Editora vem buscando aperfeiçoar a qualidade do ensino, obedecendo as regras estipuladas pelo Ministério da Educação, e com isso, tornando mais eficaz o aprendizado de todos os alunos.
As visitas, às escolas, estão sendo feitas diáriamente, principalmente na Nação Jurunense, objetivando o programa educativo do próximo ano, e é direcionado às escola de Edcação Infantil e Fundamental I e II.

PORTAL DA AMAZÔNIA E MACRODRENAGEM DA ESTRADA NOVA

Levantamento socioeconômico garante retomada das obras de Macrodrenagem
Está em fase de conclusão o levantamento socioeconômico das áreas que serão usadas para construção da bacia de detenção e acumulação de água, trabalho necessário para que sejam feitos novos remanejamentos de famílias de forma a garantir que as obras do projeto de Macrodrenagem da Estrada Nova da Sub-Bacia II tenham prosseguimento.
A bacia terá 25 mil metros quadrados e será formada pela Aavenida Fernando Guilhon, no trecho entre a Doutor Moraes e Generalíssimo Deodoro; bem como pela avenida Bernardo Sayão, no trecho da Fernando Guilhon até a Quintino. A bacia deverá comportar um volume estimado em 70 mil metros cúbicos de água, proveniente dos canais da Dr. Moraes e 14 de Março.
Águas que atormentam moradores serão destinadas ao Rio Guamá
 Da bacia de detenção as águas pluviais serão escoadas para o canal da Quintino e, consequentemente, direcionadas ao Rio Guamá através do sistema de comporta, que permite a entrada e saída das águas do rio, quando for necessário. Com o projeto, o sistema de drenagem vai recuperar e adequar os lançamentos existentes, incluindo as redes de drenagem, os poços visitas e as bocas de lobos. O levantamento está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), que atua em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), que é quem gere as obras.
96 famílias serão remanejadas com urgência
As obras da Sub-Bacia II estão a todo vapor. No canal da Quintino, com a Av. Bernardo Sayão, a Seurb realiza a demolição das primeiras 28 casas construídas irregularmente sobre o canal da Quintino, de forma a prejudicar o devido escoamento das águas pluviais das Travessas Doutoras Moraes e 14 de Março, o que tem sido determinante para os alagamentos ocorridos nas áreas. Ao todo, 96 famílias devem sair do local, mas a retirada será feita conforme assinatura dos contratos firmados entre as famílias e a prefeitura de Belém.
As famílias tiveram como opções para o remanejamento, a indenização pelas benfeitorias no terreno ou a contemplação com uma unidade habitacional. Quem optou pelas unidades habitacionais tem direito ao auxílio-moradia no valor de R$ 400 mensais, a ser pago durante o período de construção dos conjuntos residenciais, que contarão com toda infra-estrutura necessária para uma vida com dignidade.
Entre os serviços previstos estão:
Drenagem, pavimentação, tratamento de água e esgotamento sanitário, além de obras de urbanização, como iluminação pública e construção de áreas de incentivo à prática de esportes e de lazer. Ainda na Quintino, nos trechos da Tupinambás e Roberto Camelier e Roberto Camelier e Honório de Caldas Brito, estão sendo executados serviços de fundação, como o cravamento de estacas, assentamento de placas para revestimento do canal  e dragagem. No trecho da Apinagés e Tupinambás todos esses serviços já foram concluídos. Atualmente, estão sendo instaladas as longarinas sobre as estacas cravadas, como forma de garantir o não recalque da estrutura montada.
Canal da Bernardo Sayão
No canal da Bernardo Sayão, entre Quintino e Radional, estão sendo dispostas as placas de revestimento, as longarinas e as transversianas. Nos canais da 14 de Março (entre Mundurucus e Caripunas) e Doutor Moraes ( entre Pariquis e Fernando Guilhon), a macrodrenagem já foi concluída, faltando apenas os serviços de acabamento na pavimentação e urbanização das vias que margeiam ambos.

Escolinha da Florentina já começa a descobrir estrelas

Quase duzentas crianças com idade entre 10 e 15 anos, vêm participando ativamente as segundas, terças e quintas-feiras, pela manhã e à tarde, na arena de bola da Nova Florentina, da Escolinha de Futebol, que tem no comando a empresária Sílvia Moura. O comando das aulas é do ex-goleiro de futebol profissional, do Clube do Remo, Ivair, que reside no bairro do Jurunas. Como seus auxiliares, os atletas de futebol pelada, Pato e Ivan.
A escolinha reúne crianças e adolescentes nos dois naipes, masculino e feminino, e para participar das atividades educacionais esportivas, são exigidas sempre as presenças dos pais e com ele, comprovação e freqüência escolar. Antes as crianças ocupavam aquela arena diariamente desde as 7 da manhã até o final da tarde, e hoje, elas já têm esse apoio por parte da empresária Silvia. "De nada adiantava essa crianças virem para a arena, sem muitas das vezes, os pais saberem o que estavam seus filhos, hoje, começamos, a saber, principalmente quem são seus pais, o grau de dificuldades por que passa aquelas famílias e começando a fazer em cima dessa situação, um trabalho social", declarou Silvia.
Em pouco tempo de atividade, os professores de futebol começaram a descobrir quem sabe, futuros valores, virem a despontar em clubes da primeira divisão do futebol paraense. Ivair e Pato preferem ainda não jogar elogios, para evitar empolgação, o que é justo.

JURUNAS NO CENÁRIO MUNDIAL DO ESPORTE

JURUNENSE JOÃO GABRIEL, CAMPEÃO
SUL-AMERICANO DE KARATÊ
Se você não foi ao Ginásio da Escola Superior de Educação Física nos dias 18 e 19 de Setembro perdeu o maior evento de Karatê já realizado em Belém : O VI Campeonato Sul-Americano de Karatê Shotocan JKA. As mais de mil e trezentas pessoas que estiveram presentes, incentivando os atletas brasileiros e "incendiando’’ o ginásio da escola, vão guardar para sempre na memória um momento inesquecível para o Karatê Paraense e Brasileiro. E, ao final da competição, a explosão de alegria: Brasil Campeão Sul-Americano de Karatê.
Sete Países disputaram o campeonato: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru e Venezuela, com mais de 250 atletas, os melhores da América do Sul, respeitados em todo o mundo. A Seleção Brasileira foi composta por 73 atletas, sendo 45 paraenses, e, entre eles, o nosso Jurunense João Gabriel. E, mais uma vez, João deu um verdadeiro espetáculo, pela primeira vez diante de sua torcida em um Campeonato Sul-Americano, que foi ao delírio com o vice-campeonato conquistado no Katá Individual e com o título de CAMPEÃO SUL-AMERICANO no Kumitê Equipe. João, dentre os inúmeros títulos já conquistados, foi Campeão Sul-Americano no Katá Individual, em 2008, no Chile, além de ser o atual Bi-Campeão Brasileiro no Kumitê Equipe.
Mas, desta vez, o título teve um sabor especial, pois foi diante de sua torcida. O ginásio da Escola foi ao delírio quando João Gabriel derrotou seu adversário Venezuelano na segunda luta do Kumitê equipe, pois, com ela, João conquistava para o Brasil a MEDALHA DE OURO. No total, o Brasil conquistou 26 medalhas de Ouro, 34 de Prata e 68 de Bronze. Uma vitória muito difícil e, por isso, muito mais comemorada, também pelo fato de derrotarmos a nossa sempre rival Argentina, ficando o Paraguai em terceiro lugar.
Os momentos vividos por todos os presentes no ginásio, atletas e torcedores, ficarão eternizados para sempre na memória de cada um. É um enorme orgulho vermos um menino de 16 anos, nascido e criado no nosso bairro do Jurunas, ser atleta da seleção brasileira de Karatê há cinco anos consecutivos, sempre com destacadas participações em campeonatos, ajudando o Brasil a ser a potência que hoje é no Karatê mundial. Que esta estória de sucesso possa servir de exemplo e reflexão para todos nós, naquilo em que podemos contribuir para incentivar um jovem à prática do esporte, e, principalmente para formarmos pessoas de bem, plantando uma semente para construirmos um futuro melhor para as outras gerações. Sempre temos, de alguma forma, condição de contribuir.

QUE MALDADE!


Camaleão virou prato especial para jurunense
Moradores da Travessa Quintino Bocaiúva, no perímetro compreendido entre a São Miguel e a Bernardo Sayão, no Jurunas, tiveram dias de farturas. É que com o desmatamento que foi processado pela Prefeitura de Belém, a grande quantidade de iguanas (camaleão) que ali se encontrava, serviu de pratos deliciosos para várias famílias por vários dias.
Tudo começou quando um morador daquela área apareceu com um casal destes reptis e soltou em meio as áreas arborizadas. Em menos de três meses, eles triplicaram de tal forma, que mesmo sem ainda não ter iniciado o desmatamento pela Prefeitura de Belém, para dar prosseguimento as obras de macrodrenagem da bacia da Estrada Nova, as iguanas davam preocupação para os moradores, pois eles começaram a invadir as residências até mesmo pelos bueiros, trazendo problemas domiciliares àquelas famílias.

Iguanas ou melhor, camaleão, quebrou o galho de muitas famílias da Quintino
Foi ai que algumas famílias começaram a utilizá-los como alimentos, sem fazerem um teste de praxe. Segundo informações, basta pegar um, cortá-lo a cabeça e deixá-lo pendurado e no dia seguinte, veja o que acontece: a carne do mesmo vira pus, ficando apenas a carcaça do mesmo.Alguns destes reptis que ainda restaram, foram conduzidos para o Museu. A preocupação agora é que se alguns filhotes conseguiram sobreviver no local, venha novamente haver super povoação do mesmo.Em São Paulo Animais estavam imobilizados em pacote
Funcionários da agência dos Correios do Parque do Carmo, na Zona Leste de São Paulo, encontraram recentemente, duas iguanas dentro de uma caixa de Sedex (Serviço de Encomenda Expressa). Os animais seriam enviados para Belo Horizonte.
Os animais, de cerca de 25 centímetros, foram descobertos depois que o pacote passou por uma máquina de raio-x. Eles estavam imobilizados no interior da caixa, enrolados com jornal e gaze e presos com fita adesiva numa outra pequena caixa de plástico.
Os funcionários levaram o caso à Delegacia de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), que investigará o caso em conjunto com a Delegacia do Meio Ambiente. O primeiro passo será investigar o remetente e o endereço postado no Sedex.
Segundo a polícia, o caso é crime contra a fauna previsto na lei dos crimes ambientais, e o autor pode ser punido com seis meses a um ano de detenção. Policiais informaram que as iguanas permaneceriam na DPPC até remoção para o Zoológico de São Paulo.O ANIMAL É ESTE? Gênero de reptis sáurios iguanídeos, de grande porte, distribuídos na região neotropical, e que são caracterizados por uma crista que vai da nuca até a cauda, garganta com saco dilatável, patas de cinco dedos com unhas fortes e pontudas, e cauda com faixas transversais escuras. Qualquer espécie desse gênero, como, p. ex., a Iguana, ou iguana comum, que tem até 1,8m de comprimento e é, principalmente, herbívora.

FORTALECIMENTO DOS JORNAIS ALTERNATIVOS


CORREIO JURUNENSE
é sócio-fundador da Associação de Jornais e Mídias Alternativas do Estado do Pará

Cerca de 120 dirigentes e profissionais de jornais e mídias alternativas do Estado do Pará participaram no último 24/9 no auditório do Hotel IPÊ, em Belém do 1° Encontro da Categoria e formam o maior bloco associativo de mídia do estado.
O 1° Encontro de Jornais e Mídias Alternativas do Pará discutiu entre outros assuntos a participação desses veículos no cenário eleitoral de 2010, a busca de soluções para as dificuldades comuns da categoria e a participação dos jornais e mídias alternativas na divisão do bolo publicitário do próximo governo estadual.
O encontro propiciou também a criação da AJORMAP - Associação dos Jornais e Mídias Alternativas do Estado do Pará que reúne mais de 80 profissionais do setor entre jornais de interior e bairros;  revistas impressas e virtuais, páginas em sites, blogs e twinter; rádios, TVs comunitárias e serviços de publicidade e comunicação fixa. O Jornal CORREIO JURUNENSE, eseve presente ao encontro e faz parte da primeira diretoria eleita da AJORMAP.
O encontro teve o apoio da Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA) e da Associação Brasileira de Jornais e Revistas (ABRARJ). Orly Bezerra, da Griffo Comunicação, esteve presente acompanhado de Daniel Danin, assessor do senador da República, Flexa Ribeiro. Na oportunidade Orly fez um histórico da impotância da mídia alternativa no Pará, e que ela jamais poderá ficar alheia as ações seja lá de que governo for.
O momento serviu também para eleger a primeira diretoria executiva da AJORMAP (Associação de Jornais e Mídias Alternativas do Estado do Pará) com a seguinte composição:
Presidente – Orlando Brito Corrêa do Carmo (Jornal do Mosqueiro)
1° Vice-Presidente - José de Arimatéia (José de Artimatéia Informa)
2° Vice-Presidente – Eduardo Sillé (jornal de Ananindeua)
Secretário Geral - João Cardoso Leal (Jornal O Pescador)
Secretário Adjunto - Roberto Angelim (Jornal Metrópole)
1° Tesoureiro – Klenilson Veloso (Jornal do Pará)
2° Tesoureiro - Manuel Elias Santos (Voz de Publicidade Elias Santos)
Diretor de Patrimônio – Miltinho Abreu (Jornal do Tauá)
Diretor Social e Cultural – Alfredo Silva (Jornal O Pescador)
Comunicação – Nelson Dantas dos Santos – (Revista Paramazon)
Relações Institucionais - Benedito Júnior Andrade (Jornal O Indicador)
Diretor de Mídias Eletrônicas – Jorge Calderaro (Site Acorda Pará)
Diretor de Serviços e Publicidades - (SMC Publicidade)
Conselho Fiscal
Dorival Galvão (Jornal O Miriense)                                 
Aloísio Paixão (Jornal A Folha Regional)
Jorge Mesquita (Jornal CORREIO JURUNENSE)
Suplentes do Conselho Fiscal
Márcia Ferreira (Jornal O Cabano)
Edinelson Alves (Castanheira Publicidade AV)
Antônio Carlos (Rádio Belém)
Conselho de Ética e Disciplina
Walmik Melo (Revista Jurídica)
João Belém (Rádio FM Pérola do Salgado)
Orlando Gomes Henriques Filho (Jornal Cidade Nova)
Suplentes do Conselho de Ética e Disciplina
Cecília Azevedo (Jornal do Mosqueiro)




Para que serve um Jornal (*)

(*) Publicado na capa do
Correio Braziliense de 19/7/99, Brasília (DF)


Um jornal serve para servir. Servir principalmente a uma cidade. Um jornal se for só papel serve para cobrir o chão quando pintamos a casa ou embrulhar peixe no mercado. Um jornal se for só negócio serve apenas para crescer em lucros, máquinas e construções. Um jornal se for mero símbolo, tradição e história serve para discursos pomposos mas ocos de compromisso com a vida. Um jornal grife funciona só para o marketing ou propaganda de empresa líder de mercados. Mas o que faz um jornal servir é algo além da mercadoria ou da imagem que projeta.
Um jornal não tem senhores, domínios, posses ou posessões. Um jornal serve quando não é escravo até do seu próprio sucesso. Então pra que serve um jornal, mesmo? Um jornal serve para publicar o que se fala, refletir o que se publica, aprofundar o que se opina sobre o publicado e ampliar TODAS as opiniões sobre o dito e o refletido.
Um jornal serve para servir ao seu eixo principal de credibilidade: o leitor. Um jornal serve para ir além da notícia quando busca suas relações, seu contexto, as circunstâncias que geraram o fato e até avaliar suas consequências. Um jornal serve para pensar. E ser pensado por gente livre e não administrado por máquinas servis. Um jornal serve quando desperta atitudes. Quando analisa os atos que sofre mas também é ator nada passivo. Serve quando é veículo dos muitos meios, modos, culturas e linguagens componentes de uma sociedade.
Serve e é estimulante e rico quando abriga e convive as contradições. E só estará vivo em intensa atividade se servir aos que o lêem e o mantenham. Um jornal serve quando não teme. Nem o conflito natural das divergências nem o confronto acintoso de quem tenta intimidá-lo. Serve quando se expõe até a equívocos mas busca avançar quando a prudência confunde-se com o medo. Um jornal serve como serviço público que é a definição mais básica de imprensa como instituição!
Um jornal serve para reagir, para admitir e apontar erros, para estabelecer todas as linhas de diálogos com todas as representações organizadas de uma cidade.
Serve também para o indivíduo que não adquiriu voz partidária, sindical ou até mesmo de classe tal a sua exclusão no convívio social. Um jornal serve também para emocionar, dar prazer, informar por inúmeros suportes do fato além do texto, deleitar, entreter, indignar, comover e demonstrar que vive intensamente o seu tempo e a sua região. Um jornal não é só um amontoado de linhas, textos, fotos e traços, um jornal serve quando se torna fundamental, preciso, precioso, indispensável para o quê na verdade o mantem vivo: sua credibilidade.
Um jornal serve para reconhecer seus talentos e sua vocação maior de comprometimento com o seu serviço primordial: um jornal serve para servir!

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...