Total de visualizações de página

sexta-feira, dezembro 31, 2010

CARNAVAL 2011

RANCHO TÁ FORA DO CARNAVAL 2011?

Impasse na renovação do carnaval paraense faz com que o Rancho tome iniciativa de não aceitar a Fumbel como coordenadora do Carnaval 2011. A Escola jurunense quer seriedade no evento, mas secretaria da Prefeitura, vem tratando o assunto mais como política do que a realidade e seriedade de como se deve tratar o carnaval.

O prefeito recebeu a carta
mais ainda não se pronunciou
sobre a questão, por
estar viajando. Ao lado, o presidente da
Fumbel, Raimundo Pinheiro
A direção do Rancho enviou ofício para o prefeito Duciomar Costa semana passada, e aguarda posicionamento do prefeito. Eis na íntegra o ofício enviado ao prefeito:
--------------------------------------


Ofício n° 052/2010                                                                          Belém, 28 de Dezembro de 2010


Ao

Exmo. Sr. Dr
DUCIOMAR COSTA
DD. PREFEITO MUNICIPAL DE BELÉM
NESTA


Senhor Prefeito,

O G.R.B.J RANCHO NÃO POSSO ME AMOFINÁ entidade social, cristã e carnavalesca, fundada em 31 de Janeiro de 1934, com trabalhos social, artístico e cultural nesta cidade de Belém, especificamente no segmento cultura popular, vem através deste expor o que segue abaixo.
Primeira escola de samba do estado, o Rancho participa assiduamente das programações carnavalescas, promovidas pelo Poder Público Municipal, em especial os concursos oficiais, tendo neste ano se tornado vice-campeão; com isto o Rancho contribui de sobremaneira para o engrandecimento desta manifestação popular, visto que a partir do inicio da sua administração, ficou patenteado o norteamento que vosso governo implantou, através da Fumbel, para dar novos rumos a política cultural de nossa cidade, elevando conceitos e valores, com prioridade para o nosso regional, prestigiando o que melhor existe em nossas manifestações populares, numa fusão bastante salutar, inteligente e coerente com novas programações diferenciadas, tornando a nossa Belém centro das atenções no período das folias de Momo, podendo-se até denominar de uma verdadeira “SIMBIOSE CULTURAL”, motivo pelo qual parabenizamos a todos que fazem parte deste Governo.
Com a aproximação das eleições do corrente ano, o então Presidente da FUMBEL, Sr. Raimundo Pinheiro, licenciou-se do cargo por causa de Lei eleitoral, e precisamente no mês de julho a presidência foi ocupada pelo Sr. Leno, havendo também mudança na diretoria do DEAC, assumindo a direção a Sra. Itamar Oliveira, mais conhecida como TETÊ, nos meios culturais de nossa cidade, o que desgostou por demais o segmento do carnaval, uma vez que a referida senhora, além de presidente de agremiação carnavalesca (Escola de Samba da Pratinha), foi presidente da associação denominada de AQUANTO, que promoveu o concurso que escolheu a quadrilha que representaria o nosso Estado em concurso nacional, que se realizou no Acre, no qual foi vencedora a quadrilha Encanto da Juventude, do bairro do Guamá e que faz parte da ONG Tradição Guamaense, cujo presidente é o Dr. Hélio João Martins e Silva, que defendeu juridicamente a referida quadrilha, numa ação contra a FUMBEL, para fazer com que a mesma participasse do São João 2010, suspensa que foi pela própria FUMBEL no concurso de quadrilhas de 2009, por atitudes grosseiras, indecorosas, chegando inclusive a chutar o troféu recebido, por não concordar com a sua colocação no referido concurso então; pois bem o mesmo Dr. Hélio é o Assessor Jurídico da AQUANTO, e a quando da realização do concurso promovido pela referida associação prejudicou de sobremaneira as agremiações concorrentes através de suas decisões, de forma tendenciosas a quadrilha Encanto da Juventude, isto com a anuência da Sra. TETÊ.
Em vista destes fatos que relatamos acima, o CD do Rancho juntamente com a Diretoria Administrativa , em reunião com todos os seus membros, resolveram emitir Nota de Repúdio, pelo acontecido em prejuízo da sua quadrilha e considerar o Dr. Hélio “Personna Non Grata” a esta agremiação (documento em anexo); portanto Sr. Prefeito o Rancho foi partidário da premissa de se fazer a Cogestão do carnaval a partir de 2011, tendo como parceira a BELEMTUR, uma vez que a FUMBEL além de sempre ter colocado obstáculos neste formato para o carnaval, muitas vezes usando até o nome de Vossa Excelência,   também não teria a devida credibilidade alguns de seus servidores, pelos motivos já expostos.
Quando o senhor acenou com a possibilidade deste novo formato, acendeu uma luz no fim do túnel, para a tentativa de melhoria, não só da organização dos nossos desfiles, como também da parte estrutural dos mesmos, e, quem sabe até da viabilidade de aumento de subvenção para as agremiações.
Senhor Prefeito, tudo que queríamos (agremiações) era podermos administrar os nossos desfiles em parceria com o órgão que escolhemos, pois foi vossa solicitação que fosse de maneira total, incluindo não só Belém como também os distritos que tivessem concursos oficiais, o que aliás foi feito de nossa parte. Na realidade Dr. Duciomar, nós carnavalescos não queríamos tomar o carnaval do Poder Público, apenas  administrar os nossos próprios desfiles, hoje na forma de cogestão e, quem sabe num curto espaço de tempo, estarmos administrando-os totalmente, tendo como a grande alavanca deste processo, a sua permissão e a sua credibilidade em nossos propósitos.Creia-nos Senhor Prefeito, entraríamos para a história do carnaval de Belém. De repente todos os sonhos, conversas e projetos a serem elaborados e com certeza executados, sempre com pé no chão,acabaram-se quando chegou ao nosso conhecimento, que Vossa Excelência voltou atrás em sua decisão de conceder a cogestão em parceria com a BELEMTUR. Realmente foi um choque, e nós carnavalescos sentimo-nos com a sensação de termos levado um golpe fatal. Que pena Dr. Duciomar.
Senhor Prefeito, em vista da exposição acima citada, os poderes do Rancho Não Posso Me Amofiná, decidiram em reunião não participar do carnaval, promovido pela Prefeitura de Belém através da FUMBEL, enquanto esta Fundação tiver como gestores os seus atuais dirigentes. Esperamos que entenda o nosso posicionamento, estando a disposição de Vossa Excelência, para melhores esclarecimento.
Sendo só o que se apresenta para o momento, reiteramos protestos de elevada estima e consideração em apreço 
Atenciosamente

            


                                                             
  Maria Sueli Russo Brasil
Presidente da A. Geral  
                      
  Luiz Dias Lopes 
   Presidente do CD

João Monteiro Vidal
         Presidente Administrativo 

                         

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...