Total de visualizações de página

sexta-feira, dezembro 17, 2010

NOVA FLORENTINA, O BERÇO DAS
CRIANÇAS CARENTES DO JURUNAS
Há muito tempo não se via uma bela festa para as crianças, no seu dia 12 de outubro, como ocorreu na Nova Florentina, no bairro do Jurunas. Mais de quinhentas crianças tiveram uma tarde de lazer com disputas de torneio de futebol, pau de sebo, corrida de saco, corrida do ovo, corrida da laranja, distribuição de lanches à vontade a todos os presentes e muita distribuição de brinquedos.
A empresária Sílvia Uliana ao lado de seus filhos e funcionários e amigos comandaram a festa "me sinto gratificante em servir estas crianças, tanto prova que montamos a escolinha de futebol, juntamente com o deputado Robgol e em breve estará entre nós, a Polícia Militar para ministrar palestras aos pais destes adolescentes. Se Deus nos der saúde, em dezembro estaremos novamente fazendo estas crianças sorrirem", concluiu Sílvia.

Programação às crianças terminou com
 a apresentação do Teatro de Bonecos

Com apoio da Droga Rio, Banco da Amazônia, Refry, Hélia, SESC e a Nova Florentina, as crianças do bairro do Jurunas viveram no último sábado, dia 30 de outubro, uma manhã de mais festas. Pela primeira vez, o Instituto Educativo e Recreativo Timbirinha levou à comunidade jurunense, a In Bust Teatro de Bonecos, um dos mais importantes grupos de teatro do Pará. A entidade, que há oito anos desenvolve trabalhos socioeducativos nos bairros mais carentes de Belém, recebe os atores e seus bonecos com o espetáculo "Fio de Pão – A Lenda de Cobra Norato", inspirado nas lendas amazônicas. A apresentação integra o projeto Teatro Comunidade.
O Instituto Timbirinha paralela a parceria com a Nova Florentina oferece em seu espaço, na Rua dos Timbiras, escolinha de futebol para cerca de 150 crianças e possui ainda grupo de teatro, coral, bloco carnavalesco e quadrilha junina. "Desenvolvemos atividades durante o ano inteiro", diz Iramir Araújo, filho do saudoso Filó, um dos responsáveis pela entidade "a parceria com a Nova Florentina, na pessoa da amiga Sílvia Moura Uliana veio a somar ainda mais o trabalho social junto às crianças carentes do Bairro", disse.
Há um ano Iramir vinha tentando trazer essa apresentação para o Jurunas e sua apresentação foi sucesso total. "É muito importante que elas conheçam esse tipo de trabalho e não pensem que cultura é só tecnobrega".
O Timbirinha não tem sede própria e se mantém sem apoio governamental, dependendo exclusivamente de doações. "Temos a ajuda de amigos, vizinhos, familiares e comerciantes do bairro como a Droga Rio", explica, acrescentando que o trabalho foi uma herança deixada pelo pai, conhecido entre a comunidade como Tio Filó. "Com o instituto conseguimos tirar as crianças da ociosidade, mostrar o lado bom da vida".
"Cobra Norato" já foi apresentado em várias cidades paraenses e também em outros Estados, dentro dos projetos de circulação do grupo. No palco, os atores-manipuladores contam a história de uma cabocla que dá à luz duas cobras: Norato e Caninana. As duas cobrinhas são bem diferentes: enquanto Caninana é muito má, Norato tem a alma boa, mas também um sonho impossível: quer virar gente.
 A festa irá se repetir neste natal.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...