Total de visualizações de página

quarta-feira, dezembro 15, 2010

PMB entrega Complexo de Feira da Cremação


Foto: CORREIO JURUNENSE: Dudu recebe das mãos
 do coordenador dos feirantes da Cremação,
 uma plaqueta de agradecimento


Foto: COMUS: Duciomar foi abraçado foi festejado pelos
 feirantes e clientes do novo Cartão Postal de Belém:
 o Complexo de Abastecimento da Cremação
Foto: CORREIO JURUNENSE: A nova feira da
 Cremação acabou virando cartão postal do Bairro

TEXTO: COMUS:

A Prefeitura Municipal de Belém entregou o Complexo da Cremação aos feirantes do bairro, na manhã de sábado (04/12), ao som de marchinhas de carnaval tocadas pela banda de fanfarra da PMB. A programação de inauguração começou com a benção ao novo espaço público pelo padre Moacir de Oliveira da Paróquia de São Miguel Arcanjo.
O prefeito de Belém, Duciomar Costa, descerrou a placa de inauguração do Complexo e visitou as instalações do prédio. "A Prefeitura não está apenas inaugurando esta obra na Cremação, nós estamos asfaltando várias ruas do bairro. Hoje estamos aqui devolvendo a dignidade aos feirantes, que trabalhavam em um local sem higiene, em barracas improvisadas de madeira. Agora eles estão trabalhando em um local apropriado e quem ganha com essas obras não é apenas o trabalhador, mas a população, que passa a ter uma feira limpa e organizada", afirmou o gestor municipal.
O Complexo da Cremação trás uma novidade às feiras e mercados da cidade. Ele é o primeiro espaço a ter implantado uma rádio comunitária, a Rádio Feira, que já está no ar, repassando informações aos trabalhadores da área e a população em geral, sobre as ações e serviços tanto da comunidade quanto da Prefeitura.
A presidente da Associação dos Feirantes da Cremação lembrou que a luta dos trabalhadores começou há cerca de 50 anos, quando eles ainda trabalhavam entre as ruas São Miguel e São Silvestre e foram remanejados de lá para a rua São Miguel, para que a Prefeitura pudesse construir o Forno Crematório da Cremação. "Já avançamos muito, mas pretendemos continuar buscando melhorias. Agora que temos um espaço novo, a batalha da associação é fazer o feirante se desenvolver tornando-o um empreendedor acima de tudo, para o bem dele e dos seus clientes", comentou.
O feirante José Domingos, que trabalha há quase 40 anos no Setor de Industrializados comercializando bolsas e acessórios, disse que o momento é de festa, mas que os trabalhadores precisam estar sempre motivados para manter o local organizado e limpo.
O novo prédio atraiu gente nova e velhos freqüentadores da feira, como a funcionária pública Ivana Silva, que já fazia suas refeições no local e garante que será uma freguesa bem mais presente. "Virou hábito nos últimos anos eu vir aqui para tomar a tradicional sopa de mocotó, além do café da manhã aos finais de semana", assegura a moradora.
De acordo com o secretário municipal de Economia, João Amaral, a Prefeitura de Belém tem um cronograma de revitalização e construção de novas centrais de abastecimento do município. "O Complexo do Guamá vai passar por obras de ampliação e revitalização, para abrigar todos os trabalhadores que hoje ocupam, irregularmente, as calçadas do mercado e ao longo da Barão de Igarapé Mirim. Também temos projetos de revitalização e construção para o Complexo do Jurunas, Marambaia e Cabanagem".
A Prefeitura de Belém entregou nos últimos anos: o Complexo da 25 de Setembro, que hoje abriga cerca de 300 trabalhadores, revitalizou o Mercado Municipal do Jurunas (conhecido como a Juruninha) e o Complexo de São Brás. Em 2011, a PMB entrega as obras de revitalização e ampliação do Mercado de Carne no Ver-O-Peso (Francisco Bolonha) e Mercado Municipal da Marambaia, além de iniciar as obras no Guamá e Cabanagem.
O Complexo da Cremação foi construído nos moldes arquitetônicos do Complexo da 25 de Setembro. O novo espaço abriga os 143 feirantes da antiga Feira da Cremação, em 180 boxes, distribuídos em 17 atividades, entre elas, os setores de hortifrutigranjeiro, mercearia, açaí, peixe, carne, ervas, entre outros. Construído em 10 meses com recursos do poder municipal, o novo espaço custou R$ 1.811.111,11.


 

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...